16/12/2011
Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Tempo e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
- Identificar a linguagem e a estrutura das histórias em quadrinhos.
- Criar e/ou (re)criar uma história em quadrinhos utilizando os recursos de linguagem desta modalidade.
- Localizar as diferenças dialetais da linguagem padrão ou da norma padrão.
- Enriquecer seu vocabulário por meio da linguagem oral e escrita.
- Conhecer e explorar novos recursos para a criação de uma história em quadrinho;
- Realizar práticas de leitura e escrita contextualizadas;
- Trabalhar a estrutura textual (inicio, meio e fim).
Professor é importante dialogar com os alunos e resgatar o que eles sabem sobre a linguagem de quadrinhos. É necessário ainda, que consigam ler e escrever pequenos textos e tenham conhecimentos referentes a alguns recursos e programas dos laptops do programa UCA, os Classmates, como: o Mozilla Firefox.
Professor, utilize a "caixa surpresa" para motivar os alunos. Coloque gibis dentro dela e depois de explorá-la dialogue com os alunos sobre a linguagem de quadrinhos. Aproveite o momento da rodinha, organize a sala; afaste as carteiras e solicite que assentem-se no chão. Inicie perguntando-lhes quais gibis eles conhecem e como os personagens se comunicam nos gibis.
A ideia de trabalhar com as histórias em quadrinhos surgiu da necessidade em usarmos um recurso atrativo aos alunos, para ampliar as aprendizagens em relação a alguns temas, além de promover a evolução no processo da construção da escrita.
Além disso, a linguagem simples e extrovertida dos quadrinhos pode ser um bom incentivado para a leitura.
Para isso, em um primeiro momento, mostre a eles uma história em quadrinhos, impressa em tamanho ampliado, para uma melhor visualização. Conte-lhes a a história com a devida entonação de cada balão.
Para este momento a sugestão é uma história que envolve amizade, respeito, acessibilidade e inclusão que, chama-se: “A corrida”.
Solicite que utilizem os seus laptops UCA, com o auxílio do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] e acessem os quadrinhos. Estes são os quadrinhos 1,7 e 9 da história, mas a versão completa encontra-se em: http://www2.uol.com.br/ecokids/hq/corrida.htm.
Fonte das imagens: http://www2.uol.com.br/ecokids/hq/corrida.htm (acesso em 08/12/2011)
Depois, questione-os:
- O que vocês entenderam da história?
- Como é estruturada uma história em quadrinhos?
- Por que vocês acham que elas têm esse nome?
- Quando leram a história, vocês perceberam alguma diferença entre os quadrinhos?
- Quais seriam essas diferenças?
- Alguém sabe como se chamam esses barulhos como “PRRRIII!” e o que significam?
- Olhem os balõezinhos, eles mudam de formato e de tamanho de letra conforme a fala? Será por quê?
- Dentre outras.
Ao final, distribua gibis para que os alunos possam manusear e realizar tentativas de leitura.
Deixe que explorem bastante, troquem e conversem entre si, compartilhando percepções.
Uma história em quadrinhos possui elementos específicos, não perceptíveis em outros tipos de textos, pois sua intenção é reproduzir a fala. Por isso, fatores como as onomatopéias ou falas que possuem divergências linguísticas em relação à gramática, podem aparecer.
Outro aspecto importante é o significado de cada balão, indicando: pensamento, cochicho, grito, dentre outros.
E, conhecer estes recursos é essencial para que, no próximo momento, possam criar sua própria história.
Assim, compartilhe com eles o texto: “Como fazer uma história em quadrinhos”. Esse texto está disponível em: http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html (acesso em 10/12/2011)
Nele, os alunos poderão entender a necessidade de um roteiro, como diagramar, possibilidades de desenho, o significado de cada recurso, dentre outros. Veja algumas imagens:
Fonte das imagens: http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html (acesso em 10/12/2011)
Por último, discuta com eles o que entenderam, destaques alguns balões e seus significados, converse sobre as onomatopéias, ou a escrita do som, e o que significam.
