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Como podemos colaborar na alimentação e alfabetização das crianças de forma integrada? (UCA)

 

14/12/2011

Autor y Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Diferenciar a receita culinária de outros gêneros textuais;
  • Reconhecer a importância dos ingredientes alternativos como uma forma inteligente de alimentação;
  • Reconhecer a importância da utilização integral do alimento;
  • Identificar as quantidades utilizadas nas receitas e qual medida foi utilizada;
  • Elaborar um texto a partir de uma receita experimentada;
  • Utilizar corretamente a pontuação.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 (quatro) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Professor, é importante que seus alunos estejam no nível alfabético da escrita, porém mesmo as turmas que tenham alunos que ainda não estruturam pequenos textos poderão propor esta atividade, pois a produção de texto a partir de um contexto significativo  possibilita ao aluno avançar em suas hipóteses e assim  contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. Mas, nestes casos, você poderá ser o escriba, para que ele possa confrontar as hipóteses que tem, com a forma correta da escrita da palavra. Para este trabalho, resgate os conhecimentos prévios que eles apresentam sobre receitas culinárias e outros gêneros textuais (texto jornalístico, narrativos e outros). É necessário também que saibam utilizar os programas de seu  netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint, WxCam  e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

Grupo de Alunos

1ª atividade - aproximadamente 60 minutos

CONHECENDO TEXTO INSTRUCIONAL

O Texto instrucional tem a finalidade de orientar, instruir sobre algo. São exemplos: regras de jogos, folhetos explicativos, instruções de provas, guias de cidades, receitas culinárias, entre outros. Para entender melhor sobre o que é texto tipo instrucional ver  http://aleprindetoledo.wordpress.com/projetos/portugues/texto-instrucional/ ou http://ler-umprazer.blogspot.com/2009/06/texto-instrucional-ficha.html ou http://www.brasilescola.com/redacao/os-generos-textuais-cunho-instrucional.htm (acesso em 05/12/2011).

A receita culinária é um gênero textual do tipo instrucional que tem como objetivo orientar o usuário, por meio de instruções para que ele seja capaz de preparar um alimento.

-Professor, esta atividade pretende além de trabalhar com receitas, despertar nos alunos o interesse por uma alimentação saudável, para isso vamos apresentar receitas fáceis, nutritivas e de baixo custo preparando os alimentos de forma inteligente e sem desperdício.

- A culinária alternativa procura aproveitar todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é descartado como: caule, talos, cascas, folhas e sementes. Peça aos alunos para acessarem o seguinte vídeo por meio do sítio que versa sobre Culinária Alternativa http://www.youtube.com/watch?v=xVjryIVdOtE (acesso em 05/12/11) acessando-o com os netbooks a ferramenta Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet).

 

2ª atividade - aproximadamente 60 minutos

 

SENSIBILIZAÇÃO: QUE DELÍCIA!

-Professor, para despertar o interesse dos alunos que tal fazer uma receita alternativa e saborosa e levar pra turma experimentar, mas não diga do que foi feito, deixe-os saboreá-la e espere para ver se eles descobrem. (Outra alternativa é fazer a receita com eles. Se optar por esta, comunique à cantina da escola e leve juntamente com os alunos os ingredientes para a preparação). Registre a atividade com fotos utilizando a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam.

-Faça uma surpresa! Leve um bolo de casca de banana e sirva na hora do lanche, depois que eles degustarem questione-os sobre os ingredientes:

-Do que vocês acham que foi feito este bolo?

-Qual seria o principal ingrediente?

-Vocês comem a casca dos alimentos? Por quê?

-Lembrem-se, para que possamos aproveitar as cascas elas devem estar bem limpas e saudáveis, ou seja, sem pontos estragados.

-Leve para sala um cartaz com a receita do bolo que você preparou, ou reproduza a receita para que eles colem no caderno. É importante sistematizar a atividade com a escrita da receita.

No sítio: http://www.saoluis.ma.gov.br/custom_files/File/CADERNO%20DE%20RECEITAS%20ALTERNATIVAS.pdf  você encontra receitas alternativas saborosas, veja a receita de bolo de casca de banana que escolhi: 

BOLO DE CASCA DE BANANA

BOLO DE BANANA

Fonte imagem: http://todosparacozinha.blogspot.com/2010/08/muffin-de-cascas-de-banana.html (acesso em 05/12/2011)

 

INGREDIENTES

02 xícaras de casca de banana madura,

04 claras em neve

03 xícaras de farinha de trigo,

02 colheres de fermento em pó,

 04 gemas,

02 xícaras e meia de açúcar,

05 colheres rasas de margarina

Canela em pó para polvilhar.

