14/12/2011
Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Para a realização desta aula, o aluno deve conhecer os cinco sentidos humanos. É necessário também que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword ea Webcam.
Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.
Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html
Esta aula está dividida em três momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Alfabetização, Ética (justiça, diálogo, respeito mútuo, solidariedade) Língua Portuguesa. Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.
1º Momento: aproximadamente 60 minutos
Você conhece o mundo?
Professor, reflita com seus alunos sobre o conhecimento que eles possuem sobre o mundo. Proponha várias perguntas e deixe que eles se manifestem livremente. Pergunte por exemplo:
-O que é o mundo?
-O que vocês conhecem do mundo em que vivem?
- Vocês acham que existe outro mundo?
- Vocês conhecem muitas coisas do mundo em que vivem? Como conheceram essas coisas?
-O que vocês mais gostam no mundo?
-O que conheceram no mundo, mas não gostariam de ter conhecido?
Essas perguntas devem servir de ponto de partida para a aula.
Imagem disponível em: http://ultimotrocadilho.blogspot.com/2011/09/por-um-mundo-mude.html
Provavelmente a maioria deles citarão muitas coisas materiais, mas certamente alguns também farão referência aos sentimentos que eles possuem pelo mundo e pelo que conhecem. Assim professor, coloque na lousa aleatoriamente, as palavras que eles forem falando. Faça duas tabelas e solicite dois voluntários (um menino e uma menina). Peça para que os voluntários separem as palavras escritas no quadro, distribuindo-as nas tabelas. Em uma delas devem colocar o que possui matéria e na outra tabela o que eles falaram que não possui matéria (os sentimentos).
Após essa atividade, solicite que eles copiem esse quadro em seus laptops UCA. Para isso, eles devem utilizar Kword (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).
Com o auxílio de sua família, construa em sua casa outro quadro. As palavras desta vez não serão sobre o mundo, mas sobre família. Traga algumas de suas lembranças (atividades de lazer, passeios, viagens etc.), e as coloque no quadro separando-as em material e não material. Por exemplo, se você se lembrou de uma viagem, coloque em uma tabela o que viu no trajeto ou o que te marcou de material quando chegou a seu destino (árvores, estradas, carros bonitos, brinquedos novos e outros) e na outra tabela o que sentiu ao fazer essa viagem (alegria em ver pessoas queridas, cansaço físico pelo excesso de brincadeiras, tristeza ao ter que retornar e outros).
2º Momento: aproximadamente 60 minutos
O que é e o que significa Metafísica?
No 1º momento desta aula, observamos que as crianças percebem as coisas que existem no mundo, principalmente os fatos e acontecimentos que ocorrem ao seu redor. Muitas coisas elas entendem, outras não. Aquilo que não entendem se esforçarão para buscar entender o mais rápido possível, pois, isso é parte da essência humana.
A Metafísica nos auxilia na busca desse entendimento, pois, ela investiga o ser (aquilo que existe). Examina o que pode ser afirmado sobre qualquer coisa que existe por causa de sua existência e não por causa de alguma qualidade especial que se tenha.
Conceito adaptado do sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Metaf%C3%ADsica_%28Arist%C3%B3teles%29
Metafísica é uma das disciplinas fundamentais da Filosofia e é um termo originado da união de duas palavras gregas: μετα [metà], que significa depois de, para além de; e da palavra Φυσις [physis], que significa física (matéria) ou natureza. Assim, podemos concluir que a metafísica estuda aquilo que está além do físico, do material, ou seja, aquilo que não percebemos através de nossos sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato). A metafísica também tenta esclarecer as noções de como as pessoas entendem o mundo, incluindo a existência e a natureza do relacionamento entre objetos e suas propriedades, espaço, tempo, causalidade, e possibilidade.
Desafio: o que você sabe que existe, mas não podemos ver, tocar, ouvir, cheirar ou degustar? _________________________________________________________________________________________
Os sentimentos, por exemplo, não são feitos de matéria. Por acaso você já viu a felicidade andando de bicicleta ou o cansaço deitado no sofá?
