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Qual a importância de conhecermos a Metafísica? – UCA

 

14/12/2011

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o conceito de Metafísica; 

 

  • Diferenciar perguntas corriqueiras de perguntas metafísicas;

 

  • Conhecer um pouco da vida do filósofo Aristóteles, considerado o “pai” da Metafísica; 

 

  • Descobrir como Aristóteles classificou o conhecimento do mundo.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, o aluno deve conhecer os cinco sentidos humanos. É necessário também que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword ea Webcam.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.

UCA UCA

         Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

Esta aula está dividida em três momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Alfabetização, Ética (justiça, diálogo, respeito mútuo, solidariedade) Língua Portuguesa. Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.

1º Momento: aproximadamente 60 minutos

Você conhece o mundo?

Professor, reflita com seus alunos sobre o conhecimento que eles possuem sobre o mundo. Proponha várias perguntas e deixe que eles se manifestem livremente. Pergunte por exemplo:

-O que é o mundo?

-O que vocês conhecem do mundo em que vivem?

- Vocês acham que existe outro mundo?

- Vocês conhecem muitas coisas do mundo em que vivem? Como conheceram essas coisas?

-O que vocês mais gostam no mundo?

-O que conheceram no mundo, mas não gostariam de ter conhecido?

Essas perguntas devem servir de ponto de partida para a aula.

Globo terrestre

Imagem disponível em: http://ultimotrocadilho.blogspot.com/2011/09/por-um-mundo-mude.html

Provavelmente a maioria deles citarão muitas coisas materiais, mas certamente alguns também farão referência aos sentimentos que eles possuem pelo mundo e pelo que conhecem. Assim professor, coloque na lousa aleatoriamente, as palavras que eles forem falando. Faça duas tabelas e solicite dois voluntários (um menino e uma menina). Peça para que os voluntários separem as palavras escritas no quadro, distribuindo-as nas tabelas. Em uma delas devem colocar o que possui matéria e na outra tabela o que eles falaram que não possui matéria (os sentimentos).

Após essa atividade, solicite que eles copiem esse quadro em seus laptops UCA. Para isso, eles devem utilizar Kword (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).

Aluno UCA - atividades de casa

Com o auxílio de sua família, construa em sua casa outro quadro. As palavras desta vez não serão sobre o mundo, mas sobre família. Traga algumas de suas lembranças (atividades de lazer, passeios, viagens etc.), e as coloque no quadro separando-as em material e não material. Por exemplo, se você se lembrou de uma viagem, coloque em uma tabela o que viu no trajeto ou o que te marcou de material quando chegou a seu destino (árvores, estradas, carros bonitos, brinquedos novos e outros) e na outra tabela o que sentiu ao fazer essa viagem (alegria em ver pessoas queridas, cansaço físico pelo excesso de brincadeiras, tristeza ao ter que retornar e outros).   

2º Momento: aproximadamente 60 minutos

O que é e o que significa Metafísica?

No 1º momento desta aula, observamos que as crianças percebem as coisas que existem no mundo, principalmente os fatos e acontecimentos que ocorrem ao seu redor. Muitas coisas elas entendem, outras não. Aquilo que não entendem se esforçarão para buscar entender o mais rápido possível, pois, isso é parte da essência humana.

A Metafísica nos auxilia na busca desse entendimento, pois, ela investiga o ser (aquilo que existe). Examina o que pode ser afirmado sobre qualquer coisa que existe por causa de sua existência e não por causa de alguma qualidade especial que se tenha.

Conceito adaptado do sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Metaf%C3%ADsica_%28Arist%C3%B3teles%29

Metafísica é uma das disciplinas fundamentais da Filosofia e é um termo originado da união de duas palavras gregas: μετα [metà], que significa depois de, para além de; e da palavra Φυσις [physis], que significa física (matéria) ou natureza. Assim, podemos concluir que a metafísica estuda aquilo que está além do físico, do material, ou seja, aquilo que não percebemos através de nossos sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato). A metafísica também tenta esclarecer as noções de como as pessoas entendem o mundo, incluindo a existência e a natureza do relacionamento entre objetos e suas propriedades, espaço, tempo, causalidade, e possibilidade.

