Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos aprender sobre as múmias e depois nos transformarmos nelas?

 

14/12/2011

Autor e Coautor(es)
LIZYANE FRANCISCA SILVA DOS SANTOS
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças a partir de cinco anos de idade, além de terem contato com a linguagem oral e escrita, poderão aprender:

  • A trabalhar em equipe;
  • Sobre o globo terrestre, como um todo, mas especificamente sobre o Egito;
  • Sobre as múmias; e
  •  A realizar movimentos variados.
Duração das atividades
Estas atividades durarão três dias, sendo que cada aula durará aproximadamente uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Linguagem oral e escrita; e
  • Alguns movimentos. 
Estratégias e recursos da aula

As aulas sugeridas aqui são propostas apropriadas para as crianças de cinco e seis anos da Educação Infantil, e para as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. A escolha desta faixa etária deveu-se à complexidade das propostas e às exigências de alguns conhecimentos que os menores ainda não possuem. 

É importante que, antes de aplicar estas aulas, o professor pesquise sobre o assunto, obtendo um maior número de informações possíveis, a fim de enriquecer o repertório das aulas. Para tanto, no item recursos complementares, sugiro alguns sites para os professores realizarem a pesquisa.

 

AULA 1- Conhecendo as múmias e os lugares onde moram.

Materiais necessários:

  • Imagens de múmias; e
  • Globo terrestre.

 

1º Momento da aula

O professor convida as crianças a fazerem uma roda na sala e leva, para o centro dela, várias imagens de múmias, como as sugeridas abaixo, perguntando-lhes se elas reconhecem estas imagens. Se sim, questiona-os: “O que são múmias?”; “Como elas ficaram neste estado?”; “Em que lugares comumente elas são encontradas?”; “As múmias sempre são de pessoas, ou animais também podem ser mumificados?”; “Quais processos são feitos nos corpos para elas se tornarem assim?”.

É importante que o professor considere as respostas e hipóteses das crianças, contudo, é necessário que ele consiga responder a todos os questionamentos.

Para este momento, o professor pode ainda levar um globo terrestre para a roda, a fim de apresentar à turma os países onde geralmente são encontradas as múmias.

 mumia 2 múmia

Fonte: Google imagens.

 

2º Momento da aula

Após a conversa inicial com as crianças, a exploração das imagens de múmias e do globo terrestre, o professor apresenta o livro “Desenrolando a múmia”, ou outro que trate deste assunto, para a sala de aula, instigando ainda mais a curiosidade do grupo de crianças. Caso as crianças já saibam ler, elas mesmas podem explorar o livro, com algumas mediações do professor; caso contrário, o professor deve ler as curiosidades existentes no livro e tentar aprofundar o conhecimento a respeito do assunto.

3º Momento da aula

Depois da apresentação em sala de aula, o professor solicita às crianças e às suas famílias que façam pesquisas em suas respectivas casas a respeito do assunto e que tragam para compartilhar, na sala de aula, os resultados, os textos, as imagens e/ou os vídeos encontrados. Este material servirá para confecção de cartazes para expor na escola.

 

AULA 2- Confecção de cartazes sobre o Egito e as múmias.

Material necessário:

  • Cartolina ou papel cartão;
  • Canetinha  hidrocor;
  • Lápis;
  • Tesoura; e
  • Cola.

 

Nesta aula, o professor realizará um levantamento de todo o material proveniente das pesquisas que as famílias e as crianças levaram, socializando com o grupo e convidando as crianças para confeccionarem cartazes com os dados e imagens que acharam mais interessantes. Confeccionados os cartazes, o professor deve promover uma exposição deles em locais onde as crianças de outros grupos tenham acesso.

As crianças que já sabem ler e escrever podem auxiliar os que ainda não o sabem. Juntamente a elas, o professor deve escrever nos cartazes, mediando, a todo o momento, a confecção destes a fim de garantir a participação de todas as crianças.

 

 AULA 3- Brincadeira resgate das múmias.

 Materiais necessários:

  •  Atadura de crepe ou TNT branco. (Obs.: As ataduras de crepe são utilizadas nos hospitais e servem para fazer imobilizações nos pacientes, podendo ser adquiridas nas farmácias).

  

Nesta terceira aula, o professor irá sugerir uma brincadeira para as crianças: o resgate das múmias. Para este momento, selecionam-se algumas crianças para se transformarem em múmias, sendo que as escolhidas deverão envolver algumas partes do seu corpo com as ataduras de crepe (ou TNT branco cortado em tiras), garantindo o caráter lúdico da brincadeira e diferenciação das outras crianças do grupo. É importante que a caracterização não dificulte o bem estar e mobilidade motora da “criança-múmia”.

Depois de as “crianças-múmias” ficarem prontas, o professor sai da sala com elas e as esconde em diferentes locais, sem que as outras crianças do grupo as vejam. As múmias não devem ficar visíveis a fim de oferecer dificuldade às crianças que irão procurá-las, e as múmias só devem sair do esconderijo quando forem encontradas.

O objetivo da brincadeira é encontrar o maior número de múmias no menor espaço de tempo e levá-las a um local previamente escolhido. Desse modo, é interessante formar duas equipes para resgatar as múmias.

As “crianças-múmias” devem ser substituídas a cada nova rodada, oportunizando a participação de todos que tiverem interesse. 

Recursos Complementares
Avaliação

As crianças deverão ser avaliadas pelo envolvimento nas propostas, pelo trabalho em grupo, pelas estratégias utilizadas na confecção dos cartazes e pela participação na brincadeira. O professor deve ainda observar se as crianças interessaram-se pela temática; se trouxeram dados novos; se participaram dos momentos de escrita.

Além disso, é importante o professor se autoavaliar, bem como realizar uma avaliação coletiva com as crianças ao final das três propostas, perguntando-lhes o que é preciso fazer de diferente, a fim de melhorar as atividades. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.