Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando a memória fotográfica das crianças de 05 (cinco) anos no que diz respeito aos ambientes externos.

 

15/12/2011

Autor e Coautor(es)
Sônia Mary Valente Bayestorff
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças, na faixa etária de 05 anos de idade, aprenderão a ter confiança, coordenação motora ampla, equilíbrio, sentidos visual e tátil.

Duração das atividades
A atividade será desenvolvida em 03 dias consecutivos, em diferentes momentos (no início do período matutino ou no início do período vespertino), com duração aproximada de 35 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Cabra-cega;

- Passeios pelo bosque ou horto.

Estratégias e recursos da aula

Atividade– Trilha às escuras.

Tem como objetivos:

- Desafiar a criança;

- Perder o temor de uma trilha às escuras;

- Desenvolver a coordenação motora ampla;

- Desenvolver o equilíbrio;

- Desenvolver os sentidos visual e tátil.

1º Momento – 1º dia: Esta atividade deverá ser realizada obrigatoriamente em um bosque, horto ou um parque arborizado. Reunir as crianças na sala e verbalizar sobre a atividade que irão realizar ao ar livre, em uma área externa. Num bosque, parque arborizado ou em um horto florestal, as crianças andarão livremente, prestando atenção minuciosamente no percurso realizado e delimitado pelo professor. A princípio, em grupo e, posteriormente, um a um. Depois, cada criança, individualmente, irá narrar o que viu durante a caminhada, por onde passou, em que tocou, o cheiro que sentiu etc. Repetiremos o percurso e, desta vez, com os olhos fechados, as crianças repetirão a descrição antes feita com os olhos abertos. Na volta para a sala, conversaremos sobre a experiência vivenciada e ficará suspenso no ar o que faremos no dia seguinte: uma nova surpresa.  

 

2º Momento – 2 º dia: Concentrar as crianças na sala e explicitar o que iremos fazer no segundo dia, dando continuidade ao dia anterior. Num bosque, parque arborizado ou em um horto florestal, as crianças farão o reconhecimento do percurso realizado no dia anterior. Posteriormente ao reconhecimento, o professor amarrará cordas entre as árvores obedecendo ao trajeto delimitado. Um novo dado. É que agora as crianças percorrerão o trajeto com os olhos vendados e terão como guia a corda amarrada entre as árvores. Após cada criança passar por essa experiência, sentaremos no bosque e escutaremos o relato de todas sobre qual a sensação de andarmos em um terreno cheio de obstáculos sem poder enxergar. Voltamos para sala e, no caminho, conversaremos sobre a atividade realizada e o que nos espera para o dia seguinte.

 

3º Momento – 3º dia: Concentrar as crianças na sala e explicitar o que iremos fazer no terceiro dia, dando continuidade ao dia anterior. Num bosque, parque arborizado ou em um horto florestal, as crianças farão reconhecimento do percurso realizado no dia anterior. A novidade de hoje é que as crianças irão fazer o percurso com os olhos vendados, mas sem a corda que as guiaram no segundo dia. Poderemos perceber as crianças que nos dias anteriores tiveram uma boa memória fotográfica do ambiente externo que percorremos. Voltamos para sala e, no caminho, conversaremos sobre como é ficar “cego” por alguns instantes, sobre as crianças que já nasceram cegas e quais as dificuldades que elas encontram diariamente.

Para essa atividade, precisaremos de um espaço adequado para a sua realização, cordas e vendas para os olhos.

 

Trilha as escuras

http://www.portalprudente.com.br/cidadecrianca/index.html

Acesso em 11/12/2011

 

Trilha as escuras

http://www.portaltri.com.br/portal/publicacoes/ler/10354/1/bjs+brincadeiras+ao+ar+livre+levam+conhecimento+as+criancas+da+creche.html

Acesso em 13/12/2011

2º Momento – 2 º dia: Concentrar as crianças na sala e explicitar o que iremos fazer no segundo dia, dando continuidade ao dia anterior. Num bosque, parque arborizado ou em um horto florestal, as crianças farão o reconhecimento do percurso realizado no dia anterior. Posteriormente ao reconhecimento, o professor amarrará cordas entre as árvores obedecendo ao trajeto delimitado. Um novo dado. É que agora as crianças percorrerão o trajeto com os olhos vendados e terão como guia a corda amarrada entre as árvores. Após cada criança passar por essa experiência, sentaremos no bosque e escutaremos o relato de todas sobre qual a sensação de andarmos em um terreno cheio de obstáculos sem poder enxergar. Voltamos para sala e, no caminho, conversaremos sobre a atividade realizada e o que nos espera para o dia seguinte.

 

 

Trilha as escuras

http:// http://ramonlamar.blogspot.com/2011/08/slacklining-andando-na-corda-bamba.html

Acesso em 11/12/2011

3º Momento – 3º dia: Concentrar as crianças na sala e explicitar o que iremos fazer no terceiro dia, dando continuidade ao dia anterior. Num bosque, parque arborizado ou em um horto florestal, as crianças farão reconhecimento do percurso realizado no dia anterior. A novidade de hoje é que as crianças irão fazer o percurso com os olhos vendados, mas sem a corda que as guiaram no segundo dia. Poderemos perceber as crianças que nos dias anteriores tiveram uma boa memória fotográfica do ambiente externo que percorremos. Voltamos para sala e, no caminho, conversaremos sobre como é ficar “cego” por alguns instantes, sobre as crianças que já nasceram cegas e quais as dificuldades que elas encontram diariamente.

Para essa atividade, precisaremos de um espaço adequado para a sua realização, cordas e vendas para os olhos.

 

 

Trilha as escuras

http://www.clickinformacao.com.br/dicas/cabra-cega

Acesso em 11/12/2011

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças:

- Gostaram das atividades;

- O que aprenderam e qual sensação tiveram;

- Se conseguiram movimentar-se com segurança, enquanto estavam com os olhos vendados;

- Se tiveram medo por estarem com os olhos vendados;

 - Se mantiveram o equilibrio durante o percurso;

- Se foi difícil não conseguir enxergar enquanto andavam; e

- Se conseguem relatar quais as dificuldades que crianças cegas encontram no seu cotidiano.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Anita Silva Pereira, Secretaria Municipal de Educação de VITORIA DA CONQUISTA , Bahia - disse:
    anita.ggys@hotmail.com

    04/05/2012

    Cinco estrelas

    É um materal otimo para trabalharmos com as crianças desta faixa etaria. Obrigada, até a próxima.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.