Onomatopéia significa imitar um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das Onomatopéias. Alguns exemplos práticos:
Fonte: http://meganakas.blogspot.com/2011/04/o-que-e-onomatopeia.html
Para que os alunos conheçam melhor as etapas de confecção de uma história em quadrinhos, ou HQ.
Para isso, a sugestão é a exibição de um vídeo, com 6:13 minutos, para acompanharem dicas de criação de HQs. Este vídeo encontra-se disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zEi-gV0Gwbo (acesso em 10/12/2011) e poderá ser acessado com o auxílio do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Professor, solicite aos alunos, que em seus cadernos de Língua portuguesa realizem a seguinte atividade:
|
PARA SE CRIAR UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS PRECISAMOS DE UM ROTEIRO. ASSIM, PARA AJUDAR NESSA CRIAÇÃO, ESCREVA O QUE ESTÁ PENSANDO SOBRE: PERSONAGEM 1: PERSONAGEM 2: PERSONAGEM 3: PERSONAGEM 4: _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ POR ÚLTIMO, PENSE NO NOME DA SUA HISTÓRIA: |
Professor, este é o momento da aula onde você poderá perceber o quanto os alunos estão interessados e motivados em escrever. Isso porque, o trabalho com gibis motiva os alunos a criarem, a serem autores. Por meio de uma linguagem lúdica eles têm a possibilidade de fantasiar, de dar vida a seus personagens e de estruturar seu pensamento.
A sugestão é que antes de fazerem uma história em quadrinho no computador, para que não fiquem confusos, que criem sua história no papel.
Assim como no vídeo do momento anterior, diga a eles que não é necessário caprichar nos desenhos ou colorir, pois passarão a limpo depois, utilizando os laptops do programa UCA. Apenas é preciso prestar atenção nas falas, observar se estão usando os recursos que aprenderam, como formatos dos balões e onomatopéias.
Depois, solicite que troquem com os amigos as atividades, para que um possa corrigir as falas da história do outro.
Professor, existe um programa de computador, que pode ser utilizado no sistema operacional Linux Educacional 3.0, ou seja, o sistema dos computadores do programa UCA, e que os alunos adorarão utilizá-lo para criar sua história em quadrinho. Esse, chama-se HagáQuê.
Para isso, primeiro é necessário baixar o programa, disponível em: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/. Você poderá utilizar o Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Atenção: como será preciso que cada aluno baixe o programa em seu Classmate, conforme o nível de alfabetização dos alunos, talvez seja necessário imprimir as imagens do passo a passo, para que consigam instalar. Se preferir, imprima os passos e mande como tarefa de casa a instalação, assim cada aluno terá um adulto para orientá-la. Para isso, todos os passos poderão ser encontrados, detalhadamente, em uma página da internet, que ensina como instalar o Hagáquê no Linux Educacional 3.0: http://pt.scribd.com/doc/16568788/Tutorial-Instalacao-do-Hagaque-no-Linux-Educacional |
ALGUNS PASSOS IMPORTANTES:
Antes de baixar, é necessário fazer a inscrição, conforme figura abaixo:
Fonte: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ (acesso em 11/12/2011)
Logo após, baixe o programa, seguindo as informações do sítio, conforme imagem:
Fonte: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ (acesso em 11/12/2011)
Ao final, é só realizar os desenhos e escrever as falas, lembrando que a história em quadrinho já está pronta no papel, conforme imagem abaixo:
Fonte: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/historias/Uma_ilha_perdida-pagina1.html (acesso em 11/12/2011)
A sugestão para este momento, para finalizar o trabalho com histórias em quadrinho e valorizar o trabalho dos alunos, é a criação de um gibi da turma.
Assim, como os gibis tradicionais, o nosso gibi será composto por várias histórias, uma de cada aluno.
Para isso, imprima as histórias, em número suficiente para que cada aluno tenha seu gibi, recorte e cole, de forma que se assemelhe a um gibi.
