12/12/2011
Claudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Conhecer o mecanismo de evolução das comunidades vegetais.
Identificar possibilidades de utilização das riquezas oferecidas pelas comunidades vegetais.
Explicar as possíveis diferenças entre parques nacionais, reservas biológicas, florestas nacionais e estações ecológicas.
Conhecimentos básicos sobre ecologia de comunidades vegetais.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las a, usando o software Kword, abrir o Texto 1, o qual deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1: As riquezas de uma comunidade vegetal
Fonte: P. M. Silva; S. R. Fontinha. A Biodiversidade. Vol. 2; p – 213. São Paulo.
Concluída a leitura do Texto 1, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Exercício 1 . Vale destacar que o Exercício 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Exercício 1
Parte A
Responda com suas palavras:
1 – Qual a responsabilidade das comunidades vegetais?
2 – Explique por que as comunidades vegetais precisam ser exploradas com cuidados?
3 – Por que as comunidades vegetais são fontes de riquezas?
Parte B
Preencha os quadradinhos das linhas horizontais de acordo com as indicações numeradas.
1 – Produto retirado de muitas comunidades vegetais.
2 – Fator importante na formação de uma comunidade vegetal.
3 – Outro fator importante na formação de uma comunidade vegetal.
4 – Conjunto de muitos tipos de plantas que vivem numa determinada região.
5 – Tipo de comunidade vegetal encontrada no Nordeste do Brasil.
6 – Produto retirado das árvores.
7 – O que se pode retirar de uma comunidade vegetal sem causar prejuízo.
8 – Produto vegetal encontrado na Floresta Amazônica
9 – Tipo de comunidade vegetal encontrado na Região Centro Oeste do Brasil.
10 – Produto saboroso e nutritivo produzido por certos insetos de comunidades vegetais.
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Nessa segunda atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em grupos de cinco integrantes para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre diferentes comunidades protegidas (parques nacionais, reservas biológicas, florestas nacionais e estações ecológicas). Para tanto, os sites abaixo poderão ser indicados.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_nacional
http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Parques_nacionais_do_Brasil
http://www.namastenatureza.com.br/po/parques/oque.htm
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-sao-os-parques-nacionais-do-brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reserva_Natural_Vale
http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT669619-1716,00.html
http://www.exploresantamaria.com/index.php?option=com_content&view=article&id=16&Itemid=18&lang=pt
http://www.madeira-live.com/pt/nature.html
http://www.namastenatureza.com.br/po/parques/oque.htm
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/parques_nacionais.htm
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-sao-os-parques-nacionais-do-brasil
http://www.enchova.com/ecologica.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_ecol%C3%B3gica
http://www.ufmg.br/estacaoecologica/
Uma vez acessados os sites, os grupos deverão, mais especificamente, levantar informações para que as seguintes questões possam ser respondidas:
Quais as principais características da comunidade protegida pesquisada?
Qual o objetivo de proteger esse tipo de comunidade?
Qual a diferença entre existente entre esse e outros tipos de comunidades?
Quando surgiram as leis para a proteção das comunidades vegetais? Por que essas leis são importantes?
Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.
Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados
Nessa terceira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a ouvir em seus netbooks o Áudio 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o Áudios 1 se encontra disponível. Vale destacar que o software Amarok deverá ser utilizado para abrir o Áudio 1.
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download do Áudio 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, apresentá-lo durante a aula utilizando um kit multimídia. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Concluída a apresentação do Áudio 1, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, via e-mail.
Questionário 1
1 – O que você achou do conteúdo apresentado no Áudio 1?
2 – Você já tinha ouvido falar a respeito dos tipos de reflorestamento apresentados no Áudio 1?
3 - Você conhecia os problemas causados por pisoteio do gado em áreas reflorestadas? O que você achou mais interessante a esse respeito?
4 – Você conhece alguma área reflorestada na sua cidade?
Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para, em casa, acessar a Reportagem 1 e elaborar a uma redação sobre o assunto.
Posteriormente, a discussão da redação deverá executada em sala de aula pelo/a professor/a. Vale destacar que a Reportagem 1 deverá ter sido previamente enviada pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
REPORTAGEM 1: O manejo sustentável da Floresta Amazônica
Fonte: http://wwo.uai.com.br/UAI/html/sessao_11/2009/08/07/em_noticia_interna,id_sessao=11&id_noticia=121928/em_noticia_interna.shtml acesso feito dia 05/12/2011
Nome | Tipo |
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Reflorestamento que funciona | Áudio |
Fonte: http://www.infoescola.com/ecologia/reflorestamento/ acesso feito dia 05/12/2011
Fonte: http://www.guiadasustentabilidade.com.br/ acesso feito dia 05/12/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
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