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Como utilizar a literatura infantil para conscientizar os alunos sobre a conservação e depredação de livros? (UCA)

 

16/12/2011

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Co-autor(es) Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
  • Interpretar informações;
  • Produzir textos;
  • Compreender o que é depredação;
  • Aprender a conservar os livros;
  • Resolver situações-problema;
  • Desenvolver atitudes de respeito ao meio ambiente e aos materiais de domínio público.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – cinco (5) aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword, o Tux Paint e a Webcam.  Estar inserido no processo de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

alunos 

Prezado professor, essa aula foi estruturada buscando contemplar atividades que possam ser trabalhadas com alunos de instituições incluídas no Programa “Um Computador por Aluno” (PROUCA) do MEC. Nesse sentido, indicamos o uso do Classmate, ou seja, o laptop que os alunos e professores receberam do Programa. Porém, ressaltamos que todas as atividades aqui propostas podem ser adaptadas e aproveitadas por professores de instituições não incluídas no PROUCA, contemplando por sua vez, as especificidades de cada escola, professor e aluno. Para isso, ao longo das atividades apresentamos possibilidades que podem ser desenvolvidas pelos docentes que não possuem este recurso em sua escola. Conte conosco para sugestões de adaptações!

 

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

INTRODUZINDO O TEMA: explorando uma história literária

- Professor, é importante que desde cedo as crianças aprendam sobre a importância da leitura e do livro enquanto um portador de textos que traz informações, histórias, dentre outros, bem como desenvolvam o cuidado com esse material. No dia 29 de outubro é comemorado o dia nacional do livro, aproveite este momento, para trabalhar essas questões com seus alunos, porém elas podem e devem ser trabalhadas em qualquer dia, para isso é necessário que tenha esta disponibilidade.

- Sabemos que a literatura infantil é um importante instrumento no processo de alfabetização bem como, na formação de valores. Nesse sentido, sugerimos uma história para ser explorada nesta aula no intuito de contribuir para a formação de leitores críticos, bem como, conscientes sobre a importância e os cuidados que devemos ter com os livros.

- Para tanto, a história que sugerimos para esse trabalho é “A rebelião dos livros” de José Maria Cardoso.   Essa história além de envolver o leitor em um clima de humor, mistério e descontração, possibilita ainda o trabalho sobre a importância da leitura e a conservação dos livros.

- Essa história pode ser encontrada em slides. Inicie sua aula solicitando que os alunos utilizem seus laptops para acessarem e lerem a história no sítio http://www.youtube.com/watch?v=80iNq4Sx1H0. Para tanto eles deverão utilizar o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

 

rebelião 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=80iNq4Sx1H0

 

- Depois que realizarem a leitura individual, leia com eles novamente a história e faça inferências questionando-lhes, por exemplo:

 

  • O que tem na capa deste livro?
  • Qual é o nome dele?
  • Sobre o que  é essa história?
  • Por que será que o nome dessa história é "A rebelião dos livros" ?
  • Como são os livros que aparecem na capa? O que eles estão fazendo?
  • Eles estão bem conservados? Por quê?

 

- Para registrar esse momento, peça que eles desenhem a parte da história que mais gostaram, e a que não gostaram. Solicite que escrevam abaixo dos desenhos justificando o porquê de gostar e de não gostar das partes ilustradas.

- Essa atividade poderá ser realizada no caderno dos alunos, ou então, utilizando os laptops. Para tanto, os alunos poderão ilustrar o desenho através doTux  Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital) e escrever suas justificativas com o apoio do KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).

- Deixe que os alunos socializem seus desenhos e justificativas.

 

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

INTERPRETANDO A HISTÓRIA

menina lapis 

- Professor, nesse momento você poderá trabalhar com seus alunos a interpretação da história, ampliando dessa forma a discussão sobre a importância de não depredar os livros. Para tanto, sugerimos que retome com eles a leitura da história e depois proponha a seguinte atividade de registro:

 

 

REGISTRANDO

1. O livro mais procurado para a leitura na biblioteca era o:

(   ) dicionário           (    ) livro de receitas           (   ) livro de histórias infantis

2. Como estavam os livros menos procurados pelos leitores?

3. O que aconteceu com os livros mais velhos que eram pouco procurados pelos leitores?

4. O que as pessoas que levaram os livros mais velhos embora iriam fazer com eles? O que você pensa sobre isso?

5. De acordo com a história, os livros resolveram entrar em rebelião, pois estavam cansados de:

(   ) Serem maltratados pelos seres humanos.

(   ) Serem rasgados.

(   ) Serem destruídos.

(   ) Serem jogados no lixo.

(   ) Serem lidos com frequência.

 

6. Procure o no dicionário o significado das palavras abaixo:

  1. Rebelião:

  2. Depredação:

 

7. Quais foram as estratégias utilizadas pelos livros durante a rebelião?

8. Depois da rebelião dos livros, os seres humanos descobriram qual a importância desse material para todos nós. Escreva abaixo qual é.

9. Escreva no quadro abaixo atitudes favoráveis a preservação dos livros e atitudes que contribuem para depredação:

 

Atitudes de Conservação

Atitudes de depredação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 - Após a realização da atividade corrija individualmente as respostas das crianças. Ou então realize a correção coletiva na lousa. Em seguida, confeccione com eles um cartaz para ser anexado na sala de aula, contendo um quadro assim como no exercício 9 da atividade, expondo atitudes de conservação e de depredação dos livros para que os alunos possam visualiza-lo.

