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Como trabalhar a leitura, a escrita e a cidadania abordando o tema direitos e deveres? (UCA)

 

16/12/2011

Autor y Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Co-autor(es) Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Desenvolver habilidade de leitura e escrita;
  • Comparar a escrita espontânea com a escrita formal;
  • Produzir textos;
  • Estimular o prazer da leitura e escrita;
  • Elaborar e interpretar  um gráfico;
  • Resolver situações-problema;

.

Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – seis (6) aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword, o krecord, o Tux Paint e a Webcam.  Estar inserido no processo de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

 alunos

Prezado professor, essa aula foi estruturada buscando contemplar atividades que possam ser trabalhadas com alunos de instituições incluídas no Programa “Um Computador por Aluno” (PROUCA) do MEC. Nesse sentido, indicamos o uso do Classmate, ou seja, o laptop que os alunos e professores receberam do Programa. Porém, ressaltamos que todas as atividades aqui propostas podem ser adaptadas e aproveitadas por professores de instituições não incluídas no PROUCA, contemplando por sua vez, as especificidades de cada escola, professor e aluno. Para isso, ao longo das atividades apresentamos possibilidades que podem ser desenvolvidas pelos docentes que não possuem este recurso em sua escola. Conte conosco para sugestões de adaptações!

 

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

INTRODUZINDO O TEMA: o que é o ECA

- Professor, o ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, é um documento que aborda  os direitos e deveres da criança. Estes direitos, existentes desde 13 de julho de 1990, e apesar de nem sempre serem acatados, devem fazer parte do planejamento anual, como um tema de aula para que as crianças os conheçam.

- Para motivar seus alunos sobre o tema, nossa sugestão é que inicie sua aula em rodinha, questionando-os sobre esse documento:

 

  • Vocês sabem o que é o ECA?
  • Para vocês o que significa a palavra direito?
  • E a palavra deveres?
  • Sabiam que vocês têm direitos e deveres?
  • O que vocês pensam sobre isso?

 

- Deixe que seus alunos exponham suas opiniões, depois dialogue com eles sobre suas falas explicando-lhes que direito é algo que precisa ser garantido, e deveres é uma regra que devemos cumprir.

- Em seguida, para mobilizá-los sobre a temática do ECA, solicite que eles assistam ao vídeo “Conhecendo Estatuto da Criança e do adolescente com Renatinha” que aborda alguns temas interessantes sobre o ECA de forma acessível para essa faixa etária. Para acessá-lo utilize o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) no endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=UmYrApzqUIE

renatinha  

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=UmYrApzqUIE

 

Como forma de registro do vídeo, você poderá fazer um ditado com seus alunos abordando alguns direitos das crianças que aparecem no vídeo e no documento do ECA, como: vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade e convivência, familiar.

- Depois do ditado realize a correção, solicitando que os alunos observem a escrita convencional das palavras no quadro.

- Você poderá entregar um quadro como abaixo, para que eles registrem as palavras ditadas.

 menina lapis

DITADO COM PALAVRAS DO ECA

 

TENTATIVA DE ESCRITA

ESCRITA CONVENCIONAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Caso opte pelo uso do laptop dos alunos, eles poderão utilizar o Kword (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos) para criar a tabela acima, com 2 colunas e o número de linhas de acordo com a quantidade de palavras que você irá ditar. Eles poderão registrar/digitar as palavras ditadas, depois poderão salvar no computador ou então imprimir e colar em seus cadernos.

 

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

EXPLORANDO ECA: Direitos

- Professor, organize os alunos na rodinha e comente sobre o ECA, apresente-lhes o livro do Estatuto da Criança e do Adolescente. O Governo Federal fez doações de vários exemplares para as escolas públicas. Verifique se a sua escola recebeu este material, caso o tenha distribua para que os alunos leiam ou utilize os laptops UCA, por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) e acessem o sítio http://www.youtube.com/watch?v=UmYrApzqUIE, no qual será possível abordar essa temática.

- O objetivo dessa atividade é trabalhar a leitura do documento com os alunos. Você poderá optar por explorar nessa atividade, a leitura somente dos direitos, e em outro momento, dos deveres da criança e do adolescente.

- A leitura poderá ser realizada individualmente, em duplas, cada aluno pode ler um direito ou um dever, ou até mesmo de forma coletiva. O importante é que os alunos tenham contato com o material e realizem suas tentativas de leitura.

- Durante a leitura eles poderão copiar as palavras que não compreenderam em seus cadernos ou em uma folha, e depois procurar os seus significados no dicionário.

