Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O universo dos diferentes grupos sociais existentes na escola.

 

15/12/2011

Autor e Coautor(es)
Luciana Xavier de Castro
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambiente urbano, indústria e modo de vida
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com essa aula será possível ao aluno identificar a pluralidade cultural em sua escola, conhecer os gostos, os costumes de seus colegas de classe e dos demais alunos de outras classes da escola, além de ser uma forma de promover a interação e o respeito entre os colegas.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que os alunos tenham algumas noções básicas sobre o conceito de pluralidade cultural.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

Diversidade na Escola

(Disponível em: http://www.trabalhonota10.com.br/datas-comemorativas/03-marco/19-dia-da-escola.html, acesso em: 08/12/2011)

 

Inicie aula conduzindo os alunos para uma reflexão sobre a diversidade de grupos sociais que existem da escola. Há diferenças de etnia, de tribos urbanas, de gostos musicas, de religião. Para isso, faça perguntas à turma como:

 

  • Qual a religião de vocês?
  • Que tipo de música vocês gostam?
  • Algum aluno faz parte de alguma tribo urbana?
  • Qual a origem ética da sua família?

 

Deixe os alunos responderem e debaterem sobre as respostas dadas pelos colegas. É importante que o professor participe também do debate, contribuindo para que a turma perceba a diversidade existente no ambiente escolar. É essa diversidade que torna o ambiente mais rico culturalmente, onde um pode aprender com o outro e conhecer coisas novas que não fazem parte do seu cotidiano.

 

Em seguida, proponha a seguinte dinâmica à turma:

 

  • Faça duplas de alunos na sala, se necessário, devido à quantidade de alunos, sugerir que se formem trios. Instrua as duplas a conversarem sobre seus gostos, seus costumes familiares, suas religiões, enfim sobre tudo que ser refere ao modo de viver. Dê 10 minutos para eles conversarem.
  • Em seguida, peça aos alunos para escreverem no caderno um relato da conversa, mostrando o que ele achou interessante do modo de viver do colega e o que há de diferente em relação ao seu modo de vida. 
  • Peça aos alunos para lerem os textos que escreveram.

 

 

Aula 2 e 3

 

Os vários grupos sociais na escola

  • Inicie a aula retomando com os alunos o que foi estudado na última aula. Depois proponha que eles façam uma pesquisa (individual) na escola em que vão coletar dados, por meio de entrevistas, com o intuito de identificarem os vários grupos sociais existentes na escola. Essas entrevistas devem ser feitas nos intervalos entre as aulas.
  • Eles devem pesquisar sobre: que religiões são comuns na escola e quais são diferentes; as origens éticas e misturas éticas que aparecem na escola; os grupos artísticos existentes na escola (dança, música ou teatro) e os diferentes modos de se vestir. É necessário que os alunos registrem em seu caderno os dados que coletaram.
  • De posse das informações coletadas nas entrevistas os alunos devem entregar um trabalho escrito que contenha as informações que eles coletaram; um texto em que eles vão falar da importância da diversidade para o universo social e cultural da escola; e um cartaz sobre a diversidade cultural existente na escola. Os alunos devem ler o texto para a turma.
  • Com os cartazes que fizeram, os alunos vão construir um “mural da diversidade” que possa ser contemplado por toda escola e deve deixar em exposição no espaço que a escola tem reservado para esta finalidade.
  • Ao lado do mural, deixe um cartaz em branco, pedindo que os visitantes deixem sua opinião sobre o trabalho feito pela turma e sobre a importância de respeitar e a aprender a conviver de forma harmônica com todos os grupos existentes na escola. Deixe o mural em exposição por uma semana.

 

Aula 4

 

Promovendo o respeito à diferença em sua escola

Nessa aula, solicite à turma que retire o mural que estava em exposição e também retire o cartaz deixado ao lado do mural, para que os visitantes escrevessem sobre a importância do respeito às diferenças na escola. O professor deve ler para a turma os comentários que foram escritos no cartaz e pedirem para os alunos comentarem sobre o que as pessoas escreveram no cartaz.

Após a leitura, exiba em data show o vídeo abaixo aos alunos:

 

Respeito na escola

( Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OzIEo95RojE&feature=related, acesso em: 08/12/2011)

 

Após assistirem ao vídeo, o professor deve levar os alunos a pensarem na importância da tolerância em todos os âmbitos, religiosa, racial, de gosto, dentre outras. Além disso, é importante que percebam também que muitos conflitos existentes na escola, são por não aceitarem o outro como ele é, o que pode gerar bulling (atos de violência física e psicológicas ocorridos em ambiente escolar ). Essa pratica deve ser combatida a todo custo, para todos possam tolerar uns aos outros e viverem em harmonia.

Recursos Complementares

Segue abaixo vídeos que podem ser utilizados pelo professor:

http://www.youtube.com/watch?v=wQmHIcv13KE (acesso em: 09/12/2011)

http://www.youtube.com/watch?v=eIHba-iXWV8&feature=related(acesso em: 09/12/2011)

http://www.youtube.com/watch?v=68m0ZOGR3Gw&feature=related(acesso em: 09/12/2011)

Avaliação

O professor pode adotar como estratégia de avaliação a observação do envolvimento dos alunos em cada aula, identificando através das falas e conteúdos dos trabalhos apresentados se eles identificaram a pluralidade cultural em sua escola, se conheceram os gostos, os costumes de seus colegas de classe e das demais classes da escola.

Além disso, verificar se foi possível por meio das atividades, promover a interação dos alunos e a promoção do respeito mútuo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.