Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Contando histórias: o conto “Missa do Galo” de Machado de Assis

 

28/07/2009

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Erwin Doescher,Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O objetivo das aulas é despertar o interesse pela leitura e produção de textos, incentivando a interpretação e produção de textos narrativos nas suas formas escrita e oral a partir da análise das características, dos elementos básicos e da estrutura narrativa do gênero conto.

Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos; (4) quatro aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessariamente conhecimentos prévios a serem trabalhados pelo professor com o aluno.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de aula, pois o Recurso pode ser salvo em CD e transmitido em aparelho de CD.

Observações: As aulas deverão acontecer no Laboratório de Informática com acesso a Internet. Caso não seja possível, é necessário a cópia das imagens e salvar os áudios e textos sugeridos nas atividades para serem usados em sala de aula. Neste caso, o professor deverá providenciar um rádio para ouvir os áudios e cópias em quantidade necessária das figuras e dos textos para os alunos.

AULA 1

MOTIVAÇÃO

O professor deverá, sem dizer o tema que será trabalhado, iniciar a aula apresentando algumas figuras para que os alunos identifiquem (Figs. 1, 2, 3, 4, 5, 6). Sugerimos que isto seja feito, de preferência, na forma de Slides (Power Point) para que sejam visualizadas todas de uma vez só, de uma forma mais atrativa.

missa

Fig. 1 - Missa
Fonte: http://cristaoeoracoes.planetaclix.pt/images/home/missa.gif.  Acessado em: 10 de julho de 2009.

galo

Fig. 2 - Galo
Fonte: http://www.ambienteemfoco.com.br/wp-content/uploads/galo.jpg . Acessado em: 10 de julho de 2009.

natal

Fig. 3 -  Natal
Fonte: http://www.presentesnatal.com/wp-content/uploads/2007/11/papael-de-parede-de-natal-presentes-natal.gif . Acessado em: 10 de julho de 2009.

sala de estar

Fig. 4 – Sala de Estar
Fonte: http://www.amontesinho.pt/upload/1564_20070125155538.jpg . Acessado em: 10 de julho de 2009.

mulher

Fig. 5 – Mulher
Fonte: http://www.sambapunk.com.br/wp-content/uploads/2008/11/alanis-morissette.jpg  . Acessado em: 15 de julho de 2009.

rapaz

Fig. 6 – Rapaz
Fonte: http://ipt.olhares.com/data/big/64/648257.jpg  . Acessado em: 12 de julho de 2009.

Em seguida o professor dividirá os alunos em grupos de três a cinco integrantes para que debatam se há relação ou não entre as figuras apresentadas a partir das seguintes questões:

1. Quem são essas pessoas? Existe alguma relação entre elas? Explique.
2. Onde elas estão?
3. No que elas estão pensando?
4. Porque elas estão juntas?
5. Sobre o que elas estariam conversando?
6. A conversa é boa ou ruim?
7. Como tudo termina?

O professor deverá monitorar o andamento dos debates nos grupos, orientando e explicando sobre as questões e auxiliando organizar as discussões.

AULA 2

ATIVIDADE 1

Neste momento, o profes sor deverá propor ao s grupos (os mesmos da aula anterior) que eles criem textos narrativos (contando uma história) a partir das idéias do debate sobre as figuras. Cada grupo (Fig. 7) deverá escolher um relator que ficará responsável por escrever e depois ler o texto para turma e um coordenador, responsável por organizar as falas de todos os participantes, buscando evitar que um participante fale mais e outro menos durante os trabalhos em grupo.

trabalho em grupo

Figura 7 - Trabalho em Grupo
Fonte: http://www.training.gpa.unep.org/images/jpg/turkey1_group_work_lg.jpg  . Acessado em 12 de julho de 2009.

A história criada será apresentada na próxima atividade.

