15/12/2011
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
As crianças, na faixa etária de 05 anos de idade aprenderão a trabalhar com a discriminação auditiva, coordenação motora, orientação temporal, noção de ritmo e memória visual.
- O mestre manda;
- Morto-vivo;
- Brincadeiras cantadas.
- Desenvolver a discriminação auditiva;
- Aperfeiçoar a coordenação motora;
- Ter noção de percepção temporal;
- Desenvolver a memória visual.
1º Momento – 1º dia: Todas as crianças reunidas na sala em círculo para uma conversa sobre a atividade do dia. A brincadeira se chama “Careca e cabeludo ou sombra e sol”. O professor será o comandante e ao sinal as crianças colocarão as mãos sobre a cabeça se a ordem for “Careca e cabeludo”. Se a ordem for “Sombra e sol” as crianças deverão afastar os braços da cabeça. A intenção é ludibriar as crianças fazendo-as errar. No segundo momento podemos eleger outro comandante já que as crianças se apropriaram da dinâmica da brincadeira. Esta é uma variação do morto-vivo.
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/1,,EMI753-10528,00.html?preview=S
Acesso em 13/12/2011
2º Momento – 2 º dia: O professor novamente deve reunir todas as crianças na sala, em círculo, para uma conversa sobre a atividade do dia. A brincadeira se chama “Saimon diz”. O professor é o Saimon e as crianças deverão obedecer às ordens de Saimon.
Saimon diz: -Todas as crianças deverão levantar os braços.
Saimon diz: - Todas as crianças têm que dar um grito.
Saimon diz: - Todas as crianças têm que pular como sapo.
Saimon diz: - Todas as crianças deitadas no chão.
Saimon diz: - Todas as crianças pulando numa perna só.
Depois da primeira rodada, escolhemos outro chefe, mas com a recomendação de que ele crie novos movimentos.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3626
Acesso em 13/12/2011
3º Momento – 3º dia: Na sala de aula o professor explica a brincadeira do dia. Ela se chama a “Dança do Ru-Ki-Fú”. Pedir para as crianças ficarem em pé dispostas em círculo. Primeiro o professor ensina a letra da música várias vezes.
Letra da música:
Põe a mão direita dentro
Põe a mão direita fora
Põe a mão direita dentro
Dá uma mexidinha agora
Dançando o Ru-ki-fú
Só girando no lugar
E não se pode mais parar
Variações: por o pé, a barriga, a cabeça, a língua, o corpo.
Quando as crianças acharem que já sabem cantar sozinhas deverão realizar os movimentos descritos na música.
Acesso em 13/12/2011
Acesso em 13/12/2011
http://vilamulher.terra.com.br/brincadeira-de-crianca-8-1-55-179.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9327
http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=92
http://letras.terra.com.br/aline-barros/1592167/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3626
Avaliar se as crianças:
- Gostaram das atividades;
- O que aprenderam com a brincadeira;
- Se conseguiram se organizar no tempo e espaço;
- Se elas têm noção de ritmo;
- Se conseguiram gravar os movimentos visualmente;
- Se tiveram dificuldades nos movimentos; e
- Se sabem escutar e realizar ações ao mesmo tempo.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/11/2015
Quatro estrelasBoas recomendações
24/09/2014
Cinco estrelasEstava a procura de conteudos e atividades, para trabalhar com meus alunos e encontrei aqui o que eu precisava. As atividades são exelentes os autores das atividades estão de parabéns.