19/12/2011
Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Descobrir o prazer pela leitura.
Reconhecer a importância do conhecimento acumulado.
Valorizar a cultura popular.
Ler com compreensão.
Ler com entonação e fluência.
Interpretar as músicas cantadas.
Interpretar as poesias recitadas.
Representar por meio de desenhos as músicas cantadas ou poemas recitados.
Analisar com criticidade a situação do idoso no país.
Professor, é necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização, que reconheça palavras e seja capaz de expor seu pensamento. Além disso, é importante, que consigam ler e escrever pequenos textos e tenham conhecimentos referentes a alguns recursos e programas dos laptops do programa UCA, os Classmates, como: o WxCam e o KWord.
Professor, para resgatar a cultura popular com os alunos, mesmo que seja por músicas e poesias, bem como o trabalho com os demais temas abordados nos anos iniciais do Ensino Fundamental, precisa ser contextualizado.
Tal contextualização deve vir de algo que está próximo ao aluno, para depois ampliarmos as possibilidades.
Por isso, propomos que este resgate da cultura popular aconteça a partir da vivência de nossos avós, do que eles têm para contar. Mesmo porque, os avós saberão também as particularidades daquela região, como suas músicas e poesias.
Assim, para promover o interesse dos alunos, primeiramente, leia com eles a poesia abaixo, substituindo as palavras que estão em vermelho pelas que estão em verde, ou como no caso do título, não dizendo.
Vou pra casa da vovó DE CASTIGO E CONFUSÃO! VOU PRA CASA DA VOVÓ, (DELA) NÃO TEM OUTRA SOLUÇÃO!
ESTOU MESMO DECIDIDO E PRA SEMPRE EU ME MUDO. AQUI EU NÃO POSSO NADA E POR LÁ EU POSSO TUDO! POSSO ATÉ ME EMPANTURRAR. POSSO COMER SOBREMESA ATÉ ANTES DO JANTAR. MESMO QUE EU FAÇA BAGUNÇA, VOVÓ NÃO BRIGA COMIGO. (ELA) SE EU BELISCAR O IRMÃOZINHO, VOVÓ NÃO ME PÕE DE CASTIGO! (ELA) MEU CARRINHO EU VOU LEVAR. VOU LEVAR O MEU CACHORRO E O MEU JOGO DE ARMAR. LEVO TAMBÉM MEU PIÃO, PEGO OS MEUS LIVROS DE HISTÓRIA E O MEU TIME DE BOTÃO. PRA TER TUDO SEMPRE A MÃO: LEVO TAMBÉM O PAPAI, A MAMÃE E O MEU IRMÃO! ANA CANÉO Fonte: http://www.pragentemiuda.org/2008/05/poesias-da-vov.html#ixzz1ftVBoohB |
Depois questione:
-Quem é “ela”?
- As suas avós se parecem com esta avó do poema?
- E seus avôs, como são?
- Quem se lembra de alguma coisa legal que o seu avô ou a sua avó ensinaram para você?
Depois, distribua cópias do poema para os alunos e solicite que realizem a interpretação do texto.
ATIVIDADE:
BASEANDO- SE NO POEMA DE ANA CANÉO, VOU PRA CASA DA VOVÓ, RESPONDA: _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________
|
A realidade de alguns idosos nem sempre é a de avós queridos e que têm netos querendo mudar para suas casas. Alguns idosos são abandonados ou até sofrem maus tratos.
Pensando nisso, a proposta do segundo momento é propor uma reflexão crítica sobre a situação de muitos idosos, comparando-a com a de seus avós e propondo mudanças, mesmo que estes não sejam idosos ainda.
Para isso, a sugestão é começar pelo poema “ A Língua do Nhem”, de Cecília Meireles.
A LÍNGUA DO NHEM |
Depois, diga a eles que, assim como as crianças possuem o Estatuto da criança e do adolescente, o ECA, para os protegerem, os idosos possuem o Estatuto do Idoso.
