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Sabinada

 

13/12/2011

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
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BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Pauliane de Carvalho Braga; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão aprender o que foi a Sabinada, suas motivações, ideais, agentes envolvidos e resultados alcançados.

Duração das atividades
Seis aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Histórico de revoltas na Bahia (Conjuração Baiana, Federação dos Guanais e Revolta dos Malês).

- Contexto econômico e político da Bahia no Período Regencial.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Os revoltosos da Sabinada desejavam a autonomia administrativa da Bahia – a formação da República Baiana – até que o rei Pedro de Alcântara atingisse a maioridade. Liderados por Francisco Sabino, médico e jornalista, setores da classe média baiana se aliaram às elites militares para protestar contra as imposições políticas e administrativas do governo regencial. Entre 1837 e 1838, os revoltosos ocuparam vários quartéis e tomaram a capital, Salvador; em pouco tempo, entretanto, veio a reação do governo, que não mediu esforços na repressão da Revolta.

Imagens:

 

Bandeira

- Bandeira da Sabinada. Disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Flag_of_Sabinada.svg

 

Mapa

- Mapa do acampamento. Disponível em:

http://www.brasil.gov.br/linhadotempo/epocas/1837/sabinada

 

Revoltas Regenciais

- Mapa das revoltas regenciais. Disponível em:

http://multirio.rio.rj.gov.br/historia/modulo02/rev_norte.html#f5040_amp.html

 

Desenvolvimento

 

Aulas 1 e 2

Neste primeiro momento, o professor deverá contextualizar o tema a ser tratado. Em uma breve exposição de 15 minutos, o professor deverá apresentar a situação política do Período Regencial, ressaltando a disputa em torno do tema da Centralização x Federalização e o cenário específico da Revolta, a Bahia. É importante que se comente, também, sobre as condições econômicas e políticas desta província e os conflitos ali existentes.

Em um próximo momento, o professor deverá dividir a sala em três grupos. Cada grupo receberá um texto que deverá ser lido silenciosamente pelos alunos, durante a primeira e a segunda aulas (links acessados em: 14 nov. 2011).

- Grupo 1: “A política na Bahia: Atraso e personalismos”, de Israel de Oliveira Pinheiro. Disponível em:

http://scholar.googleusercontent.com/scholar?q=cache:IDkDZAgyvacJ:scholar.google.com/+sabinada&hl=pt-BR&as_sdt=0,5&as_vis=1

- Grupo 2: "Bahia: a Elite e os Caminhos da Pacificação no Pós-Sabinada", de Dilton Oliveira de Araújo (para download). Disponível em:

http://periodicos.uesb.br/index.php/politeia/article/view/196

- Grupo 3: "Liberdade, Liberdades: dilemas da escravidão na Sabinada (Bahia, 1837-1838)", de Juliana Serzedello Crespim Lopes. Disponível em:

http://sites.google.com/site/revistasankofa/sankofa6/liberdade-liberdades

 

Aula 3

Nesta aula, os alunos irão preparar a apresentação dos textos lidos, a ser realizada em um Seminário na quarta aula. Esta apresentação poderá ser feita por meio de recursos visuais (confecção de cartazes, onde poderão ser apontados os trechos mais relevantes do texto, apresentação de filmes ou imagens existentes sobre o tema) e de áudio (apresentação de canções). Os alunos poderão utilizar o Laboratório de Informática para realizar essa pesquisa.

 

Aula 4

Nesta aula, os alunos farão um Seminário, no qual irão discutir os textos lidos nas aulas anteriores. Cada grupo terá 15 minutos para apresentar e discutir o seu texto com os seus colegas de sala.

Para a apresentação, os alunos deverão atentar para as seguintes questões: onde e quando ocorreu a Sabinada? Qual o contexto social, político e econômico em que se desenrola a Revolta? Quais as motivações para o conflito? Quais os agentes envolvidos no conflito? Estes agentes pertenciam a um mesmo estrato social? Que papel cada grupo teve no conflito? Quais os ideais defendidos pelos revoltosos? A quem se opunham? Quais eram as suas demandas? Por que a revolta foi chamada de “Sabinada”? Como foram os embates entre revoltosos e o governo? Houve repressão aos revoltosos? Quais foram as consequências da Revolta?

O professor deverá fomentar e mediar a discussão a partir dessas questões e outras que surgirem durante o Seminário.

 

Aula 5

A partir da discussão do Seminário da quarta aula, os alunos deverão preparar um Júri simulado. A sala deverá ser dividida em dois grandes grupos: um representando os revoltosos e o outro representando os seus oponentes. Os alunos deverão preparar uma argumentação, na qual defendam o seu posicionamento no conflito, e uma acusação ao grupo concorrente. É importante que se simule os diversos discursos presentes na Revolta: o discurso dos artesãos, dos escravos, dos latifundiários, do governo, entre outros.

 

Aula 6: Conclusão

Nesta última aula, os alunos deverão realizar o Júri simulado, que deverá ser mediado pelo professor.  A dinâmica do Júri deverá ser a seguinte:

- Primeiro momento: cada grupo terá 5 minutos para apresentar a sua motivação para a revolta/combate à revolta;

- Segundo momento: cada grupo terá direito a realizar três perguntas (de 1 minuto) ao grupo oponente, que terá 5 minutos para responder a cada uma das perguntas;

- Terceiro momento: cada grupo poderá apresentar o depoimento de quatro personagens que os represente (cada personagem terá 3 minutos para a exposição); o grupo oponente poderá fazer duas perguntas a cada personagem (1 minuto para a realização da pergunta, 3 minutos para respondê-la);

- Quarto momento: cada grupo terá 5 minutos para a argumentação final.

Após a apresentação do Júri, o professor deverá apontar as principais argumentações do Júri e as passagens que sintetizem as discussões sobre a Sabinada.

Recursos Complementares

Dissertação de Mestrado “Identidades políticas e raciais na Sabinada (Bahia, 1837-1838)”, de Juliana Serzedello Crespim Lopes (para download). Disponível em:

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-01122009-092549/pt-br.php

Avaliação

As avaliações deste ciclo de aulas consistem na participação e na qualidade argumentativa dos alunos no Seminário da quarta aula; a avaliação final será o Júri simulado, a ser preparado na quinta aula e realizado na sexta, que deverá ser avaliado pelo professor, levando-se em consideração a organização de cada grupo e a capacidade e a qualidade argumentativa dos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
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