19/12/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Identificar os pontos cardeais como referência na orientação espacial;
Utilizar os pontos cardeais para orientação espacial;
Reconhecer a importância da orientação no espaço geográfico.
Para o assunto que será tratado nessa aula, espera-se que, os alunos tenham conhecimento das diferentes possibilidades de observação e de representação do espaço geográfico: visão vertical, visão oblíqua e visão horizontal. Para iniciar as discussões, é importante que os alunos retomem suas experiências e façam relação com o seu espaço de vivência.
Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Neste último caso, cada aluno terá acesso a um netbook com sistema Linux.
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura. |
Professor(a), para iniciar os estudos relativos à orientação espacial, incentive os alunos a observarem o lugar em que vivem. Para isso, realize as atividades a seguir:
1. Solicite aos alunos que, utilizando o netbook, no programa Kolour Paint, desenhem a planta da moradia em que vivem. Converse sobre a organização e a função dos cômodos no espaço de moradia. Elabore uma legenda identificando-os.
Peça para que observem onde o Sol aparece em relação à sua moradia (direita, esquerda, frente, atrás). Solicite que, utilizando o programa Kolour Paint, desenhem o Sol na planta.
Explique que o movimento do Sol determina a localização dos pontos cardeais. Leve os alunos para o pátio e peça para que observem a posição do Sol em relação à escola. Sugere-se que, a atividade seja realizada logo no início da manhã ou no fim da tarde, dependendo do turno da aula.
2. Evidencie a importância de observar o Sol para identificar e determinar os pontos cardeais. Para tanto, retome as atividades de lateralidade (esquerda/direita, frente/atrás).
Agora, siga os seguintes passos:
Imagem: Definição dos Pontos Cardeais
Disponível em: http://www.mundomagico.portalprofissionalizante.com.br/wp-content/uploads/2011/10/pontos_cardeais.jpg
Acesso em: 11 de dezembro de 2011
Pontos cardeais:
Leste – L
Oeste – O
Norte – N
Sul – S
Imagem: Rosa dos ventos - Pontos Cardeais
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1355/imagens/ROSA_DOS_VENTOS.jpg
Acesso em: 11 de dezembro de 2011
Evidencie que, além dos pontos cardeais, também encontramos os pontos colaterais, que ocupam o espaço que fica entre os Pontos Cardeais. São eles:
Entre o Sul e o Leste _ Sudeste
Entre o Sul e o Oeste _ Sudoeste
Entre o Norte e o Leste _ Nordeste
Entre o Norte e o Oeste _ Noroeste
Eles estão representados na rosa dos ventos, nos mapas e nas bússolas e têm por objetivo a orientação.
Pontos Colaterais
Nordeste – NE
Noroeste – NO
Sudeste – SE
Sudoeste - SO
Imagem: Rosa dos ventos - Pontos Colaterais
Disponível em: http://brunorommel.zip.net/images/rosa_dos_ventos.JPG
Acesso em: 11 de dezembro de 2011
Imagem: Rosa dos ventos - Pontos Cardeais e Colaterais
Disponível em: http://brunorommel.zip.net/images/rosa_dos_ventos.JPG
Acesso em: 11 de dezembro de 2011
Professor(a), esta atividade poderá ser desenvolvida de maneira transdisciplinar com Ciências, discutindo sobre a importância e o cuidado que os seres humanos devem ter com o Sol. Com a Educação Física, pode-se desenvolver e ampliar as noções de lateralidade.
3. Solicite que os alunos desenhem uma rosa dos ventos em um pedaço de cartolina ou papel. Depois, que ela seja recortada para que possa ser manuseada e utilizada na realização dos exercícios a seguir.
Que tal aproveitar o espaço físico da escola e organizar com os alunos uma Caça ao tesouro? Escolha determinados pontos da escola para esconder as pistas e assim que elas forem descobertas os alunos podem seguir adiante, até alcançarem o objetivo final: encontrar o tesouro. Não se esqueça de utilizar os pontos cardeais e colaterais para orientar os alunos. Tal atividade poderá colaborar para que os alunos percebam a importância da orientação no espaço geográfico.
