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Quais estratégias podem ser utilizadas para que os alunos desenvolvam a linguagem gráfica e cartográfica? (UCA)

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Observar o espaço vivido como possibilidade de representação;

Desenvolver o interesse pela representação gráfica e cartográfica;

Exercitar a possibilidade de observação e de representação gráfica e cartográfica; 

Compreender que as imagens de satélite possibilitam o desenvolvimento da linguagem gráfica e cartográfica. 

 

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização da aula faz-se necessário que os alunos tenham conhecimentos da importância da representação, o que contribui para que percebam a organização das paisagens. 

Estratégias e recursos da aula

UCA

 

Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Neste último caso, cada aluno terá acesso a um netbook com sistema Linux.

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA: 

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

ATIVIDADE

Para iniciar os estudos sobre o desenvolvimento da linguagem gráfica e cartográfica, incentive os alunos a observarem o seu espaço de vivência.  

1. Convide os alunos a realizarem uma atividade de estudo do meio do entorno da escola, com o objetivo de observarem a organização do quarteirão em que fica a escola. 

Envie, dias antes da aula de Estudo do Meio, bilhete para os pais ou responsáveis pelos alunos, solicitando autorização para que participem da atividade. Também informe que deverão levar o notebook para registrar as observações realizadas; avise que, anteriormente, deverão carregar a bateria.

 

netbook2 

Imagem:  Netbook

Disponível em:  http://www.metasys.com.br/images/noticias/classmate-metasys-uca.jpg

 Acesso em:  14 de dezembro de 2011

 

Antes de iniciar a atividade de Estudo do Meio, combine com os alunos as regras de convivência para que a atividade alcance os objetivos. 

Ao longo da atividade, peça aos alunos que observem o quarteirão em que fica a escola.  Solicite que, utilizando a câmera do netbook, fotografem o caminho percorrido. As fotografias serão utilizadas, posteriormente, para o desenvolvimento de atividades.

Solicite aos alunos que, no caderno, elaborem um texto, contando como é organizado o quarteirão em que fica a escola e o que eles consideram mais interessante. Em sala, promova um momento de diálogo em que os alunos apresentarão suas observações. Solicite que durante as apresentações os alunos reflitam sobre a importância da observação das paisagens e a organização do quarteirão em que fica a escola. 

 

2.  Oriente os alunos a retomarem as fotografias registradas durante a atividade de Estudo do Meio e que, utilizando o programa Kpresenter, organizem uma sequência de fotografias do quarteirão da escola.

 a.  Informe aos alunos que é necessário identificar o lugar onde foi realizada a fotografia e quem registrou a imagem, conforme o exemplo abaixo:

 

  Imagem: Lugar onde foi capturada a imagem

  Autor: nome do aluno

Data: dia, mês e ano

 

Depois, os alunos devem enviar a atividade para o email do professor(a),  que encaminhará os trabalhos para o email dos alunos para que, no dia da apresentação, todos tenham acesso aos trabalhos produzidos pelo grupo.  

 

3. No notebook, utilizando o programa KolourPaint, solicite aos alunos que desenhem o quarteirão em que fica a escola. Oriente-os a não esquecer de apresentar a legenda com as informações.

Após o desenho, solicite aos alunos que apresentem o trabalho com as fotografias para que possam comparar as representações.  

Durante a apresentação, solicite aos alunos que reflitam sobre:

a. Se os elementos apresentados no desenho correspondem à realidade;

b. A escolha de alguns elementos para representação, e não de outros, deve-se a qual motivo?

c. A importância da comparação do desenho e das fotografias para conhecer a realidade. 

 

Para esta atividade é preciso orientar os alunos a realizarem o download do programa Google Earth e, sempre que necessário, o mesmo poderá ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades. O uso do programa possibilita observar as paisagens de diferentes maneiras.

4. Utilizando o netbook, solicite aos alunos que acessem o Google Earth

 

Google Eart 

Imagem: Link inicial do Google Earth

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 14 de dezembro de 2011 

 

 

Ao acessar o Google Earth, na barra de ferramentas, selecione Terra. A imagem inicial será a do Planeta Terra. Solicite que localizem o Brasil, digite o nome do país na barra de ferramentas.

 

IMAGEM 3 

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o Brasil  

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 14 de dezembro de 2011 

 

Depois, selecione o estado.  E, depois o município em que moram. Como exemplo, o município de Uberlândia.

 

IMAGEM 5 

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o município de Uberlândia 

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 14 de dezembro de 2011 

 

Solicite que passeiem pela imagem e a aproximem, utilizando o mouse, para que percebam os elementos que compõem a paisagem da cidade. 

Peça aos alunos que localizem na imagem de satélite o quarteirão em que fica a escola que estudam, a exemplo a Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Oriente os alunos a aproximarem a imagem, para que observem e analisem mais detalhes. Peça para que copiem e salvem a imagem na pasta de trabalho do computador. 

 

imagem satelite eseba

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o quarteirão da 

Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU) 

Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 14 de dezembro de 2011 

 

Peça para os alunos consultarem a pasta de trabalho e acessarem a imagem de satélite do quarteirão da escola que estudam e para comparar com a representação que fizeram após o estudo do meio.

Depois, solicite aos alunos para elaborarem um relatório, refletindo sobre o trabalho com as representações - a fotografia, o desenho e a imagem de satélite.

O relatório deverá ser norteado pelas seguintes questões:

a. O que foi representado?

b. Por que esses elementos foram representados?

c. Para que serve a representação?

d. O que poderia ser representado a mais?

e. Aponte algum problema que o espaço representado tem e possíveis soluções.

Solicite aos alunos que enviem o relatório para o seu email, para que o mesmo possa ser objeto de avaliação.

Sugestão de atividade extraída de: CASTROGIOVANNI, A. C. COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: Alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. 

O objetivo do trabalho com as imagens é o de estimular o interesse por conhecer as diferentes possibilidades de representação, permitindo-lhes estabelecer relações e reconhecer o seu entorno. 

Recursos Complementares

Sugestão de leitura para o professor:

Alfabetização cartográfica nos primeiros anos do Ensino Fundamental de Natália Silva Daniel e Roselene Perlatto Bom Jardim. Disponível em: http://www.slideshare.net/cartografiaescolar/pb Acesso em: 13 de dezembro de 2011

Noções básicas de cartografia. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/manual_nocoes/representacao.html Acesso em: 13 de dezembro de 2011

Avaliação

 Ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. A capacidade de observar o espaço vivido como possibilidade de representação; 
  3. O interesse em desenvolver atividades de representação gráfica e cartográfica;
  4. A compreensão da possibilidade de observação e de representação gráfica e cartográfica; 
  5. A possibilidade de compreender que as imagens de satélite possibilitam o desenvolvimento da linguagem gráfica e cartográfica.  
  6. O uso dos diferentes recursos tecnológicos que contribuem para a construção da aprendizagem. 
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