16/12/2011
Moda e pluralidade cultural - UCA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Aprenderá sobre a relação existente entre o modo de vestir e a pluralidade cultural.
É preciso que os alunos tenham algumas noções básicas sobre o conceito de pluralidade cultural.
Utilizaremos como principal recurso didático para essa aula os laptops UCA conectados à internet. Os demais recursos a serem utilizados do laptop estão descritos nas aulas.
Aula 1:
Moda e pluralidade cultural
(Disponível em: http://blogmodaecia.blogspot.com/2010/06/spfw-5-dia-13062010.html, acesso em: 07/12/2011)
O modo de vestir é uma das formas de expressar a cultura de grupos sociais, como as tribos urbanas, de uma época histórica, de movimentos sociais, classes sociais e outros.
Atividade
Dinâmica de grupo:
a- Materiais necessários: reunir roupas de várias épocas, acessórios variados, como brincos, camisetas de várias cores, bonés, chapéus, dentre outros itens do vestuário, os mais variados possíveis:
Sugestão de peças:
b- Momento da dinâmica: peça os alunos para sentarem formando um círculo. Coloque no centro do círculo as roupas e acessórios. Solicite um aluno para que inicie a atividade escolhendo uma peça dentre as disponibilizadas no centro do círculo e identifique a que grupo e época pertencem. Os demais colegas, com a contribuição do professor, devem avaliar se a resposta está certa ou errada. Convide os alunos demais para também participarem da dinâmica. Ao final, recolha as peças e explique aos alunos o que cada peça representa.
Para concluir a aula, peça os alunos para acessarem o link:
(acesso em: http://www.colheradacultural.com.br/content/20110602174406.000.3-N-clodovil-foi-o-primeiro-a-incorporar-a-brasilidade-em-sua-moda-diz-gilberto-gil.php, acesso: 07/12/2011) e lerem a entrevista com o cantor Gilberto Gil que fala sobre a moda e evidencia a ligação entre a moda e a pluralidade social. Comente o texto com os alunos.
Aula 2, 3, 4 e 5:
Propor aos alunos a realização de um desfile de modas com o objetivo de mostrar a moda das décadas de 50, 60, 70 e 80 (século XX), como forma de expressar a cultura, valores, gostos, ideais políticos e o modo de vida dos jovens e grupos sociais de cada uma dessas décadas, dentre outros aspectos. Esse desfile deve ser apresentado para toda a escola no horário do recreio
Observação: é importante negociar com a direção da escola um tempo maior para o recreio neste dia ou outro horário, pois 20 minutos não é suficiente para apresentação dos grupos.
Etapas para a realização do desfile:
Aula 6 :
Segue abaixo sugestão de sites de pesquisa, para que o professor possa obter mais informações sobre o tema da aula:
http://promarta.wordpress.com/2007/10/25/pluralidade-cultural-moda/ (acesso em: 07/12/2011)
http://pluralidaculturaltribosurbanas.blogspot.com/2009/11/moda-e-tribos-urbanas.html ( acesso em: 07/12/2011)
Através das atividades propostas (desfile e redação), identificar por meio do conteúdo escrito e da fala dos alunos se compreenderam a relação existente entre o modo de vestir e a pluralidade cultural.
Cinco estrelas 1 classificações
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19/08/2015
Cinco estrelasMuito pertinente o direcionamento e as atividades propostas. obrigada por compartilhar.