16/12/2011
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Natureza e as questões socioambientais |
Formação da Terra; Relevo; Agentes Internos e Agentes Externos.
Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som, instrumento musical e internet.
Atividade 1 – Uma abordagem sobre o tema
Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto, o professor irá através de um projetor de imagens mostrar à turma dois vídeos que retratam o tema que será estudado na aula.
Em seguida, ele irá fazer uma reflexão com os alunos sobre o tema abordado nos vídeos.
Conforme mostra links e telas abaixo:
Vídeo 1: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=VlQuCkC1chQ. Acessado em 10/12/2011.
Vídeo 2: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=BDeeffw4aXQ. Acessado em 10/12/2011.
Em seguida o professor irá conduzir o momento de discussão, inicialmente levando a turma a uma reflexão sobre o que foi apresentado nos vídeos, e depois abrir para cada um fazer seus comentários. Para isso, o professor poderá fazer algumas perguntas, tais como:
Após todos os alunos terem exposto suas ideias o professor irá fazer o fechamento das discussões ressaltando algumas importâncias que o vídeo traz sobre o processo de formação dos solos e os impactos ambientais sofridos pelo mesmo.
Atividade 2 – Ampliando a reflexão sobre os vídeos
Em seguida, o professor irá solicitar que a turma se divida em grupos de três alunos e faça uma discussão sobre a compreensão deles a partir do vídeo e debate realizado na atividade anterior.
Ao término do debate o professor irá solicitar que os alunos leiam um texto disponível no sítio indicado abaixo:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/3598/erosao%20solo.pdf?sequence=3. Acessado em 14/12/2011.
Após leitura do texto o professor irá solicitar que os alunos analisem o experimento apresentado no texto. E com auxílio do professor crie um experimento ou reproduza o mesmo apresentado no texto.
Em seguida, eles irão construir um texto usando o Kword do laptop abordando aspectos apresentados no vídeo e no texto.
Imagem disponível em: http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 10/12/2011.
Atividade 3 – Entendendo melhor o tema
Para o desenvolvimento desta atividade o professor irá solicitar que os alunos reúnam dois grupos da atividade anterior e trabalhe agora com grupos de seis alunos.
Eles terão dois temas para realizar o trabalho e poderão escolher o de sua preferência, mas o número de grupos por tema tem que ser igual. Sendo que, o número de grupos que irão trabalhar os temas irá variar de acordo com o número de alunos por sala.
Tema 1: A importância dos solos e seu processo de formação
Tema 2: Os processos erosivos e a interferência humana nesses impactos.
Após escolhido o tema eles irão fazer uma pesquisa sobre o assunto escolhido e fazer um vídeo ou uma paródia; e uma apresentação no Kpresenter do laptop.
Imagem disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 10/12/2011.
Sugestões de sítios para pesquisa do tema 1
Disponível em http://www.cnps.embrapa.br/search/mirims/mirim01/mirim01.html. Acessado em 10/12/2011.
Disponível em http://educacao.uol.com.br/ciencias/solo-formacao-e-tipos-de-solo.jhtm. Acessado em 10/12/2011.
Disponível em http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-solo/erosao.php. Acessado em 10/12/2011.
Imagem disponível em: http://www.mvhp.com.br/violaob.htm. Acessado em 10/12/2011.
Sugestões de sítios para pesquisa do tema 2
Disponível em http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAGDQAG/erosao. Acessado em 10/12/2011.
Disponível em http://www.webartigos.com/artigos/processos-erosivos/9149/. Acessado em 10/12/2011.
Disponível em http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=830&class=04. Acessado em 10/12/2011.
Segue abaixo os passos para gravar o vídeo no laptop
Imagem disponível em: http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 10/12/2011.
Atividade 4 – Apresentação dos trabalhos
Ao término do trabalho, os grupos irão apresentar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens, caixa de som e instrumento musical.
Cada grupo terá vinte minutos para apresentar e no intervalo delas o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.
Imagem disponível em: http://helenaprieto.wordpress.com/tag/ava/. Acessado em 10/12/2011.
Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando aos alunos exporem o que compreenderam sobre o que foi apresentado pelo grupo e pelo professor.
Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, e solicitar que os grupos encaminhem por e-mail o resultado das atividades desenvolvidas durante as aulas, para assim fazer as correções necessárias.
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 10/12/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 10/12/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://helenaprieto.wordpress.com/tag/ava/. Acessado em 10/12/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://www.mvhp.com.br/violaob.htm. Acessado em 10/12/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 10/12/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://www.youtube.com.br. Acessado em 10/12/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos debates e as atividades encaminhadas por e-mail.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!