16/12/2011
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Natureza e as questões socioambientais |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Natureza cíclica da Natureza |
Lugar; Território; Noções de relevo e Formação da Terra.
Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens e caixa de som.
Atividade 1 – Conhecendo os processos de formação e evolução do planeta.
Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto, o professor irá através de um projetor de imagens mostrar à turma dois vídeos. Em seguida refletir com eles o assunto abordado nos vídeos.
Conforme mostra links e telas abaixo:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TOWLcCt48fM. Acessado em 09/12/2011.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=031AX2hfe1M&feature=endscreen. Acessado em 09/12/2011.
Em seguida o professor irá conduzir um momento de discussão, inicialmente levando a turma a uma reflexão sobre o que foi apresentado nos vídeos, e depois abrir para cada um fazer seus comentários. Para isso, o professor poderá fazer algumas perguntas, tais como:
Após todos os alunos terem exposto suas ideias o professor irá fazer o fechamento das discussões ressaltando algumas importâncias que o vídeo traz sobre a formação do planeta e sua influência para o meio natural em geral.
Atividade 2 – Trabalhando em grupo
Ao término das explanações do professor, ele irá solicitar que a turma divida em grupos de três alunos e usando o Kword do laptop elaborem um texto respondendo a seguinte questão:
Em seguida, o professor irá solicitar que os alunos apresentem o texto para a turma. Sendo que, a cada intervalo de apresentações alunos e professor poderá fazer suas considerações sobre as abordagens do grupo. Cabe ao professor mediar este momento e conduzir para que as ideias levantadas não percam o âmbito cientifico do tema em questão.
Imagem disponível em: http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 09/12/2011.
Atividade 3 – Compreendendo as dinâmicas e os processos do planeta
Para o desenvolvimento desta atividade os alunos continuaram trabalhando com os mesmos grupos da atividade anterior.
Eles irão ler um texto, fazer sua reflexão, discutir sobre o que compreenderam do assunto e elaborar uma apresentação no Kpresenter do laptop.
Sendo que outros textos, imagens e vídeos disponíveis na internet também poderão ser utilizados pelos grupos para fazer a apresentação, para isso, usarão o laptop interligado a internet.
O texto que será usado na atividade está disponível em: http://www.cprm.gov.br/publique/media/planeta_terra.pdf. Acessado em 09/12/2011.
Imagem disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 09/12/2011.
Atividade 4 – Apresentação dos trabalhos
Ao término do trabalho, os grupos irão apresentar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens e caixa de som.
Cada grupo terá dez minutos para apresentar e no intervalo delas o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.
Imagem disponível em: http://helenaprieto.wordpress.com/tag/ava/. Acessado em 09/12/2011.
Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando aos alunos exporem o que compreenderam sobre o que foi apresentado pelo grupo e pelo professor.
Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, e solicitar que os grupos encaminhem por e-mail as apresentações, para assim fazer as correções necessárias.
Atividade 5 – Ampliando o conhecimento
Para esta atividade o professor irá solicitar que os grupos se juntem e trabalhem com grupos de seis alunos. Em seguida, converse entre si para ver o que compreenderam sobre o tema apresentado, após este momento de troca cada grupo irá elaborar seis perguntas com respostas usando o Kword do laptop.
Quando terminarem de elaborar as questões o professor irá conduzir um jogo de perguntas e respostas.
Imagem disponível em: http://quezia-gomes.blogspot.com/. Acessado em 09/12/2011.
Regras do jogo
O grupo que irá perguntar escolhe o grupo e a pessoa para qual irá fazer a pergunta, sendo que, ele terá dois minutos para responder, desta forma:
Se ele responder ganha 2 pontos;
Se não souber pede ajuda para o grupo, se o grupo souber ganha 1 ponto;
Se o grupo não souber perde 1 ponto;
Se outro grupo souber responder ganha 1 ponto.
Segue o jogo até todos os grupos fazerem as perguntas elaboradas, ganha o grupo que tiver o maior número de pontos. Cabe ressaltar que cada pergunta deverá ser direcionada a um aluno diferente, para assim todos terem a chance de participar.
Ao término do jogo o professor irá solicitar que os alunos encaminhem por e-mail todas as perguntas com respostas para ele e aos demais colegas. Sendo que o texto elaborado e a apresentação também deverão ser encaminhados ao professor e aos colegas.
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/155103Planetaterra.pdf. Acessado em: 09/12/2011. Contém informações sobre o assunto da aula;
http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 09/12/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 09/12/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://quezia-gomes.blogspot.com/. Acessado em 09/12/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://helenaprieto.wordpress.com/tag/ava/. Acessado em 09/12/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://www.youtube.com.br. Acessado em 09/12/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio.
http://meioambienteportalprofessor.wordpress.com/. Acessado em 14/12/2011. Sítio poderá auxiliar o professor nas aulas.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates; e as atividades encaminhadas por e-mail.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!