15/12/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambiente urbano, indústria e modo de vida |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Com essa aula será possível ao aluno identificar a pluralidade cultural em sua escola, conhecer os gostos, os costumes de seus colegas de classe e dos demais alunos de outras classes da escola, além de ser uma forma de promover a interação e o respeito entre os colegas.
É preciso que os alunos tenham algumas noções básicas sobre o conceito de pluralidade cultural.
Aula 1:
(Disponível em: http://www.trabalhonota10.com.br/datas-comemorativas/03-marco/19-dia-da-escola.html, acesso em: 08/12/2011)
Inicie aula conduzindo os alunos para uma reflexão sobre a diversidade de grupos sociais que existem da escola. Há diferenças de etnia, de tribos urbanas, de gostos musicas, de religião. Para isso, faça perguntas à turma como:
Deixe os alunos responderem e debaterem sobre as respostas dadas pelos colegas. É importante que o professor participe também do debate, contribuindo para que a turma perceba a diversidade existente no ambiente escolar. É essa diversidade que torna o ambiente mais rico culturalmente, onde um pode aprender com o outro e conhecer coisas novas que não fazem parte do seu cotidiano.
Em seguida, proponha a seguinte dinâmica à turma:
Aula 2 e 3
Os vários grupos sociais na escola
Aula 4
Promovendo o respeito à diferença em sua escola
Nessa aula, solicite à turma que retire o mural que estava em exposição e também retire o cartaz deixado ao lado do mural, para que os visitantes escrevessem sobre a importância do respeito às diferenças na escola. O professor deve ler para a turma os comentários que foram escritos no cartaz e pedirem para os alunos comentarem sobre o que as pessoas escreveram no cartaz.
Após a leitura, exiba em data show o vídeo abaixo aos alunos:
( Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OzIEo95RojE&feature=related, acesso em: 08/12/2011)
Após assistirem ao vídeo, o professor deve levar os alunos a pensarem na importância da tolerância em todos os âmbitos, religiosa, racial, de gosto, dentre outras. Além disso, é importante que percebam também que muitos conflitos existentes na escola, são por não aceitarem o outro como ele é, o que pode gerar bulling (atos de violência física e psicológicas ocorridos em ambiente escolar ). Essa pratica deve ser combatida a todo custo, para todos possam tolerar uns aos outros e viverem em harmonia.
Segue abaixo vídeos que podem ser utilizados pelo professor:
http://www.youtube.com/watch?v=wQmHIcv13KE (acesso em: 09/12/2011)
http://www.youtube.com/watch?v=eIHba-iXWV8&feature=related(acesso em: 09/12/2011)
http://www.youtube.com/watch?v=68m0ZOGR3Gw&feature=related(acesso em: 09/12/2011)
O professor pode adotar como estratégia de avaliação a observação do envolvimento dos alunos em cada aula, identificando através das falas e conteúdos dos trabalhos apresentados se eles identificaram a pluralidade cultural em sua escola, se conheceram os gostos, os costumes de seus colegas de classe e das demais classes da escola.
Além disso, verificar se foi possível por meio das atividades, promover a interação dos alunos e a promoção do respeito mútuo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!