Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como trabalhar a leitura e a escrita por meio da valorização da cultura popular resgatando músicas e poesias antigas? (UCA)

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir o prazer pela leitura.

  • Reconhecer a importância do conhecimento acumulado.

  • Valorizar a cultura popular.

  • Ler com compreensão.

  • Ler com entonação e fluência.

  • Interpretar as músicas cantadas.

  • Interpretar as poesias recitadas.

  • Representar por meio de desenhos as músicas cantadas ou poemas recitados.

  • Analisar com criticidade a situação do idoso no país.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos –4 atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno esteja inserido  no processo de alfabetização, que reconheça palavras e seja  capaz de expor seu pensamento.   Além disso, é importante, que consigam ler e escrever pequenos textos e tenham conhecimentos referentes a alguns recursos e programas dos laptops do programa UCA, os Classmates, como: o WxCam e o KWord.

Estratégias e recursos da aula

uca- todos

1° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
INTRODUZINDO O TEMA


Professor, para resgatar a cultura popular com os alunos, mesmo que seja por músicas e poesias, bem como o trabalho com os demais temas abordados nos anos iniciais do Ensino Fundamental, precisa ser contextualizado.
Tal contextualização deve vir de algo que está próximo ao aluno, para depois ampliarmos as possibilidades.
Por isso, propomos que este resgate da cultura popular aconteça a partir da vivência de nossos avós, do que eles têm para contar. Mesmo porque, os avós saberão também as particularidades daquela região, como suas músicas e poesias.
Assim, para promover o interesse dos alunos, primeiramente, leia com eles a poesia abaixo, substituindo as palavras que estão em vermelho pelas que estão em verde, ou como no caso do título, não dizendo.

Vou pra casa da vovó


CHEGA DE TANTA INJUSTIÇA

DE CASTIGO E CONFUSÃO!

VOU PRA CASA DA VOVÓ, (DELA)

NÃO TEM OUTRA SOLUÇÃO!

 

ESTOU MESMO DECIDIDO

E PRA SEMPRE EU ME MUDO.

AQUI EU NÃO POSSO NADA

E POR LÁ EU POSSO TUDO!



POSSO COMER CHOCOLATE,

POSSO ATÉ ME EMPANTURRAR.

POSSO COMER SOBREMESA

ATÉ ANTES DO JANTAR.
 

MESMO QUE EU FAÇA BAGUNÇA,

VOVÓ NÃO BRIGA COMIGO. (ELA)

SE EU BELISCAR O IRMÃOZINHO,

VOVÓ NÃO ME PÕE DE CASTIGO! (ELA)



VOU FAZER A MINHA MALA,

MEU CARRINHO EU VOU LEVAR.

VOU LEVAR O MEU CACHORRO

E O MEU JOGO DE ARMAR.
 


VOU LEVAR MEU TRAVESSEIRO,

LEVO TAMBÉM MEU PIÃO,

PEGO OS MEUS LIVROS DE HISTÓRIA

E O MEU TIME DE BOTÃO.
 


LEVO AS COISAS QUE EU GOSTO,

PRA TER TUDO SEMPRE A MÃO:

LEVO TAMBÉM O PAPAI,

A MAMÃE E O MEU IRMÃO!

ANA CANÉO

Fonte: http://www.pragentemiuda.org/2008/05/poesias-da-vov.html#ixzz1ftVBoohB

Depois questione:

-Quem é “ela”?
- As suas avós se parecem com esta avó do poema?
- E seus avôs, como são?
- Quem se lembra de alguma coisa legal que o seu avô ou a sua avó ensinaram para você?
Depois, distribua cópias do poema para os alunos e solicite que realizem a interpretação do texto.

ATIVIDADE:

uca- atividades

BASEANDO- SE NO POEMA DE ANA CANÉO, VOU PRA CASA DA VOVÓ, RESPONDA:
O QUE A VOVÓ DEIXA COMER, QUE O PAPAI E A MAMÃE NÃO DEIXAM?
_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________
E O QUE A VOVÓ NÃO FAZ, MAS O PAPAI E A MAMÃE FAZEM?

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________


MAS SE ESSA CRIANÇA MUDASSE PARA A CASA DE SUA AVÓ, O QUE ELA LEVARIA?
_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________


VOCÊ MUDARIA PARA A CASA DE SUA AVÓ? POR QUÊ?
_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

 



2° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
REFLETINDO SOBRE A REALIDADE DE ALGUNS IDOSOS


A realidade de alguns idosos nem sempre é a de avós queridos e que têm netos querendo mudar para suas casas. Alguns idosos são abandonados ou até sofrem maus tratos.
Pensando nisso, a proposta do segundo momento é propor uma reflexão crítica sobre a situação de muitos idosos, comparando-a com a de seus avós e propondo mudanças, mesmo que estes não sejam idosos ainda.
Para isso, a sugestão é começar pelo poema “ A Língua do Nhem”, de Cecília Meireles.
 

