19/12/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Não são necessários conhecimentos prévios.
Aula 1 e 2. Jogo indígenas: quem sabe? quem já viu?
Na primeira aula é muito importante situar os alunos sobre a relevância do estudo de conteúdos étnico-raciais. Vale lembrar que a Lei 10.639/2003, seguida da Lei 11.645/2008, trouxeram a obrigatoriedade dos conteúdos da cultura afro-brasileira e indígena, respectivamente, para o interior das escolas. Mesmo se tratando de uma informação de dimensão legal, será muito significativo socializá-la para os alunos durante a contextualização da temática.
1. O professor deve fazer uma chuva de ideias para identificar quais os jogos indígenas os alunos conhecem.
A técnica da chuva de ideias, também conhecida como Brainstorm, pode ser encontrada no site Wikipédia:
Acesse-o logo abaixo (clique na imagem):
Fonte da imagem: clique aqui para acessar link
2. Debater com os alunos o resultado da "chuva de idéias", a respeito dos jogos informados por eles, sobre aqueles que realmente são, ou não, indígenas.
Em seguida, solicite que, em grupo (máximo de 05 alunos), eles pesquisem na internet os seguintes itens:
a) Alguns sites que informam sobre cultura indígena;
b) Selecionar alguns jogos indígenas, bem como suas formas de praticar.
c) Uma imagem correspondente a cada jogo e, caso exista, um vídeo que o exemplifique.
O professor informará que o resultado da pesquisa deverá ser registrado utilizando o editor de textos (Kword) de seu netbook [Metasys> Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte De Escritório> Processador de Textos]. Em seguida, salvem em seus pendrives, dentro de uma pasta intitulada "jogos indígenas". Mesmo se tratando de uma tarefa em grupo, todos deverão salvá-la em seus pendrives individuais.
O professor deverá informar os sites de pesquisa que os alunos deverão acessar, veja sugestões abaixo:
http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm, acesso em 11/12/2011
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_dos_Povos_Ind%C3%ADgenas, acesso em 11/12/2011
http://www.motricidade.com/, acesso em 11/12/2011
3. Após a pesquisa, o professor solicitará que os grupos apresentem os jogos para toda turma, em seguida dois deles serão votados para vivenciarem na próxima aula.
O professor deverá informar aos grupos que deverão eleger pelo menos um componente responsável pelos registros das imagens e vídeos das vivências das atividades. Os conteúdos dos jogos pesquisados, bem como os registros das vivências dos mesmos serão postados em um blog, o qual denominaremos como nossa Tribo Virtual.
Sugestões de imagens e vídeos explicativos de alguns jogos:
Imagens:
RONKRA
Fonte: FUNAI (www.funai.gov.br), acesso em 12/12/2011
Descrição: Ronkra - jogo coletivo tradicional praticado pelo povo Kayapó do Estado do Pará. Jogado em um campo de tamanho semelhante ao do futebol. Desenvolve-se entre duas equipes de 10 ou mais atletas de cada lado, onde todos usam uma espécie de borduna (bastão), cujo objetivo é rebater uma pequena bola (coco) que ao ultrapassar a linha de fundo de seu oponente, marca um ponto.
CORRIDA
Fonte: Google Imagens (clique aqui para acessa link)
Descrição: corrida com toras de árvore.
Jogo com bola
Fonte: Google Imagens (clique aqui para acessar)
Descrição: Xikunahaty, também conhecido como 'futebol de cabeça'
Vídeos com jogos indígenas:
http://www.youtube.com/watch?v=y8T5X1alMCY, acesso em 11/12/2011
http://www.youtube.com/watch?v=nUyT0t3xEgQ, acesso em 11/12/2011
Aula 4. Início da construção da Tribo Virtual
1. O professor, munido de um projetor de imagem (data show), apresentará um site de criação de blogs (veja sugestão abaixo) e ensinará a turma a construir um blog.
Sugestão de site de tutoriais de Blogs:
http://tutorialdoblog.blogspot.com/, acesso em 11/12/ 2011
Sugestão de vídeo com dicas para criação de Blogs:
http://www.youtube.com/watch?v=TsF8Vl8OI_o, acesso em 11/12/2011
Sugestão de site de cadastro e criação de Blogs:
www.blogger.com/start?hl=pt-BR, acesso em 11/12/ 2011
2. É importante conversar com os alunos sobre Ética na internet, e os cuidados que devemos tomar antes de postarmos conteúdos. Também, é fundamental compartilhar e depositar neles a responsabilidade de tomar conta do blog, ou melhor, cuidar da nossa Tribo Virtual, alimentando-a, atualizando-a e postando comentários para garantir a interatividade que é seu maior objetivo. Sem a interação nossa Tribo não terá vida!
3. Após a criação do Blog, cada grupo deverá eleger o primeiro moderador, responsável pela semana. Cada semana terá um moderador responsável por grupo, ou seja, caso exista 05 grupos existirão 05 moderadores. Isto implica em dividir as tarefas de cada moderador para que não ocorra "conflito de edição" no blog, quando da necessidade de postar novos conteúdos. Veja sugestão de organização dos moderadores.
Grupo 01: moderador de imagens gerais. Todas as imagens oriundas de pesquisas de jogos indígenas da internet serão enviadas para este grupo (que terá um email próprio do grupo), e que delegará um componente responsável para cada semana;
Grupo 02: moderador de imagens da turma. Todas as imagens de registros de vivências da turma nas aulas serão enviadas para este grupo, que delegará um componente responsável para cada semana;
Grupo 03: moderador de vídeos gerais. Terá a mesma função do grupo 01 com relação aos vídeos.
