Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A ginástica recreativa infantil como recurso do cotidiano.

 

15/12/2011

Autor e Coautor(es)
Sônia Mary Valente Bayestorff
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças, na faixa etária de 05 anos de idade aprenderão a trabalhar com a discriminação auditiva, coordenação motora, orientação temporal, noção de ritmo e memória visual.

Duração das atividades
A atividade será desenvolvida em 03 dias consecutivos, em diferentes momentos (no início do período matutino ou no início do período vespertino), com duração aproximada de 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- O mestre manda;

- Morto-vivo;

- Brincadeiras cantadas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade– A ginástica recreativa infantil como recurso do cotidiano.

Tem como objetivos:

- Desenvolver a discriminação auditiva;

- Aperfeiçoar a coordenação motora;

- Ter noção de percepção temporal;

- Desenvolver a memória visual.

1º Momento – 1º dia: Todas as crianças reunidas na sala em círculo para uma conversa sobre a atividade do dia. A brincadeira se chama “Careca e cabeludo ou sombra e sol”. O professor será o comandante e ao sinal as crianças colocarão as mãos sobre a cabeça se a ordem for “Careca e cabeludo”. Se a ordem for “Sombra e sol” as crianças deverão afastar os braços da cabeça. A intenção é ludibriar as crianças fazendo-as errar. No segundo momento podemos eleger outro comandante já que as crianças se apropriaram da dinâmica da brincadeira. Esta é uma variação do morto-vivo.

 

Careca cabeludo ou sombra e sol

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/1,,EMI753-10528,00.html?preview=S

Acesso em 13/12/2011

2º Momento – 2 º dia: O professor novamente deve reunir todas as crianças na sala, em círculo, para uma conversa sobre a atividade do dia. A brincadeira se chama “Saimon diz”. O professor é o Saimon e as crianças deverão obedecer às ordens de Saimon.

 

Saimon diz: -Todas as crianças deverão levantar os braços.

Saimon diz: - Todas as crianças têm que dar um grito.

Saimon diz: - Todas as crianças têm que pular como sapo.

Saimon diz: - Todas as crianças deitadas no chão.

Saimon diz: - Todas as crianças pulando numa perna só.

  Depois da primeira rodada, escolhemos outro chefe, mas com a recomendação de que ele crie novos movimentos.

 

 

 

Saimon diz

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3626

Acesso em 13/12/2011

 

3º Momento – 3º dia: Na sala de aula o professor explica a brincadeira do dia. Ela se chama a “Dança do Ru-Ki-Fú”. Pedir para as crianças ficarem em pé dispostas em círculo. Primeiro o professor ensina a letra da música várias vezes.

Letra da música:

Põe a mão direita dentro

Põe a mão direita fora

Põe a mão direita dentro

Dá uma mexidinha agora

Dançando o Ru-ki-fú

Só girando no lugar

E não se pode mais parar

Variações: por o pé, a barriga, a cabeça, a língua, o corpo.

Quando as crianças acharem que já sabem cantar sozinhas deverão realizar os movimentos descritos na música.

 

 

Dança

http://petragaleria.wordpress.com/2009/02/19/criancas-correndo-brincando-e-dancando-children-running-playing-and-dancing/

Acesso em 13/12/2011

Dança

 

http://petragaleria.wordpress.com/2009/02/19/criancas-correndo-brincando-e-dancando-children-running-playing-and-dancing/

Acesso em 13/12/2011

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças:

- Gostaram das atividades;

- O que aprenderam com a brincadeira;

- Se conseguiram se organizar no tempo e espaço;

- Se elas têm noção de ritmo;

- Se conseguiram gravar os movimentos visualmente;

- Se tiveram dificuldades nos movimentos; e

- Se sabem escutar e realizar ações ao mesmo tempo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • albert Sousa, unime , Bahia - disse:
    zurandus@gmail.com

    07/11/2015

    Quatro estrelas

    Boas recomendações


  • Gracilena, Escola Evangélica Príncipe da Paz , Goiás - disse:
    gracilena.cardoso@hotmail.com

    24/09/2014

    Cinco estrelas

    Estava a procura de conteudos e atividades, para trabalhar com meus alunos e encontrei aqui o que eu precisava. As atividades são exelentes os autores das atividades estão de parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.