Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos e brincadeiras, as manifestações culturais na infância e na adolescência - UCA

 

15/12/2011

Autor e Coautor(es)
Luciana Xavier de Castro
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreenderá que os jogos e brincadeiras são formas de expressam cultural, vinculadas a um determinado povo e a uma determinada época histórica. E que, além disso, são um meio de promover a interação e a socialização na infância e na adolescência.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que os alunos tenham algumas noções básicas sobre o conceito de pluralidade cultural.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

Inicie a aula explicando aos alunos porque os jogos e brincadeiras são formas de manifestações culturais e são consideradas uma das linguagens do nosso folclore. Podemos definir folclore como um conjunto de mito, lendas, música, danças, jogos, brinquedos e brincadeiras que simbolizam o hábito de um povo e que foram passados de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes para as pessoas ou simplesmente assustá-las. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos, muitos deles deram origem às festas populares que ocorrem nos quatro cantos do país.

 Brincadeiras e brinquedos populares ou folclóricos:

São aquelas brincadeiras antigas e que são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem. Muitas delas existem há séculos, e por vezes costumam ter variações ou sofrer modificações de acordo com a região do Brasil, porém os objetivos das brincadeiras são sempre os mesmos. A preservação destas brincadeiras é muito importante para a preservação da história e do folclore do nosso país.É comum em uma determinada região do Brasil existir brincadeiras praticadas por muitas gerações e que fazem parte do contexto cultural daquela região. Os jogos também possibilitam a convivência de pessoas de diversas culturas diferentes, como por exemplo, quando são realizados no ambiente escolar.    (Fonte: http://pt.scribd.com/doc/50496469/Brincadeiras-Populares-ou-brincadeiras-Folcloricas, acesso: 12/12/2012).

 

  • Projete em data show as informações abaixo e apresente aos alunos algumas das brincadeiras  e jogos mais tradicionais das diferentes regiões brasileiras, suas regras  e forma de  brincar :

 

Conhecendo algumas brincadeiras

 

A) Brincadeiras de roda, são várias as canções que embalam as brincadeiras de roda, segue abaixo uma das mais conhecidas:

 

Escravo de Jó: A turma se senta no chão, fazendo uma roda. Cada um segura uma pedra, que vai passando de uma mão para outra, no ritmo da cantiga. No zigue, a pedra fica na mão dos jogadores, que balançam o braço. No zá, a pedra é passada para a outra mão. Essa brincadeira é comum na região sudeste do brasil. (Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escravos_de_J%C3%B3, acesso em: 12/12/2011)

Brincadeiras de roda

(Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-U7vGl2O8Xxw/Tq1qQ3aargI/AAAAAAAAEdI/qY0ekoYitPM/s1600/roda.jpg, acesso em: 07/12/2011)

 

B) Amarelinha: é feito um desenho no chão, conforme a imagem abaixo, cada jogador joga uma pedra sobre o desenho, inicialmente na casa número 1, depois pula em um pé só nas casas isoladas e com os dois pés nas casas duplas, evitando a casa que está a pedrinha. Essa brincadeira é comum em muitos estados do Brasil como: Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro; também é praticada em outros países como Moçambique, na África. (Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amarelinha, acesso em: 12/12/2011).

 

Amarelinha

(Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Amarelinha.jpg, acesso em: 12/12/2011).

 

C) Passar o anel: forma-se uma grande roda, depois o grupo escolhe uma pessoa para passar o anel e outra para adivinhar com quem está o anel. Todos que estão na roda unem uma mão na outra, o passador pega o anel, esconde-o entre a palma da sua mão e vai passando no meio da mão dos que estão na roda. Depois de fazer isso com todos da roda, o passador pergunta ao adivinhador: com quem está o anel? Essa é uma brincadeira muito comum no interior de Minas Gerais. (Disponível em: http://sercriancahoje.blogspot.com/2007/10/brincadeira-de-passa-anel.html, acesso em: 12/12/2011).

