Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos realizar alguns movimentos com os olhos vendados?

 

14/12/2011

Autor e Coautor(es)
LIZYANE FRANCISCA SILVA DOS SANTOS
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças a partir dos quatro anos de idade poderão:

  • Realizar movimentos corporais variados sem utilizar a visão;
  • Utilizar o tato para se locomover;
  • Ter noções de lateralidade;
  • Trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio; e
  •  Superar o medo do desconhecido.
Duração das atividades
Estas atividades durarão três dias, sendo que cada aula durará aproximadamente uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Visão;
  • Medo do escuro; e
  • Alguns movimentos. 
Estratégias e recursos da aula

As três aulas sugeridas aqui são propostas para os professores que trabalham com crianças a partir dos quatro anos de idade, pois, além de elas exigirem maior mobilidade motora e trabalho em grupo, em todas as brincadeiras, as crianças precisarão ficar com os olhos vendados.

Aula 1 – Trilha secreta

Materiais necessários:

 

  • Venda para os olhos;
  • Corda grande;
  • Lã;
  • Palha de aço;
  • Massa de modelar;
  • Balão;
  • Esponja; e
  • Tecidos diversos.

 

Em um espaço ao ar livre, o professor estica e fixa a corda de modo que ela fique na altura das mãos das crianças. A corda pode ser fixada em árvores, postes, brinquedos do parque ou outros lugares nos quais o professor avalie ser possível, portanto, ele deve planejar com antecedência o lugar, pensando em desafiar as crianças, garantindo o bem-estar delas, em realizar movimentos diferenciados através do sentido do tato e a passagem delas pela trilha tranquilamente. O objetivo desta atividade é formar um percurso com a corda que desafie as crianças a caminharem segurando-se na corda, utilizando apenas as mãos e os pés para alcançar o final da trilha. Porém, no meio do caminho, as crianças encontrarão alguns obstáculos, os quais, por estarem com os olhos vendados, elas não conseguirão ver, mas apenas tocá-los. São eles: esponja molhada, palha de aço, massa de modelar, fios de lã e outros materiais que o professor ache interessante fixar na corda.

A trilha secreta, como é chamada esta proposta, deve ter um início e um fim e não deve ser vista pelas crianças enquanto estiver sendo montada e, portanto, todos os participantes deverão chegar ao local do desafio já com os olhos vendados. O elemento surpresa é necessário para o sucesso e uma maior vivência da atividade.

A brincadeira não deve ser realizada com todas as crianças ao mesmo tempo, e precisa contar com a presença de outros adultos, além do professor, pois os adultos responsáveis terão que mediar durante todo o momento de passagem de cada criança pela trilha até que elas cheguem ao final, tirando a venda dos olhos e, enfim, enxergando os materiais nos quais elas colocaram a mão durante o percurso.

 

Aula 2- Abismo

Materiais necessários:

 

  • Venda para os olhos; e
  • Duas cordas.

 

Em um espaço ao ar livre, o professor estica as duas cordas. Uma das cordas será o ponto de partida da brincadeira e a outra será o limite máximo a que as crianças podem atingir, para não cair no “abismo” (como abismo, é considerado o espaço que sobrou depois da segunda corda). O objetivo desta brincadeira é caminhar entre as duas cordas com os olhos vendados e tentar parar com os dois pés o mais próximo possível do começo do “abismo” (segunda corda estendida no chão), do contrário, caso a criança passe a segunda corda com um pé ou com os dois pés, ela cairá no “abismo”.

Sugiro que o professor divida o grupo de crianças em duas equipes, decretando como vencedora aquela em que os componentes menos caírem no abismo.  Atenção, os integrantes da equipe não devem ajudar o companheiro que está vendado, pois ele é quem deve decidir sozinho qual rumo tomará e em que lugar irá parar.

 Essa proposta é interessante para as crianças adquirirem noção de espaço.

Durante a brincadeira, o professor deve mediar a caminhada da criança vendada, evitando que ela caminhe para um local distante e bata em algum obstáculo  no caminho.

 

Aula 3- Chute ao gol

Materiais necessários:

 

  • Venda para os olhos;
  • Cartolina;
  • Pincel Atômico;
  • Trave de futebol; e
  • Bola de futebol.

 

Em uma quadra poliesportiva ou em um espaço amplo ao ar livre, no qual possa ser colocada uma trave de futebol, o professor divide o grupo em duas equipes. Uma equipe chutará a bola primeiro, enquanto a outra terá seus integrantes se revezando para atuar como goleiro. Após todos os integrantes participarem, as equipes trocarão de função.

O objetivo da brincadeira é fazer o maior número de gols com os olhos vendados e, por isso, a criança que estiver chutando ao gol poderá ser auxiliada pelos componentes de sua equipe, que, por sua vez, poderão falar a direção em que o chutador deverá jogar a bola, emitindo comandos como “direita”, “esquerda”, “forte”, “fraco”, “no centro”, “chuta”, “pára”, “espera”, entre outros, combinados anteriormente entre eles.

No momento de cada jogada, o goleiro não precisa ficar com os olhos vendados.

Durante a brincadeira, o professor, em conjunto com as crianças, deve anotar os gols efetuados para que, após este momento, o registro da pontuação possa ser utilizado com as crianças, a partir do qual elas poderão fazer a contagem e trabalhar com algumas operações aritméticas sugeridas pelo professor.

Recursos Complementares
Avaliação

As crianças deverão ser avaliadas pela participação nas propostas e pelas estratégias utilizadas para alcançar os objetivos das brincadeiras. É importante ver como cada criança se comportou com os olhos vendados: Tentaram espiar? Conseguiram ou não caminhar com segurança? Trabalharam em equipe? 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.