MODO DE PREPARO

 _ Bata no liquidificador as cascas de banana com meia xícara de água. Reserve;

 _ Na batedeira, coloque a margarina, a gema e o açúcar, batendo até ficar homogênea, misture as cascas de banana batidas, a farinha e o fermento;

_ Por último, às claras em neve, polvilhando com a canela antes de ir ao forno;

_ Leve ao forno untado. Assar durante 30 ou 35 minutos.   

Atividades

EXPLORANDO A RECEITA – (Língua Portuguesa):   

 

-Leia a receita do “Bolo de casca de Banana” e responda as questões a seguir:

  1. -Este é um texto científico ou instrucional? Por quê?
  2. -Ele é escrito como um texto de jornal? Como uma história?
  3. -Qual é a diferença deste texto (receita) com os outros que você conhece?
  4. -Qual ingrediente é utilizado para dar o sabor ao bolo?
  5. -Para utilizarmos as cascas de banana o que devemos fazer antes?
  6. -Qual é a parte do texto que explica como fazer o bolo?
  7. -Qual é sua opinião sobre esta receita?   
  8. -Qual a pontuação utilizada no texto para separar os nomes dos ingredientes?

Verificando as medidas - (Matemática):

  1. -Quais ingredientes são medidos em xícaras?
  2. -Quais ingredientes são medidos em colheres?
  3. -Se juntarmos todas as xícaras dos ingredientes quantas usaremos no bolo?
  4. -O que usamos mais no bolo, margarina ou fermento em pó?   

 

TAREFA DE CASA

 

Professor, solicite que seus alunos pesquisem em casa; com os pais, parentes, vizinhos, sites, em cadernos ou livros de receitas e tragam por escrito,  receitas alternativas feitas com cascas, sementes, talos ou outros. Não precisa ser de doce, podem ser pratos salgados, doces, bolos, sucos ou outros.   

 

 

Tarefa de Casa 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

NOME:

DATA: __/___/____

PESQUISA

Pesquisem em casa; com os pais, parentes, vizinhos, sites, em cadernos ou livros de receitas e tragam por escrito,  receitas alternativas feitas com cascas, sementes, talos ou outros. Pode ser pratos doces ou salgados, sucos ou outros.   

RECEITA ALTERNATIVA

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3ª atividade - aproximadamente 60 minutos

CRIANDO O CADERNO: CULINÁRIA ALTERNATIVA (um portador de texto)

 

Capa de caderno de receitas 

Fonte imagem: http://fazendoartenaescola.zip.net/ (acesso em 05/12/11)

 

-Professor, solicite que os alunos leiam as receitas que trouxeram. Escolham uma receita que apresenta diferentes formas de medir os ingredientes, tais como: litro, kg, dúzia, xícara ou outros.

-Questione-os sobre estas diferenças e a importância em conhecermos estas medidas, pois elas são determinantes na elaboração do prato.

-Discuta com eles sobre a importância em aproveitarmos os alimentos, de evitarmos o desperdício. As cascas que muitas vezes são desprezadas são importantes fontes de vitaminas. Por exemplo:  a  casca de banana é rica em vitaminas A, C e complexo B. Pode perfeitamente ser usada no preparo de farofas, bolinhos e doces.

-Professor, que tal sugerir que elaborem o caderno de “Receitas: culinária alternativa”, este seria um excelente presente para as mães, ou responsáveis pelas crianças, pois além de ser confeccionado pelo aluno ainda será muito útil.

-Solicite que façam uma ilustração relativa à receita. Os alunos poderão ilustrá-las utilizando a ferramenta TuxPaint ou KolourPaint nos seguintes caminhos TuxPaint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital), ou KolourPaint (metasys>aplicativos>aplicações gráficas>ferramenta de pintura). Faça a impressão do material.

 

-Você poderá utilizar a reprodução com a própria letra do aluno ou cada aluno deverá digitar acessando a ferramenta do netbook KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de Textos). Para facilitar, poderá reduzir o tamanho dos textos (receitas), assim a reprodução não ficará cara, veja um exemplo.  