A LÍNGUA DO NHEM
(CECÍLIA MEIRELES)


HAVIA UMA VELHINHA
QUE ANDAVA ABORRECIDA
POIS DAVA A SUA VIDA
PARA FALAR COM ALGUÉM.
E ESTAVA SEMPRE EM CASA
A BOA VELHINHA
RESMUNGANDO SOZINHA:
NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM...
O GATO QUE DORMIA
NO CANTO DA COZINHA
ESCUTANDO A VELHINHA,
PRINCIPIOU TAMBÉM
A MIAR NESSA LÍNGUA
E SE ELA RESMUNGAVA,
O GATINHO A ACOMPANHAVA:
NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM...
DEPOIS VEIO O CACHORRO
DA CASA DA VIZINHA,
PATO, CABRA E GALINHA
DE CÁ, DE LÁ, DE ALÉM,
E TODOS APRENDERAM
A FALAR NOITE E DIA
NAQUELA MELODIA
NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM...
DE MODO QUE A VELHINHA
QUE MUITO PADECIA
POR NÃO TER COMPANHIA
NEM FALAR COM NINGUÉM,
FICOU TODA CONTENTE,
POIS MAL A BOCA ABRIA
TUDO LHE RESPONDIA:
NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM...


Fonte: http://oficinadaslinguas-clubedeleitura.blogspot.com/2008/02/havia-uma-velhinha-que-andava.html


Depois, diga a eles que, assim como as crianças possuem o Estatuto da criança e do adolescente, o ECA, para os protegerem, os idosos possuem o Estatuto do Idoso.
A Lei no 10.741, de 1º de outubro de 2003, é destinada a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
Logo após, solicite que respondam oralmente:
- O que vocês acham dos idosos possuírem uma lei específica para eles?
- Vocês acreditam que isto seja necessário?
- Você já viu algum idoso ser maltratado?
- Se você visse o que poderia fazer para ajudá-lo?

PARA CASA:

Atividades de casa

ENTREVISTE SEUS AVÓS OU, CASO NÃO OS TENHA OU ELES POSSUAM  MENOS DE 60 ANOS, ENTREVISTE UM PARENTE OU VIZINHO COM MAIS DE 60 ANOS PARA DESCOBRIR:


- VOCÊ CONHECE O ESTATUTO DO IDOSO?

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________


- VOCÊ SABERIA DIZER PELO MENOS TRÊS DIREITOS GARANTIDOS AOS IDOSOS PELO ESTATUTO DO IDOSO?

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________


- O QUE VOCÊ ACHA DISSO?

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________


- VOCÊ GOSTARIA DE ACRESCENTAR ALGUM DIREITO?

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________


- SE VOCÊ SOFRESSE MAUS TRATOS, A QUEM PEDIRIA AJUDA?

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________


OBS: TRAGA PARA A PRÓXIMA AULA, UMA MÚSICA E UMA POESIA QUE SEUS AVÓS FALAVAM OU CANTAVAM  PARA BRINCAR, QUANDO ERAM CRIANÇAS.


 
2° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
NO TEMPO DA VOVÓ TINHA MUITA MÚSICA


Inicie este momento proporcionando que eles socializem e discutam sobre o que descobriram em relação aos seus avós e ao Estatuto do Idoso.
Depois, em rodinha, converse com seus alunos sobre como era o tempo em que os avós eram crianças.
Diga a eles que a realidade era outra, com menos carros, menos brinquedos comprados em loja e menos tecnologia. Entretanto, essas características geravam mais espaços, menos perigos, mais invenções e muita música e brincadeira.
Muitas destas músicas nós conhecemos e podemos brincar com elas. Então, cante com eles a música apresentando as letras de cada uma, para que tenham contato com o código escrito. Depois, reproduza essas músicas para que  colem no caderno de Língua Portuguesa.


3° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
MÚSICAS QUE VIRAVAM BRINCADEIRAS


Inicie este momento convidando seus alunos para brincarmos com as cantigas que trouxeram de casa.
Para isso, a sugestão é convidá-los para o pátio da escola e solicitar que levem seus netbooks, para que possam registrar este momento, utilizando o WxCam, a webcam, presente na área de trabalho ou pelo caminho: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam].
Embora não seja possível prever as músicas enviadas pela família, segue algumas sugestões de músicas, que poderão ser cantadas em um local amplo para que os alunos possam se divertir durante suas descobertas.
VEJA ALGUMAS SUGESTÕES:

MÚSICA 1:
A CASINHA DA VOVÓ;
AMARRADINHA DE CIPÓ;
O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO;
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ;
A, E, I, O, U
QUEM MEXER VIRA TATU!

MÚSICA 2:
SERRA, SERRA, SERRADOR;
SERRA O PAPO DO VOVÔ;
O VOVÔ NÃO TEM PAPO;
SERRA O PAPO DO(A): __________________

MÚSICA 3:
É TANGO, É TANGO MORENA;
É DO CARRAPICHO;
VAMOS JOGA O (A) __________________
NA LATA DO LIXO
(...)
A LATA QUEBROU;
O LIXO ESPARRAMOU!