A Lei no 10.741, de 1º de outubro de 2003, é destinada a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
Logo após, solicite que respondam oralmente:
- O que vocês acham dos idosos possuírem uma lei específica para eles?
- Vocês acreditam que isto seja necessário?
- Você já viu algum idoso ser maltratado?
- Se você visse o que poderia fazer para ajudá-lo?
PARA CASA:
ENTREVISTE SEUS AVÓS OU, CASO NÃO OS TENHA OU ELES POSSUAM MENOS DE 60 ANOS, ENTREVISTE UM PARENTE OU VIZINHO COM MAIS DE 60 ANOS PARA DESCOBRIR: _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ |
Inicie este momento proporcionando que eles socializem e discutam sobre o que descobriram em relação aos seus avós e ao Estatuto do Idoso.
Depois, em rodinha, converse com seus alunos sobre como era o tempo em que os avós eram crianças.
Diga a eles que a realidade era outra, com menos carros, menos brinquedos comprados em loja e menos tecnologia. Entretanto, essas características geravam mais espaços, menos perigos, mais invenções e muita música e brincadeira.
Muitas destas músicas nós conhecemos e podemos brincar com elas. Então, cante com eles a música apresentando as letras de cada uma, para que tenham contato com o código escrito. Depois, reproduza essas músicas para que colem no caderno de Língua Portuguesa.
Inicie este momento convidando seus alunos para brincarmos com as cantigas que trouxeram de casa.
Para isso, a sugestão é convidá-los para o pátio da escola e solicitar que levem seus netbooks, para que possam registrar este momento, utilizando o WxCam, a webcam, presente na área de trabalho ou pelo caminho: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam].
Embora não seja possível prever as músicas enviadas pela família, segue algumas sugestões de músicas, que poderão ser cantadas em um local amplo para que os alunos possam se divertir durante suas descobertas.
VEJA ALGUMAS SUGESTÕES:
MÚSICA 1: A CASINHA DA VOVÓ; AMARRADINHA DE CIPÓ; O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO; COM CERTEZA NÃO TEM PÓ; A, E, I, O, U QUEM MEXER VIRA TATU! MÚSICA 2: SERRA, SERRA, SERRADOR; SERRA O PAPO DO VOVÔ; O VOVÔ NÃO TEM PAPO; SERRA O PAPO DO(A): __________________ MÚSICA 3: É TANGO, É TANGO MORENA; É DO CARRAPICHO; VAMOS JOGA O (A) __________________ NA LATA DO LIXO (...) A LATA QUEBROU; O LIXO ESPARRAMOU! MÚSICA 4: ATIREI O PAU NO GATO-TO MAS GATO-TO NÃO MORREU- REU-REU DONA CHICA-CA ADMIROU-SE-SE COM O BERRO, COM O BERRO QUE O GATO DEU: MIAU! POESIA 1: BATATINHA QUANDO NASCE, ESPALHA RAMA PELO CHÃO, MAMÃEZINHA QUANDO DORME, PÕE A MÃO NO CORAÇÃO. POESIA 2: SOU PEQUENINA DA PERNA GROSSA, VESTIDO CURTO, PAPAI NÃO GOSTA. POESIA 3: SOU PEQUENINA, DO TAMANHO DE UM BOTÃO, CARREGO PAPAI NO BOLSO E A MAMÃE NO CORAÇÃO O BOLSO FUROU E O PAPAI CAIU NO CHÃO. |
Ao final, você poderá montar com eles um livro de músicas e poesias do tempo da vovó e do vovô, colocando as fotos, as letras de música e os poemas.
Agora que já descobriram como era no tempo da vovó, solicite que escrevam uma carta com o seguinte tema motivador:
“Queridos netinhos, no meu tempo era assim...”
Diga a eles que descrevam fatores como:
Tema 1: Se situarem no tempo histórico
=>Em que ano estamos?
=> Quantos anos você tem e onde estuda?
Tema 2: Preferências
=> Quais suas brincadeiras preferidas?
=> Conhece ou gosta de algum poema? Qual?