 

D) Estátua: Para essa brincadeira é bom ter mais de 3 pessoas. Você vai precisar de um aparelho de som. Todos os jogadores fazem um círculo e um fica como o mestre, controlando o som. Quando o mestre quiser ele abaixa o volume e diz "estátua"! Os jogadores devem ficar em posição de estátua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer caretas e brincadeiras para ver quem se mexe primeiro. Não vale fazer cócegas. Quem se mexer ou rir primeiro paga uma prenda e vai para o lugar do animador. Essa brincadeira teve origem na região sul do Brasil. ( Disponível em: http://meninas-do-sul.blogspot.com/2009/05/as-brincadeiras-da-regiao-sul.html, acesso em: 12/12/2011).

 

  • Informe aos alunos que na próxima aula estarão vivenciando um jogo e/ou brincadeira de  cada região brasileira.

 

Aula 2:

 

Proponha a seguinte atividade para essa aula:

  • Vivenciar as brincadeiras e apresentadas na aula anterior, orientados pelo professor, respeitando a forma e regras de cada uma delas;
  • Após a vivência dessas brincadeiras, promova um momento de debate em que a turma possa relatar como foi essa experiência, o que eles acharam dos jogos brincadeiras e se conseguem identificar formas de expressão que dê dicas da cultura do povo da região a que pertence. Verificar com a turma qual a contribuição do jogo e/ou brincadeira para interação e socialização das crianças e adolescentes da época.

 

Atividade para casa:

Peça os alunos que façam uma pesquisa por meio de entrevista(s) com adultos da sua família, amigos ou vizinhos, perguntando:

 

  1. Como eram as brincadeiras quando você era criança?
  2. Do que mais gostava de brincar?  Qual a sua idade nesta época?
  3. Por que brincava?
  4. Qual a contribuição dos jogos e brincadeiras  para com a sua infância e/ou adolescência?
  5. Você pode ensinar uma dessas brincadeiras? (citar nome, época, região, regras e como se brincar).

 

As entrevistas devem ser gravadas utilizando a área de trabalhodo seu laptop (clicar no menu câmera- vídeo- gravar / salvar em pendrive)e devem ser trazidas para a próxima aula para que possam apresentar, entrevistas de no máximo 3 minutos.     

 

Aula 3

 

Nessa aula os alunos devem exibir em data show as entrevistas que fizeram. A cada exibição, reserve um espaço para a turma comentar as entrevistas. Caso seja necessário, o professor pode reservar mais uma aula para concluir as apresentações.

 

Aula 4

 

Nessa aula a turma irá promover uma campanha na escola e em outras escolas da rede UCA divulgando os jogos e brincadeiras das diferentes regiões do Brasil e mostrando como a prática desses jogos e brincadeiras oportunizaram as crianças e adolescentes a mostrarem sua cultura e interação entre eles.  Para isso, deve seguir as seguintes instruções:

  1. Divida os alunos em grupos de 5;
  2. Cada grupo deve criar um cartaz virtual no kolourPaint (Metasys, aplicações gráficas, ferramentas de pintura) contendo frases e desenhos que incentive a pratica desses jogos e brincadeiras na escola e em casa (e);
  3. Apósconcluído os cartazes com as frase e desenhos, devem ser enviados por  e-mailspara os colegas da escola e para outras escolas da rede UCA (o professor deve auxiliar os grupos nesse momento, inclusive fornecendo os e-mails de escola da rede UCA). Para obter os endereços acesse:  http://www.uca.gov.br/institucional/index.jsp, acesso em: 07/12/2011).
Recursos Complementares

Segue abaixo sugestão de sites de pesquisa, para que o professor possa obter mais informações sobre o tema da aula:

http://umeporchatdeassis.wordpress.com/2009/07/29/jogos-e-brincadeiras-folcloricas-a-tribuninha/ , (acesso em: 07/12/2011)

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/brincadeiras_folclore.htm (acesso em: 07/12/2011)

Vídeos que podem ser utilizados na sala:

http://www.youtube.com/watch?v=cwYd0Rr6uks (acesso em: 07/12/2011)

http://www.youtube.com/watch?v=VtxyQOfJs_s (acesso em: 07/12/2011)

http://www.youtube.com/watch?v=WS2DlLLm8wQ (acesso em: 07/12/2011)

Avaliação

O professor pode adotar como estratégia de avaliação a observação do envolvimento dos alunos em cada aula, identificando através das falas e conteúdos dos trabalhos apresentados se eles compreenderam que os jogos e brincadeiras são uma forma de expressão da cultura de um povo e de interação e socialização entre crianças e adolescentes.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.