Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quais estratégias de contação de história podem auxiliar o processo de leitura e escrita?

 

08/12/2011

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferolla da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Promover a interação entre alunos e familiares;
  •   Valorizar o trabalho individual;
  •   Contribuir para a construção da identidade individual e de grupo;
  •   Conhecer e respeitar a diversidade cultural;
  •   Desenvolver o hábito de ler e interpretar histórias infantis;
  •   Socializar ideias, criações a partir de histórias lidas;
  •   Proporcionar a leitura, interpretação e diálogo juntamente com a família;
  •   Reconhecer a importância da parceria da escola com a família no processo de aprendizagem;
  •  Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para que os alunos, nessa aula, possam vivenciar estratégias de contação de história buscando auxiliar o processo de leitura e de escrita, espera-se que tenham algumas habilidades básicas de leitura e de escrita, fator que não é obrigatório; exponham suas ideias com coerência, clareza e objetividade; consigam trabalhar em grupo e interajam com o laptop Classmate.

Estratégias e recursos da aula

Professor, nessa aula serão apresentadas três estratégias para se trabalhar com contação de história durante todo ano.

O ato de contar histórias para as crianças está presente em todas as culturas, letrada ou não letrada, desde os primórdios do homem. Toda criança gosta de ouvir histórias. Ela associa realidade à fantasia e geralmente se identifica com algum personagem.

Segundo o Referencial Curricular da Educação Infantil (1998, v.3, p. 143): “A leitura de histórias é um instrumento em que a criança pode conhecer a forma de viver, pensar, agir e o universo de valores, costumes e comportamentos de outras culturas situadas em outros tempos e lugares que não o seu”.

Contar histórias é de grande relevância para a aprendizagem da criança. Na criação de histórias, o professor poderá abordar qualquer assunto e apresentar diferentes conteúdos pedagógicos, uma vez que criança terá possibilidades de assimilar o que é apresentado nas histórias através de seus personagens. De acordo com o Referencial Curricular da Educação Infantil (1998, v.1, p. 52): “Por mais que se tenha a intenção de trabalhar com atitudes e valores, nunca a instituição dará conta da totalidade do que há para ensinar. Isso significa dizer que parte do que as crianças aprendem não é ensinado de forma sistemática e consciente e será aprendida de forma incidental”.

 

1ª Atividade:

 

Professor, a relação entre ensino e aprendizagem se torna mais fortalecida quando há parceria entre a família e a escola. Em se tratando de leitura e de escrita, pesquisas confirmam que com os avanços tecnológicos presentes no cotidiano de nossas crianças, desde os primeiros anos de vida, está se tornando difícil despertar nelas o hábito da leitura, o prazer de ler e imaginar histórias.

No entanto, ainda que os fascínios produzidos pelo computador, videogame, TV, dentre outros, tenham papéis importantes no desenvolvimento cultural de um povo, enquanto educadores, não podemos permitir que os livros e a literatura fiquem para nossas crianças como algo chato, desestimulante e obrigatório. Trabalhar com a literatura na escola deve tornar-se, então, uma atividade prazerosa, interessante, criativa e muito atraente.

 

Nesse sentido, a primeira estratégia é trabalhar com a Leitura Compartilhada: uma parceira entre a família e escola, a qual proporciona aos alunos esse estreitamento entre leitura, escola e família.

O objetivo geral dessa atividade é desenvolver atitudes favoráveis à leitura e escrita, além de propiciar a interação da família com a escola no processo de ensino e de aprendizagem.

Essa estratégia poderá ter duração de um semestre, sendo uma apresentação por semana. Cada apresentação semanal terá duração de 60 minutos, aproximadamente.

 

Veja abaixo as orientações:

 

  •          Disponibilize na sala de aula uma cesta ou um espaço com diversos livros de literatura infantil.
  •          Faça uma ordem de apresentação dos alunos, por exemplo, você poderá seguir a lista dos nomes dos alunos em ordem alfabética, ou criar sua própria sequência de acordo com sua turma.
  •          Feita a ordem de apresentação, o primeiro aluno escolhe um livro e terá que levar para casa para fazer as seguintes atividades:
  1.   Ler o livro ou pedir para algum familiar ou responsável fazer a leitura.
  2.   Preparar juntamente com a família, de forma criativa, uma apresentação na escola (na sala de aula ou em outro espaço que a família quiser apresentar para turma, por exemplo: pátio, quadra, anfiteatro, dentre outros.).

 

Veja abaixo algumas imagens de um exemplo de como o aluno junto com a sua família se organizaram para apresentar a história à turma.

 

Fotos da atividade

 

A família preparou uma contação de história por meio de fantoches

heitor heitor 2

Fonte: Acervo da autora

 

A família trouxe diversos objetos que se iniciavam com as letras do alfabeto

milena milena 2

Fonte: Acervo da autora

 

A família contou a história do dinheiro e trouxe o jogo Banco Imobiliário para a turma jogar

noemi noemi 2

Fonte: Acervo da autora

 

Professor, após esse momento você poderá preparar algumas atividades em sala de aula sobre a história, dentre elas: realização de desenhos, colagens, pinturas, criação de uma nova história com os mesmos personagens, criação de novos finais para a mesma história, atividades no laptop do projeto UCA, seleção de palavras da história para criar outras histórias, criação de jogos para trabalho de ortografia e vocabulário (bingo, caça palavras, cruzadinha), elaboração de texto coletivo sobre alguns personagens da história, dentre outras.

