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Quais movimentos podemos fazer com estas brincadeiras cantadas?

 

14/12/2011

Autor e Coautor(es)
LIZYANE FRANCISCA SILVA DOS SANTOS
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FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças a partir dos quatro anos de idade poderão:

  • Realizar movimentos corporais variados;
  • Aprender algumas expressões faciais;
  • Utilizar o raciocínio lógico;
  • Desenhar;
  • Trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio; e
  •  Ter contato com a música e a dança.
Duração das atividades
Estas atividades durarão dois dias, sendo que cada aula durará aproximadamente uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Linguagem oral;
  • Brincadeiras de roda;
  • Desenho; e
  • Alguns movimentos, como, pular, bater palmas, dançar. 
Estratégias e recursos da aula

As duas aulas sugeridas aqui são propostas para os professores que trabalham com crianças a partir dos quatro anos de idade, pois exigem que as crianças possuam uma maior mobilidade motora, consigam compreender alguns comandos da música e já tenham sido iniciados no desenho.

Aula 1- Pulando igual pipoca.

1º momento da aula- Roda de conversa e de música.

           Na sala ou em um espaço ao ar livre, o professor organiza uma roda com as crianças em um local que permita a movimentação de todos ao mesmo tempo e, em seguida, ele convida as crianças para aprenderem uma brincadeira cantada chamada “Pipoca na panela”. Sugiro que, antes de começar a cantar a música, o professor questione se elas conhecem a pipoca e o que acontece com este produto dentro da panela ou do forno micro-ondas?

       Segue abaixo a letra da brincadeira cantada, uma explicação de como se brinca e um link de um vídeo com o qual o professor poderá aprender o ritmo e os gestos da música para ensinar às crianças.

 

PIPOCA NA PANELA

 Uma pipoca puxa assunto na panela, PLOC
Outra pipoca vem correndo responder, PLOC
Aí começa um tremendo falatório
E ninguém mais consegue entender
É um tal de Ploc!
Ploploc! Ploc! Ploc! (3x)

  

COMO SE BRINCA: Nesta brincadeira, as crianças ficam em roda, sem dar as mãos e, quando cantarem “PLOC”, devem dar pulos, cada vez para um lado: no primeiro “PLOC”, todos devem pular para a direita, no segundo “PLOC”, todos pulam para a esquerda e na sequência “é um tal de PLOC, PLOC, PLOC PLOC...”, todos pulam bem rápido de um lado para o outro.

Uma dica é ir aumentado gradativamente a velocidade da música e, consequentemente, a dos movimentos. Para aumentar o grau de complexidade, pode-se pedir às crianças que se dêem as mãos, em pequenos grupos, e aumentar o número de participantes por grupo a cada vez que se canta. Para assistir o vídeo desta brincadeira cantada é só acessar o link postado abaixo no recursos complementares.

 

2º momento da aula- Desenhando e construindo um quebra cabeça.

Materiais necessários:

·Papel Kraft;

·Lápis;

·Pincel atômico; e

·Tesoura.

            Após fazer a brincadeira cantada da “Pipoca na panela”, o professor organiza um espaço na sala para estender um papel Kraft de, mais ou menos, um metro e meio de comprimento, sugerindo às crianças que uma delas deite no papel e reproduza um dos movimentos que foram realizados na brincadeira, como, por exemplo, dançar. Em seguida, o professor contorna o corpo da criança com o pincel atômico, deixando impresso o formato do corpo e consequentemente o desenho do movimento.

            Depois de o desenho ficar pronto, o professor o recorta em vários formatos para as crianças brincarem de quebra-cabeça. Em outras aulas, o professor pode sugerir para o grupo construir novos quebra-cabeças, com outros movimentos impressos.

 

Aula 2- Brincando com as expressões faciais.

1º momento da aula- Roda de conversa e roda de música.

            Na sala ou em um espaço ao ar livre, o professor organiza uma roda com as crianças em um local que permita a movimentação de todos ao mesmo tempo, em seguida ele convida as crianças para aprenderem uma brincadeira cantada chamada “Cara de bem, cara de mal”, cantada pelo tio Ricardo, postado no link abaixo. Além disso, disponibilizo a letra da brincadeira e como se brinca, para que o professor aprenda antes de ensinar para as crianças.

 

CARA DE BEM, CARA DE MAL

Preste atenção nesta música legal,
Eu vou fazer, cara de bem, cara de mal.
Cara de bem,
Cara de mal...

COMO SE BRINCA: Essa brincadeira cantada se assemelha à brincadeira do “morto-vivo”, mas com expressões faciais relacionadas ao gestual. Nos dois primeiros versos, os participantes batem palmas, e então o líder vai alternando “caras de bem” com “caras de mal”. Quando disser “cara de bem”, os brincantes devem colocar uma mão acima e uma abaixo da própria cabeça, abrindo um grande sorriso. Na hora da “cara de mal”, os brincantes devem colocar as mãos na cintura e fazer cara de bravo. Para assistir o vídeo desta brincadeira cantada é só acessar o link postado abaixo no recursos complementares. 

2º momento da aula- gravando e desenhando as expressões faciais.

Materiais necessários:

·Câmera digital;

·Notebook ou televisão com aparelho de DVD

·Papel A4 branco;

·Lápis de escrever e para colorir; e

·Giz de cera.

        Neste segundo momento, o professor realiza uma conversa com as crianças a respeito das expressões faciais que podemos fazer, de como fica o rosto das pessoas quando estão tristes, felizes, zangados, com medo, com vergonha, sonolentos, etc. É interessante que o professor instigue as crianças a reproduzirem com seu rosto cada expressão facial que eles conhecem e que, neste momento, o professor deve gravar com a câmera os movimentos realizados pelo grupo para, em seguida, apresentar para as crianças como a face delas ficam em cada expressão.

         Depois de assistir ao vídeo, o professor oferece papel e lápis para as crianças e pede-lhes para que desenhem a expressão facial que elas mais gostaram de fazer. A seguir, o professor deve expor os desenhos das crianças na escola.  

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deve avaliar a participação das crianças na roda de brincadeiras cantadas, analisando se elas conseguiram aprender a música e os gestos, bem como se dançaram no ritmo. Também deve observar o trabalho em grupo, o desenho das crianças e as estratégias utilizadas por elas para resolverem os desafios propostos pelo professor. 

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