ATIVIDADE 2

Cada relator deverá apresentar a história criada pelo grupo durante a Atividade 1. Após a apresentação dos grupos, o professor deverá ressaltar que o que fizeram foi narrar, ou seja, contar uma história em prosa. Neste momento o professor deverá questionar se a história que criaram é um conto ou não e por que.

Sugerimos que o professor promova discussão em sala aberta, fomentada pela definição de conto conforme apresentada no recurso (Fig. 8):

"Conto é uma narrativa em prosa breve, centrada geralmente em um episódio, contado por um narrador em primeira (quando o narrador participa da história) ou em terceira pessoa (quando o narrador conta a história sem dela participar). A estrutura narrativa está dividida em: Introdução – apresentação dos personagens; Conflito - seqüência de acontecimentos; Final – resolução ou não do conflito. Há vezes que um conto começa pelo seu final e os três elementos que o constituem não aparecem necessariamente sempre na mesma ordem."

ADESCOBERTADOCONTO

Figura 8 – Imagem do recurso


RECURSO - A descoberta do conto: parte 1-
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2688 . (do início até 01h59min.).


Neste momento, os grupos podem comentar oralmente sobre as histórias criadas, dando sugestões para que fiquem melhor organizadas e apresentadas.

Aula 3

ATIVIDADE 3

Propor, a partir da definição de conto proposta ao final da na aula anterior (Atividade 2), a comparação entre os textos criados pelos grupos (os mesmos da aula anterior) e o conto “Missa do Galo” de Machado de Assis, que será ouvido.
Ao final de cada parte o professor deverá requisitar que cada grupo apresente, neste conto, os elementos constituintes que conseguiram detectar (introdução, conflito, final) com base nas seguintes questões:

1. Algum personagem conta a história? Qual? Por quê?
2. Qual é a sequência dos acontecimentos?
3. Há algum conflito (problema) a ser resolvido?
4. Como é o final da história, ou seja, a resolução do conflito?

Áudio disponível para visualização ou download em:

RECURSOMACHADOAULA1

Figura 9 - Imagem do Recurso

RECURSOS:


Parte 1 -  http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2667 .


Esta parte é a introdução do conto, em que o personagem principal, Nogueira diz que vai descrever uma conversação inesquecível que teve c om Conceição após todos os moradores da casa dormirem, enquanto ele esperava d ar o horário para ir a “Missa do Galo”. Conceição e ra a segunda mulher do escrivão Meneses dono da casa em que estava hospedado para estudar no Rio de Janeiro. Ele tinha 17 anos e ela 30. Meneses que dizia ir ao teatro quando encontrava outra mulher e Conceição era chamada de “a santa” por suportar a situação.

Parte 2 -  http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2669 .


Nesta, Nogueira encontra-se lendo na sala e Conceição entra de roupão. Ela puxa conversa, falam sobre leituras, ficar acordado até tarde, até que ele diz que precisa ir pois já é hora da missa. Ela diz que é bobagem ele ir, pois todas as missas se parecem.


Parte 3 - A descoberta do conto http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2671  .

A conversa continua, Nogueira desconcertado; Conceição tentava seduzi-lo. Conversavam baixo e com longas pausas.

Parte 4 -  http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2674 .


Nesta parte acontece o desfecho do conto. Nogueira esforçou-se para finalizar a conversa, mas não conseguia desviar os olhos de Conceição, sem mesmo prestar atenção no que diziam. Ficaram um tempo calados até que o vizinho passou gritando “Missa do Galo, Missa do Galo!”. Nogueira ficou perdido, mas Conceição recomendou que fosse a missa. Durante a missa, Nogueira pensa nela; no dia seguinte conta como foi a missa, mas ela não presta atenção. Depois do Ano Novo Nogueira volta para sua terra natal. Ao retornar ao Rio de Janeiro em março fica sabendo que Meneses morrera e Conceição casara-se novamente com o escrivão juramentado do marido.


