Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Moda e pluralidade cultural - UCA

 

16/12/2011

Autor e Coautor(es)
Luciana Xavier de Castro
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Moda e pluralidade cultural - UCA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprenderá sobre a relação existente entre o modo de vestir e a pluralidade cultural.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que os alunos tenham algumas noções básicas sobre o conceito de pluralidade cultural.

Estratégias e recursos da aula

Utilizaremos como principal recurso didático para essa aula os laptops UCA conectados à internet. Os demais recursos a serem utilizados do laptop estão descritos nas aulas.

Aula 1:

Moda e pluralidade cultural

Moda

(Disponível em: http://blogmodaecia.blogspot.com/2010/06/spfw-5-dia-13062010.html, acesso em: 07/12/2011)

 

O modo de vestir é uma das formas de expressar a cultura de grupos sociais, como as tribos urbanas, de uma época histórica, de movimentos sociais, classes sociais e outros.

Atividade

Dinâmica de grupo:

a- Materiais necessários: reunir roupas de várias épocas, acessórios variados, como brincos, camisetas de várias cores, bonés, chapéus, dentre outros itens do vestuário, os mais variados possíveis:

Sugestão de peças:

 

  • Batas e colares artesanais feitos com casca de coco- são vestimentas típicas dos integrantes do movimento hippie ocorridas nos anos 60. Grupos de jovens contrários a Guerra do Vietnã, que tinha como slogan: “Paz e amor”.  Eram favoráveis a liberdade sexual e muitos defendiam o uso de drogas ilícitas, como a maconha. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hippie- acesso em 07/12/2011);
  • Vestido tubinho preto- criado pela estilista francesa Coco Chanel, essa peça se tornou um ícone do vestuário do movimento feminista dos anos 40 e 50. A peça expressava a liberdade das mulheres (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Coco_Chanel, acesso em: 07/12/2011);    
  • Calças Jeans rasgada- é o ícone do vestuário de algumas tribos urbanas como o movimento punk. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Moda_punk - acesso em 07/12/2011).

 

b- Momento da dinâmica: peça os alunos para sentarem formando um círculo. Coloque no centro do círculo as roupas e acessórios. Solicite um aluno para que inicie a atividade escolhendo uma peça dentre as disponibilizadas no centro do círculo e identifique a que grupo e época pertencem. Os demais colegas, com a contribuição do professor, devem avaliar se a resposta está certa ou errada. Convide os alunos demais para também participarem da dinâmica. Ao final, recolha as peças e explique aos alunos o que cada peça representa.

 

Para concluir a aula, peça os alunos para acessarem o link:

 (acesso em: http://www.colheradacultural.com.br/content/20110602174406.000.3-N-clodovil-foi-o-primeiro-a-incorporar-a-brasilidade-em-sua-moda-diz-gilberto-gil.php, acesso: 07/12/2011) e lerem a entrevista com o cantor Gilberto Gil que fala sobre a moda e evidencia a ligação entre a moda e a pluralidade social. Comente o texto com os alunos.

Aula 2, 3, 4 e 5: 

Propor aos alunos a realização de um desfile de modas com o objetivo de mostrar a moda das décadas de 50, 60, 70 e 80 (século XX), como forma de expressar a cultura, valores, gostos, ideais políticos e o modo de vida dos jovens e grupos sociais de cada uma dessas décadas, dentre outros aspectos.  Esse desfile deve ser apresentado para toda a escola no horário do recreio

 Observação: é importante negociar com a direção da escola um tempo maior para o recreio neste dia ou outro horário, pois 20 minutos não é suficiente para apresentação dos grupos.

 

Etapas para a realização do desfile:              

           

  1. Dividir os alunos em grupo de 5 para pesquisarem sobre a moda na década de 50, 60, 70 e 80 (século XX) e distribuir um tema para cada grupo. Cada grupo ficará com uma década;
  2. Pesquisar na internet sobre a moda e a linguagem cultural que esse modo de vestir expressava em cada uma dessas épocas. Sugestão de sites de pesquisa: (acesso em: http://webinsider.uol.com.br/2010/01/17/a-moda-dos-anos-70-como-referencia-cultural/, http://almanaque.folha.uol.com.br/anos60.htm, http://almanaque.folha.uol.com.br/anos50.htm, acesso: 07/12/2011);
  3. Em casa, cada grupo deve procurar junto à família e amigos peças e acessórios, itens necessários para fazerem o desfile;
  4. Divulgar o desfile na escola, enviando e-mail para os demais colegas e professores para informar sobre o evento que eles irão realizar e convidar para que possam assistir ao desfile;
  5. O desfile deve ser organizado por tema (ou seja, por década), após o desfile de cada modelo, um dos integrantes do grupo deve explicar o que cada peça usada representa enquanto expressão cultural da época; 
  6. Durante as aulas o professor deverá acompanhar e orientar o trabalho de cada grupo, inclusive auxiliando na escolha das músicas que serão utilizadas no desfile.  Deverá também se responsabilizar pela organização do espaço físico e demais providências necessárias para realização do evento;
  7. Peça os demais colegas da turma para filmar o desfile e salvar – na área de trabalho do laptop clicar no menu câmera – filmar.
  8. Posteriormente o filme poderá ser editado e postado na internet, no site do youtube. Para saber como postar vídeo no youtube acesse: http://www.acessonews.com/blog/3177/como-postar-video-no-youtube/(acesso em: 07/12/2011)

 

Aula 6 :

  • Solicite aos alunos para que se organizem em círculo e conversem sobre o desfile realizado pela turma. Retome a ideia de como o modo de vestir expressa a cultura de uma época histórica, dos movimentos sociais, de classes sociais, tribos urbanas e a relação do modo de vestir com pluralidade cultural;

 

  • Como tarefa de casa, peça para cada aluno fazer uma redação com o tema: “A moda como expressão da pluralidade cultural".  A redação deve ser feita no kword (na área de trabalho clicar no menu processador de textos), salvar e enviar para o e-mail do professor para que ele possa avaliar;

 

  •  Informe aos alunos que enviará também para o email de todas as considerações que julgar necessárias a respeito da redação de cada um.  Se desejar, o professor pode deixar, na próxima aula, os alunos lerem suas redações para os colegas.
Recursos Complementares

Segue abaixo sugestão de sites de pesquisa, para que o professor possa obter mais informações sobre o tema da aula:

http://promarta.wordpress.com/2007/10/25/pluralidade-cultural-moda/  (acesso em: 07/12/2011)

http://pluralidaculturaltribosurbanas.blogspot.com/2009/11/moda-e-tribos-urbanas.html ( acesso em: 07/12/2011)

Avaliação

Através das atividades propostas (desfile e redação), identificar por meio do conteúdo escrito e da fala dos alunos se compreenderam a relação existente entre o modo de vestir e a pluralidade cultural.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • clarisse, UFMG , Minas Gerais - disse:
    claraluxter@oi.com.br

    19/08/2015

    Cinco estrelas

    Muito pertinente o direcionamento e as atividades propostas. obrigada por compartilhar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.