 

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

PESQUISA DE CAMPO: como estão sendo tratados os livros da biblioteca de sua escola?

menino pesquisa 

- Professor, para a realização dessa atividade será preciso agendar com os bibliotecários de sua escola, uma visita de seus alunos até o ambiente. Você poderá elaborar em uma aula anterior uma solicitação de visita com seus alunos para ser enviado aos bibliotecários explicando-lhes o motivo da visita e pedindo-lhes que reservem um horário para a realização da mesma.

- Na rodinha, converse com seus alunos, e proponha para eles que façam uma pesquisa de campo na biblioteca de sua escola. Nesse sentido, vá com eles até a biblioteca e escolha uma sessão específica para visitar, por exemplo: a sessão de livros de literatura indicada para essa faixa etária.

- Explique a eles que deverão observar na sessão escolhida o estado de conservação dos livros.

- Proponha uma problematoteca sobre a pesquisa. Reproduza para que seus alunos colem no caderno de Matemática. Dessa forma, você poderá explorar operações de adição e subtração.

- Depois, solicite que levem seus cadernos para a biblioteca para registrarem o que eles observaram respondendo as perguntas da problematoteca. Veja uma sugestão:

 

Problematoteca

Que legal! Hoje visitamos a biblioteca de nossa escola para observamos o estado de conservação dos livros de literatura infantil, indicados para alunos de 7 a 8 anos de idade. Agora vamos responder as questões abaixo:

 

  1. Quantos livros haviam ao todo na sessão observada?
  2. Quantos livros estavam em bom estado de conservação?
  3. Quantos livros estavam depredados?
  4. Dos livros depredados, quantos estavam rasgados tendo sua leitura prejudicada?
  5. Se retirarmos os livros depredados da sessão, quantos restariam para a leitura dos alunos?

 

 

Escolha uma criança para levar um laptop e fotografar o que ela e seus colegas observaram durante a pesquisa de campo. Para tanto, ela poderá utilizar a Webcam localizada na área de trabalho de seus laptops.

- Os alunos poderão fotografar, por exemplo:

  • Livros rasgados;
  • Livros sujos;
  • Livros que faltam folhas;
  • Livros com folhas descoladas;
  • Livros em bom estado de conservação;
  • Dentre outros.

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

PRESERVANDO O AMBIENTE: preparando uma campanha escolar para a preservação dos livros

- Depois da pesquisa, proponha um diálogo com seus alunos sobre a importância de não se depredar os livros, explicando-lhes que eles são feitos de papel e que, para a produção de papel são necessárias muitas árvores e isso prejudica o meio ambiente. Então devemos economizar ao máximo papel, pois assim também estamos preservando o meio ambiente.

- Converse com eles também sobre a importância de se preservar o ambiente onde eles estudam e os materiais que utilizam, pois são patrimônios da escola e de todos os alunos que por ela passam.

- Proponha para seus alunos que cada um recolha um dos livros literários da biblioteca que estavam estragados e levem-nos para a sala de aula, e depois os convide a reformar esses livros, se possível. Para isso, vocês poderão utilizar cola, fita adesiva, papel, tesoura e borracha. Depois, proponha a leitura do livro e devolva para a biblioteca.

- Convide-os a organizar uma Campanha de Preservação do Livro em sua escola. Para tanto, eles poderão propor aos outros colegas de outras turmas que cada um visite a biblioteca e “adote” um livro depredado para ser reformado.

- Eles poderão levar os livros para casa e reformar com seus familiares, ou então poderão fazê-lo na própria sala de aula.

- Essa será uma boa oportunidade para que os alunos vivenciem de forma concreta a questão da preservação e cuidados com o livro, bem como exercer sua cidadania. Eles vão adorar!

 - Para a divulgação da Campanha, ajude seus alunos a confeccionarem convites utilizando seus laptops. Para tanto, os alunos poderão ilustrar o convite através doTux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital) e escrever suas justificativas com o apoio do KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).

- Depois, revise com eles os convites confeccionados e oriente-os a enviarem por e-mail para os colegas de outras turmas, divulgando a Campanha. Utilizem para isso o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Dessa forma, vocês estarão preservando o ambiente evitando o uso de papel. 

- Você também poderá criar um blog na internet ou então divulgar a Campanha no sítio de sua escola. Peça ajuda a um professor de informática se caso tiver algum em sua escola, dessa forma vocês poderão trabalhar juntos propondo uma atividade interdisciplinar.

- Caso você queira confeccionar cartazes para a divulgação com seus alunos, faça em quantidade pequena e cole em lugares estratégicos em sua escola, onde o fluxo de pessoas é maior.

- Outra iniciativa importante durante a Campanha é convidar a comunidade escolar a realizar doações de livros para a biblioteca, ampliando assim o acervo da mesma.

 
5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

AVALIANDO E PROPONDO: os resultados da Campanha e novas alternativas

- Professor, após a realização da campanha solicite que seus alunos e até mesmo os familiares, avaliem os resultados da Campanha. Dessa forma, será possível verificar os pontos positivos e negativos, bem como apontar novas alternativas para o trabalho com a questão da preservação dos livros.

- Para tanto, disponibilize para os alunos a seguinte avaliação:

 avaliando

 

- Eles também poderão fazer a avaliação utilizando o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos), digitando em seus laptops a avaliação e suas respostas.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles desenvolveram habilidade de leitura e escrita, se participaram da contação da história interpretando as informações abordadas, se compreenderam o que é depredação e aprenderam a conservar os livros e o ambiente, desenvolvendo atitudes de respeito ao meio ambiente e aos materiais de domínio público. Registre as observações para que sirva de subsídios para seu planejamento.

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