Observamos que é possível referir-se ao texto em sua forma escrita, disponível em:

RECURSO (texto completo) Missa do Galo
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1931

Note-se que há pequenas diferenças entre o texto em sua forma escrita e na gravação (áudio).

Ao final da audição de todas as partes do conto, concluir o debate sobre a relação que estabelecem entre o conto de Machado de Assis e os textos criados por eles, isto é, sobre o que caracterizaria o texto criado por eles como conto ou não, com fundamento nas questões propostas.

Aula 4


ATIVIDADE 4

Finalizando as atividades, os alunos deverão reescrever os textos criados e apresentados. Neste processo sugere-se o uso de um editor de textos (por exemplo, o Microsoft Word). Quando considerados adequados os textos deverão ser lidos em voz alta para os outros componentes da turma e poderão ser impressos para a elaboração de um livro de contos da turma.


SUGESTÕES:

1) Os grupos podem reunir-se novamente, analisar os contos produzidos por outros grupos e apresentar para a turma. Cada grupo deve, ainda, ter um coordenador e um relator, como proposto na atividade anterior.

2) O professor pode pedir para que ca da grupo encontre em algum conto os eleme ntos que o constituem (introdução, conflito, final). Sugerimos “A Cartomante” (Fig. 10) de Machado de Assis disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1965  . Acessado em 11 de julho de 2009.

a cartomante machado de assis

Figura 10 - A Cartomante
FONTE: http://www.comix.com.br/images/Zahar_Cartomante.jpg . Acessado em 13 de julho de 2009.

Recursos Complementares

Dicionário de Língua Portuguesa.

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos das aulas: nas discussões e nas atividades em grupo. Além disso, em grupos, os alunos deverão escrever um conto. O professor deverá corrigi-los com base nas questões das atividades 2 e 3 em sala de aula. Neste processo sugere-se o uso de um editor de textos (por exemplo, o Microsoft Word). Quando considerados adequados os textos deverão ser lidos em voz alta para os outros componentes da turma e poderão ser impressos para a elaboração de um livro de contos da turma.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 17 classificações

  • Cinco estrelas 11/17 - 64.71%
  • Quatro estrelas 6/17 - 35.29%
  • Três estrelas 0/17 - 0%
  • Duas estrelas 0/17 - 0%
  • Uma estrela 0/17 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jusara Aparecida Dias Vila Furgeri, ADAIL LUIZ MILLER DR , São Paulo - disse:
    prof.jusara@gmail.com

    08/09/2013

    Quatro estrelas

    Ótima sugestão de sequência didática para trabalhar o texto de Machado de Assis e a produção de texto literário pelo aluno. Parabéns!


  • terezinha de fátima campos beneti, E.E. Calvino Barbosa Ferraz - Município de Óleo-S.P. , São Paulo - disse:
    terezinhafcbeneti@gmail.com

    04/09/2013

    Cinco estrelas

    Estava a procura de algo que me motivasse a trabalhar o conto Missa do Galo e também meus alunos. Parabéns! O planejamento e o roteiro da aula são excelentes. Fiquei feliz por encontrar algo tão especial.


  • Gabriela , EEEM Aracy Martins , Ceará - disse:
    gabrielacravocanela95@yahoo.com.br

    31/01/2012

    Quatro estrelas

    Uma ótima sugestão de aula! Parabéns! Usarei e sei que funcionará.Obrigada!


  • Roberto Luiz Ferreira, ESCOLA ESTADUAL LAMOUNIER GODOFREDO , Minas Gerais - disse:
    robertoferreira1521@yahoo.com.br

    30/09/2010

    Cinco estrelas

    Missa do Galo trabalhado através de diversos recursos audio-visuais ensina ao aluno a compreender uma obra sobre diversos pontos de vista. Ótima aula!!!!!!


