14/12/2011
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
As crianças a partir de cinco anos de idade, além de terem contato com a linguagem oral e escrita, poderão aprender:
As aulas sugeridas aqui são propostas apropriadas para as crianças de cinco e seis anos da Educação Infantil, e para as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. A escolha desta faixa etária deveu-se à complexidade das propostas e às exigências de alguns conhecimentos que os menores ainda não possuem.
É importante que, antes de aplicar estas aulas, o professor pesquise sobre o assunto, obtendo um maior número de informações possíveis, a fim de enriquecer o repertório das aulas. Para tanto, no item recursos complementares, sugiro alguns sites para os professores realizarem a pesquisa.
AULA 1- Conhecendo as múmias e os lugares onde moram.
Materiais necessários:
1º Momento da aula
O professor convida as crianças a fazerem uma roda na sala e leva, para o centro dela, várias imagens de múmias, como as sugeridas abaixo, perguntando-lhes se elas reconhecem estas imagens. Se sim, questiona-os: “O que são múmias?”; “Como elas ficaram neste estado?”; “Em que lugares comumente elas são encontradas?”; “As múmias sempre são de pessoas, ou animais também podem ser mumificados?”; “Quais processos são feitos nos corpos para elas se tornarem assim?”.
É importante que o professor considere as respostas e hipóteses das crianças, contudo, é necessário que ele consiga responder a todos os questionamentos.
Para este momento, o professor pode ainda levar um globo terrestre para a roda, a fim de apresentar à turma os países onde geralmente são encontradas as múmias.
Fonte: Google imagens.
2º Momento da aula
Após a conversa inicial com as crianças, a exploração das imagens de múmias e do globo terrestre, o professor apresenta o livro “Desenrolando a múmia”, ou outro que trate deste assunto, para a sala de aula, instigando ainda mais a curiosidade do grupo de crianças. Caso as crianças já saibam ler, elas mesmas podem explorar o livro, com algumas mediações do professor; caso contrário, o professor deve ler as curiosidades existentes no livro e tentar aprofundar o conhecimento a respeito do assunto.
3º Momento da aula
Depois da apresentação em sala de aula, o professor solicita às crianças e às suas famílias que façam pesquisas em suas respectivas casas a respeito do assunto e que tragam para compartilhar, na sala de aula, os resultados, os textos, as imagens e/ou os vídeos encontrados. Este material servirá para confecção de cartazes para expor na escola.
AULA 2- Confecção de cartazes sobre o Egito e as múmias.
Material necessário:
Nesta aula, o professor realizará um levantamento de todo o material proveniente das pesquisas que as famílias e as crianças levaram, socializando com o grupo e convidando as crianças para confeccionarem cartazes com os dados e imagens que acharam mais interessantes. Confeccionados os cartazes, o professor deve promover uma exposição deles em locais onde as crianças de outros grupos tenham acesso.
As crianças que já sabem ler e escrever podem auxiliar os que ainda não o sabem. Juntamente a elas, o professor deve escrever nos cartazes, mediando, a todo o momento, a confecção destes a fim de garantir a participação de todas as crianças.
AULA 3- Brincadeira resgate das múmias.
Materiais necessários:
Nesta terceira aula, o professor irá sugerir uma brincadeira para as crianças: o resgate das múmias. Para este momento, selecionam-se algumas crianças para se transformarem em múmias, sendo que as escolhidas deverão envolver algumas partes do seu corpo com as ataduras de crepe (ou TNT branco cortado em tiras), garantindo o caráter lúdico da brincadeira e diferenciação das outras crianças do grupo. É importante que a caracterização não dificulte o bem estar e mobilidade motora da “criança-múmia”.
Depois de as “crianças-múmias” ficarem prontas, o professor sai da sala com elas e as esconde em diferentes locais, sem que as outras crianças do grupo as vejam. As múmias não devem ficar visíveis a fim de oferecer dificuldade às crianças que irão procurá-las, e as múmias só devem sair do esconderijo quando forem encontradas.
O objetivo da brincadeira é encontrar o maior número de múmias no menor espaço de tempo e levá-las a um local previamente escolhido. Desse modo, é interessante formar duas equipes para resgatar as múmias.
As “crianças-múmias” devem ser substituídas a cada nova rodada, oportunizando a participação de todos que tiverem interesse.
As crianças deverão ser avaliadas pelo envolvimento nas propostas, pelo trabalho em grupo, pelas estratégias utilizadas na confecção dos cartazes e pela participação na brincadeira. O professor deve ainda observar se as crianças interessaram-se pela temática; se trouxeram dados novos; se participaram dos momentos de escrita.
Além disso, é importante o professor se autoavaliar, bem como realizar uma avaliação coletiva com as crianças ao final das três propostas, perguntando-lhes o que é preciso fazer de diferente, a fim de melhorar as atividades.
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