Existem também as perguntas metafísicas: “o que é o amor”? “de onde viemos”? “para onde vamos”? “quem sou eu”? A diferença das perguntas corriqueiras das perguntas metafísicas, é que as respostas das perguntas metafísicas, nem sempre são reais ou comprovadas cientificamente, apenas hipóteses. Ao contrário das perguntas corriqueiras, pois, quando perguntamos: “quantas horas são”? Basta olharmos no relógio para sabermos a resposta.
Depois de discutir sobre estas questões proponha a seguinte atividade de registro:
1) O que é Metafísica?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Marque com um (X) as perguntas metafísicas.
a) ( ) Que dia é hoje?
b) ( ) Quem sou eu?
c) ( ) Você virá à escola amanhã?
d) ( ) De onde viemos?
3) Desenhando as palavras. Entre em contato com suas emoções e desenhe nos espaços abaixo os seguintes sentimentos.
3º Momento: aproximadamente 60 minutos
A Teoria das 4 Causas de Aristóteles
Você conhece o filósofo Aristóteles? Este grande filósofo grego, filho de Nicômaco, médico de Amintas, rei da Macedônia, nasceu em Estagira, colônia grega da Trácia, no litoral setentrional do mar Egeu, em 384 a.C. Aos dezoito anos, em 367, foi para Atenas e ingressou na academia platônica, onde ficou por vinte anos, até à morte do Mestre. Ele escreveu sobre muitos temas e ficou conhecido como o “Pai da Metafísica”. Biografia disponível em: http://www.mundodosfilosofos.com.br/aristoteles.htm.
Aristóteles, assim como nós, tinha muitas dúvidas em relação às coisas do mundo e principalmente daqueles das que estavam ao seu redor. Ele ficava pensando qual era a origem das coisas. Após muito pensar e pesquisar, concluiu que as coisas do mundo podem ser explicadas através de 4 causas: causa material – daquilo que a coisa é feita; causa formal – a forma que aquela coisa vai ter; causa eficiente – o agente da transformação (geralmente uma pessoa) que foi responsável por dar forma à coisa e a causa final – a finalidade pela qual a coisa foi criada.
A seguir, vamos assistir ao vídeo que explica a Teoria das 4 causas aristotélicas. Para isso, os alunos devem utilizar seus laptops UCA – Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JYKnPl5SG1M
Para exemplificar, vamos pensar no TIJOLO.
Causa material: barro (o tijolo é feito de barro);
Causa formal: tijolo (o barro assumiu a forma de tijolo);
Causa eficiente: homem (foi o agente que transformou o barro em tijolo);
Causa final: casa (a finalidade do tijolo é construir uma casa).
1) Seguindo o modelo do tijolo, ache as 4 causas do lápis de escrever.
Causa material: ____________ (o lápis é feito de _____________);
Causa formal: ____________ (_____________ assumiu a forma de lápis);
Causa eficiente: _________(foi o agente que transformou __________ em ________);
Causa final: ____________ (a finalidade do lápis é ________________).
- Vida e obra: http://www.pucsp.br/pos/cesima/schenberg/alunos/paulosergio/biografia.html
- Frases: http://www.suapesquisa.com/aristoteles/
-Teoria das 4 causas:http://www.youtube.com/watch?v=JYKnPl5SG1M
Imagem disponível em: http://www.suapesquisa.com/aristoteles/
Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades desenvolvidas, assim será possível verificar se os alunos compreenderam que não é simples, mas também não é impossível refletir sobre as coisas do mundo e principalmente as coisas que estão ao nosso redor. Avalie se os alunos aprenderam o que é metafísica, se sabem diferenciar uma pergunta metafísica de uma pergunta corriqueira, se aprenderam a teoria das 4 causas aristotélicas e um pouco sobre a vida do filósofo Aristóteles.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/05/2016
Cinco estrelasParabéns pela aula adaptei a minha realidade e utilizei os seus recursos obrigada.