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Quem eram os Sofistas? Eles eram sábios ou espertalhões? - UCA

 

14/12/2011

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender sobre os sofistas;

 

  • Exercitar a arte Retórica – arte do bem falar em público;

 

  • Aprender a agir com sabedoria diante dos problemas da vida;

 

  • Diferenciar o termo esperto de espertalhão.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox,e utilizar o Modo de Colaboração em Classe.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.

UCA UCA

         Imagens disponíveis em:ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

Esta aula está dividida em três (3) momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Ética, Alfabetização, Pluralidade Cultural (organização política e pluralidade, cidadania: diferenças e desigualdades). Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.

1° Momentoaproximadamente 60 min.

QUEM FORAM Os sofistas ?

Imagem disponível em: http://sofistas.no.sapo.pt/

Professor, o foco desse momento é destacar a questão da sabedoria. Para tanto, faça uma rápida introdução sobre os sofistas, para isso apresentamos o texto a seguir como subsídio.

O termo sofista significa “sábio”, “instruído”. Contudo, eles se denominavam os “Mestres do Saber”. Os sofistas foram os primeiros filósofos do período socrático. Eles não concordavam com os ensinamentos dos primeiros filósofos. Assim, eles substituíram a natureza que antes era o principal objeto de reflexão pela arte da persuasão.

Os sofistas ensinavam técnicas que auxiliavam as pessoas a defenderem o seu pensamento particular e suas próprias opiniões contrárias sobre o mesmo para que dessa forma conseguisse seu espaço. Ensinavam também a arte retórica – a arte do bem falar em público. Eram professores itinerantes, ou seja, não possuíam uma escola. Viajavam de cidade em cidade ministrando seus ensinamentos.

Sofistas - discursando

Imagem disponível em: http://kaiteos.blogspot.com/2010/02/os-sofistas.html

Os sofistas mais importantes foram Protágoras e Górgias. Protágoras difundiu a frase: “O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são”.

Uma consequência importante que se fez pelos sofistas foi a abertura da filosofia para todas as pessoas das polis que antes era somente uma seita intelectual fechada formada apenas por nobres.
 

Professor, para ilustrar o tema sabedoria, proponha partes do seguinte conto.

O REI SÁBIO


Salomao  
Imagem disponível em: http://www.morasha.com.br/conteudo/artigos/artigos_view.asp?a=436&p=0

Era um rei muito jovem e muito sábio, Salomão. Seu pai, o rei David, pouco antes de morrer, convocou a Corte e anunciou aos seus príncipes: "De todos os meus filhos (porque muitos o Senhor me deu), Ele escolheu Salomão para herdar meu trono".
 

O novo rei mal entrara na adolescência, como disse seu pai: "Ainda é moço e muito tenro", e ele próprio, Salomão, implorando a proteção divina: "Sou ainda menino pequeno, não sei sair, nem entrar". Compreendia, assim, a grande responsabilidade que teria de arcar, governando um povo numeroso, e recorria ao Senhor para que o orientasse. E foi ouvido.

Uma noite, em sonhos, uma Voz lhe falou: "Pede o que desejares que serás atendido". Deslumbrado, o moço implorou: "Dá-me um coração entendido e sábio para julgar e discernir entre o bem e o mal". Ouviu então a promessa do Altíssimo: "Já que não pediste grandezas, nem a morte de teus inimigos, terás um coração tão sábio que antes de ti, nem depois de ti, ninguém te igualará. E terás riqueza e glória como nenhum outro rei jamais teve ou terá".

Assim começou Salomão, imbuído da Centelha Divina, o seu reinado. Era um rei pacífico - "homem de repouso" - e logo conquistou a amizade e admiração dos outros reis. Cumulavam-no de presentes valiosos, que vinham acrescer as riquezas já abundantes no reino.

...

Ao mesmo tempo em que o reino nadava em prosperidade, voava a fama de sabedoria do rei Salomão. Eram, sobretudo, surpreendentes suas decisões nos casos de julgamento de contendores. Ficou na história, imutável através dos séculos, a questão de duas mulheres que disputavam um recém-nascido, já que o filho de uma delas havia morrido durante a noite.

- É meu! - uma gritava. - Mentira! - desmentia a outra. - É meu! O rei ouviu as diferentes versões contadas por ambas, refletiu um momento e logo ordenou aos seus guardas: "Tragam-me minha espada. Vamos cortar ao meio a criança e cada uma fica com a metade".

- Muito bem! Nem eu, nem ela! - Regozijou-se uma das mulheres, ao passo que a outra, ajoelhada, implorava: "Não! Dê-lhe o menino, mas não o mate".

- Esta é a mãe - decidiu o rei, entregando-lhe a criança. - Mulher, toma teu filho. Já então se propagava tanto a sabedoria do rei Salomão, como o esplendor de seu reino.

A rainha de Sabá, incrédula, foi pessoalmente visitar o rei, para ver, com os seus olhos, o que escutava sobre o fato que o rodeava, e, ouvindo-o, comprovar sua sabedoria. Trouxe-lhe, além de presentes fabulosos, uma lista de perguntas enigmáticas e até então insolúveis. O rei respondeu a todas, uma a uma, judiciosamente. Impressionada, a rainha declarou: "Rei supremo, sobrepujaste a fama divulgada da tua grande sabedoria".

