16/12/2011
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Natureza cíclica da Natureza |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Natureza e as questões socioambientais |
Os processos de formação da Terra; Formação do relevo terrestre;
Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.
Atividade 1 – Conhecendo como ocorrem os agentes internos
Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto, o professor irá através de um projetor de imagens apresentar os mapa de placas tectônicas e a partir deles explicar aos alunos, o que são essas placas tectônicas, como seus movimentos acontecem, e qual sua influência para ocorrência dos agentes internos.
Mapa 1: Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/14868/Las%20placas%20terrestres.jpg?sequence=1. Acessado em 14/12/2011.
Mapa 2: Disponível em http://www.apolo11.com/mapas.php?mapa=placas_tectonicas_2. Acessado em 11/12/2011.
Após explicação dos mapas o professor deverá abrir para debate, onde todos os alunos poderão colocar suas ideias sobre sua compreensão a partir da fala do professor.
Atividade 2 – Ilustrando o tema
Ainda usando o projetor de imagens o professor irá mostrar um vídeo que ilustre o assunto que será trabalhado na aula.
Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=rhZkMqSsabk. Acessado em 11/12/2011.
Após os alunos terem assistido ao vídeo, será proposto um debate em sala. Sendo o professor o mediador do conhecimento, ele irá auxiliar na condução e organização do debate, para isso, deverá apresentar algumas questões, como:
O professor deverá ouvir as respostas incentivando todos os alunos a participarem deste momento de troca. Em seguida, realizar um fechamento das ideias, abordando o assunto apresentado no vídeo e as colocações da turma durante o debate.
Atividade 3 – Uma prática sobre o tema
A próxima atividade será realizada em grupo, para isso o professor irá organizar a turma em grupos de cinco alunos, sendo que a quantidade de grupos irá variar de acordo com o número de alunos por sala.
Cada grupo irá trabalhar com o tema geral: “Agentes internos e sua ação na superfície terrestre. Impactos e Contribuições”.
Para isso, o trabalho será divido em dois momentos, sendo um destinado à pesquisa e outro para a apresentação.
Para a apresentação os grupos irão fazer um vídeo, uma paródia, uma apresentação no Kpresenter e construir um blog para divulgar os resultados do trabalho, todos utilizando o laptop.
Sugestões de sítios para pesquisa
Disponível em http://pessoal.educacional.com.br/up/4770001/1306260/t1315.asp. Acessado em 11/12/2011.
Disponível em http://profesron.spaceblog.com.br/22814/O-ESPACO-DA-NATUREZA-TERRESTRE/. Acessado em 11/12/2011.
Disponível em http://www.geomundo.com.br/meio-ambiente-40103.htm. Acessado em 11/12/2011.
Disponível em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Relevo/?pg=2. Acessado em 11/12/2011.
Disponível em http://www.if.ufrgs.br/mpef/mef004/20021/Marcelo/tectonismo.html. Acessado em 11/12/2011.
Disponível em http://doriskm.blogspot.com/2009/02/tectonismo.html. Acessado em 11/12/2011.
Disponível em http://www.brasilescola.com/geografia/vulcanismo.htm. Acessado em 11/12/2011.
Disponível em http://mundogeografico.sites.uol.com.br/gelo05.html. Acessado em 11/12/2011.
Disponível em http://www.cprm.gov.br/Aparados/vulc_pag01.htm. Acessado em 11/12/2011.
Explicações para a realização do trabalho
Imagem disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 11/12/2011.
Passos de como gravar um vídeo no laptop
Imagem disponível em: http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 11/12/2011.
Passos para construir um blog
Atividade 4 – Apresentação dos trabalhos
Depois de realizado o trabalho, os grupos irão apresentar os resultados. Para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens, caixa de som e instrumento musical.
Cada grupo terá vinte minutos para apresentação e no intervalo delas o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.
Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando aos alunos exporem o que compreenderam sobre o que foi apresentado pelo grupo e as considerações do professor.
Ao final das apresentações o professor deverá fazer o fechamento das discussões.
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
http://www.youtube.com.br/. Acessado em 11/12/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio.
http://www.criarumblog.com/. Acessado em 11/12/2011. Sítio usado para elaborar o blog.
http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 11/12/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 11/12/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://www.apolo11.com/mapas.php?mapa=placas_tectonicas_2. Acessado em 11/12/2011. O mapa usado na aula está neste sítio.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates; e, a divulgação dos trabalhos no blog, a forma com que os alunos irão construir o blog e como eles irão divulgar os blogs para os colegas terem acesso ao trabalho realizado em sala.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!