14/12/2011
Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Tempo e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Para o pleno desenvolvimento desta aula, o aluno deve possuir noções básicas sobre ética, pensamento reflexivo e que tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox e processador de textos.
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop do projeto Um Computador por Aluno (UCA) conectado à internet.
Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html
1° Momento: aproximadamente 60 minutos
O que é um herói? Quem são os seus?
Professor, inicie a aula com essa pergunta e ouça atentamente as respostas de seus alunos. Provavelmente eles citarão os nomes dos heróis dos desenhos animados e falarão daqueles que mais gostam. Nesse momento inicial, os alunos devem falar abertamente o que acham e os colegas devem ouvir com atenção sem interferir na fala e na opinião dos colegas. Cada aluno deverá falar o que conhece sobre o termo herói, mediante a utilização da técnica brainstorming, tempestade de idéias (Ver definição e objetivos da técnica em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brainstorming.
Imagem disponível em: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&source=hp&biw=1024&bih=584&gbv=2&aq=f&aqi=g2&oq=&q=brainstorming&tbs=isch:1
Professor, após a discussão solicite aos seus alunos que:
a) Digitem o que eles mesmos falaram em seus laptops UCA. Para isso, deverão utilizar o seguinte caminho KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).
b) Desenhem em seus cadernos ou em seus laptops UCA por meio de Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital), alguém de seu conhecimento, de preferência um de seus familiares, que mais se aproximem de um herói.
2º Momento: aproximadamente 60 minutos
Os heróis em quadrinhos.
Professor, é sabido que as crianças de nossa sociedade – inclusive, os adultos – ao falar em heróis, imediatamente trarão em suas mentes alguns dos heróis em quadrinhos. Isso se dá pelo fato de a cultura grega ser pouco difundida entre nós.
Vejamos um conceito de herói: “Herói é uma figura arquetípica que reúne em si os atributos necessários para superar de forma excepcional um determinado problema de dimensão épica. Variando consoantes as épocas, as correntes estético-literárias, os gêneros e subgêneros, o herói é marcado por uma projeção ambígua: por um lado, representa a condição humana, na sua complexidade psicológica, social e ética; por outro, transcende a mesma condição, na medida em que representam facetas e virtudes que o homem comum não consegue, mas gostaria de atingir – fé, coragem, força de vontade, determinação, paciência, etc.”.
Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Her%C3%B3i
Vamos conhecer alguns deles. Abaixo você verá muitos super heróis, contudo, nem todos serão de seu conhecimento. Isso se dá pelo fato de, como não foram criados por brasileiros, muitos desses não foram divulgados no Brasil.
Imagem disponível em: www.infoescola.com/desenho/dc-comics/
Por meio de seu laptop UCA, acesse o sítio abaixo, assista ao vídeo e com o auxílo de seus familiares, faça o que se pede. Utilize Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Vídeo completo disponível em: http://youtu.be/nXicKuj9wXo
1) Logo no início do vídeo aparece um local parecido com um castelo. Que lugar é esse?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Qual é o nome dos super heróis que aparecem no vídeo? Escreva o nome deles seguido de uma rápida descrição de seus super poderes.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Qual é o herói que você mais gosta? Por quê? Faça um desenho dele em seu caderno.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
3º Momento: aproximadamente 60 minutos
Os heróis gregos.
Conhecemos no 2° momento desta aula, um pouco dos heróis em quadrinhos. Eles são em grande parte criações norte – americanas inspirados inicialmente nos heróis gregos.
Os Heróis eram seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos: Herácles ou Hércules e Aquiles.
Os heróis aparecem em várias histórias mitológicas da Grécia Antiga. Utilizando suas capacidades especiais, eles eram capazes de vencer monstros, combater vários guerreiros inimigos e atuar em missões que seriam impossíveis aos mortais. Por outro lado, os heróis apresentavam alguns defeitos humanos (psicológicos e corporais).
Aquiles: um dos principais heróis da mitologia grega. Participou do cerco da cidade de Tróia, ajudando na vitória grega. Era um excelente guerreiro, com muitas qualidades nesta área. Seu ponto fraco era o calcanhar. Morreu ao ser atingido neste local, por uma flecha arremessada por Paris. Este evento ocorreu durante a Guerra de Tróia. Imagem e texto disponíveis em: http://mekstein.blogspot.com/
Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos. Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicações para tudo. A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, monstros, titãs e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas.
Poseidon Hércules Atlas Ícarus Medusa
Imagens disponíveis em: http://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/
Na mitologia grega, os heróis (semi-deuses) eram personagens que estavam numa posição intermediária entre os homens e os deuses gregos. Possuíam poderes especiais superiores aos dos humanos (força, inteligência, velocidade), porém eram mortais. De acordo com a mitologia grega, os heróis eram filhos de deuses com seres humanos.
Principais heróis da mitologia grega e seus feitos:
- Hércules (ou Herácles): a força física era a principal qualidade deste herói. Suas façanhas estão presentes nas histórias sobre os Doze Trabalhos de Hércules. Derrotou monstros e cumpriu vários desafios que seriam impossíveis para os humanos. Era filho de Zeus e Alcmena.
- Teseu: venceu o Minotauro no labirinto de Creta.
- Agamenon: guerreiro valente e forte. Foi o guerreiro comandante na Guerra de Tróia.
- Perseu: foi o herói que conseguiu decapitar a Medusa.
- Ajax: herói guerreiro que também atuou nas batalhas da Guerra de Tróia.
- Édipo: único a conseguir, com sua inteligência superior, decifrar o enigma da Esfinge. Tornou-se rei da cidade de Tebas.
- http://www.suapesquisa.com/o_que.../etica_conceito.htm
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Ética
- http://www.mundodosfilosofos.com.br/vanderlei18.htm
- http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro082.pdf
- http://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/herois_gregos.htm
Imagem disponível em:http://disneyload.blogspot.com/2010/10/hercules.html
Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades, assim será possível verificar se os alunos relembraram alguns personagens dos desenhos animados, conhecidos como super heróis, se conseguiram absorver que os heróis animados são originados e adaptados dos heróis gregos e se conseguem seguramente estabelecer semelhanças e diferenças entre esses dois modelos de heróis.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/06/2013
Quatro estrelasadorei .... bem interessante .....