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Como desafiar as crianças pequenas por meio dos jogos?

 

15/12/2011

Autor e Coautor(es)
Sônia Mary Valente Bayestorff
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FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças, na faixa etária de 05 anos de idade aprenderão a atender a ordens simples através dos jogos. Esta atividade auxilia no desenvolvimento cognitivo, na referência visual.

Duração das atividades
A atividade será desenvolvida em quatro dias consecutivos, em diferentes momentos (no início do período matutino ou no início do período vespertino), com duração aproximada de 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Atividade de Morto – Vivo tradicional

Estratégias e recursos da aula

Atividade– Morto – vivo, Patos voam, Passos gigantes e Costas a costas  

Tem como objetivos:

- atender a ordens simples;

- coordenação motora ampla e fina;

- auxiliar no desenvolvimento cognitivo;

- auxiliar na percepção visual.

1º Momento – 1º dia: Na sala de aula, o professor explica às crianças a atividade proposta. Sentadas em meia lua, o professor anuncia a brincadeira de morto-vivo, mas será diferente da tradicional. Ao invés de ficarem em pé quando a ordem for “vivo” as crianças deverão levantar a cabeça e, ao invés de ficarem agachadas quando a ordem for “morto” as crianças deverão baixar a cabeça. As crianças devem estar atentas a ordem da professora e realizar a ação proposta por ela. As crianças que errarem o movimento serão retiradas da brincadeira e ajudarão o professor a cuidar dos demais. A última criança que permanecer na brincadeira será a vencedora.

Morto-vivo

http://www.google.com.br/search?q=foto+de+brincadeira+de+morto-vivo&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=0avnTtLdCM3ksQKiqdHNCA&sqi=2&ved=0CCoQsAQ&biw=1366&bih=601

Acesso em 13/12/2011

 

2º Momento – 2 º dia: Na sala de aula, o professor explica às crianças a atividade proposta. As crianças em pé, uma ao lado da outra, o professor explica uma nova brincadeira chamada Patos Voam. O grupo deverá eleger um líder. O líder dirá: - Patos voam, pássaros voam, cavalos voam... Quando ele falar algum animal que voe, as crianças deverão bater os braços imitando a ação de voar, quando for um animal ou objeto que não voe, deverão ficar com os braços estendidos ao longo do corpo. Quem fizer um erro deverá sair do jogo. A última criança passa a ser o novo líder.

 

 

Patos voam

http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/solidariedadertp/?tag=1257

Acesso em 13/12/2011

3º Momento – 3º dia: Numa quadra esportiva ou num pátio, o professor explica às crianças a atividade proposta. A brincadeira se chama Passos de Gigante, as crianças deverão seguir ordens e tentar não cumpri-las “roubando”. Uma criança é escolhida como líder e ficará num lado do pátio. Antes de uma linha demarcada como chegada. Todas as outras crianças ficarão do outro lado do pátio, atrás da linha de partida. A criança escolhida dará ordens como: - “Dois passos de gigante”, ou “Três passos de anão”. As crianças seguem as ordens, mas tentam avançar sem ser pegos em flagrante. Se uma criança for pega, terá que voltar à linha de partida. A primeira criança a alcançar a linha de chegada será a vencedora e passará a ser o novo líder.

 

Passos de gigante

http://www.portalsplishsplash.com/2010/12/e-se-eu-fosse-grande.html

Acesso 13/12/2011

 

 

Passos de gigante

http://osmagosdosaber.blogspot.com/2011/01/o-anao-saltitao.html

Acesso em 13/12/2011

4º Momento – 4º dia: Numa quadra esportiva ou num pátio, o professor explica às crianças a atividade proposta. A brincadeira se chama Costas a Costas. As crianças serão divididas em pares e só uma ficará sozinha para ser o chefe. A criança escolhida como chefe, nomeia partes do corpo, e cada par deverá se tocar nessas partes. Exemplos de ordens: “costas a costas”, “pés com pés”, “mãos com mãos”. Quando o chefe disser: “Trocar de pares”, todo mundo, inclusive o chefe, deverá achar um novo par. Quem ficar sem par será o próximo chefe.

 

 

Costas a costas

http://www.blogdajulieta.com.br/?p=878

Acesso em 13/12/2011

Recursos Complementares
Avaliação

- Avaliar se as crianças gostaram das atividades

- Se atendem as ordens simples com rapidez;

- Se tem coordenação motora para realizar os movimentos propostos;

- Se tem um bom reflexo voz/movimento.

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