20/12/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Estratégias
Recursos
Atividade 1
Professor, agrupe seus alunos em dois ou três grupos e apresente a eles as palavras complicado e arriscado. Peça que cada grupo forme uma frase com cada uma das palavras.
Caso algum grupo utilize alguma das palavras como verbo no passado particípio, parta do exemplo criado pelo(s) grupo(s) para apresentar o tópico, caso contrário, apresente os seguintes exemplos e apresente o tópico diferenciando o uso destas palavras enquanto adjetivos de seu uso enquanto verbo no Passado Particípio:
Ex: Eu teria entendido se ela não tivesse complicado tanto. / Se eu tivesse arriscado, eu teria vencido.
Após esta introdução, entregue aos grupos a letra de Epitáfio dos Titãs conforme em: < http://letras.terra.com.br/titas/48968/ >. Acesso em 14 dez. 2011. A letra deverá estar em tiras de papel e cada tira deve conter uma frase da música. As tiras deverão estar embaralhadas.
O professor toca a música disponível no site indicado acima e o grupo que primeiro organizar a letra é o vencedor.
Imagem disponível em: < http://www.ekadantayoga.com.br/img/Hermogenes_gargalhando_350.jpg >. Acesso em 14 dez. 2011.
Epitáfio
Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...
Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração...
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...
Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...(2x)
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr...
Atividade2
A. Professor, peça para seus alunos observarem a lista de substantivos abaixo e marquem aqueles que mais se assemelham a verbos. Peça-lhes que expliquem como chegaram às respostas.
pintor árvore casa tratador caderno treinador carro mergulhador empresa agência nadador fundador
A partir desta seleção, mostre a seus alunos que, em português, o passado particípio dos verbos origina substantivos quando acrescenta-se -dor e -tor ao prefixo.
B. Peça aos alunos que formem substantivos a partir do passado particípio dos verbos abaixo e que acrescentem uma sugestão pessoal de substantivo originado do passado particípio:
Proteger (protetor); trabalhar (trabalhador); fazer (feitor); andar (andador); jogar (jogador); Sugestão pessoal.
Imagem disponível em: < http://3.bp.blogspot.com/_3B2EwKLnD1U/SxWRE3MsPJI/AAAAAAAAAY4/QGAuNtyzhLY/s1600/escolha_seu_dia.jpg >. Acesso em 14 dez. 2011.
Atividade 3
A. Peça aos alunos que construam frases a partir dos verbos, conforme o modelo abaixo. Peça-lhes que sejam criativos.
Modelo: chegar/decolar - Quando o passageiro chegou ao aeroporto, o avião já tinha decolado.
1.sair/subir-
2.descer/abrir-
3.cobrir/reunir-
4.jogar/competir-
5.permanecer/ retornar-
6.destruir/avisar-
B. Peça aos alunos que sublinhem os verbos no particípio passado das frases que criaram e então peça-lhes, que em duplas, formem substantivos a partir deles.Que sigam o modelo.
Ex. chegar- chegado- CHEGADA; decolar- decolado- DECOLAGEM; sair- saído- SAÍDA; descer- descido- DESCIDA; abrir- aberto- ABERTURA; cobrir- coberto- COBERTURA; reunir- reunido- REUNIÃO; jogar- jogado- JOGADA/JOGO;
Atividade 4
A partir dos substantivos ou verbos em parênteses, identifique a palavra correta para completar o texto abaixo.
Disponível em: < http://www.portalprogresso.com/bernardo_antonio/wp-content/uploads/2010/12/nascimento-de-jesus-19.jpg>. Acesso em: 14 dez. 2011.
Disponível em: <http://www.1rhp.info/Articles/ParisColmar07/Arrivee%20Colmar.jpg>. Acesso em: 09 dez. 2011.
Disponível em: < www.bazar321.com/wp-content/uploads/2011/10/compras-398x292.gif >. Acesso em: 09 dez. 2011.
A ___________(chegar) do Natal é sempre uma época do ano esperada por todos. Adultos, jovens e crianças; pobres, ricos, realeza e súditos,______________ (governar) e____________ (governar) se______________ (reunião) para a _____________(celebrar) da ______________
(vir) do Cristo; aquele que trouxe _____________( mudar) ao rumo da história da humanidade, mudou o calendário, deu direitos à mulheres e crianças,__________ (pregação) a paz e o amor para com o próximo, ao invés da guerra.
É o momento do ano em que as pessoas _____________ (saída) às _____________(comprar) para,______________ (retribuição) com presentes,um pouco do bem que receberam de seus amigos e família. No mês de dezembro, os lojistas, homens de negócios, indústrias e produtores trabalham e têm um ____________(ganhar) maior do que em qualquer outra época do ano.
Contudo, apesar de ser uma data de grande fama em vários países do mundo, não é ____________ (comemoração) em todo o mundo. Há regiões no mundo, como a Sibéria, alguns países do Extremo Oriente e países de regime comunista nos quais o 25 de dezembro não é mais do que um dia como todos os outros. Para tais, o Cristo não é mais que um cidadão judeu comum que________________ (marca) a comunidade de Israel, um líder que_____________ (influência) a muitos, ou seja, um personagem político e histórico.
Mais de 2000 anos após sua______________ (vir), sua história ainda é ______________ (reviver) e _______________ (rever) pela humanidade. Seria este fenômeno social e econômico, uma tentativa da humanidade dizer que ainda acredita na Atlântida Perdida? Que a ideia de um mundo perfeito ainda ___________ (residência) no fundo da alma do ser chamado homo sapiens? Talvez um dia a própria história trate de _____________ (resposta) estes questionamentos.
Respostas: chegada; governantes; governados; reúnem; celebração; vinda; mudanças; pregou; saem; compras; retribuir; ganho; comemorado; marcou; influenciou; vinda; revivida; revista; reside; responder.
http://www.colegioweb.com.br/portugues/uso-do-participio.html
http://www.colegioweb.com.br/portugues/verbos-abundantes.html
Para checar a compreensão do conteúdo do passado particípio, sugerimos uma atividade lúdico-avaliativa que utilizará o recurso da mímica e o elemento competitivo como recurso motivacional.
O professor prepara pedaços de papel, cada um com um verbo no passado particípio e divide a sala em dois ou três grupos. Cada grupo escolhe um participante que deverá representar o verbo para que o seu grupo adivinhe.
O grupo que tiver maior número de acertos é o vencedor.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!