14/12/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
-Professor, é importante que seus alunos estejam no nível alfabético da escrita, porém mesmo as turmas que tenham alunos que ainda não estruturam pequenos textos poderão propor esta atividade, pois a produção de texto a partir de um contexto significativo possibilita ao aluno avançar em suas hipóteses e assim contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. Mas, nestes casos, você poderá ser o escriba, para que ele possa confrontar as hipóteses que tem, com a forma correta da escrita da palavra. Para este trabalho, resgate os conhecimentos prévios que eles apresentam sobre receitas culinárias e outros gêneros textuais (texto jornalístico, narrativos e outros). É necessário também que saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint, WxCam e Mozilla Firefox.
1ª atividade - aproximadamente 60 minutos
O Texto instrucional tem a finalidade de orientar, instruir sobre algo. São exemplos: regras de jogos, folhetos explicativos, instruções de provas, guias de cidades, receitas culinárias, entre outros. Para entender melhor sobre o que é texto tipo instrucional ver http://aleprindetoledo.wordpress.com/projetos/portugues/texto-instrucional/ ou http://ler-umprazer.blogspot.com/2009/06/texto-instrucional-ficha.html ou http://www.brasilescola.com/redacao/os-generos-textuais-cunho-instrucional.htm (acesso em 05/12/2011).
A receita culinária é um gênero textual do tipo instrucional que tem como objetivo orientar o usuário, por meio de instruções para que ele seja capaz de preparar um alimento.
-Professor, esta atividade pretende além de trabalhar com receitas, despertar nos alunos o interesse por uma alimentação saudável, para isso vamos apresentar receitas fáceis, nutritivas e de baixo custo preparando os alimentos de forma inteligente e sem desperdício.
- A culinária alternativa procura aproveitar todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é descartado como: caule, talos, cascas, folhas e sementes. Peça aos alunos para acessarem o seguinte vídeo por meio do sítio que versa sobre Culinária Alternativa http://www.youtube.com/watch?v=xVjryIVdOtE (acesso em 05/12/11) acessando-o com os netbooks a ferramenta Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet).
2ª atividade - aproximadamente 60 minutos
-Professor, para despertar o interesse dos alunos que tal fazer uma receita alternativa e saborosa e levar pra turma experimentar, mas não diga do que foi feito, deixe-os saboreá-la e espere para ver se eles descobrem. (Outra alternativa é fazer a receita com eles. Se optar por esta, comunique à cantina da escola e leve juntamente com os alunos os ingredientes para a preparação). Registre a atividade com fotos utilizando a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam.
-Faça uma surpresa! Leve um bolo de casca de banana e sirva na hora do lanche, depois que eles degustarem questione-os sobre os ingredientes:
-Do que vocês acham que foi feito este bolo?
-Qual seria o principal ingrediente?
-Vocês comem a casca dos alimentos? Por quê?
-Lembrem-se, para que possamos aproveitar as cascas elas devem estar bem limpas e saudáveis, ou seja, sem pontos estragados.
-Leve para sala um cartaz com a receita do bolo que você preparou, ou reproduza a receita para que eles colem no caderno. É importante sistematizar a atividade com a escrita da receita.
No sítio: http://www.saoluis.ma.gov.br/custom_files/File/CADERNO%20DE%20RECEITAS%20ALTERNATIVAS.pdf você encontra receitas alternativas saborosas, veja a receita de bolo de casca de banana que escolhi:
BOLO DE CASCA DE BANANA
Fonte imagem: http://todosparacozinha.blogspot.com/2010/08/muffin-de-cascas-de-banana.html (acesso em 05/12/2011)
INGREDIENTES
02 xícaras de casca de banana madura,
04 claras em neve
03 xícaras de farinha de trigo,
02 colheres de fermento em pó,
04 gemas,
02 xícaras e meia de açúcar,
05 colheres rasas de margarina
Canela em pó para polvilhar.
MODO DE PREPARO
_ Bata no liquidificador as cascas de banana com meia xícara de água. Reserve;
_ Na batedeira, coloque a margarina, a gema e o açúcar, batendo até ficar homogênea, misture as cascas de banana batidas, a farinha e o fermento;
_ Por último, às claras em neve, polvilhando com a canela antes de ir ao forno;
_ Leve ao forno untado. Assar durante 30 ou 35 minutos.
-Leia a receita do “Bolo de casca de Banana” e responda as questões a seguir:
Verificando as medidas - (Matemática):
Professor, solicite que seus alunos pesquisem em casa; com os pais, parentes, vizinhos, sites, em cadernos ou livros de receitas e tragam por escrito, receitas alternativas feitas com cascas, sementes, talos ou outros. Não precisa ser de doce, podem ser pratos salgados, doces, bolos, sucos ou outros.
