Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cabo de Guerra Ensino Especial

 

24/08/2009

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Definir conceito de união;
• Aumentar da Força de equilíbrio;
• Aumentar da Força muscular global;

• Identificar a dificuldade motora.

Duração das atividades
1 aula (de 50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio precisa ser trabalhado

Estratégias e recursos da aula

Para a brincadeira de "cabo-de-guerra", o professor necessitará, além da participação de toda sala, de uma corda. Primeiramente, escolha um lugar amplo. Quanto maior o número de participantes, maior deve ser o local escolhido. Pode ser em uma quadra externa de cimento, ou mesmo um campo de futebol, pois o mais importante é a divisão dos campos. Escolhido o local, traçar uma linha no chão para dividi-lo ao meio. Pode-se usar uma linha já existente, desde que seja na metade do local escolhido, ou fazer uma com um giz ou até mesmo com uma pedra, somente para demarcar o meio do campo.
A classe deve ser separada em dois times, sendo que cada time fica com um lado do campo. Os participantes ficam em fila e todos seguram na corda. Posicionem a corda conforme o desenho abaixo:

                                                   cabo

O professor, ou algum aluno escolhido como juiz, dá um sinal para começar a partida, fiscalizando também qual equipe conseguirá puxar a outra para o próprio espaço, finalizando assim a brincadeira.

.

demonstraçãoAcesse o link http://videolog.uol.com.br/video.php?id=257311

.

Dica 2Para uma interação maior, o professor deve não apenas mesclar os mais fortes com os mais fracos, mas colocar os mais fracos juntos contra um número menor de mais fortes e mostrar, através deste exemplo, que a união realmente faz a força.

Dica 2Para os alunos com maior consciência corporal, os alunos de ensino médio, pode-se colocar a brincadeira com variáveis  como usar apenas uma das mãos, brincando com a lateralidade e usando as mãos trocadas, com uma das pernas e depois com a perna contrária, com as vistas tapadas e, desde que levados para um local de piso bem limpo e liso, colocar os alunos sentado, sem usar as pernas, permitindo um trabalho de inclusão e identificação dos problemas que uma pessoa com as características colocadas enfrenta no dia-a-dia.

ObservaçãoJá notou como é brincar de cabo de guerra com um cachorro? Pare e pense! Por mais forte que você seja, ao ganhar ou soltar o “cabo”, o cachorro volta a querendo brincar repetidas vezes. Onde está a graça? Está na interação dos participantes. Então, qual a análise? A atenção, o cuidado, o carinho podem estar ligados por um vínculo emocional representado pelo cabo. Chamar a atenção dos alunos para este fato, explicar esta idéia, aumentar o vínculo emocional entre eles e a escola e entre eles mesmos.

Recursos Complementares

Tem como o professor acessar o vídeo no link http://cienciatube.blogspot.com/2009/07/cabo-de-guerra-eletrostatico-usando.html e aumentar a curiosidade com relação às análises a serem feitas também junto à Física. Existe alguma relação com as cores usadas, tanto das toalhas quanto dos balões para um ser mais “forte” que o outro?

Avaliação

A avaliação será o interesse no desenvolvimento da aula pelos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Aírton Leite Bastos, Escola estadual Estanislau Wrubleski , Paraná - disse:
    cabobasto@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Prof. Elmio, parabens pela sua aula. Muitas vezes ficamos pensando coisas mirabolantes para as aulas e esquecemos da riquesa que é a simplicidade de um jogo. Sou adepto do jogo simples e gostei da sua criatividade e opçoes de aulas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.