 

2ª Atividade:

 

Professor, outra estratégia que tem o objetivo de desenvolver o hábito da leitura e que propicia essa vivência é a “Ciranda do livro”.

 

Veja abaixo as orientações:

 

 

  •          Escolher os livros de literatura infantil de acordo com o número de alunos. Exemplo: 25 alunos, 25 livros.
  •          Colocar cada livro dentro de uma pasta (Polionda ou Brasil).

                                               

Fonte:

http://www.plasticoslider.com.br/?op=galeria&act=detalhe&galid=86&pagina=3

                                          brasil222

  • Ao todo, serão, seguindo o exemplo acima, 25 pastas com livros diferentes.

 

  •          Orientar os alunos, para que cada um, escolha o livro/pasta que gostaria de ler e  levar para casa no mesmo dia.
  •          Colocar dentro de cada pasta juntamente com o livro, uma atividade a ser feita após a leitura do mesmo. Exemplo: Faça um fantoche das personagens principais da história e deixe dentro da pasta.
  •          Marcar a data em que os alunos deverão trazer a pasta para a sala de aula. Caberá ao professor verificar se todos os alunos fizeram a atividade.
  •          Incentivar, na sequência, os alunos para escolherem novamente outro livro/pasta para ler em casa. Juntamente, deverá conter uma folha explicando a outra atividade a ser feita. Exemplo: Conte a história para sua família utilizando os fantoches  construídos pelo colega.

                                  

 

Professor, cada vez que o aluno levar a pasta haverá uma atividade a ser feita após a leitura do livro. Essa atividade deverá ser elaborada por você. Veja algumas sugestões:

 

  •   Faça fantoches dos personagens da história.
  •   Crie um caça palavras, com palavras importantes da história.
  •   Faça uma ilustração sobre o livro.
  •   Invente outro final para a história, dentre outras.

 

 

Professor, elabore um bilhete para as famílias dos seus alunos, explicando sobre a atividade. É de suma importância a participação da família na realização da mesma.

 

 

3ª Atividade:

 

Professor, a terceira estratégia poderá ser intitulada:“Viajando pela leitura”.

 

Veja as orientações abaixo:

 

  •          Disponibilizar para a turma diversos livros de literatura infantil. Se na sala tiver 25 alunos, providencie o dobro de livros para os alunos terem opções.
  •          Solicitar que cada aluno escolha um livro
  •          Montar uma tabela com o nome do aluno e do livro que ela escolheu e a data da apresentação.

                                        lista22

                                                              Fonte: Acervo da autora

 

  •          Confeccionar um “livrão” feito com cartolina. Dobre a cartolina ao meio e corte, em seguida encaderne.

              

Professor, o primeiro aluno vai levar o livro que escolheu juntamente com o “livrão” para a casa e terá uma semana para realizar as seguintes atividades:

  •   Fazer a leitura do livro.
  •   Registrar no livrão dados e ou informações da história, por meio da escrita e desenhos.
  •   Escrever dados do livro, registrar sua opinião sobre o livro, dentre outras.  

 

felipe cupido

Fonte: Acervo da autora

                             

  • Na data marcada, o aluno deverá trazer para a sala de aula o livro e o “livrão” com a atividade feita. Ele contará a história para a turma e mostrará a atividade que fez no livrão.

leitura livraoleitura22

Fonte: Acervo da autora

 

  • Em seguida, os alunos receberão uma folha elaborada pelo professor com alguma atividade sobre a história lida.

 

jyujy

 

  • Dessa maneira, ao final de todas as apresentações o “livrão” estará completo com todas as histórias, pois é um livro coletivo da turma.

 

  • Professor, como cada aluno fará uma atividade elaborada por você, depois da história lida, ao final das apresentações cada um terá um dossiê com todas as atividades desenvolvidas sobre cada livro escolhido pela turma.

         

 

Professor, como registro e arquivo os alunos poderão fotografar ou filmar todas as apresentações da contação de história, uma vez que, o laptop Classmate os acompanha em diferentes espaços, por exemplo, em casa. É uma forma de lembrança e registro da vivência realizada por eles.

Para fotografar utilize a Câmera do laptop ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos.

Se preferir, registre em forma de vídeo (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o " botão vermelho".

Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais, as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação a leitura e a escrita, a participação das famílias nas atividades, bem como, o entendimento das histórias contadas e as produções de texto realizadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maria do carmo, UNIGRANRIO , Rio de Janeiro - disse:
    carminha.bianchi@gmail.com

    04/09/2019

    Cinco estrelas

    Na minha opinião,achei Excelente todas as estratégias e os recursos utilizados, para despertar na criança os interesses ,tanto pela leitura,quanto para a atenção nas historias contadas.


  • angela fakir, Escola Anglo MAPPE , Mato Grosso do Sul - disse:
    angelafakir@gmail.com

    15/02/2016

    Cinco estrelas

    Excelentes sugestões de práticas docentes. Parabéns


  • Shirley Beatriz Rodrigues Vieira, Secretaria Municipal de Educação de AQUIRAZ , Ceará - disse:
    shiirleyvieira@gmail.com

    22/11/2012

    Cinco estrelas

    Gostei bastante das sugestões apresentadas no seu roteiro, na primeira oportunidade vou utiliza-la com meus professores. Parabéns


  • Mariana Angelita Rodrigues, NOVO HORIZONTE EMEB , São Paulo - disse:
    angel9agar@gmail.com

    02/02/2012

    Quatro estrelas

    Parabéns irei adaptá-laa para minha turma


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.