- É importante que você explique o que é criança e o que é adolescente. Para tanto, busque apoio no documento do ECA, e leia os seguintes artigos para eles:

Art. 1º, 2º que estabelece que criança é pessoa até 12 anos, entre 12 e 18 anos é adolescente.

- Depois da leitura, dialogue com eles sobre:

 

  1. Vocês consideram que têm esses direitos assegurados?
  2. Caso não estejam assegurados vocês sabem a quem procurar?

 

- Explique para seus alunos que, caso eles tenham seus direitos infringidos, eles poderão recorrer ao Conselho Tutelar, que é um órgão que cuida de assegurar que os direitos das crianças e dos adolescentes sejam cumpridos.

   menina lapis

Registrando:

- Como forma de registro dessa atividade você poderá:

 

  1. Dividir seus alunos em duplas e orientá-los a escolherem um dos direitos abordados, para que produzam um desenho sobre ele e identifiquem na folha do desenho.
  2. Caso opte pela utilização dos laptops dos alunos eles poderão utilizar o Tux Paint (metasys>aplicativos>edusyst>arte e música>pintura digita) para produzirem seus desenhos e identificarem qual é o tema que está sendo representado.
  3. Solicite também que utilizem a Webcam localizada na área de trabalho de seus laptops, para fotografarem na escola momentos que representem os direitos das crianças e adolescente sendo assegurados.
  4. Eles ainda poderão procurar imagens em revistas e jornais, que representem cada direito trabalhado, recortar e colar em uma folha de papel A4 e depois escrever a qual direito esta imagem está se referindo.

 

- Deixe que os alunos socializem seus desenhos e justificativas. Depois, monte um painel para expor os trabalhos dos alunos.

 menino tarefa

Professor, solicite que seus alunos levem seus laptops para casa e escolham um membro de sua família para entrevistá-lo sobre como era sua infância, já que nessa época ainda não havia sido criado o ECA.

Para tanto, eles poderão utilizar Kword (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos) para registrarem as respostas do entrevistado. Depois, deverão salvar em um arquivo para socializar na próxima aula com os colegas.

- Veja abaixo uma sugestão de roteiro de entrevista, que você poderá construir com seus alunos antes de enviar para casa:

 

Entrevista com familiares

Nome:­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

Idade:

Data de nascimento:

Roteiro de entrevista

  1. Como foi a sua infância?

  2. Você estudava?

  3. Até quantos anos estudou?

  4. Você brincava muito? De que?

  5. Você já precisou trabalhar quando criança? O que você fazia?

  6. E quando fazia algo errado, era castigado? Como?

  7. Você conhece o ECA e sabe que ele protege as crianças e adolescentes contra castigos físicos? Qual a sua opinião?

  8. Se quando você fosse criança e  existisse o ECA, você acha que sua infância teria sido diferente? Por quê?

 

 

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

SOCIALIZANDO AS ENTREVISTAS

- Professor, nesta atividade os alunos deverão socializar o resultado da pesquisa realizada em casa com os familiares. Para tanto, eles poderão levar os laptops para a rodinha, ler ou contar o resultado das pesquisas.

- Deixe que todos os alunos falem e exponham seus posicionamentos. Intervenha se necessário mediando o diálogo.

- Você poderá também convidar um desses familiares entrevistados para vir contar pessoalmente para as crianças como era sua infância e o que ele pensa sobre a importância do ECA.

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

ELABORANDO GRÁFICO

- Professor, aproveite a entrevista realizada em casa, faça um levantamento e trabalhe com os dados coletados.

O gráfico é uma excelente forma de trabalharmos com estas informações. Como serão apenas duas resposta, proponha um gráfico em forma de pizza. Para isso, oriente-os a acessarem os sítios a seguir, neles encontrarão orientações sobre este tipo de gráfico. Poderão utilizar seus laptops UCA, por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

Eles poderão construí-lo no caderno, desenhando o círculo e repartindo-o de acordo com as respostas, veja alguns modelos de gráfico de pizza.

 grafico

Fonte: http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/criando-graficos-de-pizza-de-pizza-e-de-barra-de-pizza-HA001117937.aspx

 

grafico 3

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=lDBNeXz9F4o

 

- Vejam a sugestão a seguir:

Solicite que todos verifiquem a resposta da pergunta número sete da tarefa de casa:

  • Você conhece o ECA e sabe que ele protege as crianças e adolescentes contra castigos físicos? Qual a sua opinião?

 

- Verifique quantos entrevistados disseram que conhecem e quantos não conhecem, portanto, faça a tabulação das respostas na lousa. Veja um exemplo abaixo:

  • CONHECEM O ECA:  15
  • NÃO CONHECEM O ECA: 5

grafico alunos 

 Fonte: acervo da autora - gráfico elaborado por aluno do 1º ano do ensino fundamental da ESEBA.

