Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Através de quais recursos é possível trabalhar a orientação espacial? (UCA)

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os pontos cardeais como referência na orientação espacial;

Utilizar os pontos cardeais para orientação espacial;

Reconhecer a importância da orientação no espaço geográfico.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o assunto que será tratado nessa aula, espera-se que, os alunos tenham conhecimento das diferentes possibilidades de observação e de representação do espaço geográfico: visão vertical, visão oblíqua e visão horizontal. Para iniciar as discussões, é importante que os alunos retomem suas experiências e façam relação com o seu espaço de vivência. 

Estratégias e recursos da aula

UCA

Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Neste último caso, cada aluno terá acesso a um netbook com sistema Linux.

 Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

 Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

  ATIVIDADE

Professor(a), para iniciar os estudos relativos à orientação espacial, incentive os alunos a observarem o lugar em que vivem. Para isso, realize as atividades a seguir:

1. Solicite aos alunos que, utilizando o netbook, no programa Kolour Paint, desenhem a planta da moradia em que vivem. Converse sobre a organização e a função dos cômodos no espaço de moradia. Elabore uma legenda identificando-os.

Peça para que observem onde o Sol aparece em relação à sua moradia (direita, esquerda, frente, atrás). Solicite que, utilizando o programa Kolour Paint, desenhem o Sol na planta.

Explique que o movimento do Sol determina a localização dos pontos cardeais. Leve os alunos para o pátio e peça para que observem a posição do Sol em relação à escola. Sugere-se que, a atividade seja realizada logo no início da manhã ou no fim da tarde, dependendo do turno da aula.

2. Evidencie a importância de observar o Sol para identificar e determinar os pontos cardeais. Para tanto, retome as atividades de lateralidade (esquerda/direita, frente/atrás).

Agora, siga os seguintes passos:

  • Observe e localize o Sol, não se esqueça do horário;
  • Para que os alunos encontrem os pontos cardeais explique que, se for pela manhã, devem estender o braço direito na direção em que o Sol aparece, assim encontrarão o Leste, também chamado de Nascente. Estendendo o braço esquerdo, encontrarão o Oeste. À sua frente está o Norte e às suas costas está o Sul;
  • Se final de tarde, peça que estendam o braço esquerdo para a direção em que o Sol se põe, assim encontrarão o Oeste, também chamado de Poente. Estendendo o braço direito, encontrarão o Leste. À sua frente o Norte e às suas costas está o Sul.

encontrar pontos cardeais

Imagem: Definição dos Pontos Cardeais

Disponível em: http://www.mundomagico.portalprofissionalizante.com.br/wp-content/uploads/2011/10/pontos_cardeais.jpg

Acesso em: 11 de dezembro de 2011

  • Determine os pontos cardeais da escola;
  • Depois, peça para que retomem a planta da moradia que desenharam e que acrescentem os pontos cardeais nos devidos lugares.

Pontos cardeais:

Leste – L

Oeste – O

Norte – N

Sul – S

 

 rosa dos ventos 1

 

Imagem: Rosa dos ventos - Pontos Cardeais

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1355/imagens/ROSA_DOS_VENTOS.jpg

Acesso em: 11 de dezembro de 2011

 

Evidencie que, além dos pontos cardeais, também encontramos os pontos colaterais, que ocupam o espaço que fica entre os Pontos Cardeais. São eles:

Entre o Sul e o Leste _ Sudeste

Entre o Sul e o Oeste _ Sudoeste

Entre o Norte e o Leste _ Nordeste

Entre o Norte e o Oeste _ Noroeste

Eles estão representados na rosa dos ventos, nos mapas e nas bússolas e têm por objetivo a orientação.

Pontos Colaterais

Nordeste – NE

Noroeste – NO

Sudeste – SE

Sudoeste - SO

 

 

rosa colaterais

Imagem: Rosa dos ventos - Pontos Colaterais

Disponível em: http://brunorommel.zip.net/images/rosa_dos_ventos.JPG

Acesso em: 11 de dezembro de 2011

 

 rosa completa

Imagem: Rosa dos ventos - Pontos Cardeais e Colaterais

Disponível em: http://brunorommel.zip.net/images/rosa_dos_ventos.JPG

Acesso em: 11 de dezembro de 2011

 

Professor(a),  esta atividade poderá ser desenvolvida de maneira transdisciplinar com Ciências, discutindo sobre a importância e o cuidado que os seres humanos devem ter com o Sol. Com a Educação Física, pode-se desenvolver e ampliar as noções de lateralidade.

