Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


História do Carnaval no Brasil

 

20/12/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Viveiros Martins
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Thiago Lenine Tito Tolentino ; Ligia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Cultura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- História do carnaval no Brasil.

- História das relações entre cultura e sociedade no Brasil.

- História da canção brasileira.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- História da Primeira República.

- História da Revolução de 1930 e a Era Vargas.

- História da Ditadura Civil-Militar Brasileira.

- História da Nova República.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

A história do carnaval no Brasil é um meio singular para a compreensão de variados aspectos simbólicos e culturais do País. A análise da festa coletiva permite que se verifiquem as maneiras pelas quais a coletividade produz visões de mundo e perspectivas acerca da realidade brasileira. Observar as diferentes formas que o carnaval assumiu em variadas épocas da história brasileira nos possibilita ter uma compreensão ampla desta importante manifestação cultural, social e política do Brasil. Por meio da festa do carnaval é possível recompor diferentes constituições da sociedade brasileira, suas relações com o espaço público e promover uma reflexão atual sobre as relações entre o carnaval e as características políticas, sociais e econômicas brasileiras.

AULA 1

Nesta aula, o professor deverá exibir um pequeno vídeo com a história resumida do carnaval do Brasil (duração: 8:54 min), disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=oRODTx0yAmQ. Após a exibição do vídeo, o professor deverá orientar a turma para a formação de três grupos, assim distribuídos: Grupo A: “Carnaval no Brasil entre 1900-1951”, Grupo B: “Carnaval no Brasil entre 1951 e 1984” e Grupo C: “O carnaval no Brasil de 1984 à atualidade”.

O professor deverá, então, explicar aos alunos que cada grupo deverá realizar uma apresentação final, mobilizando materiais textuais, imagéticos, musicais e audiovisuais acerca de seu tema. A apresentação deverá ocorrer na quInta aula.

Todos os grupos deverão ler os textos sobre o carnaval e sua história (disponíveis em: http://educacao.uol.com.br/folclore/ult1687u8.jhtm e http://www.miniweb.com.br/cidadania/dicas/carnaval.html ) e, ainda, o texto sobre carnaval no Brasil (disponível em http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/entenda-origem-carnaval-brasil-mundo-620574.shtml). 

Aula 2

Nesta aula, cada grupo iniciará um trabalho de leitura e pesquisa em torno de seu tema específico.

Grupo A: “Carnaval no Brasil entre 1900-1951”:

- deverá ler os textos disponíveis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marchinha_de_Carnavalhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval_do_Rio_de_Janeiro; http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_de_samba

.com/watch?v=TmaVP70fLt8&feature=related

- ver o vídeo sobre fantasias antigas de carnaval, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TmaVP70fLt8&feature=related

-  ver o vídeo sobre Chiquinha Gonzaga, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=keKQSN6SfwU

Grupo B: “Carnaval no Brasil entre 1951 e 1984”:

- deverá ler os textos disponíveis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dod%C3%B4_e_Osmar

http://pt.guitarra-baiana.com/historia/carnaval-da-bahia/carnaval-baiano-antes-de-1950.html

- ver os vídeos disponíveis em:

http://www.youtube.com/watch?v=u65Iu_kH7og

http://www.youtube.com/watch?v=9TGXL7_zEwY&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=vb9V4rl-zS0

http://www.youtube.com/watch?v=DPSp2HlGnUA&feature=related                        

Grupo C: “O Carnaval no Brasil de 1984 à atualidade”:

- Deverá ler os textos disponíveis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Samb%C3%B3dromo_da_Marqu%C3%AAs_de_Sapuca%C3%AD

http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/carnaval-se-transforma-em-industria-milionaria-para-as-empresas/13981/

http://www.jornallivre.com.br/106627/o-que-e-uma-micareta.html

- Ver os vídeos disponíveis em:

http://www.youtube.com/watch?v=wxsX-U1nhcQ

http://www.youtube.com/watch?v=JZ_W0PRE5L0

http://www.youtube.com/watch?v=mR8hYRqvxm8&feature=related                 

Aula 3

Nesta aula, os alunos se dedicarão à pesquisa acerca do tema de cada grupo. Cada grupo terá um roteiro a ser seguido, assim:

Grupo A: “Carnaval no Brasil entre 1900-1951”:

- Como e em que lugares era festejado o carnaval neste período?

- Como surgiram as primeiras escolas de samba do Rio de Janeiro?

- Como era o carnaval em outros Estados do País? Especialmente Pernambuco e Bahia?

 - Quais os temas cantados pelas marchinhas de carnaval? 

Grupo B: “Carnaval no Brasil entre 1951 e 1984”:

- Quais as principais modificações decorridas na invenção do trio elétrico para a celebração do carnaval?

- Quando e como o samba-enredo se tornou o gênero de samba mais tocado nos carnavais cariocas?

- Que estilos de música eram tocados nos carnavais da Bahia e de Pernambuco?

_ Houve modficiações nas festas carnavalescas durante a ditadura civil-militar iniciada em 1964?  