- Depois, de elaborar o gráfico proponha algumas atividades utilizando os dados coletados, tais como:

Analise o gráfico que fizemos responda:

  • Quantas pessoas entrevistadas conhecem o ECA?
  • Quantas pessoas entrevistadas não conhecem o ECA?
  • Você considera que o ECA deveria ser melhor divulgado? Por quê?
  • Como podemos fazer para que as pessoas conheçam o ECA?
  • Você acha importante conhecermos nossos direitos e deveres?

 

5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

EXPLORANDO O ECA:  Deveres

- Professor, retome a discussão sobre o ECA, porém nesse momento enfoque os Deveres para as crianças e adolescentes abordados no documento.

- Explique que o ECA é uma lei federal, e que lei são combinados  e regras que devem ser seguidos para uma boa convivência de grupos de pessoas. Diga-lhes que quem não respeita a lei pode até ser punido. Dê exemplos.

- Converse com as crianças sobre os deveres estipulados pelo ECA. E depois proponha a elaboração de Deveres que devem ser cumpridos por elas e por você na sala de aula.

- As crianças poderão registrar os deveres em seus cadernos, e depois você poderá escrever em uma cartolina os deveres elencados pelas mesmas para que sejam anexados na sala.

- Eles também poderão ilustrar os deveres em seus cadernos e na cartolina anexada na sala.

 

6ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

PRODUZINDO UM DOCUMENTÁRIO: O QUE COMPREENDEMOS SOBRE A ECA

menina fimando 

- Professor, para finalizar o trabalho sobre o ECA você poderá produzir um documentário com seus alunos, no qual eles irão relatar suas descobertas sobre a temática para depois socializar com outras crianças.

- Para tanto, divida a turma em duplas, de forma que os alunos se revezem, enquanto um fala o que aprendeu o outro filma utilizando para isso os seus laptops UCA, por meio do krecord (metasys>aplicativos>multimídia>gravador de som).

- Você também poderá gravar as entrevistas dos alunos utilizando uma filmadora ou seu laptop.

- Depois que todos os alunos gravarem, assista a apresentação de cada um e junte-as, pois  vocês poderão postar no sitio de sua escola ou então montar um blog para socializar suas descobertas sobre o ECA.

- Outra forma de socializar as descobertas realizadas pelos alunos durante o estudo sobre o ECA, é solicitar que eles produziram em cartazes, contendo textos informativos sobre o que eles aprenderam e divulgarem pela escola, os direitos da criança e do adolescente para que possam interagir com esses conhecimentos.

Avaliando:

- Você poderá solicitar que seus alunos produzam um relatório, escrevendo sobre suas aprendizagens e descobertas sobre o ECA. Caso seus alunos não escrevam de forma autônoma ainda, você poderá fazer um texto coletivo com eles ou então pedir para que façam os relatórios em casa com a ajuda dos familiares. Acompanhe todo o processo e registre suas observações. Verifique se os objetivos estabelecidos foram alcançados, pois estas informações serão diretrizes para seu planejamento.

Recursos Complementares

 Vídeo - Ad Vídeo - Fundação Telefônica: Gabriel - trabalho Infantil:  

 http://www.youtube.com/watch?v=X4DtK4xngT0

 

Música: Direito da criança:

http://www.youtube.com/watch?v=dNSF38jw0hw&feature=related

 

Música - Eu quero que cuidem de mim:

http://www.youtube.com/watch?v=rgDWnJ08fZg&feature=related

 

Texto Informativo - Direitos da Criança - a criança no Brasil:

http://www.canalkids.com.br/cidadania/direitos/brasil.htm

 

Textos e artigos: UNICEF

http://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10167.htm

Avaliação

 

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. Observe a participação e envolvimento dos alunos no decorrer do trabalho, analise se eles avançaram no processo de leitura e escrita ao longo das atividades propostas, se expressaram criticidade e opinião em relação ao tema trabalhado e se conseguiram elaborar o gráfico com base nas informações coletadas a partir da atividade desenvolvida. Registre as observações para que sirva de subsídios para seu planejamento.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • Wilson Batista Nascimento, Universidade Anhanguera Educacional , São Paulo - dijo:
    wilsonpededu@gmail.com

    29/05/2015

    Cinco estrelas

    Gostei muito, pois a proposta do planejamento de aula já vai preparando a criança para sua vida social escolar assim como a participação da família e sua conscientização sobre os direitos da criança, vindo a trabalhar desta forma o desenvolvimento afetivo e emocional da criança para que possa ter sucesso no seu aprendizado na vida social escolar. Parabéns - Dra; Laís de Castro Agranito.


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