As capas poderão ser criadas pelo aluno que será dono daquele gibi.
O nome do gibi poderá ser escolhido por meio de sugestões dos alunos, seguida de votação.
http://educador.brasilescola.com/sugestoes-pais-professores/como-construir-historia-quadrinhos-com-os-alunos.htm
http://www.klickeducacao.com.br/2006/materia/21/display/0,5912,-21-98-861-,00.html
Professor, para complementar sua aula, você poderá usar jogos com personagens de gibis, como jogo da memória da Turma da Mônica. Para isso, acesse o sítio:http://sitededicas.uol.com.br/software.htm
Uma vez que a proposta desta aula é que os alunos sejam os autores, a sugestão de avaliação segue essa mesma linha, ou seja, os alunos sendo os autores da avaliação.
Assim, a sugestão é que, num primeiro momento, façam a autoavaliação, que avaliem a sua própria participação e envolvimento no processo.
Posteriormente, solicite que digam se gostaram da aula, do tema escolhido, de serem autores de uma história em quadrinho, se o trabalho possibilitou entender melhor como se cria uma história, dentre outras perguntas que achar pertinente.
Porém, ao longo do trabalho, esteja atento, se conseguiram estabelecer uma sequência lógica de pensamento, observando começo, meio e fim e se os processos de leitura e escrita foram facilitados e significativos para os alunos.
Quatro estrelas 18 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/10/2015
Quatro estrelasIsso é diferente do que se vê normalmente! Mto legal abordar o COMO os quadrinhos ajudam nas aulas! Parabéns e obrigado! Aqui tem um Vídeo Tutorial Grátis Como Criar Histórias Em Quadrinhos Na Internet Clique no Link abaixo http://professorwifi.blogspot.com/2015/10/tutorial-criando-historias-em.html
12/02/2015
Cinco estrelasExcelente a aula, me ajudou muito a trabalhar o gênero em sala de aula.
07/02/2014
Cinco estrelasExcelente aula, adorei.
19/06/2013
Cinco estrelasOtimo...
13/05/2013
Cinco estrelasSem palavras...simplesmente EXCELENTE, parabéns!
30/05/2012
Cinco estrelasEsse trabalho está excelente para ser usado por todos os professores interessados neste conteúdo. Parabéns!
18/04/2012
Cinco estrelasExcelente essa aula da professora Aline. Parabéns!!!
11/03/2012
Cinco estrelasPARABÉNS!!!! AMEI GRANDE INCENTIVO PARA A LEITURA...
28/02/2012
Quatro estrelasesta é uma boa aula,fiz um estudo e melhorei minha prática em sala de aula.parabens professora!!!
23/02/2012
Cinco estrelasadorei muito criativo e divertido,torna as aulas de leitura maravilhosas vou diversificar!
08/02/2012
Cinco estrelasParabéns!!! Esta é uma ótima idéia de como trabalhar com histórias em quadrinhos.
25/01/2012
Cinco estrelas"Os alunos comem o que os professores digerem." Autor: (Karl Kraus) Você como professora digeriu muito bem! Receba meus aplausos!!!!
25/01/2012
Cinco estrelasMais uma excelente aula, integrando as TIC... Parabéns pra vocês!
23/01/2012
Quatro estrelasParabéns gostei muito de sua aula...PARABÉNS
14/01/2012
Cinco estrelasParabéns a professora pela criatividade
09/01/2012
Cinco estrelasGenial suas ideias! Amo trabalhar com histórias em quadrinhos e mesmo já conhecendo algumas de suas sugestões, não vejo a hora de colocá-las novamente em prática juntamente com o repertório apresentado. Parabés!
05/01/2012
Cinco estrelasExcelente tuo o que foi apresentado. Obrigada! me esclareceu muitas dúvidas que tinha e minhas aulas ficarão bem mais interessantes e dinâmicas.
28/12/2011
Cinco estrelasÓtima ideia e também na pratica funciona muito bem... obrigada pela ideia...