15/12/2011
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
As crianças, na faixa etária de 05 anos de idade, aprenderão a ter confiança, coordenação motora ampla, equilíbrio, sentidos visual e tátil.
- Cabra-cega;
- Passeios pelo bosque ou horto.
Atividade– Trilha às escuras.
Tem como objetivos:
- Desafiar a criança;
- Perder o temor de uma trilha às escuras;
- Desenvolver a coordenação motora ampla;
- Desenvolver o equilíbrio;
- Desenvolver os sentidos visual e tátil.
1º Momento – 1º dia: Esta atividade deverá ser realizada obrigatoriamente em um bosque, horto ou um parque arborizado. Reunir as crianças na sala e verbalizar sobre a atividade que irão realizar ao ar livre, em uma área externa. Num bosque, parque arborizado ou em um horto florestal, as crianças andarão livremente, prestando atenção minuciosamente no percurso realizado e delimitado pelo professor. A princípio, em grupo e, posteriormente, um a um. Depois, cada criança, individualmente, irá narrar o que viu durante a caminhada, por onde passou, em que tocou, o cheiro que sentiu etc. Repetiremos o percurso e, desta vez, com os olhos fechados, as crianças repetirão a descrição antes feita com os olhos abertos. Na volta para a sala, conversaremos sobre a experiência vivenciada e ficará suspenso no ar o que faremos no dia seguinte: uma nova surpresa.
2º Momento – 2 º dia: Concentrar as crianças na sala e explicitar o que iremos fazer no segundo dia, dando continuidade ao dia anterior. Num bosque, parque arborizado ou em um horto florestal, as crianças farão o reconhecimento do percurso realizado no dia anterior. Posteriormente ao reconhecimento, o professor amarrará cordas entre as árvores obedecendo ao trajeto delimitado. Um novo dado. É que agora as crianças percorrerão o trajeto com os olhos vendados e terão como guia a corda amarrada entre as árvores. Após cada criança passar por essa experiência, sentaremos no bosque e escutaremos o relato de todas sobre qual a sensação de andarmos em um terreno cheio de obstáculos sem poder enxergar. Voltamos para sala e, no caminho, conversaremos sobre a atividade realizada e o que nos espera para o dia seguinte.
3º Momento – 3º dia: Concentrar as crianças na sala e explicitar o que iremos fazer no terceiro dia, dando continuidade ao dia anterior. Num bosque, parque arborizado ou em um horto florestal, as crianças farão reconhecimento do percurso realizado no dia anterior. A novidade de hoje é que as crianças irão fazer o percurso com os olhos vendados, mas sem a corda que as guiaram no segundo dia. Poderemos perceber as crianças que nos dias anteriores tiveram uma boa memória fotográfica do ambiente externo que percorremos. Voltamos para sala e, no caminho, conversaremos sobre como é ficar “cego” por alguns instantes, sobre as crianças que já nasceram cegas e quais as dificuldades que elas encontram diariamente.
Para essa atividade, precisaremos de um espaço adequado para a sua realização, cordas e vendas para os olhos.
http://www.portalprudente.com.br/cidadecrianca/index.html
Acesso em 11/12/2011
Acesso em 13/12/2011
2º Momento – 2 º dia: Concentrar as crianças na sala e explicitar o que iremos fazer no segundo dia, dando continuidade ao dia anterior. Num bosque, parque arborizado ou em um horto florestal, as crianças farão o reconhecimento do percurso realizado no dia anterior. Posteriormente ao reconhecimento, o professor amarrará cordas entre as árvores obedecendo ao trajeto delimitado. Um novo dado. É que agora as crianças percorrerão o trajeto com os olhos vendados e terão como guia a corda amarrada entre as árvores. Após cada criança passar por essa experiência, sentaremos no bosque e escutaremos o relato de todas sobre qual a sensação de andarmos em um terreno cheio de obstáculos sem poder enxergar. Voltamos para sala e, no caminho, conversaremos sobre a atividade realizada e o que nos espera para o dia seguinte.
http:// http://ramonlamar.blogspot.com/2011/08/slacklining-andando-na-corda-bamba.html
Acesso em 11/12/2011
3º Momento – 3º dia: Concentrar as crianças na sala e explicitar o que iremos fazer no terceiro dia, dando continuidade ao dia anterior. Num bosque, parque arborizado ou em um horto florestal, as crianças farão reconhecimento do percurso realizado no dia anterior. A novidade de hoje é que as crianças irão fazer o percurso com os olhos vendados, mas sem a corda que as guiaram no segundo dia. Poderemos perceber as crianças que nos dias anteriores tiveram uma boa memória fotográfica do ambiente externo que percorremos. Voltamos para sala e, no caminho, conversaremos sobre como é ficar “cego” por alguns instantes, sobre as crianças que já nasceram cegas e quais as dificuldades que elas encontram diariamente.
Para essa atividade, precisaremos de um espaço adequado para a sua realização, cordas e vendas para os olhos.
http://www.clickinformacao.com.br/dicas/cabra-cega
Acesso em 11/12/2011
http://www.mundodastribos.com/brincadeiras-ao-ar-livre-para-educacao-infantil.html
http://www.oaltotaquari.com.br/portal/2011/10/dia-de-piquenique-e-muita-diversao-para-as-eceis/
Avaliar se as crianças:
- Gostaram das atividades;
- O que aprenderam e qual sensação tiveram;
- Se conseguiram movimentar-se com segurança, enquanto estavam com os olhos vendados;
- Se tiveram medo por estarem com os olhos vendados;
- Se mantiveram o equilibrio durante o percurso;
- Se foi difícil não conseguir enxergar enquanto andavam; e
- Se conseguem relatar quais as dificuldades que crianças cegas encontram no seu cotidiano.
Cinco estrelas 1 classificações
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04/05/2012
Cinco estrelasÉ um materal otimo para trabalharmos com as crianças desta faixa etaria. Obrigada, até a próxima.