  • Elaine, Escola Mauro Weis , Mato Grosso - disse:
    elaine.scopelpvl@gmail.com

    02/08/2010

    Cinco estrelas

    Aula excelente. As atividades são de fácil assimilação e bastante atraentes.


  • claudia , Olga Chakur Farah , São Paulo - disse:
    claudiadantas38@hotmail.com

    17/05/2010

    Cinco estrelas

    A sugestão de aula e excelente.


  • juraci souza da conceição, ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL RADIAL , Pará - disse:
    juraci_sc@hotmail.com

    06/04/2010

    Cinco estrelas

    Vou aplicar


  • ALESSANDRA GOMES, ESCOLA MARILDA GOUVEIA , Acre - disse:
    XEXANDRA@GMAIL.COM

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ADOREI. UMA AULA DINÂMICA E PRODUTIVA


  • Ermida Maria Scandolara, Escola Estadual Antonio Schiebel Ensino Fundamental , Paraná - disse:
    midinha211@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A AULA É PRÁTICA E ÓTIMA PARA SER APLICADA PARABÉNS


  • Ivana Carneiro, EEFM Mons José Carneiro da Cunha , Ceará - disse:
    ivana-carneiro@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Fico feliz quando vejo a aula de português sendo ministrada de forma dinâmica.O planejamento da professora partiu de uma questão simples que foi analisar figuras para depois chegar ao complexo que foi criar texto e fazer um paralelo com um texto de um escritor famoso.Tudo isso sem assombrar os alunos que não suportam mais aquelas aulas de redação onde o professor joga um tema e sem comentário nenhum pede que seja feita uma redação.


  • Cleusa, CEEBJA Prof. Paschoal Salles Rosa , Paraná - disse:
    cjchorst@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula interessante. Desperatá o interesse dos alunos e a consequente participação deles.


  • jania fernandes, EE joao brembatti calvoso , Mato Grosso do Sul - disse:
    jania_fer@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei a aula muito boa. Nota dez.


  • SONIA SANTOS, E.E.E.M Professor João Bento da Costa , Rondônia - disse:
    soniarodrigues06@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Uma coisa é você falar sobre o assunto outra é você despertar a imaginação e decodificar a mensagem. Pensar por si mesmo nunca é fácil, entretanto com essa dinâmica que você desenvolveu com certeza despertou a curiosidade e o senso crítico dos alunos, parabéns.


  • Elizete Carlos da Cunha, I.E.E Marechal Rondom , Rondônia - disse:
    elizetecarloscunha@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula com o conto Missa do Galo e maravilhoso. Como Professora de Língua Portuguesa já o conhecia.Já trabalhei com os alunos do 3º ano com outra obra de Machado o conto A cartomante, porém da forma mais tradicional leitua e análise da obra com perguntas a respeito do texto. Os alunos deveriam trazer o conto retirado do Domínio Público.Deveriam fazer uma leitura previa o que não aconteceu e muitos nem tiraram. Não consegui fazer o trabalho e fique frustada. Gostei dessa aula. Maravilhosa . É D.


  • waine de fátima gonçalves borges, E. E. Prefeito Paschoal Castrequini , São Paulo - disse:
    wainefgb@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa aestratégia, primeiro vc estimula os alunos a criarem uma história e depois apresenta um texto literário renomado. Dessa forma os alunos tomam contato com uma excelente linguagem e adquiri mais conhecimento linguistico.


  • gracinha, Liceu de Camocim , Ceará - disse:
    gracinha2008.1@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    gostei muito da sugestões de trabalhar o conto-missa do galo, onde os alunos passam pelo um processo para depois conhecer o texto. Vou adaptar em minhas aula.


  • Silvinha, Liceu de Iguatu , Ceará - disse:
    silvinhagalvo@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A didática utilizada nas aulas planejada pela professora em nada me faz lembrar minhas aulas de português, Que bom que o uso das TICs pode dá ao ensino da Lingua Portuguesa um novo rumo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.