Tema 3: Atualidade
=>Quais as músicas que faziam sucesso e o que gostava de ouvir?
=>Fale de algum problema que vivenciamos nos dias de hoje.
Dentre outros temas.
VEJA UM EXEMPLO:
BEIJOS VOVÓ ALINE |
Solicite ainda que, para isso, utilize o KWord: [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos].
Depois solicite que troquem de netbook com o colega para que um possa corrigir a carta do outro.
Por fim, imprima as cartas e diga aos alunos que guardem suas cartas em um lugar seguro, pois daqui a uns 50 anos ou mais, poderão mostrar para os seus netos como era no seu tempo de criança.
Se quiserem, eles também podem colocar fotos ou desenhos, para complementar a atividade.
Estatuto do Idoso: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.741.htm
Professor, o interesse dos alunos é sem dúvida o primeiro aspecto relevante em um processo de avaliação, sobretudo quando precisamos motivar a leitura e a escrita.
Depois, observe se foram capazes de perceber a importância dos conhecimentos passados pelos avós e a cultura popular que é expressada por meio das músicas e das poesias antigas.
Por fim, se conseguiram elaborar um texto com sequência lógica, se situar no tempo histórico, organizar os pensamentos, dentre outros.
Registre as informações que você considera relevantes, assim terá elementos para o seu planejamento.
Quatro estrelas 21 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/05/2015
Cinco estrelasmuito bom diferente otimo
27/06/2013
Cinco estrelasAchei bacana! Isso demonstra a criatividade e o esforço de muitos professores!
21/04/2013
Cinco estrelasAdorei suas sugestões de aula, estou ttrabalhando com os meus alunos o resgate de sua cidade o antes e o depois,esta metodologia com a música e genial.
21/03/2013
Cinco estrelasAmei sua aula, pois trabalho com alunos de periferia e é muito difícil fazer com que eles tenha o gosto pela leitura. Acho que devo ir por esse caminho. prof: marlene.
18/03/2012
Quatro estrelasola professsores adorei as musicas vou por em pratica. um abraço.
28/02/2012
Cinco estrelasAdorei a aula.Vou por em prática.
28/02/2012
Cinco estrelasAdoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii,muito legal.bjs.
13/02/2012
Cinco estrelasAdoreeeeei!!!!!!! a sugestão...parabéns!!!!
11/02/2012
Quatro estrelasachei muito interessante
05/02/2012
Quatro estrelasGostei muito de todas a sugestões de abordagem e atividades. Embora ainda não possa contar com o conhecimento dos alunos no computador pretendo aplicar esta aula usando os recursos que disponho. Depois posto minha avaliação sobre os resultados que obtiver.
03/02/2012
Cinco estrelasParabéns! uma boa aula adorei.
02/02/2012
Três estrelasmuito bom trabalho. meus parabens
01/02/2012
Cinco estrelasA aula é maravilhosa e bem atraente gostei muito
25/01/2012
Cinco estrelasParabéns, professora! Aula maravilhosa, muito criativa... adorei!
25/01/2012
Cinco estrelasExcelnte aula, colocarei em prática
24/01/2012
Quatro estrelasSimplesmente... APAIXONANTE!!!
23/01/2012
Três estrelasPARABÉNS PROFESORA SUA AULA ESTA ESPETACULAR
20/01/2012
Cinco estrelasAchei maravilhosa a ideia!!!
16/01/2012
Cinco estrelasEssa aula é muito valiosa.Edarei com certeza.
05/01/2012
Quatro estrelasUma aula que eu daria com certeza, por se tratar de um assunto muito importante para se discutir em sala indepente do nivel ser médio ou fundamental e este tema e de suma importância e participação do assunto familia só ajuda a trabalhar a identidade do aluno.Ajuda a ter visão critica cultural a social histórica. Você e sua equipe estão de parabéns vou acrescentar uma aula partindo da sua para motivar a leitura e escrita
20/12/2011
Cinco estrelasMuito boa...