 

Geleia de Beterraba com Banana

Ingredientes

2 xícaras de chá de beterraba picada,

2 xícaras de chá de banana com casca picada

2 xícaras de chá de água,

2 xícaras de chá de açúcar.

Modo de Preparo

Bata no liquidificador a beterraba, a banana e a água. Coloque em uma panela, acrescente o açúcar e leve ao fogo para apurar até o ponto de geléia.

 Fonte: http://www.sesimt.com.br/mostra.php?noticia=3454&secao=casasesi_receitas_cozinha_brasil

Suco de Casca de Abacaxi com Hortelã

Ingredientes

4 xícaras de chá de casca de abacaxi

6 xícaras de chá de água

4 colheres de sopa de hortelã

1 limão 5 colheres de açúcar

Modo de Preparo.

Bata no liquidificador as cascas de abacaxi com a água e a hortelã. Coe, acrescente o suco de limão e o açúcar. Sirva gelado.

Dica: Utilize as cascas de abacaxi batidas e coadas para fazer um doce.

Fonte: http://www.sesimt.com.br/mostra.php?noticia=3454&secao=casasesi_receitas_cozinha_brasil

 

Professor combine com seus alunos a realização de uma FEIRA GASTRONÔMICA, além de divulgar a atividade e trabalhar a função social da escrita ela também é um importante espaço para integração entre a escola e a família.   

 

4ª atividade - aproximadamente 60 minutos

 

PREPARANDO A FEIRA GASTRONÔMICA

Feira Gastronômica 

Fonte Imagem: http://semed.manaus.am.gov.br/cmei-m%C2%AA-clara-machado-realiza-ii-feira-gastronomica/   (acesso em 05/12/11)

-Para realização da Feira Gastronômica é importante fazer o planejamento.

Planejamento da Feira Gastronômica         

Objetivo da Feira: divulgar para as famílias dos alunos as receitas elaboradas com alimentos alternativos;

Organização:

  •  Dia e horário: (a definir);
  •  Local da realização da feira: (sala de aula ou cantina da escola);
  •  Material necessário para a exposição dos pratos: (mesas, forros de mesa, pratos, talheres, guardanapos, tocas de não tecido, aventais e outros);
  •  Elaborar convite para as famílias (cada aluno elabora o seu ou escolhem um modelo e padronizam ou então fazem um coletivamente);
  •  Solicitar permissão da direção da escola para a realização do evento (elaborar coletivamente uma solicitação por escrita);
  •  No caso das crianças deverão fazer os pratos com a ajuda de um adulto, mas precisam participar de todo o processo para que possam explicar para quem vai a feira; como foi elaborado o prato e seus ingredientes;
  • Registre a Feira com fotos e filmagem utilizando a câmera do laptop WxCam  (caminho já citado);
  • Avaliação do evento deverá ser realizada logo após a realização da feira.

Os alunos poderão ilustrar os convites utilizando a ferramenta TuxPaint ou KolourPaint nos seguintes caminhos TuxPaint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital), ou KolourPaint (metasys>aplicativos>aplicações gráficas>ferramenta de pintura). Veja um sítio que traz modelos de convites: http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/  (acesso em 05/12/11)

Convites

Fonte imagem: http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/ (acesso em 05/12/11)

Recursos Complementares

Existem vários sítios que trazem receitas alternativas, apresentamos alguns que você poderá pesquisar: http://www.saoluis.ma.gov.br/custom_files/File/CADERNO%20DE%20RECEITAS%20ALTERNATIVAS.pdf  e http://www.apoema.com.br/receitas.htm

 

Avaliação

-Professor verifique se seus alunos conseguiram diferenciar a receita culinária de outros gêneros textuais, para isso fique atento às respostas.

-Na escrita da receita, observe se eles utilizam a pontuação corretamente.

-Ao trazerem as receitas para sala discuta com eles sobre a importância dos ingredientes alternativos como uma forma inteligente de alimentação, assim você saberá se perceberam esta importância;

-Verifique as respostas dos alunos às questões de Matemática e observe se compreenderam as diferentes medidas que são utilizadas em uma receita e a partir desta atividade explore melhor o sistema de medidas;  

-A feira gastronômica vai lhe propiciar um excelente momento para avaliar o que os alunos aprenderam, fique atento.

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