...

O rei Salomão não perdia suas horas livres em ociosidade. Aproveitava esse tempo para elevar o espírito às regiões espirituais, filosóficas e poéticas.

...

Por Sultana Levy Rosenblatt
Edição 44- Março de 2004                                                                                                      

Conto completo disponível em: http://www.morasha.com.br/conteudo/artigos/artigos_view.asp?a=436&p=0

Aluna UCA

Vamos relembrar o que aprendemos.

1) O que significa o termo sofista?

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2) Qual sua importância?

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3) Você já conhecia a história do sábio Rei Salomão? O que aprendeu com ela?

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4) Conforme vimos acima, os sofistas eram professores e ensinavam a arte retórica – a arte do bem falar em público. Mostre que você também é bom em discursar. Faça um discurso argumentando para seus colegas da importância da escola na vida da criança. O discurso deverá ser registrado em vídeo com o seu laptop UCA. O ajudante do dia ficará responsável por fazer as gravações. Para tanto, utilize o seguinte caminho: metasys – câmera.

2° Momentoaproximadamente 60 min.

Você é esperto ou espertalhão? 

Professor, neste momento é propício destacar que existe uma grande diferença entre os termos esperto e espertalhão. Os sofistas se auto intitulavam os “mestres do saber”, contudo, filósofos como Sócrates e Platão os consideravam “espertalhões”.

Estimule seus alunos a falarem sobre os termos. Abra espaço de discussão para saber se eles sabem qual é a diferença entre esperto ou espertalhão.

Para explorar esta questão solicite que utilizem seus laptop UCA por meio do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] e acessem o sítio abaixo para que possam visualizar a charge a seguir:

Sofistas - garoto esperto - charge

Imagem adaptada do sítio: http://portaldamistureba.blogspot.com/2010/12/o-esperto-e-oo-genio.html

Na charge acima, vimos um menino esperto, ou seja, utilizou de sua inteligência para conseguir algo sem prejudicar ninguém. Contudo, infelizmente existem garotos que pensam que são espertos, mas não são, pois, na realidade eles são espertalhões, ou seja, tentam adquirir vantagens enganando as pessoas. Você conhece alguma criança na escola assim? Não precisa dizer o nome, basta pensar em suas ações.

Sofistas - esperteza que gera corrupçao

Vídeo completo em: http://www.youtube.com/watch?v=Rvn3OxdGLfI

Professor, após o vídeo, verifique qual é o juízo de valor de seus alunos. Pergunte qual é a preferência deles, ser espertos ou espertalhões? Deixe-os falar abertamente.

Aluna UCA

1) A corrupção é utilizada apenas na política ou todos nós podemos ser corruptos?

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2) Marque as alternativas abaixo com um (C) naquelas que você acha que é correto (atitude da pessoa esperta) e com um (E) aquelas que você acha que é errado (atitude da pessoa espertalhona).

a) (   ) Trabalhar e conquistar seu dinheiro honestamente.

b) (   ) Pegar alimentos de um caminhão que tombou.

c) (   ) Comprar produtos somente com nota fiscal.

d) (   ) Comprar produtos duvidosos (talvez roubados).

e) (   ) Pagar as contas na data correta.

f) (   ) Fazer “gato” (utilizar algum serviço do vizinho sem pagar por isso) de TV por assinatura ou de energia elétrica.

g)(   ) Tomar o lanche dos meninos menores de sua escola e se eles acharem ruim, dar uns cascudos nele. 

3º Momento: aproximadamente 60 min.

JURI SIMULADO

Professor, o conhecimento adquirido pelos alunos nesta aula, proporcionará a possibilidade da realização de um júri simulado. Para isso, divida os alunos em dois grandes grupos. De um lado da sala, um grupo defenderá a ideia de que é muito melhor ser esperto e do outro lado, o outro grupo defenderá a ideia de que é melhor ser espertalhão (“levar vantagem em tudo”). Você deverá ser o moderador do júri, ou seja, fará o papel de juiz.

Sugestão: se considerar que convém, destaque um advogado para cada grupo, os jurados e um juiz. Assim, você pode ter uma noção maior da atividade para sua posterior avaliação.

O ajudante do dia deverá registrar a aula com fotos e filmagens. Posteriormente, juntamente com os demais alunos da sala, deverão postar as imagens em um blog criado por eles. O blog é uma forma de socializar o que aprenderam além de valorizar a produção dos alunos. Para a captação das imagens, utilize o seguinte caminho: metasys – câmera. Para a criação do blog, consulte sítio em Recursos Complementares.

- Para realizar esta atividade faça o planejamento junto com os alunos. Estabeleça data e funções para cada grupo, pois é fundamental a participação dos alunos em todas as etapas.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim, será possível verificar o que os alunos aprenderam sobre os sofistas; se conseguiram exercitar a arte Retórica – arte do bem falar em público; se aprenderam a agir com sabedoria diante dos problemas da vida e se conseguiram diferenciar o termo esperto de espertalhão.

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