3. Solicite que os alunos desenhem uma rosa dos ventos em um pedaço de cartolina ou papel. Depois, que ela seja recortada para que possa ser manuseada e utilizada na realização dos exercícios a seguir.

Que tal aproveitar o espaço físico da escola e organizar com os alunos uma Caça ao tesouro? Escolha determinados pontos da escola para esconder as pistas e assim que elas forem descobertas os alunos podem seguir adiante, até alcançarem o objetivo final: encontrar o tesouro.  Não se esqueça de utilizar os pontos cardeais e colaterais para orientar os alunos. Tal atividade poderá colaborar para que os alunos percebam a importância da orientação no espaço geográfico.

Para sugestão sobre como preparar a atividade com os alunos, acesse o link http://www.dicasdemae.com.br/2010/06/como-preparar-uma-caca-ao-tesouro/, que apresenta um relato de experiência na organização da atividade de Caça ao tesouro.

Para estimular os alunos na atividade de Caça ao tesouro, proponha a leitura da história em quadrinhos da turma da Mônica intitulada O mapa dos piratas. Disponível em: http://www.monica.com.br/comics/piratas/pag1.htm . Acesso em: 13 de dezembro de 2011. 

 

4. Acesse o link http://professoracarina.blogspot.com/2011/07/atividades-de-orientacao-e-localizacao.html que apresenta sugestões de atividades de orientação espacial. A atividade abaixo, por exemplo, pode ser realizada com a ajuda da rosa dos ventos.

 

atividade orientação

Imagem: Sugestão atividade de orientação

Disponível em: http://professoracarina.blogspot.com/2011/07/atividades-de-orientacao-e-localizacao.html

Acesso em: 11 de dezembro de 2011

 

Outra possibilidade de desenvolvimento de atividades de orientação é o uso de plantas e mapas diversos, como a planta do bairro ou do quarteirão em que se localiza a escola, o mapa da cidade sede do município ou distrito, o mapa do município e do estado em que vivem ou o mapa político do Brasil, conforme sugestão:

Utilizando o mapa Político do Brasil:

brasil pólitico

Imagem: Mapa Brasil Político 

Disponível em: http://planetageo.sites.uol.com.br/brpoliti.gif

Acesso em: 11 de dezembro de 2011

 

1. Identifique o seu estado;

2. Localize a capital do seu estado;

3. Que estados se limitam com o estado que você mora:

       a.  Ao Norte____________________

b. Ao Sul_______________________

c. A Leste______________________

d. A Oeste______________________

4. Tendo como referência os pontos cardeais, determine a localização dos estados vizinhos.    

5. Qual o nome do oceano que banha o Brasil?

6. Em relação ao território brasileiro em que direção está o oceano Atlântico?

7. Solicite a cada aluno que, utilizando o programa de produção de texto Kword, elabore um bilhete convidando um colega de sala para passear na sua casa. Os alunos não devem esquecer de, no bilhete, explicar o caminho para o colega, evidenciando a lateralidade (esquerda/direita) e os pontos cardeais e colaterais.

 

Existem diferentes sites que disponibilizam, gratuitamente, jogos infantis, os quais podem contribuir para o trabalho com as noções de orientação espacial apresentadas nesta aula.

  Sugestão de link:

Caça ao tesouro. Disponível em http://iguinho.ig.com.br/jogo-tesouro.html Acesso em: 08 de dezembro de 2011.

Recursos Complementares

Sugere-se, para pesquisa do professor(a), os seguintes sites:

Blog com dicas de atividades de orientação. Disponível em: http://patriciaeducadora.blogspot.com/2010/05/meio-de-orientacao.html Acesso em: 11 de dezembro de 2011

Blog com dicas de atividades de orientação. Disponível em: http://edfgeo.blogspot.com/2010/06/rosa-dos-ventos.html Acesso em: 11 de dezembro de 2011

Astronomia uma proposta para o terceiro milênio. Disponível em: http://www.silvestre.eng.br/astronomia/  Acesso em: 11 de dezembro de 2011

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A possibilidade de conhecer e de identificar os pontos cardeais como referência na orientação espacial;
  5. A capacidade de utilizar os pontos cardeais para orientação no lugar em que vive; 
  6. A capacidade de reconhecer a importância da orientação no espaço geográfico; 
  7. O uso dos diferentes recursos tecnológicos que contribuem para a construção da aprendizagem.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 4/6 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 1/6 - 16.67%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.