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Vamos fazer os bebês realizarem diferentes movimentos através da experimentação de algumas “melecas”?

 

14/12/2011

Autor e Coautor(es)
LIZYANE FRANCISCA SILVA DOS SANTOS
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FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os bebês a partir de dez meses poderão:

  • Conhecer diferentes texturas e sabores; e
  •  Realizar movimentos variados.
Duração das atividades
A proposta está dividida em três aulas, realizada em diferentes dias. O tempo de duração das propostas dependerá do número de bebês, da forma de exposição do professor e do tempo de concentração de cada bebê.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Alguns movimentos.
Estratégias e recursos da aula

As propostas apresentadas aqui são sugestões de ação pedagógica para os professores que trabalham com os bebês, a partir de dez meses, que já estiverem engatinhando, que consigam fazer movimentos de preensão com as mãos para a manipulação dos objetos e, ainda, que consigam ficar sentados ou em pé, com o auxílio do adulto ou de algum tipo de apoio.

É importante salientar que os materiais utilizados são apropriados para a faixa etária e que, caso sejam levados à boca, não oferecerão risco de intoxicação, pois foram pensados para garantir a segurança e o bem estar dos bebês.

Os dias escolhidos para a realização de cada atividade também devem ser levados em consideração para o sucesso das aulas, assim, é interessante que sejam dias quentes e que as crianças estejam vestidas com roupas “velhas”, isto é, roupas que possam sujar, melecar e manchar, sem prejuízo para as famílias. Além disso, é importante a disponibilidade de outros adultos, nos dias escolhidos para a atividade, a fim de auxiliar no banho dos bebês que, após a experimentação, necessitarem.

 

AULA 1- MELECANDO COM O GRUDE

 

Materiais necessários:

  • Farinha de trigo (6 a 7 colheres de sopa);
  • Água (1 litro);
  • Panela;
  • Corante artificial para fins alimentícios de diversas cores; e
  • Palitos de picolé.

1º momento da aula- Preparação do grude

                                 

            Fora da sala, o professor prepara o grude, conforme os links postados no item recursos complementares.

Modo de fazer- Coloque um litro de água fria em uma panela, acrescente a farinha de trigo, misture-os bem e leve-os ao fogo, mexendo sempre, até cozinhar. Ao final, deverá ficar com aparência de mingau. Esta receita também pode ser preparada no forno micro-ondas, devendo-se colocar os produtos em uma bacia e cozinhá-los. Neste caso, é necessário abrir o micro-ondas a cada minuto, para mexer, até cozinhar e ficar com aparência de mingau. Após pronto, dividir o grude em diversos potes plásticos e acrescentar algumas gotas do corante, cada pote deverá receber apenas uma cor.

2º momento da aula- É hora de os bebês experimentarem o grude.

            Na sala ou em um espaço ao ar livre, o professor organiza uma mesa com bancos apropriados para o tamanho dos bebês, ou então estende uma lona plástica no chão. Após organizar o espaço, o professor traz os bebês e os coloca sentados, para, em seguida, estender uma folha de papel grande, podendo ser de sulfite ou do tipo Kraft, e fornecer os potes plásticos com grude para os bebês mexerem. Inicialmente é interessante colocar uma pequena quantidade nas mãos e, somente depois de os bebês sentirem-se à vontade, se fornecer uma maior quantidade de grude. Como sugestão, o professor pode também lhes oferecer palitos de picolé, mediando, a todo o momento, a experimentação.

3º momento da aula- Experimentar o grude com outras partes do corpo.

            Caso os bebês estejam à vontade com o grude, pode ser ofertado, em outro dia, a experimentação com outras partes do corpo, como os pés e a barriga. É importante o professor ficar atento para que os bebês não escorreguem no grude e não passem as mãos sujas nos olhos.

 grude 2 grude 3 Grude 1

Fonte: arquivo da autora 

 

 

AULA 2- MELECANDO COM SAGU

Materiais necessários:

  • Sagu;
  • Panela; e
  • Água.

1º Momento da aula- Preparação do sagu.

 

Fora da sala, o professor cozinha o sagu, conforme as instruções constantes na embalagem do produto. Após esfriar, o sagu deve ser colocado em uma bacia plástica grande.

 

2º momento da aula- melecando a mão com sagu.

 

Na sala ou em um espaço ao ar livre, o professor estende uma lona plástica no chão. Após organizar o espaço, traz os bebês e os coloca sentados em uma roda e, no centro desta, coloca a bacia com sagu cozido, incentivando-os a tocarem-no. À medida que os bebês forem tocando no sagu, o professor vai espalhando-o no entorno da bacia, até que todo o sagu esteja completamente espalhado na lona plástica.

É interessante encorajar os bebês a colocarem a mão ou os pés na “meleca”, sendo que os bebês que estiveram à vontade com as propostas devem ficar livres para o experimentarem de outras maneiras, recebendo algumas mediações do professor.

sagu 1 sagu 2

sagu 4

Fonte: arquivo da autora

 

AULA 3- FAZENDO MELECA COM A GELATINA

Materiais necessários:

  • Gelatina de diferentes sabores ou sem sabor;
  • Bacias plásticas;
  • Potes plásticos;
  • Pratos plásticos; e
  • Colheres plásticas.

 

1º Momento da aula- Preparando a gelatina.

Fora da sala, o professor prepara três tipos de gelatina, com diferentes cores, conforme as instruções que constam na embalagem do produto.

       2º Momento da aula-

      Na sala ou em um espaço ao ar livre, o professor organiza uma mesa com bancos apropriados para o tamanho dos bebês, distribui alguns potes, pratos e colheres plásticas e serve a gelatina de forma individual, cada uma de uma vez, convidando os bebês a tocarem com as mãos ou utilizar as colheres para mexer. Como os bebês estão em uma fase do seu desenvolvimento que é extremamente oral, o professor deve mediar a experimentação não só com a mão, mas também com a boca, porém é importante não permitir que os bebês experimentem grandes quantidades, desviando a intenção de colocar na boca com estratégias para experimentar a meleca de outras formas. 

gelatina 1 gelatina 2 gelatina 3

gelatina

Fonte: arquivo da autora

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliação dos bebês:

  • Os bebês sentiram-se bem e desafiados durante as propostas?
  • Qual foi a reação de cada bebê durante as experimentações?
  • Em qual “meleca” preferiram mexer? Ou não mexeram em nenhuma?
  • O professor conseguiu fazer as mediações necessárias para que os bebês pudessem explorar todas as possibilidades de experimentação das melecas? 

                                                    

            É interessante realizar um registro escrito e fotográfico de toda a proposta para, depois de algum tempo,  realizar novamente as mesmas vivências e verificar se houve mudanças nas movimentações e comportamentos diante das “melecas”. 

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