Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A ação dos agentes internos na natureza – UCA.

 

16/12/2011

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Natureza cíclica da Natureza
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar quais são os agentes internos;
  • Analisar como eles ocorrem;
  • Verificar quais são os impactos provocados e sua contribuição para formação dos relevos.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os processos de formação da Terra; Formação do relevo terrestre;

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.

               

Atividade 1 – Conhecendo como ocorrem os agentes internos

 

Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto,  o professor irá através de um projetor de imagens apresentar os mapa de placas tectônicas e a partir deles explicar aos alunos, o que são essas placas tectônicas, como seus movimentos acontecem, e qual sua influência para ocorrência dos agentes internos.

 

Mapa 1: Disponível em:  http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/14868/Las%20placas%20terrestres.jpg?sequence=1. Acessado em 14/12/2011.

placa tectonica

Mapa 2: Disponível em http://www.apolo11.com/mapas.php?mapa=placas_tectonicas_2. Acessado em 11/12/2011.

mapa

Após explicação dos mapas o professor deverá abrir para debate, onde todos os alunos poderão colocar suas ideias sobre sua compreensão a partir da fala do professor.

 

Atividade 2 – Ilustrando o tema

 

Ainda usando o projetor de imagens o professor irá mostrar um vídeo que ilustre o assunto que será trabalhado na aula.

Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=rhZkMqSsabk. Acessado em 11/12/2011.

video

 

Após os alunos terem assistido ao vídeo, será proposto um debate em sala. Sendo o professor o mediador do conhecimento, ele irá auxiliar na condução e organização do debate, para isso, deverá apresentar algumas questões, como:

 

  • Qual assunto abordado no vídeo?
  • A partir das ideias levantadas no vídeo o que podemos compreender de terremotos e vulcanismos?
  • Qual a influência das placas tectônicas na ocorrência desses fenômenos naturais?

 

O professor deverá ouvir as respostas incentivando todos os alunos a participarem deste momento de troca. Em seguida, realizar um fechamento das ideias, abordando o assunto apresentado no vídeo e as colocações da turma durante o debate.

 

 

Atividade 3 – Uma prática sobre o tema

 

A próxima atividade será realizada em grupo, para isso o professor irá organizar a turma em grupos de cinco alunos, sendo que a quantidade de grupos irá variar de acordo com o número de alunos por sala. 

Cada grupo irá trabalhar com o tema geral: “Agentes internos e sua ação na superfície terrestre. Impactos e Contribuições”.

 

Para isso, o trabalho será divido em dois momentos, sendo um destinado à pesquisa e outro para a apresentação.

Para a apresentação os grupos irão fazer um vídeo, uma paródia, uma apresentação no Kpresenter e construir um blog para divulgar os resultados do trabalho, todos utilizando o laptop.

 

Sugestões de sítios para pesquisa

 

Disponível em http://pessoal.educacional.com.br/up/4770001/1306260/t1315.asp. Acessado em 11/12/2011.

Disponível em http://profesron.spaceblog.com.br/22814/O-ESPACO-DA-NATUREZA-TERRESTRE/. Acessado em 11/12/2011.

Disponível em http://www.geomundo.com.br/meio-ambiente-40103.htm. Acessado em 11/12/2011.

Disponível em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Relevo/?pg=2. Acessado em 11/12/2011.

Disponível em http://www.if.ufrgs.br/mpef/mef004/20021/Marcelo/tectonismo.html. Acessado em 11/12/2011.

Disponível em http://doriskm.blogspot.com/2009/02/tectonismo.html. Acessado em 11/12/2011.

Disponível em http://www.brasilescola.com/geografia/vulcanismo.htm. Acessado em 11/12/2011.

Disponível em http://mundogeografico.sites.uol.com.br/gelo05.html. Acessado em 11/12/2011.

Disponível em http://www.cprm.gov.br/Aparados/vulc_pag01.htm. Acessado em 11/12/2011.

 

Explicações para a realização do trabalho

 

 Menino ilustrativo

Imagem disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 11/12/2011.

 

  •  Passos para acessar o Kpresenter: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Gerador de Apresentações.

 

 

Passos de como gravar um vídeo no laptop

 

 

  • 1° Passo:Configuração do som do laptop:

 

  • Metasys – Aplicativos – Multimídia;
  • Abra o Kmix e vá até a aba “Alternadores”;
  • Selecione a origem de gravação: e-mic;
  • Na aba entrada canal capture coloque nível de volume no máximo;
  • Na mesma aba habilite o amplificador do sinal do microfone “e-mic/ Linein Boost” coloque o volume no máximo;
  • Na aba saída os amplificadores “e-mic Linein e e-mic Linein Boost” coloque o volume no máximo.

 

Camera ilustrativa

Imagem disponível em: http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 11/12/2011.

 

 

  • 2° Passo: Gravando o vídeo

 

  • Para acessar o WxCan você poderá abrir a câmera na área de trabalho ou;
  • Metasys - Aplicativos – Multimídia – WxCan;
  • Clicar no botão vermelho e iniciar a gravação em formato de vídeo.

 

 Passos para construir um blog

 

  • Acessar o sítio:  http://criarumblog.com/. Acessado em 11/12/2011;
  • Seguir os passos indicados no sítio;
  • Conforme apresentado na tela abaixo.

 

Criar um blog

  

Atividade 4 – Apresentação dos trabalhos

 

Depois de realizado o trabalho, os grupos irão apresentar os resultados. Para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens, caixa de som e instrumento musical.

Cada grupo terá vinte minutos para apresentação e no intervalo delas o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.

Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando aos alunos exporem o que compreenderam sobre o que foi apresentado pelo grupo e as considerações do professor.

Ao final das apresentações o professor deverá fazer o fechamento das discussões.

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

http://www.youtube.com.br/. Acessado em 11/12/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio. 

http://www.criarumblog.com/. Acessado em 11/12/2011. Sítio usado para elaborar o blog. 

http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 11/12/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 11/12/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

http://www.apolo11.com/mapas.php?mapa=placas_tectonicas_2. Acessado em 11/12/2011. O mapa usado na aula está neste sítio.

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates; e, a divulgação dos trabalhos no blog, a forma com que os alunos irão construir o blog e como eles irão divulgar os blogs para os colegas terem acesso ao trabalho realizado em sala.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.