Grupo 04: moderador de vídeos da turma. Terá a mesma função do grupo 02 com relação aos vídeos.
Grupo 05: moderador de comentários, interação e layout. Terá a função importantíssima de responder comentários sobre os conteúdos postados na Tribo Virtual; bem como de fazer a limpeza da Tribo (moderar conteúdos excessivos que implicam em poluição visual), e manter o contato, por email, com os demais grupos e com os visitantes - após aceite do professor - sempre que houver necessidade.
Aula 5. Jogos Indígenas on line
1. O professor apresentará aos alunos dois jogos indígenas on line. Informar que, na próxima aula, estes jogos serão vivenciados nas quadras ou em outro lugar apropriado.
Obs.: Pode ser apresentado mais de um jogo on line, de modo que eles escolham apenas dois para praticarem devido ao tempo da aula.
Sugestões de jogos indígenas on line:
Jogo Arco e flecha:
(clique na imagem para acessar o jogo)
Disponível em: http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/arco-e-flecha-indigena/,acesso em 11/12/2011
Jogo de estratégia:
Disponível em: http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/jogos-dos-indios/, acesso em 11/12/2011
Jogo de disputa (força): Cabo de guerra
Disponível em: http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/jogos-de-cabo-cabo-de-guerra/, acesso em 11/12/2011
2. Pedir aos alunos, como tarefa de casa, que pensem em propostas para a melhor forma de aplicar os jogos on line em nosso "mundo real" da escola, com os locais e recursos que existem lá.
Aula 6 e 7: Jogos da Tribo Virtual para a realidade da escola
1. Colocar em prática os jogos vivenciados virtualmente na aula passada. O professor solicitará que os alunos dêem as sugestões de mudanças de regras para a prática do jogo.
Exemplo: jogo de cabo de guerra
- As equipes poderão ser divididas em formas mistas no tocante ao gênero para não reforçar estereótipos sexistas já que se trata de um jogo de força. É fundamental a mediação do professor nesse processo.
- O professor poderá dividir vários grupos, para que possa ocorrer mais de um jogo ao mesmo tempo, de modo que os alunos reflitam sobre táticas diversas sobre o uso coletivo da força.
2. Antes de encerrar a aula, o professor deve ressaltar a necessidade de continuar alimentando a Tribo Virtual, para que os moderadores escalados não esqueçam sua tarefa da semana quanto ao blog.
3. Escolher mais dois jogos indígenas, que não foram dados como jogos on line, para praticar na próxima aula.
Sugestão de vídeos com jogos indígenas
http://vimeo.com/12044907, acesso em 11/12/2011
http://www.youtube.com/watch?v=8J2yXzPevJU, acesso em 11/12/2011
Sugestões de sites com mais sugestões de jogos indígenas:
http://www.brasilescola.com/educacaofisica/jogos-dos-povos-indigenas.htm, acesso em 11/12/2011
http://www.funai.gov.br/indios/jogos/jogos_indigenas.htm, acesso em 11/12/2011
Aula 8. Ritual de divulgação da Tribo Virtual
1. Enviar emails para colegas de outras escolas, obrigatoriamente de algumas escolas com recursos do programa UCA/MEC, para acessarem o blog, os vídeos, imagens, games e informações, para que conheçam um pouco mais sobre a cultura indígena. Reforçar que esses visitantes postem comentários avaliando estes conteúdos e dando sugestões.
Obs.: Nesse caso, faz-se necessário um contato prévio do professor com seus colegas que lecionam naquelas escolas, garantindo assim o sucesso da comunicação na perspectiva de uma interação eficiente.
2. Promover na escola uma apresentação da Tribo Virtual nos horários de intervalos entre aulas (ou recreios), mediante o uso de um projetor de vídeo e/ou cartazes ou banner. O objetivo é motivar os colegas de outras turmas a acessarem o Blog.
Sugestão de site com outra proposta de técnica Brainstorm
http://www.intelimap.com.br/papers/brainstorm.pdf, acesso em 11/12/2011
Sugestão de outros sites sobre cultura indígena:
http://www.brasilescola.com/cultura/cultura-indigena.htm, acesso em 11/12/2011
http://www.vivabrazil.com/vivabrazil/CulturaIndigena.htm, acesso em 11/12/2011
1. O professor deve permitir que o aluno reflita sobre a aplicação e as adaptações dos jogos indígenas na escola, bem como avalie sobre seu envolvimento nas atividades;
2. Ao final da estratégia o professor poderá utilizar o blog Tribo Virtual solicitando que os alunos façam um último registro de atividade avaliativa, como por exemplo, postar um comentário respondendo as seguintes questões:
a) Qual dos jogos indígenas que você não conhecia e que mais gostou? Por quê?
b) Em sua opinião qual a importância de estudarmos sobre a cultura indígena na escola?
c) Dê sugestões para as próximas oportunidades de estudarmos a cultura indígena na educação física na escola.
Cinco estrelas 1 classificações
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04/12/2012
Cinco estrelasMuito bom o planejamento companheiro, sou de Uberlândia mais moro em mato grosso onde existem várias tribos indígenas, com certeza utilizarei aqui as suas dicas.