21/12/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Memória |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
O aluno aprenderá como foi criada a Capitania das Minas do Ouro, os diversos interesses presentes nesse começo e os conflitos resultantes da diversidade de grupos sociais envolvidos na descoberta do ouro nas Minas.
O antigo sistema colonial.
As formas e os mecanismos do domínio português no Brasil.
Mercantilismo.
O professor deverá fazer uma breve introdução, recuperando os conhecimentos adquiridos pelos alunos em aulas anteriores sobre o antigo sistema colonial, o mercantilismo e a cultura da cana-de-açúcar. Deverá ressaltar ainda as características da organização da cultura canavieira nos aspectos econômicos, sociais e políticos, bem como a forma de relacionamento com a metrópole portuguesa.
O professor deverá chamar a atenção de que agora, nas Minas, a organização da exploração colonial será diferente devido às características da atividade econômica.
Sendo assim, o professor dividirá a sala em grupos para dar início à preparação da discussão.
AULA 1
Os temas a serem pesquisados ficarão assim distribuídos:
- Grupo 1: “O que é emboabas”
Sugestão desites:
http://www.brasilescola.com/historiab/guerra-dos-emboabas.htm
http://www.infoescola.com/historia/guerra-dos-emboabas/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Emboabas
- Grupo 2 : “Causas da Guerra dos Emboabas”
Sugestão desites:
http://www.historiabrasileira.com/brasil-colonia/guerra-dos-emboabas/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/guerra-dos-emboabas/guerra-dos-emboabas-1.php
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/guerradosemboabas.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Emboabas
- Grupo 3: “O contexto do conflito”
Sugestão desites:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/guerra-dos-emboabas/guerra-dos-emboabas-1.php
http://multirio.rio.rj.gov.br/historia/modulo01/guerra_emboabas.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Emboabas
- Grupo 4: “O Conflito”
Sugestão de site:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/guerra-dos-emboabas/guerra-dos-emboabas-1.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Emboabas
- Grupo 5: “O Capão da Traição”
Sugestão desite:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Emboabas
- Grupo 6: “Consequências do conflito”
Sugestão de sites:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/guerra-dos-emboabas/guerra-dos-emboabas-1.php
http://www.sohistoria.com.br/ef2/emboabas/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Emboabas
Durante a pesquisa, os alunos deverão recolher imagens para utilização posterior.
Deverão produzir, também, um texto de uma lauda, em forma jornalística, sobre os resultados da pesquisa em grupo.
Imagem 1
Óleo sobre tela retratando a Guerra dos Emboabas
Fonte: http://multirio.rio.rj.gov.br/historia/modulo01/guerra_emboabas.html
Óleo sobre tela retratando o conflito.
Fonte: http://achetudoeregiao.tv.br/atr/Guerra_dos_Emboabas.htm
Imagem 3:
Imagem de Manuel Nunes Viana, um dos líderes dos conflito
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/manuel-borba-gato/manuel-borba-gato.php
Imagem 4:
Imagem do Borba Gato, um dos líderes do conflito
Fonte:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/manuel-borba-gato/manuel-borba-gato.php
Imagem 5:
Capão da Traição, um dos episódios cruciais da Guerra dos Emboabas
Fonte:http://www.acervos.ufsj.edu.br/site/fontes_civeis/galeria/0003.html
AULA2
O professor deverá reunir a turma em um Seminário no qual serão dados a cada grupo 10 minutos para a apresentação dos resultados de sua pesquisa, que serão debatidos por todos os alunos reunidos em uma roda.
O professor deverá orientar o debate com os seguintes eixos:
- Quais as razões para o conflito?
- Qual a posição da Coroa Portuguesa nesse cenário de conflito?
- Qual a importância, segundo o antigo sistema colonial, da descoberta do ouro nas Minas?
- Quais os resultados da Guerra dos Emboabas?
AULA 3
Nesta aula, de posse das imagens recolhidas e dos textos jornalísticos produzidos anteriormente, os alunos deverão montar um Jornal de Época sobre os acontecimentos da Guerra dos Emboabas e afixá-lo em local apropriado da escola.
http://www.mundovestibular.com.br/articles/2854/5/RESUMO-HISTORIA-DO-BRASIL/Paacutegina5.html
http://www.dicionarioinformal.com.br/emboaba/
A avaliação deverá ser constante, ou seja, durante todo o processo de aprendizado deste tema. Os alunos serão avaliados na sua participação na pesquisa, na produção dos textos, na apresentação dos resultados de pesquisa no Seminário e nas discussões no mesmo e, por fim, serão avaliados na montagem do Jornal de Época.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/02/2012
Quatro estrelasAchei a atividade bem estruturada facitando o trabalho do professor ao trabalhar o tema da mineração nas Minas Gerais.