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A pluralidade cultural e a escola

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
Luciana Xavier de Castro
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

A pluralidade cultural na escola

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com essa aula será possível ao aluno compreender que o ambiente escolar é constituído pela pluralidade cultural. Além de entender a importância de respeitar o outro como ele é.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que os alunos tenham algumas noções básicas sobre o conceito de cultura, sociedade e convivência.

Estratégias e recursos da aula

O que é pluralidade cultural?

  • Iniciar a aula expondo e dialogando com os alunos sobre o que é pluralidade cultural. Explorar o diálogo elaborado pelos alunos, destacando os elementos que caracterizam a pluralidade cultural. Trabalhar o conceito abaixo:

Pluralidade cultural consiste na diversidade de culturas e expressões culturais existentes na sociedade. Existem vários países no mundo, com seus valores e suas culturas, cada um possui uma forma de ver, de entender e de agir no mundo, formando assim as diferentes culturas. O Brasil, como é um país de dimensões continentais, é possível ver a diversidade existente entre as regiões brasileiras, seja nas manifestações folclóricas, na culinária, na religiosidade, na música, nas festas tradicionais, no folclore e em outros aspectos. É possível identificar também as diferenças culturais entre o interior do país e as grandes cidades, como o fenômeno das tribos urbanas, mais comuns nas grandes cidades. (fonte: http://pessoal.educacional.com.br/up/47040001/1132827/index%282%29.htm, acesso em: 07/12/2011).

 

  • Projete em data show a imagem abaixo para que os alunos possam observar e identificar elementos da pluralidade cultural:

 

Escola

(Disponível em: http://www.oxarope.com/ver.php?id=6189, acesso em: 07/12/2011)

  • Em seguida, promova um momento em que os alunos possam fazer comentários e tirarem dúvidas sobre a explicação do conceito de pluralidade cultural a partir da imagem apresentada.

 

Aula 2

 

ATIVIDADE  

1-Escreva o texto abaixo no quadro e peça aos alunos para copiar e ler com atenção:

“Todas as culturas humanas criaram modos de viver coletivamente, de organizar sua vida política, de se relacionar com o meio ambiente, de trabalhar, distribuir e trocar as riquezas que produzem. Mais ainda, todos os povos desenvolveram linguagens, manifestações artísticas e religiosas, mitologias, valores morais, vestuários e moradias. Assim, a pluralidade cultural indica, antes de tudo, um acúmulo de experiências humanas que é patrimônio de todos nós, pois pode enriquecer nossa vida ao nos ensinar diferentes maneiras de existir socialmente e de criar o futuro.”

(Disponível em:   http://pessoal.educacional.com.br/up/47040001/1132827/index%282%29.htm            acesso em: 07/12/2011).

 

2- A seguir peça o aluno que, com base no texto lido, responda em seu caderno as questões abaixo:

A- De acordo com o texto, o que é pluralidade cultural?

B- Interprete e explique o significado da frase: “(...) pois pode enriquecer nossa vida ao nos ensinar diferentes maneiras de existir socialmente e de criar o futuro.” (Disponível em: http://pessoal.educacional.com.br/up/47040001/1132827/index%282%29.htm, acesso em: 07/12/2011).

C- Como é vivenciada a pluralidade cultural em sua escola?

 

Aula 3 e 4 

Inicie a aula com a correção da atividade dada na última aula e aproveite para retomar o conceito de pluralidade cultural.

Refletindo sobre a pluralidade no ambiente escolar

Após a correção tente aplicar e construir, juntamente com os alunos, o conceito de pluralidade cultural no universo da escola. Para isso, faça as seguintes perguntas aos alunos e deixe que eles respondam oralmente:

 

  1. Existe diversidade cultural na escola? Dê exemplo.
  2. De que forma podemos identificar essa diversidade?
  3. Qual é a importância da diversidade cultural para a escola?
  4. Como seria viver em uma escola onde as pessoas fossem todas iguais, pensassem da mesma forma, expressassem as mesmas opiniões, se vestissem de forma igual e gostassem das mesmas músicas?
  5. Na escola existe respeito pelas diferenças?