Para sugestão sobre como preparar a atividade com os alunos, acesse o link http://www.dicasdemae.com.br/2010/06/como-preparar-uma-caca-ao-tesouro/, que apresenta um relato de experiência na organização da atividade de Caça ao tesouro.
Para estimular os alunos na atividade de Caça ao tesouro, proponha a leitura da história em quadrinhos da turma da Mônica intitulada O mapa dos piratas. Disponível em: http://www.monica.com.br/comics/piratas/pag1.htm . Acesso em: 13 de dezembro de 2011.
4. Acesse o link http://professoracarina.blogspot.com/2011/07/atividades-de-orientacao-e-localizacao.html que apresenta sugestões de atividades de orientação espacial. A atividade abaixo, por exemplo, pode ser realizada com a ajuda da rosa dos ventos.
Imagem: Sugestão atividade de orientação
Disponível em: http://professoracarina.blogspot.com/2011/07/atividades-de-orientacao-e-localizacao.html
Acesso em: 11 de dezembro de 2011
Outra possibilidade de desenvolvimento de atividades de orientação é o uso de plantas e mapas diversos, como a planta do bairro ou do quarteirão em que se localiza a escola, o mapa da cidade sede do município ou distrito, o mapa do município e do estado em que vivem ou o mapa político do Brasil, conforme sugestão:
Utilizando o mapa Político do Brasil:
Imagem: Mapa Brasil Político
Disponível em: http://planetageo.sites.uol.com.br/brpoliti.gif
Acesso em: 11 de dezembro de 2011
1. Identifique o seu estado;
2. Localize a capital do seu estado;
3. Que estados se limitam com o estado que você mora:
a. Ao Norte____________________
b. Ao Sul_______________________
c. A Leste______________________
d. A Oeste______________________
4. Tendo como referência os pontos cardeais, determine a localização dos estados vizinhos.
5. Qual o nome do oceano que banha o Brasil?
6. Em relação ao território brasileiro em que direção está o oceano Atlântico?
7. Solicite a cada aluno que, utilizando o programa de produção de texto Kword, elabore um bilhete convidando um colega de sala para passear na sua casa. Os alunos não devem esquecer de, no bilhete, explicar o caminho para o colega, evidenciando a lateralidade (esquerda/direita) e os pontos cardeais e colaterais.
Existem diferentes sites que disponibilizam, gratuitamente, jogos infantis, os quais podem contribuir para o trabalho com as noções de orientação espacial apresentadas nesta aula.
Sugestão de link:
Caça ao tesouro. Disponível em http://iguinho.ig.com.br/jogo-tesouro.html Acesso em: 08 de dezembro de 2011.
Sugere-se, para pesquisa do professor(a), os seguintes sites:
Blog com dicas de atividades de orientação. Disponível em: http://patriciaeducadora.blogspot.com/2010/05/meio-de-orientacao.html Acesso em: 11 de dezembro de 2011
Blog com dicas de atividades de orientação. Disponível em: http://edfgeo.blogspot.com/2010/06/rosa-dos-ventos.html Acesso em: 11 de dezembro de 2011
Astronomia uma proposta para o terceiro milênio. Disponível em: http://www.silvestre.eng.br/astronomia/ Acesso em: 11 de dezembro de 2011
Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/08/2015
Cinco estrelasÓtima
03/12/2014
Três estrelasPrecisava estudar para a recuperacao final e me dei muito bem! obg
06/08/2014
Cinco estrelasadorei muito dinâmica e interdisciplinar! Show!
05/08/2013
Cinco estrelasmuito bom
19/05/2013
Quatro estrelasAdorei o material e as sugestões de atividades. Será muito útil para o projeto que tenho que desenvolver, cujo tema é "Orientação Espacial".
17/09/2012
Cinco estrelasFoi muito útil, muito criativa tanto a aula como a atividade. amei.