Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O planeta Terra e a dinâmica que o envolve – UCA.

 

16/12/2011

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Natureza cíclica da Natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender como se deu o processo de formação do planeta terra;
  • Compreender a dinâmica que envolve os meios naturais;
  • Identificar como esses fatores interferem na vida humana.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Lugar; Território; Noções de relevo e Formação da Terra.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens e caixa de som.

 

Atividade 1 – Conhecendo os processos de formação e evolução do planeta.

 

Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto,  o professor irá através de um projetor de imagens mostrar à turma dois vídeos. Em seguida refletir com eles o assunto abordado nos vídeos.

Conforme mostra links e telas abaixo:

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=TOWLcCt48fM. Acessado em 09/12/2011. 

Imagem ilustrativa

 

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=031AX2hfe1M&feature=endscreen. Acessado em 09/12/2011.

imagem ilustrativa 2

 

Em seguida o professor irá conduzir um momento de discussão, inicialmente levando a turma a uma reflexão sobre o que foi apresentado nos vídeos, e depois abrir para cada um fazer seus comentários. Para isso, o professor poderá fazer algumas perguntas, tais como:

 

  • Quais assuntos são abordados nos vídeos?
  • O que mais chamou sua atenção?

 

Após todos os alunos terem exposto suas ideias o professor irá fazer o fechamento das discussões ressaltando algumas importâncias que o vídeo traz sobre a formação do planeta e sua influência para o meio natural em geral.

 

Atividade 2 – Trabalhando em grupo

 

Ao término das explanações do professor, ele irá solicitar que a turma divida em grupos de três alunos e usando o Kword do laptop elaborem um texto respondendo a seguinte questão:

  • Qual a influência dos processos naturais para as mudanças que ocorrem na superfície do planeta?

Em seguida, o professor irá solicitar que os alunos apresentem o texto para a turma. Sendo que, a cada intervalo de apresentações alunos e professor poderá fazer suas considerações sobre as abordagens do grupo. Cabe ao professor mediar este momento e conduzir para que as ideias levantadas não percam o âmbito cientifico do tema em questão.

 

  Imagem para ilustração

Imagem disponível em:  http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 09/12/2011.

 

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade - Suíte de Escritório – Processador de Textos.

 

Atividade 3 – Compreendendo as dinâmicas e os processos do planeta

 

Para o desenvolvimento desta atividade os alunos continuaram trabalhando com os mesmos grupos da atividade anterior.

Eles irão ler um texto, fazer sua reflexão, discutir sobre o que compreenderam do assunto e elaborar uma apresentação no Kpresenter do laptop.

Sendo que outros textos, imagens e vídeos disponíveis na internet também poderão ser utilizados pelos grupos para fazer a apresentação, para isso, usarão o laptop interligado a internet.

 

O texto que será usado na atividade está disponível em:  http://www.cprm.gov.br/publique/media/planeta_terra.pdf. Acessado em 09/12/2011.

 

Menino ilustrativo 

Imagem disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 09/12/2011.

 

  •  Passos para acessar o Kpresenter: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Gerador de Apresentações.

 

Atividade 4 – Apresentação dos trabalhos

 

Ao término do trabalho, os grupos irão apresentar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens e caixa de som.

Cada grupo terá dez minutos para apresentar e no intervalo delas o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.

 

imagem ilustrativa 3

 Imagem disponível em: http://helenaprieto.wordpress.com/tag/ava/. Acessado em 09/12/2011.

 

 Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando aos alunos exporem o que compreenderam sobre o que foi apresentado pelo grupo e pelo professor.

Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, e solicitar que os grupos encaminhem por e-mail as apresentações, para assim fazer as correções necessárias.

 

Atividade 5 – Ampliando o conhecimento

 

Para esta atividade o professor irá solicitar que os grupos se juntem e trabalhem com grupos de seis alunos. Em seguida, converse entre si para ver o que compreenderam sobre o tema apresentado, após este momento de troca cada grupo irá elaborar seis perguntas com respostas usando o Kword do laptop.

Quando terminarem de elaborar as questões o professor irá conduzir um jogo de perguntas e respostas. 

ilustrativa

 Imagem disponível em: http://quezia-gomes.blogspot.com/. Acessado em 09/12/2011.

 

Regras do jogo

O grupo que irá perguntar escolhe o grupo e a pessoa para qual irá fazer a pergunta, sendo que, ele terá dois minutos para responder, desta forma:

Se ele responder ganha 2 pontos;

Se não souber pede ajuda para o grupo, se o grupo souber ganha 1 ponto;

Se o grupo não souber perde 1 ponto;

Se outro grupo souber responder ganha 1 ponto.

Segue o jogo até todos os grupos fazerem as perguntas elaboradas, ganha o grupo que tiver o maior número de pontos. Cabe ressaltar que cada pergunta deverá ser direcionada a um aluno diferente, para assim todos terem a chance de participar.

Ao término do jogo o professor irá solicitar que os alunos encaminhem por e-mail todas as perguntas com respostas para ele e aos demais colegas. Sendo que o texto elaborado e a apresentação também deverão ser encaminhados ao professor e aos colegas.

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/155103Planetaterra.pdf. Acessado em: 09/12/2011. Contém informações sobre o assunto da aula;

http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 09/12/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 09/12/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

http://quezia-gomes.blogspot.com/. Acessado em 09/12/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

http://helenaprieto.wordpress.com/tag/ava/. Acessado em 09/12/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

http://www.youtube.com.br. Acessado em 09/12/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio. 

http://meioambienteportalprofessor.wordpress.com/. Acessado em 14/12/2011. Sítio poderá auxiliar o professor nas aulas.

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates; e as atividades encaminhadas por e-mail.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.