 

Deixe os alunos responderem as questões e debaterem sobre elas. Depois, leve os alunos a pensarem que a diversidade cultural também faz parte do ambiente escolar, todos são diferentes uns dos outros, por mais mínima que seja essa diferença. É preciso refletir também sobre a importância das pessoas serem diferentes, pois a diferença promove a diversidade cultural e assim o mundo se torna mais rico culturalmente e mais interessante.

 

Para finalizar a aula, exiba o vídeo abaixo aos alunos, com o auxilio do data show:

 

video aula 2

(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ve0qg2WUTug, acesso em: 07/12/2011).

 

Comente o vídeo com os alunos, destaque o tema principal do vídeo que é o respeito às diferenças. Em seguida, proponha a eles o exercício de pensarem nas questões pertinentes ao cotidiano da escola. Existe um problema que consiste na aceitação dos gostos de cada um. São exemplos disso:

 

  • Os alunos das séries finais muitas vezes expressam preconceito para com as brincadeiras realizadas pelos alunos das séries iniciais. Essa questão é percebida no recreio, por exemplo, em que os mais jovens gostam de correr e os mais velhos criticam essa atitude.
  • Outra questão é problema de pré-definir que uma determinada atividade só pode ser realizada por meninos e outras por meninas. Por exemplo, “futebol é só para meninos”, se existe esse pré-conceito, as meninas que gostarem de jogar futebol, podem sofrer críticas discriminatórias.
  • Após dar esses exemplos, faça perguntas à turma do tipo: existem realmente atividades que são permitidas só para meninos e outras só para meninas? Para isso, projete as imagens abaixo em data show e deixe a turma observar as imagens, identificando e respondendo se as atividades abaixo são de meninos ou meninas.

 

É importante leva-los a pensarem que as pessoas podem brincar ou fazerem o que desejarem e devem ser respeitadas, independente de suas escolhas e gostos.

 

 

aula 2, imagem 1

(Disponivel:http://emcasanova.blogspot.com/2011/05/brincando-de-boneca-diadasmaes.html,  acesso em: 09/12/2011)

Brincando de biloca

(Disponível em: http://tedioalacarte.wordpress.com/2010/01/31/infancia-sofrida-n/, acesso em: 09/12/2011)

futebol

(Disponível em: http://www.recados-orkut.com/futebol.html, acesso em: 09/12/2011)

fazer as unhas

(Disponível em: http://comofas.com/como-fazer-as-unhas/, acesso em: 09/12/2011)

 

Aula 5

 

  • Como atividade, proponha a seguinte tarefa aos alunos: eles devem produzir um texto sobre a diversidade cultural existente em sua escola e sobre a importância de se respeitar as diferenças.
  • Após redigirem o texto, promova um momento em que os alunos possam ler suas redações para a turma.
Recursos Complementares

Segue abaixo sugestão de sites de pesquisa, para que o professor possa obter mais informações sobre o tema da aula:

http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=10&id_subtema=1(acesso em: 07/12/2011)

http://pluralidadecultural.zip.net/(acesso em: 07/12/2011)

Vídeos que podem ser exibidos na sala:

http://www.youtube.com/watch?v=pgy7NRQixX8&feature=related(acesso em: 07/12/2011)

http://www.youtube.com/watch?v=pgy7NRQixX8&feature=related(acesso em: 07/12/2011)

Avaliação

O professor pode adotar como estratégia de avaliação a observação do envolvimento dos alunos em cada aula, identificando através das falas e conteúdos das respostas nos trabalhos apresentados se compreenderam o que é pluralidade cultural e como ela se manifesta na escola. Verificar também se os alunos se sensibilizaram para a importância do respeito às diferenças.

Opinião de quem acessou

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