Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A formação dos solos, sua importância e os processos erosivos causados pelas alterações humanas – UCA.

 

16/12/2011

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender como ocorre o processo de formação dos solos;
  • Analisar como ocorrem os processos erosivos;
  • Compreender os impactos que ocorrem no solo decorrido da ação do homem.
Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Formação da Terra; Relevo; Agentes Internos e Agentes Externos.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som, instrumento musical e internet.

                                 

Atividade 1 – Uma abordagem sobre o tema

 

Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto,  o professor irá através de um projetor de imagens mostrar à turma dois vídeos que retratam o tema que será estudado na aula.

Em seguida, ele irá fazer uma reflexão com os alunos sobre o tema abordado nos vídeos.

Conforme mostra links e telas abaixo:

Vídeo 1: Disponível em  http://www.youtube.com/watch?v=VlQuCkC1chQ. Acessado em 10/12/2011.

video 1

 

Vídeo 2: Disponível em  http://www.youtube.com/watch?v=BDeeffw4aXQ. Acessado em 10/12/2011.

video 2

 

Em seguida o professor irá conduzir o momento de discussão, inicialmente levando a turma a uma reflexão sobre o que foi apresentado nos vídeos, e depois abrir para cada um fazer seus comentários. Para isso, o professor poderá fazer algumas perguntas, tais como:

  • Quais assuntos são abordados nos vídeos?
  • O que mais chamou sua atenção?

 

Após todos os alunos terem exposto suas ideias o professor irá fazer o fechamento das discussões ressaltando algumas importâncias que o vídeo traz sobre o processo de formação dos solos e os impactos ambientais sofridos pelo mesmo.

 

Atividade 2 – Ampliando a reflexão sobre os vídeos

 

Em seguida, o professor irá solicitar que a turma se divida em grupos de três alunos e faça uma discussão sobre a compreensão deles a partir do vídeo e debate realizado na atividade anterior.

Ao término do debate o professor irá solicitar que os alunos leiam um texto disponível no sítio indicado abaixo:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/3598/erosao%20solo.pdf?sequence=3. Acessado em 14/12/2011.

Após leitura do texto o professor irá solicitar que os alunos analisem o experimento apresentado no texto. E com auxílio do professor crie um experimento ou reproduza o mesmo apresentado no texto. 

Em seguida, eles irão construir um texto usando o Kword do laptop abordando aspectos apresentados no vídeo e no texto.

 

Imagem para ilustração

Imagem disponível em:  http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 10/12/2011.

 

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade - Suíte de Escritório – Processador de Textos.

 

Atividade 3 – Entendendo melhor o tema

 

Para o desenvolvimento desta atividade o professor irá solicitar que os alunos reúnam dois grupos da atividade anterior e trabalhe agora com grupos de seis alunos.

Eles terão dois temas para realizar o trabalho e poderão escolher o de sua preferência, mas o número de grupos por tema tem que ser igual. Sendo que, o número de grupos que irão trabalhar os temas irá variar de acordo com o número de alunos por sala.

 

Tema 1: A importância dos solos e seu processo de formação

 

Tema 2: Os processos erosivos e a interferência humana nesses impactos.

 

Após escolhido o tema eles irão fazer uma pesquisa sobre o assunto escolhido e fazer um vídeo ou uma paródia; e uma apresentação no Kpresenter do laptop.

Menino ilustrativo 

Imagem disponível em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 10/12/2011.

 

  •  Passos para acessar o Kpresenter: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Gerador de Apresentações.

 

Sugestões de sítios para pesquisa do tema 1

 

Disponível em http://www.cnps.embrapa.br/search/mirims/mirim01/mirim01.html. Acessado em 10/12/2011.

Disponível em http://educacao.uol.com.br/ciencias/solo-formacao-e-tipos-de-solo.jhtm. Acessado em 10/12/2011.

Disponível em http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-solo/erosao.php. Acessado em 10/12/2011. 

 

Violão

Imagem disponível em: http://www.mvhp.com.br/violaob.htm. Acessado em 10/12/2011.

 

 Sugestões de sítios para pesquisa do tema 2

 

Disponível em http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAGDQAG/erosao. Acessado em 10/12/2011.

Disponível em http://www.webartigos.com/artigos/processos-erosivos/9149/. Acessado em 10/12/2011.

Disponível em http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=830&class=04. Acessado em 10/12/2011.

 

Segue abaixo os passos para gravar o vídeo no laptop

 

 

  • 1° Passo:Configuração do som do laptop:

 

  • Metasys – Aplicativos – Multimídia;
  • Abra o Kmix e vá até a aba “Alternadores”;
  • Selecione a origem de gravação: e-mic;
  • Na aba entrada canal capture coloque nível de volume no máximo;
  • Na mesma aba habilite o amplificador do sinal do microfone “e-mic/ Linein Boost” coloque o volume no máximo;
  • Na aba saída os amplificadores “e-mic Linein e e-mic Linein Boost” coloque o volume no máximo.

 

Camera ilustrativa

Imagem disponível em: http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 10/12/2011.

 

 

  • 2° Passo: Gravando o vídeo

 

  • Para acessar o WxCan você poderá abrir a câmera na área de trabalho ou;
  • Metasys - Aplicativos – Multimídia – WxCan;
  • Clicar no botão vermelho e iniciar a gravação em formato de vídeo.

 

Atividade 4 – Apresentação dos trabalhos

 

Ao término do trabalho, os grupos irão apresentar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens, caixa de som e instrumento musical.

Cada grupo terá vinte minutos para apresentar e no intervalo delas o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado. 

imagem ilustrativa 3

 Imagem disponível em: http://helenaprieto.wordpress.com/tag/ava/. Acessado em 10/12/2011.

 

Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando aos alunos exporem o que compreenderam sobre o que foi apresentado pelo grupo e pelo professor.

Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, e solicitar que os grupos encaminhem por e-mail o resultado das atividades desenvolvidas durante as aulas, para assim fazer as correções necessárias.

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 10/12/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 10/12/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

http://helenaprieto.wordpress.com/tag/ava/. Acessado em 10/12/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

http://www.mvhp.com.br/violaob.htm. Acessado em 10/12/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 10/12/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

http://www.youtube.com.br. Acessado em 10/12/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio. 

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos debates e as atividades encaminhadas por e-mail.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.