12/12/2011
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Natureza e as questões socioambientais |
Os processos de formação da Terra; Formação do relevo terrestre;
Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som, internet e instrumento musical (opcional).
Atividade 1 – Uma abordagem sobre os agentes externos
Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar o interesse da turma sobre o tema, o professor irá solicitar aos alunos que dividam em grupos de quatro componentes e através de seu laptop interligado à internet assistam a dois vídeos, observando o que eles trazem de informações sobre os agentes externos.
Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=lUuP4ADPLbc. Acessado em 11/12/2011.
Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=NPS4gv7tM6g&feature=related. Acessado em 11/12/2011.
Após todos terem assistido aos vídeos, o professor irá pedir que os grupos discutam entre si os aspectos observados nos vídeos.
Ao concluir este momento de reflexão, o professor irá solicitar aos grupos que apresentem o resultado das discussões levantadas. Neste momento, o professor será o mediador do debate devendo incentivar os alunos a falar sobre suas observações apontadas no vídeo e no momento da reflexão.
Em seguida, ele fará o fechamento deste momento de troca entre alunos e professor.
Ao término dos debates os grupos deverão construir um texto usando o Kword do laptop, falando sobre sua compreensão no assunto da aula.
Imagem disponível em: http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 11/12/2011.
Atividade 2 – Uma análise sobre os agentes externos
Nos mesmos grupos de trabalho o professor irá solicitar que os alunos através do laptop interligado a internet, façam uma pesquisa sobre o tema em questão e elaborem uma paródia sobre o assunto.
Sugestões de sítios para pesquisa
Disponível em http://www.colegioweb.com.br/geografia/agentes-externos.html. Acessado em 11/12/2011.
Disponível em http://geoguia.blogspot.com/2008/06/agentes-externos-ou-esculpidores-do.html. Acessado em 11/12/2011.
Disponível em http://pessoal.educacional.com.br/up/4770001/1306260/t1315.asp. Acessado em 11/12/2011.
Disponível em http://profesron.spaceblog.com.br/22814/O-ESPACO-DA-NATUREZA-TERRESTRE/. Acessado em 11/12/2011.
Disponível em http://magis.colegiomedianeira.g12.br/chicho/AGENTES%20MODIFICADORES.pdf. Acessado em 11/12/2011.
Os alunos poderão ampliar a pesquisa buscando outros sítios que falam sobre o tema.
Imagem disponível em: http://www.mvhp.com.br/violaob.htm. Acessado em 11/12/2011.
Após concluírem a paródia o professor irá solicitar que eles através do laptop, construam uma apresentação no Kpresenter, utilizando a mesma base da pesquisa, abordando sua compreensão sobre o assunto estudado.
Imagem disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 10/12/2011.
Atividade 3 – Apresentação dos trabalhos
Ao término da realização dos trabalhos, os grupos irão apresentar os resultados construídos em aulas anteriores. Para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens, caixa de som, e instrumento musical (se necessário).
Cada grupo terá vinte minutos para apresentação, sendo que eles irão apresentar o texto, a paródia e os slides elaborados no Kpresenter.
No intervalo das apresentações o professor irá apontar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.
Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando todos os alunos exporem o que compreenderam sobre o que foi apresentado pelo grupo e pelo professor.
Ao final das apresentações o professor fará o fechamento das discussões levantadas em sala e pedir que encaminhem por e-mail os resultados do trabalho, para assim serem avaliados.
Atividade 4 – Divulgação dos resultados
O professor irá solicitar aos grupos que construam um blog para divulgar os trabalhos realizados sobre o tema abordado na aula, dentre eles, texto, paródia e apresentação no Kpresenter.
Durante a construção do blog o professor irá solicitar aos alunos que construam uma crítica, colocando a opinião do grupo sobre o tema estudado. Sendo que, esta atividade também será divulgada no blog. Cada grupo irá usar sua criatividade para elaboração desta atividade e deverá divulgar o blog por toda a escola para que todos tenham conhecimento do tema trabalhado nas aulas.
Disponível em http://www.criarumblog.com/. Acessado em 11/12/2011.
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 11/12/2011.
http://www.youtube.com.br. Acessado em 11/12/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio.
http://www.criarumblog.com/. Acessado em 11/12/2011. Sítio usado para elaborar o blog. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://www.mvhp.com.br/violaob.htm. Acessado em 11/12/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 11/12/2011.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates; os resultados encaminhados por e-mail; e a divulgação no blog.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!