MÚSICA 4:
ATIREI O PAU NO GATO-TO
MAS GATO-TO
NÃO MORREU- REU-REU
DONA CHICA-CA
ADMIROU-SE-SE
COM O BERRO, COM O BERRO
QUE O GATO DEU: MIAU!

POESIA 1:
BATATINHA QUANDO NASCE,
ESPALHA RAMA PELO CHÃO,
MAMÃEZINHA QUANDO DORME,
PÕE A MÃO NO CORAÇÃO.

POESIA 2:
SOU PEQUENINA DA PERNA GROSSA,
VESTIDO CURTO, PAPAI NÃO GOSTA.

POESIA 3:
SOU PEQUENINA, DO TAMANHO DE UM BOTÃO,
CARREGO PAPAI NO BOLSO E A MAMÃE NO CORAÇÃO
O BOLSO FUROU E O PAPAI CAIU NO CHÃO.



Ao final, você poderá montar com eles um livro de músicas e poesias do tempo da vovó e do vovô, colocando as fotos, as letras de música e os poemas.


4° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
AGORA VOCÊ É: O VOVÔ OU A VOVÓ


Agora que já descobriram como era no tempo da vovó, solicite que escrevam uma carta com o seguinte tema motivador:
“Queridos netinhos, no meu tempo era assim...”
Diga a eles que descrevam fatores como:


Tema 1: Se situarem no tempo histórico
=>Em que ano estamos?
=> Quantos anos você tem e onde estuda?


Tema 2: Preferências
=> Quais suas brincadeiras preferidas?
=> Conhece ou gosta de algum poema? Qual?


Tema 3: Atualidade
=>Quais as músicas que faziam sucesso e o que gostava de ouvir?
=>Fale de algum problema que vivenciamos nos dias de hoje.


Dentre outros temas.


VEJA UM EXEMPLO:


“QUERIDOS NETINHOS, NO MEU TEMPO ERA ASSIM...”


OLÁ MEU NETINHO OU NETINHA,


AQUI É A VOVÓ ALINE. AINDA NÃO SEI COMO VOCÊ É, PORQUE VOCÊ NEM NASCEU, MAS VOU ESCREVER UMA CARTA CONTANDO COMO EU ERA QUANDO CRIANÇA.
ESTAMOS NO ANO DE 2011. EU TENHO 6 ANOS E FAÇO O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESEBA. MINHA IRMÃ LETÍCIA JÁ NASCEU, FOI NO DIA DO MEU ANIVERSÁRIO.
GOSTO DE BRINCAR COM O XBOX, QUE É UM VÍDEO GAME BEM LEGAL. TAMBÉM BRINCO DE BONECA E COM A MINHA CADELINHA, A KATE.
NA MINHA SALA TEM UM MENINO BEM BONITINHO, QUE SE CHAMA ALEXANDRE, MAS NÃO NAMORO COM ELE PORQUE EU SOU MUITO PEQUENA. SERÁ QUE ELE É SEU AVÔ?
OS ARTISTAS QUE FAZEM SUCESSO SÃO O LUAN SANTANA E A LADY GAGA.
O MUNDO ESTÁ UMA BAGUNÇA, TEM MUITA VIOLÊNCIA E A GENTE NÃO PODE BRINCAR NA RUA, COMO MEUS AVÓS FAZIAM. MAS ACHO QUE QUANDO VOCÊ LER ESTA CARTA,  A POLÍCIA JÁ VAI TER DADO UM JEITO NISSO.

 

BEIJOS

VOVÓ ALINE


Solicite ainda que, para isso, utilize o KWord: [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos].
Depois solicite que troquem de netbook com o colega para que um possa corrigir a carta do outro.
Por fim, imprima as cartas e diga aos alunos que guardem suas cartas em um lugar seguro, pois daqui a uns 50 anos ou mais, poderão mostrar para os seus netos como era no seu tempo de criança.
Se quiserem, eles também podem colocar fotos ou desenhos, para complementar a atividade.
 

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, o interesse dos alunos é sem dúvida o primeiro aspecto relevante em um processo de avaliação, sobretudo quando precisamos motivar a leitura e a escrita.
Depois, observe se  foram capazes de perceber a importância dos conhecimentos passados pelos avós e a cultura popular que é expressada por meio das músicas e das poesias antigas.
Por fim, se conseguiram elaborar um texto com sequência lógica, se situar no tempo histórico, organizar os pensamentos, dentre outros.
Registre as informações que você considera relevantes, assim terá elementos para o seu planejamento.
 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 21 classificações

  • Cinco estrelas 14/21 - 66.67%
  • Quatro estrelas 5/21 - 23.81%
  • Três estrelas 2/21 - 9.52%
  • Duas estrelas 0/21 - 0%
  • Uma estrela 0/21 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.