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Relações de trabalho no Brasil Colônia

 

13/12/2011

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Diniz Ferreira, Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Trabalho
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá entender melhor o Brasil Colônia. Ele irá compreender mais sobre as atividades desenvolvidas no Brasil, as pessoas que aqui viviam e as relações que estas tinham entre si. Além disso, perceber como as relações trabalhistas existentes no período de 1500 a 1822 contribuíram para o desenvolvimento da economia brasileira e os impactos dessa relação, para o futuro econômico da nação. 

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter conhecimentos prévios sobre as expansões marítimas, o mercantilismo, o achamento do Brasil, bem como saber aspectos básicos sobre o Brasil Colônia. 

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

No princípio da colonização do Brasil, houve um grande interesse na exploração da mão de obra indígena, interesse este que se foi perdendo ao longo dos anos. Assim, a mão de obra mais importante passou a ser a mão de obra escravista. Porém, ao longo do tempo, a organização do trabalho se diversificou. A atividade mineratória, por exemplo, possibilitou o desenvolvimento das atividades terciárias, levando a uma diversificação do trabalho, tanto escravo quanto livre.

 

ATIVIDADE I (Aula 1)

 Esta primeira atividade consiste em uma apresentação aos alunos do tema proposto. Ela os ajudará a se familiarizarem com o determinado tema. No início da primeira aula, o professor deverá fazer uma breve introdução, resumindo, de forma menos complicada possível, quais eram as formas de trabalho mais comuns no Brasil colonial. Logo depois, os alunos se sentarão em roda e o professor iniciará uma discussão sobre o tema, mostrando aos alunos as seguintes imagens: 

Imagem I:

Escambo

Índios e portugueses praticando o escambo. N/A.

Disponível em:http://dicadehistoria.blogspot.com/2011/05/dica-de-historia-n-4.html

 

- Imagem 2: 

Engenho de açucar

Trabalho no engenho de açúcar. N/A. Disponível em:

http://historiacomcristo.blogspot.com/2011/09/pre-vestibular-cana-e-trabalho-escravo.html 

 

- Imagem 3: 

Mineração

Trabalho na Mina. N/A. Disponível em:

http://historiacomcristo.blogspot.com/2011/09/pre-vestibular-cana-e-trabalho-escravo.html 

Imagem 4: 

Trabalho livre

Negras vendendo quitutes. N/A. Disponível em:

http://diariohistoria.blogspot.com/2008_02_21_archive.html

 

O professor deverá despertar a curiosidade nos alunos, ou seja, deverá deixá-los perceber a imagem e do que ela trata. Ele trará perguntas,incitando questionamentos em seus alunos. Alguns exemplos de perguntas que o professor poderá lançar mão:

- Que espécie de trabalho há em cada imagem?

- Quais as diferenças e semelhanças entre esses trabalhos?

- Quais são os períodos em que cada forma de trabalho teve maior importância?

- Em que a terceira imagem se relaciona com a quarta? E por quê?

 

OBS:Todos deverão participar da discussão, emitindo opiniões e tentando responder aos questionamentos propostos sobre as imagens.  A discussão será somente oral, não sendo necessário entregar as questões ao professor. 

 

ATIVIDADE II (Aulas 2 e 3)

 Nesta segunda atividade, o professor dividirá os alunos em quatro grupos. Cada um dos grupos deverá escolher uma das imagens para fazer uma apresentação detalhada e um seminário, aprofundando o tema visto em sala.

 

Aula 2

 Será uma aula dedicada à pesquisa para o desenvolvimento da apresentação. O professor deverá fornecer à pesquisa tudo o que conseguir encontrar, como, por exemplo, livros didáticos do Ensino Médio (História Geral e História do Brasil), sites e revistas de História.

Sugestões de sites que poderão ser acessados:

- Sobre o trabalho escravo:

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=4

http://hilarioehistoria.blogspot.com/2011/04/o-trabalho-escravo-no-brasil-colonia-e.html

http://www.mundoeducacao.com.br/historiadobrasil/escravidao-no-brasil.htm

http://portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil-colonia/sociedade-acucareira-no-brasil-colonial.php

 

- Sobre o trabalho indígena, escambo:

http://www.mundovestibular.com.br/articles/629/1/BRASIL---PERIODO-PRE-COLONIAL/Paacutegina1.html

http://www.brasilescola.com/historiab/escravidao-indigena.htm

http://oficiodahistoria.blogspot.com/2008/11/o-brasil-pr-colonial.html

 

- Sobre o trabalho livre:

http://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/a-mineracao-no-brasil-colonial

http://imprimis.arteblog.com.br/3756/AULA-DE-HISTORIA-Aspectos-Gerais-da-Mineracao-no-Brasil-Colonia/

 

Aula 3

 Os alunos apresentarão o resultado de suas pesquisas. Cada grupo terá cerca de 15 minutos para o Seminário. Será necessário que cada grupo dialogue com o tema, explicando cada espécie de trabalho, quem o pratica e a sua importância na sociedade colonial, bem como detalhe as relações que estes trabalhadores tinham com os seus patrões, donos ou, no caso do escambo e do trabalho livre, quais as relações com quem fazia a troca ou a compra dos produtos.

  

ATIVIDADE III (Aulas 4 e 5)

 Nesta atividade, o professor deverá concluir o aprendizado sobre as relações de trabalho no Brasil, exibindo para os alunos o filme “Chico Rei”, dirigido por Walter Lima Jr. (disponível em: http://www.filmescompletos.info/filme-chico-rei-dublado). O filme conta a história de Galanga, rei do Congo, personagem que é escravizado na África e trazido para o Brasil, onde passa a se chamar Chico Rei.  Aqui ele começa a trabalhar em uma mina de ouro na Região das Minas Gerais. Escondendo ouro pelo corpo, com o tempo ele compra a sua alforria e filia-se a uma Irmandade para ajudar negros a também comprarem a sua alforria.

Por intermédio do filme, o aluno poderá entender o trabalho escravo, e como este podia transformar-se em trabalho livre, por meio da mobilidade adquirida nas sociedades do ouro.

Logo após o filme, os alunos deverão fazer uma pequena redação, um comentário sobre o filme, desenvolvendo uma discussão sobre o trabalho escravo negro e as diferenças entre as relações de trabalho nos engenhos de açúcar e na sociedade do ouro. Não é necessário mais do que uma página, sendo apenas um recurso utilizado pelo professor para perceber se os alunos compreenderam o filme e os temas estudados. 

 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será processual. O professor levará em consideração a participação dos alunos em cada uma das atividades propostas: presença nos dias de exibição do filme; presença e participação no seminário; participação na primeira discussão em sala, bem como a correção do comentário entregue após o filme.

OBS: O comentário entregue apenas demonstra a compreensão do aluno sobre o filme e o tema estudado, não devendo ser avaliado de forma muito rigorosa. O necessário é que o aluno consiga explicar o seu ponto de vista, desenvolvendo-o, seja ele qual for. 

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