15/12/2011
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
As crianças, na faixa etária de 05 anos de idade aprenderão a atender a ordens simples através dos jogos. Esta atividade auxilia no desenvolvimento cognitivo, na referência visual.
Atividade de Morto – Vivo tradicional
Atividade– Morto – vivo, Patos voam, Passos gigantes e Costas a costas
Tem como objetivos:
- atender a ordens simples;
- coordenação motora ampla e fina;
- auxiliar no desenvolvimento cognitivo;
- auxiliar na percepção visual.
1º Momento – 1º dia: Na sala de aula, o professor explica às crianças a atividade proposta. Sentadas em meia lua, o professor anuncia a brincadeira de morto-vivo, mas será diferente da tradicional. Ao invés de ficarem em pé quando a ordem for “vivo” as crianças deverão levantar a cabeça e, ao invés de ficarem agachadas quando a ordem for “morto” as crianças deverão baixar a cabeça. As crianças devem estar atentas a ordem da professora e realizar a ação proposta por ela. As crianças que errarem o movimento serão retiradas da brincadeira e ajudarão o professor a cuidar dos demais. A última criança que permanecer na brincadeira será a vencedora.
Acesso em 13/12/2011
2º Momento – 2 º dia: Na sala de aula, o professor explica às crianças a atividade proposta. As crianças em pé, uma ao lado da outra, o professor explica uma nova brincadeira chamada Patos Voam. O grupo deverá eleger um líder. O líder dirá: - Patos voam, pássaros voam, cavalos voam... Quando ele falar algum animal que voe, as crianças deverão bater os braços imitando a ação de voar, quando for um animal ou objeto que não voe, deverão ficar com os braços estendidos ao longo do corpo. Quem fizer um erro deverá sair do jogo. A última criança passa a ser o novo líder.
http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/solidariedadertp/?tag=1257
Acesso em 13/12/2011
3º Momento – 3º dia: Numa quadra esportiva ou num pátio, o professor explica às crianças a atividade proposta. A brincadeira se chama Passos de Gigante, as crianças deverão seguir ordens e tentar não cumpri-las “roubando”. Uma criança é escolhida como líder e ficará num lado do pátio. Antes de uma linha demarcada como chegada. Todas as outras crianças ficarão do outro lado do pátio, atrás da linha de partida. A criança escolhida dará ordens como: - “Dois passos de gigante”, ou “Três passos de anão”. As crianças seguem as ordens, mas tentam avançar sem ser pegos em flagrante. Se uma criança for pega, terá que voltar à linha de partida. A primeira criança a alcançar a linha de chegada será a vencedora e passará a ser o novo líder.
http://www.portalsplishsplash.com/2010/12/e-se-eu-fosse-grande.html
Acesso 13/12/2011
http://osmagosdosaber.blogspot.com/2011/01/o-anao-saltitao.html
Acesso em 13/12/2011
4º Momento – 4º dia: Numa quadra esportiva ou num pátio, o professor explica às crianças a atividade proposta. A brincadeira se chama Costas a Costas. As crianças serão divididas em pares e só uma ficará sozinha para ser o chefe. A criança escolhida como chefe, nomeia partes do corpo, e cada par deverá se tocar nessas partes. Exemplos de ordens: “costas a costas”, “pés com pés”, “mãos com mãos”. Quando o chefe disser: “Trocar de pares”, todo mundo, inclusive o chefe, deverá achar um novo par. Quem ficar sem par será o próximo chefe.
http://www.blogdajulieta.com.br/?p=878
Acesso em 13/12/2011
http://www.brasilescola.com/educacaofisica/jogo-queimada.htm
http://www.qdivertido.com.br/verbrincadeira.php?codigo=98
http://crescendoeaprendendo.blogspot.com/2007/01/brincadeiras.html
- Avaliar se as crianças gostaram das atividades
- Se atendem as ordens simples com rapidez;
- Se tem coordenação motora para realizar os movimentos propostos;
- Se tem um bom reflexo voz/movimento.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!