08/12/2011
Ana Maria Ferolla da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Professor, para que os alunos, nessa aula, possam vivenciar estratégias de contação de história buscando auxiliar o processo de leitura e de escrita, espera-se que tenham algumas habilidades básicas de leitura e de escrita, fator que não é obrigatório; exponham suas ideias com coerência, clareza e objetividade; consigam trabalhar em grupo e interajam com o laptop Classmate.
Professor, nessa aula serão apresentadas três estratégias para se trabalhar com contação de história durante todo ano.
O ato de contar histórias para as crianças está presente em todas as culturas, letrada ou não letrada, desde os primórdios do homem. Toda criança gosta de ouvir histórias. Ela associa realidade à fantasia e geralmente se identifica com algum personagem.
Segundo o Referencial Curricular da Educação Infantil (1998, v.3, p. 143): “A leitura de histórias é um instrumento em que a criança pode conhecer a forma de viver, pensar, agir e o universo de valores, costumes e comportamentos de outras culturas situadas em outros tempos e lugares que não o seu”.
Contar histórias é de grande relevância para a aprendizagem da criança. Na criação de histórias, o professor poderá abordar qualquer assunto e apresentar diferentes conteúdos pedagógicos, uma vez que criança terá possibilidades de assimilar o que é apresentado nas histórias através de seus personagens. De acordo com o Referencial Curricular da Educação Infantil (1998, v.1, p. 52): “Por mais que se tenha a intenção de trabalhar com atitudes e valores, nunca a instituição dará conta da totalidade do que há para ensinar. Isso significa dizer que parte do que as crianças aprendem não é ensinado de forma sistemática e consciente e será aprendida de forma incidental”.
Professor, a relação entre ensino e aprendizagem se torna mais fortalecida quando há parceria entre a família e a escola. Em se tratando de leitura e de escrita, pesquisas confirmam que com os avanços tecnológicos presentes no cotidiano de nossas crianças, desde os primeiros anos de vida, está se tornando difícil despertar nelas o hábito da leitura, o prazer de ler e imaginar histórias.
No entanto, ainda que os fascínios produzidos pelo computador, videogame, TV, dentre outros, tenham papéis importantes no desenvolvimento cultural de um povo, enquanto educadores, não podemos permitir que os livros e a literatura fiquem para nossas crianças como algo chato, desestimulante e obrigatório. Trabalhar com a literatura na escola deve tornar-se, então, uma atividade prazerosa, interessante, criativa e muito atraente.
Nesse sentido, a primeira estratégia é trabalhar com a Leitura Compartilhada: uma parceira entre a família e escola, a qual proporciona aos alunos esse estreitamento entre leitura, escola e família.
O objetivo geral dessa atividade é desenvolver atitudes favoráveis à leitura e escrita, além de propiciar a interação da família com a escola no processo de ensino e de aprendizagem.
Essa estratégia poderá ter duração de um semestre, sendo uma apresentação por semana. Cada apresentação semanal terá duração de 60 minutos, aproximadamente.
Veja abaixo as orientações:
Veja abaixo algumas imagens de um exemplo de como o aluno junto com a sua família se organizaram para apresentar a história à turma.
Fotos da atividade
A família preparou uma contação de história por meio de fantoches
Fonte: Acervo da autora
A família trouxe diversos objetos que se iniciavam com as letras do alfabeto
Fonte: Acervo da autora
A família contou a história do dinheiro e trouxe o jogo Banco Imobiliário para a turma jogar
Fonte: Acervo da autora
Professor, após esse momento você poderá preparar algumas atividades em sala de aula sobre a história, dentre elas: realização de desenhos, colagens, pinturas, criação de uma nova história com os mesmos personagens, criação de novos finais para a mesma história, atividades no laptop do projeto UCA, seleção de palavras da história para criar outras histórias, criação de jogos para trabalho de ortografia e vocabulário (bingo, caça palavras, cruzadinha), elaboração de texto coletivo sobre alguns personagens da história, dentre outras.
Professor, outra estratégia que tem o objetivo de desenvolver o hábito da leitura e que propicia essa vivência é a “Ciranda do livro”.
Veja abaixo as orientações:
Fonte:
http://www.plasticoslider.com.br/?op=galeria&act=detalhe&galid=86&pagina=3
Professor, cada vez que o aluno levar a pasta haverá uma atividade a ser feita após a leitura do livro. Essa atividade deverá ser elaborada por você. Veja algumas sugestões:
Professor, elabore um bilhete para as famílias dos seus alunos, explicando sobre a atividade. É de suma importância a participação da família na realização da mesma.
Professor, a terceira estratégia poderá ser intitulada:“Viajando pela leitura”.
Veja as orientações abaixo:
Fonte: Acervo da autora
Professor, o primeiro aluno vai levar o livro que escolheu juntamente com o “livrão” para a casa e terá uma semana para realizar as seguintes atividades:
Fonte: Acervo da autora
Fonte: Acervo da autora
Professor, como registro e arquivo os alunos poderão fotografar ou filmar todas as apresentações da contação de história, uma vez que, o laptop Classmate os acompanha em diferentes espaços, por exemplo, em casa. É uma forma de lembrança e registro da vivência realizada por eles.
Para fotografar utilize a Câmera do laptop ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos.
Se preferir, registre em forma de vídeo (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o " botão vermelho".
Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).
http://www.projetosdeleitura.com.br/
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/leitura-toda-escola-448816.shtml
http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=ensinar_e_aprender.turbine_interna&id_dica=198
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais, as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação a leitura e a escrita, a participação das famílias nas atividades, bem como, o entendimento das histórias contadas e as produções de texto realizadas.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/09/2019
Cinco estrelasNa minha opinião,achei Excelente todas as estratégias e os recursos utilizados, para despertar na criança os interesses ,tanto pela leitura,quanto para a atenção nas historias contadas.
15/02/2016
Cinco estrelasExcelentes sugestões de práticas docentes. Parabéns
22/11/2012
Cinco estrelasGostei bastante das sugestões apresentadas no seu roteiro, na primeira oportunidade vou utiliza-la com meus professores. Parabéns
02/02/2012
Quatro estrelasParabéns irei adaptá-laa para minha turma