Aluna UCA

Desafio: o que você sabe que existe, mas não podemos ver, tocar, ouvir, cheirar ou degustar? _________________________________________________________________________________________

  Balao de Pensamento                   

Os sentimentos, por exemplo, não são feitos de matéria. Por acaso você já viu a felicidade andando de bicicleta ou o cansaço deitado no sofá?

Existem também as perguntas metafísicas: “o que é o amor”? “de onde viemos”? “para onde vamos”? “quem sou eu”? A diferença das perguntas corriqueiras das perguntas metafísicas, é que as respostas das perguntas metafísicas, nem sempre são reais ou comprovadas cientificamente, apenas hipóteses. Ao contrário das perguntas corriqueiras, pois, quando perguntamos: “quantas horas são”?  Basta olharmos no relógio para sabermos a resposta.

Depois de discutir sobre estas questões proponha a seguinte atividade de registro:

 Aluna UCA

1) O que é Metafísica?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Marque com um (X) as perguntas metafísicas.

a) (   ) Que dia é hoje?

b) (   ) Quem sou eu?

c) (   ) Você virá à escola amanhã?

d) (   ) De onde viemos?

3) Desenhando as palavras. Entre em contato com suas emoções e desenhe nos espaços abaixo os seguintes sentimentos.

 Quadro de coisas Metafisicas

3º Momento: aproximadamente 60 minutos

A Teoria das 4 Causas de Aristóteles

Você conhece o filósofo Aristóteles? Este grande filósofo grego, filho de Nicômaco, médico de Amintas, rei da Macedônia, nasceu em Estagira, colônia grega da Trácia, no litoral setentrional do mar Egeu, em 384 a.C. Aos dezoito anos, em 367, foi para Atenas e ingressou na academia platônica, onde ficou por vinte anos, até à morte do Mestre. Ele escreveu sobre muitos temas e ficou conhecido como o “Pai da Metafísica”. Biografia disponível em: http://www.mundodosfilosofos.com.br/aristoteles.htm.

Aristóteles, assim como nós, tinha muitas dúvidas em relação às coisas do mundo e principalmente daqueles das que estavam ao seu redor. Ele ficava pensando qual era a origem das coisas. Após muito pensar e pesquisar, concluiu que as coisas do mundo podem ser explicadas através de 4 causas: causa material – daquilo que a coisa é feita; causa formal – a forma que aquela coisa vai ter; causa eficiente – o agente da transformação (geralmente uma pessoa) que foi responsável por dar forma à coisa e a causa final – a finalidade pela qual a coisa foi criada.

A seguir, vamos assistir ao vídeo que explica a Teoria das 4 causas aristotélicas. Para isso, os alunos devem utilizar seus laptops UCA – Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

Teoria das 4 causas aristotelicas

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JYKnPl5SG1M

Para exemplificar, vamos pensar no TIJOLO.

Causa material: barro (o tijolo é feito de barro);

Causa formal: tijolo (o barro assumiu a forma de tijolo);

Causa eficiente: homem (foi o agente que transformou o barro em tijolo);

Causa final: casa (a finalidade do tijolo é construir uma casa).

Aluno UCA - atividades de casa

1) Seguindo o modelo do tijolo, ache as 4 causas do lápis de escrever.

Causa material:  ____________ (o lápis é feito de _____________);

Causa formal: ____________ (_____________ assumiu a forma de lápis);

Causa eficiente: _________(foi o agente que transformou __________  em ________);

Causa final: ____________ (a finalidade do lápis é ________________).

Recursos Complementares
  • Sugestão de sítio sobre Aristóteles:

- Vida e obra: http://www.pucsp.br/pos/cesima/schenberg/alunos/paulosergio/biografia.html

- Frases: http://www.suapesquisa.com/aristoteles/

-Teoria das 4 causas:http://www.youtube.com/watch?v=JYKnPl5SG1M

  • Imagem de Aristóteles:

 Aristoteles

Imagem disponível em: http://www.suapesquisa.com/aristoteles/

Avaliação

Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades desenvolvidas, assim será possível verificar se os alunos compreenderam que não é simples, mas também não é impossível refletir sobre as coisas do mundo e principalmente as coisas que estão ao nosso redor.  Avalie se os alunos aprenderam o que é metafísica, se sabem diferenciar uma pergunta metafísica de uma pergunta corriqueira, se aprenderam a teoria das 4 causas aristotélicas e um pouco sobre a vida do filósofo Aristóteles.

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