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ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOME: DATA: __/___/____ PESQUISA Pesquisem em casa; com os pais, parentes, vizinhos, sites, em cadernos ou livros de receitas e tragam por escrito, receitas alternativas feitas com cascas, sementes, talos ou outros. Pode ser pratos doces ou salgados, sucos ou outros. RECEITA ALTERNATIVA _____________________________________________________
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3ª atividade - aproximadamente 60 minutos
Fonte imagem: http://fazendoartenaescola.zip.net/ (acesso em 05/12/11)
-Professor, solicite que os alunos leiam as receitas que trouxeram. Escolham uma receita que apresenta diferentes formas de medir os ingredientes, tais como: litro, kg, dúzia, xícara ou outros.
-Questione-os sobre estas diferenças e a importância em conhecermos estas medidas, pois elas são determinantes na elaboração do prato.
-Discuta com eles sobre a importância em aproveitarmos os alimentos, de evitarmos o desperdício. As cascas que muitas vezes são desprezadas são importantes fontes de vitaminas. Por exemplo: a casca de banana é rica em vitaminas A, C e complexo B. Pode perfeitamente ser usada no preparo de farofas, bolinhos e doces.
-Professor, que tal sugerir que elaborem o caderno de “Receitas: culinária alternativa”, este seria um excelente presente para as mães, ou responsáveis pelas crianças, pois além de ser confeccionado pelo aluno ainda será muito útil.
-Solicite que façam uma ilustração relativa à receita. Os alunos poderão ilustrá-las utilizando a ferramenta TuxPaint ou KolourPaint nos seguintes caminhos TuxPaint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital), ou KolourPaint (metasys>aplicativos>aplicações gráficas>ferramenta de pintura). Faça a impressão do material.
-Você poderá utilizar a reprodução com a própria letra do aluno ou cada aluno deverá digitar acessando a ferramenta do netbook KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de Textos). Para facilitar, poderá reduzir o tamanho dos textos (receitas), assim a reprodução não ficará cara, veja um exemplo.
Geleia de Beterraba com Banana Ingredientes 2 xícaras de chá de beterraba picada, 2 xícaras de chá de banana com casca picada 2 xícaras de chá de água, 2 xícaras de chá de açúcar. Modo de Preparo Bata no liquidificador a beterraba, a banana e a água. Coloque em uma panela, acrescente o açúcar e leve ao fogo para apurar até o ponto de geléia. Fonte: http://www.sesimt.com.br/mostra.php?noticia=3454&secao=casasesi_receitas_cozinha_brasil |
Suco de Casca de Abacaxi com Hortelã Ingredientes 4 xícaras de chá de casca de abacaxi 6 xícaras de chá de água 4 colheres de sopa de hortelã 1 limão 5 colheres de açúcar Modo de Preparo. Bata no liquidificador as cascas de abacaxi com a água e a hortelã. Coe, acrescente o suco de limão e o açúcar. Sirva gelado. Dica: Utilize as cascas de abacaxi batidas e coadas para fazer um doce. Fonte: http://www.sesimt.com.br/mostra.php?noticia=3454&secao=casasesi_receitas_cozinha_brasil |
Professor combine com seus alunos a realização de uma FEIRA GASTRONÔMICA, além de divulgar a atividade e trabalhar a função social da escrita ela também é um importante espaço para integração entre a escola e a família.
4ª atividade - aproximadamente 60 minutos
Fonte Imagem: http://semed.manaus.am.gov.br/cmei-m%C2%AA-clara-machado-realiza-ii-feira-gastronomica/ (acesso em 05/12/11)
-Para realização da Feira Gastronômica é importante fazer o planejamento.
Planejamento da Feira Gastronômica
Objetivo da Feira: divulgar para as famílias dos alunos as receitas elaboradas com alimentos alternativos;
Organização:
Os alunos poderão ilustrar os convites utilizando a ferramenta TuxPaint ou KolourPaint nos seguintes caminhos TuxPaint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital), ou KolourPaint (metasys>aplicativos>aplicações gráficas>ferramenta de pintura). Veja um sítio que traz modelos de convites: http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/ (acesso em 05/12/11)
Fonte imagem: http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/ (acesso em 05/12/11)
Existem vários sítios que trazem receitas alternativas, apresentamos alguns que você poderá pesquisar: http://www.saoluis.ma.gov.br/custom_files/File/CADERNO%20DE%20RECEITAS%20ALTERNATIVAS.pdf e http://www.apoema.com.br/receitas.htm
-Professor verifique se seus alunos conseguiram diferenciar a receita culinária de outros gêneros textuais, para isso fique atento às respostas.
-Na escrita da receita, observe se eles utilizam a pontuação corretamente.
-Ao trazerem as receitas para sala discuta com eles sobre a importância dos ingredientes alternativos como uma forma inteligente de alimentação, assim você saberá se perceberam esta importância;
-Verifique as respostas dos alunos às questões de Matemática e observe se compreenderam as diferentes medidas que são utilizadas em uma receita e a partir desta atividade explore melhor o sistema de medidas;
-A feira gastronômica vai lhe propiciar um excelente momento para avaliar o que os alunos aprenderam, fique atento.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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23/04/2012
Cinco estrelasMuito interessante e bem elaborada a respectiva aula...Pretendo me deter neste tema.