Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Guerra dos Emboabas

 

21/12/2011

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Memória
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá como foi criada a Capitania das Minas do Ouro, os diversos interesses presentes nesse começo e os conflitos resultantes da diversidade de grupos sociais envolvidos na descoberta do ouro nas Minas.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O antigo sistema colonial.

 A cultura da cana-de-açúcar.

 As formas e os mecanismos do domínio português no Brasil.

Mercantilismo.

Estratégias e recursos da aula

O professor deverá fazer uma breve introdução, recuperando os conhecimentos adquiridos pelos alunos em aulas anteriores sobre o antigo sistema colonial, o mercantilismo e a cultura da cana-de-açúcar. Deverá ressaltar ainda as características da organização da cultura canavieira nos aspectos econômicos, sociais e políticos, bem como a forma de relacionamento com a metrópole portuguesa.

O professor deverá chamar a atenção de que agora, nas Minas, a organização da exploração colonial será diferente devido às características da atividade econômica.

Sendo assim, o professor dividirá a sala em grupos para dar início à preparação da discussão.

AULA 1

Os temas a serem pesquisados ficarão assim distribuídos:

- Grupo 1: “O que é emboabas”

Sugestão desites:

http://www.brasilescola.com/historiab/guerra-dos-emboabas.htm

http://www.infoescola.com/historia/guerra-dos-emboabas/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Emboabas

- Grupo 2 : “Causas da Guerra dos Emboabas”

Sugestão desites:

http://www.historiabrasileira.com/brasil-colonia/guerra-dos-emboabas/

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/guerra-dos-emboabas/guerra-dos-emboabas-1.php

http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/guerradosemboabas.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Emboabas

- Grupo 3: “O contexto do conflito”

Sugestão desites:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/guerra-dos-emboabas/guerra-dos-emboabas-1.php

http://multirio.rio.rj.gov.br/historia/modulo01/guerra_emboabas.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Emboabas

- Grupo 4: “O Conflito”

Sugestão de site:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/guerra-dos-emboabas/guerra-dos-emboabas-1.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Emboabas

- Grupo 5: “O Capão da Traição”

Sugestão desite:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Emboabas

- Grupo 6: “Consequências do conflito”

Sugestão de sites:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/guerra-dos-emboabas/guerra-dos-emboabas-1.php

http://www.sohistoria.com.br/ef2/emboabas/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Emboabas

Durante a pesquisa, os alunos deverão recolher imagens para utilização posterior.

Deverão produzir, também, um texto de uma lauda, em forma jornalística, sobre os resultados da pesquisa em grupo.

 

Imagem 1

Guerra dos Emboabas Óleo sobre tela retratando a Guerra dos Emboabas

Fonte: http://multirio.rio.rj.gov.br/historia/modulo01/guerra_emboabas.html

Guerra dos Emboabas  Óleo sobre tela retratando o conflito.

Fonte: http://achetudoeregiao.tv.br/atr/Guerra_dos_Emboabas.htm

 

Imagem 3:

Manuel Nunes Viana Imagem de Manuel Nunes Viana, um dos líderes dos conflito

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/manuel-borba-gato/manuel-borba-gato.php

Imagem 4:

Borba Gato, um dos líderes do conflito Imagem do Borba Gato, um dos líderes do conflito

Fonte:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/manuel-borba-gato/manuel-borba-gato.php

Imagem 5:

Capão da TraiçãoCapão da Traição, um dos episódios cruciais da Guerra dos Emboabas

Fonte:http://www.acervos.ufsj.edu.br/site/fontes_civeis/galeria/0003.html

 

AULA2

O professor deverá reunir a turma em um Seminário no qual serão dados a cada grupo 10 minutos para a apresentação dos resultados de sua pesquisa, que serão debatidos por todos os alunos reunidos em uma roda.

O professor deverá orientar o debate com os seguintes eixos:

- Quais as razões para o conflito?

- Qual a posição da Coroa Portuguesa nesse cenário de conflito?

- Qual a importância, segundo o antigo sistema colonial, da descoberta do ouro nas Minas?

- Quais os resultados da Guerra dos Emboabas?

AULA 3

Nesta aula, de posse das imagens recolhidas e dos textos jornalísticos produzidos anteriormente, os alunos deverão montar um Jornal de Época sobre os acontecimentos da Guerra dos Emboabas e afixá-lo em local apropriado da escola.

Recursos Complementares

http://www.mundovestibular.com.br/articles/2854/5/RESUMO-HISTORIA-DO-BRASIL/Paacutegina5.html

http://www.dicionarioinformal.com.br/emboaba/

Avaliação

A avaliação deverá ser constante, ou seja, durante todo o processo de aprendizado deste tema. Os alunos serão avaliados na sua participação na pesquisa, na produção dos textos, na apresentação dos resultados de pesquisa no Seminário e nas discussões no mesmo e, por fim, serão avaliados na montagem do Jornal de Época.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.