19/12/2011
A pluralidade cultural na escola
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Com essa aula será possível ao aluno compreender que o ambiente escolar é constituído pela pluralidade cultural. Além de entender a importância de respeitar o outro como ele é.
É preciso que os alunos tenham algumas noções básicas sobre o conceito de cultura, sociedade e convivência.
O que é pluralidade cultural?
Pluralidade cultural consiste na diversidade de culturas e expressões culturais existentes na sociedade. Existem vários países no mundo, com seus valores e suas culturas, cada um possui uma forma de ver, de entender e de agir no mundo, formando assim as diferentes culturas. O Brasil, como é um país de dimensões continentais, é possível ver a diversidade existente entre as regiões brasileiras, seja nas manifestações folclóricas, na culinária, na religiosidade, na música, nas festas tradicionais, no folclore e em outros aspectos. É possível identificar também as diferenças culturais entre o interior do país e as grandes cidades, como o fenômeno das tribos urbanas, mais comuns nas grandes cidades. (fonte: http://pessoal.educacional.com.br/up/47040001/1132827/index%282%29.htm, acesso em: 07/12/2011).
(Disponível em: http://www.oxarope.com/ver.php?id=6189, acesso em: 07/12/2011)
Aula 2
ATIVIDADE
1-Escreva o texto abaixo no quadro e peça aos alunos para copiar e ler com atenção:
“Todas as culturas humanas criaram modos de viver coletivamente, de organizar sua vida política, de se relacionar com o meio ambiente, de trabalhar, distribuir e trocar as riquezas que produzem. Mais ainda, todos os povos desenvolveram linguagens, manifestações artísticas e religiosas, mitologias, valores morais, vestuários e moradias. Assim, a pluralidade cultural indica, antes de tudo, um acúmulo de experiências humanas que é patrimônio de todos nós, pois pode enriquecer nossa vida ao nos ensinar diferentes maneiras de existir socialmente e de criar o futuro.”
(Disponível em: http://pessoal.educacional.com.br/up/47040001/1132827/index%282%29.htm acesso em: 07/12/2011).
2- A seguir peça o aluno que, com base no texto lido, responda em seu caderno as questões abaixo:
A- De acordo com o texto, o que é pluralidade cultural?
B- Interprete e explique o significado da frase: “(...) pois pode enriquecer nossa vida ao nos ensinar diferentes maneiras de existir socialmente e de criar o futuro.” (Disponível em: http://pessoal.educacional.com.br/up/47040001/1132827/index%282%29.htm, acesso em: 07/12/2011).
C- Como é vivenciada a pluralidade cultural em sua escola?
Aula 3 e 4
Inicie a aula com a correção da atividade dada na última aula e aproveite para retomar o conceito de pluralidade cultural.
Refletindo sobre a pluralidade no ambiente escolar
Após a correção tente aplicar e construir, juntamente com os alunos, o conceito de pluralidade cultural no universo da escola. Para isso, faça as seguintes perguntas aos alunos e deixe que eles respondam oralmente:
Deixe os alunos responderem as questões e debaterem sobre elas. Depois, leve os alunos a pensarem que a diversidade cultural também faz parte do ambiente escolar, todos são diferentes uns dos outros, por mais mínima que seja essa diferença. É preciso refletir também sobre a importância das pessoas serem diferentes, pois a diferença promove a diversidade cultural e assim o mundo se torna mais rico culturalmente e mais interessante.
Para finalizar a aula, exiba o vídeo abaixo aos alunos, com o auxilio do data show:
(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ve0qg2WUTug, acesso em: 07/12/2011).
Comente o vídeo com os alunos, destaque o tema principal do vídeo que é o respeito às diferenças. Em seguida, proponha a eles o exercício de pensarem nas questões pertinentes ao cotidiano da escola. Existe um problema que consiste na aceitação dos gostos de cada um. São exemplos disso:
É importante leva-los a pensarem que as pessoas podem brincar ou fazerem o que desejarem e devem ser respeitadas, independente de suas escolhas e gostos.
(Disponivel:http://emcasanova.blogspot.com/2011/05/brincando-de-boneca-diadasmaes.html, acesso em: 09/12/2011)
(Disponível em: http://tedioalacarte.wordpress.com/2010/01/31/infancia-sofrida-n/, acesso em: 09/12/2011)
(Disponível em: http://www.recados-orkut.com/futebol.html, acesso em: 09/12/2011)
(Disponível em: http://comofas.com/como-fazer-as-unhas/, acesso em: 09/12/2011)
Aula 5
Segue abaixo sugestão de sites de pesquisa, para que o professor possa obter mais informações sobre o tema da aula:
http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=10&id_subtema=1(acesso em: 07/12/2011)
http://pluralidadecultural.zip.net/(acesso em: 07/12/2011)
Vídeos que podem ser exibidos na sala:
http://www.youtube.com/watch?v=pgy7NRQixX8&feature=related(acesso em: 07/12/2011)
http://www.youtube.com/watch?v=pgy7NRQixX8&feature=related(acesso em: 07/12/2011)
O professor pode adotar como estratégia de avaliação a observação do envolvimento dos alunos em cada aula, identificando através das falas e conteúdos das respostas nos trabalhos apresentados se compreenderam o que é pluralidade cultural e como ela se manifesta na escola. Verificar também se os alunos se sensibilizaram para a importância do respeito às diferenças.
Três estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/11/2013
Cinco estrelasadorei a forma de montar essa aula num assunto bem polemico
20/12/2011
Uma estrelaSão ótimas. Muito bem elaboradas. Parabéns.