22/08/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores históricos |
Aula 1
Iniciar Com o filme no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=e9fH4EVQgPE
Logo em seguida, colocar em discussão a seguinte afirmação: "Em se tratando de religião em nosso país, a primeira coisa que se costuma observar é que o brasileiro é profundamente religioso. Diz-se, mesmo, que Deus é brasileiro e que somos o maior país católico do mundo."
Norteando os alunos para uma discussão não baseada nos times, mas nas condutas sobre os valores, o professor indaga sobre a seriedade dos torcedores, com relação à torcidas organizadas, sobre a ética das torcidas, sobre os problemas que vem enfrentando no campo da segurança, etc.
A discussão não deve ser muito extensa, portanto, passado alguns minutos, com a interferência do professor, um ponto final é estabelecido e uma atividade é proposta.
A turma é dividida em duas equipes. Cada equipe com igual número de participantes. O professor será o juiz. As regras são colocadas:
- Os assuntos delimitadores serão os de Ética, função tática de desarmamento de uma defesa e função tática do ataque.
Os alunos têm 15 minutos para debaterem entre si o que conhecem sobre cada assunto delimitador.
Começa o jogo. Para cada pergunta feita por um time, o professor avaliará argumentativamente e será ponto para um ou para outro time.
Professor, você pode justificar o ponto em cima de condutas desportivas e no bom senso, sempre colocando as atitudes dos alunos como exemplo no melhoramento da convivência.
Terminar com a convocação dos alunos para um amistoso.
Aula 2
Amistoso sendo colocado todas as práticas ressaltadas e condutas observadas como desportivas para um jogo diferente.
http://ferraztaticas.blogspot.com/2008/02/esquemas-tticos-de-futebol.html
(CRIAÇÃO DE BLOG TENISTAJANE KARLA, VOLANTE ALEXANDRE, ZAGUEIRO CRIZ, ATACANTE DANILO DIAS, LATERAL BAIANO, ZAGUEIRO RAFAEL PEDRO)
http://www.omeuclube.org/ramalhal/documentos/ramalhal932831186927.doc
http://www.edulima.com.br/blog/?p=1166
(Por Eduardo Lima na página pessoal http://www.edulima.com.br/)
http://www.revistadeeducacaofisica.com.br/artigos/1981/taticasofensivas.pdf
(Por Revista de Educação Física, periódico de divulgação da Educação Física pelo Exército Brasileiro)
http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=4704&grupo=239242&topico=2762700&pag=1
(Forum AVACOELHADA)
Três estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Três estrelasO planejamento da aula possui uma consistência organizativa e metodológica. Seria interessante que a temática proposta seguisse por mais algumas aulas já que a relevância e a contextualização sugere outras correlações no cotidiano da Educação Física.