Grupo C: “O Carnaval no Brasil de 1984 à atualidade”:

- Quais as principais modificações que a construção dos sambódromos do Rio de Janeiro e São Paulo provocaram na comemoração do Carnaval?

- Como o crescimento do carnaval da Bahia modificou a participação das pessoas na festa? Qual a diferença entre os trios elétricos atuais e os da década de 1950?

- Quais os gêneros musicais que são mais tocados nos carnavais atuais no Rio de Janeiro, na Bahia e em Pernambuco?

- Pesquise o crescimento das festas carnavalescas em outros Estados, como em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul.

Aula 4

Nesta aula, os alunos deverão continuar a pesquisa segundo o roteiro e preparar a apresentação para a aula seguinte

Aula 5

Nesta aula, os alunos deverão apresentar o material pesquisado (cada apresentação deverá levar 15 minutos).

Aula 6

Nesta aula, a turma deverá fazer um círculo e debater, com o monitoramento do professor, as diferentes perspectivas abordadas pelos grupos em torno do carnaval. Os alunos deverão refletir sobre as diferentes formas como o carnaval foi celebrado no Brasil, quais as festas de cada região, quais os tipos de músicas executadas, como se modificaram os modos de comemoração do carnaval, as relações entre o carnaval e a televisão e, enfim, a participação popular no carnaval de rua, porém restrito.

 Abaixo dispomos uma série de imagens que poderão auxiliar na pesquisa dos alunos:

entrudo

Cena do Entrudo, primórdios do carnaval no Brasil. Fonte: http://rio-curioso.blogspot.com/2011/07/sociedades-carnavalescas-cariocas.html

 

chiquinha gonzaga

Chiquinha Gonzaga. Precursora da canção carnavalesca. Fonte: http://correiodobrasil.com.br/site-resgata-obras-ineditas-de-chiquinha-gonzaga-2/317139/

folioes de antigamente

Foliões do início do século XX.  http://ossoruidos.blogspot.com/

ismael silva                                      

Ismael Silva. Fundador da Primeira Escola de Samba do Rio de Janeiro, a “Deixa Falar”, em Estácio de Sá. Fonte:  http://peledegato.blogspot.com/2011/06/lugaressambas-e-bambas-03.html

turma do estácio

Gravura com a turma de Estácio de Sá. Fonte: http://peledegato.blogspot.com/2011/06/lugaressambas-e-bambas-03.html  

marcghistas

Compositores que consagraram a Marchinha como uma das canções mais típicas do carnaval. Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/passarela/figuracas/noel-rosa/

primeiro trio elétrico

O primeiro trio elétrico, criado por Dodô e Osmar. Fonte: http://blogs.estadao.com.br/jornal-do-carro/rodas-da-folia/

carnaval de rua

Carnaval de rua da década de 1960. Fonte: http://naftalinaa.blogspot.com/2010/01/sessao-carnaval-70s-60s-e-50s.html

carnavalescos decada de 1970

Na década de 1970, homenagem ao trio elétrico. Fonte: http://abahiadetodosospovos.wordpress.com/2011/02/27/uma-viagem-pelo-carnaval-da-bahia-de-1884-a-2006/

sambodromo

Carnaval no Sambódromo do Rio de Janeiro. Fonte: http://www.rentanapartmentinrio.com/sambodromorjriodejaneirocarnavalbrasil.html
 

olinda

Carnaval em Olinda, Pernambuco. Fonte: http://www.trekearth.com/gallery/photo589353.htm

salvador

Carnaval em Salvador. Fonte: http://www.pousadamarcos.com.br/

ouro preto

Carnaval em Ouro Preto, Minas Gerais. Fonte:  http://blogdacl.wordpress.com/2010/02/09/carnaval-das-cidades-historicas-2010-programacao-de-9-a-11-de-fevereiro/

Recursos Complementares

- Cronologia do carnaval, disponível em: http://veja.abril.com.br/cronologia/carnaval/index.html

- Vídeo com carnaval da década de 1950, no Rio de Janeiro, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fiONeKwhBYs

- Vídeo sobre a história do Frevo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Zd1_ZCDi1W8

- Texto sobre a história do carnaval em São Paulo, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval_de_S%C3%A3o_Paulo

- Texto sobre a história do carnaval em Minas Gerais, disponível em: http://www.turismo.mg.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=580

- Texto sobre o samba-enredo, sua invenção e história, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba-enredo

- Texto sobre os problemas na integração popular no carnaval da Bahia, disponível em: http://www.jornalgrandebahia.com.br/materia/36789/deputado-alan-sanches-mobiliza-alba-em-prol-de-um-novo-modelo-para-o-carnaval-de-salvador

- Sobre o carnaval de Porto Alegre, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval_de_Porto_Alegre

Avaliação

A avaliação deverá ser permanente, segundo a participação dos alunos nas atividades propostas. As apresentações deverão ser avaliadas segundo a capacidade dos  alunos em articular sua exposição oral com os materiais pesquisados. O debate final deverá ser avaliado segundo a participação dos alunos, que deverão mobilizar os conhecimentos adquiridos durante a pesquisa para auxiliá-los em suas formulações.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.