Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Você sabe o que são o Olfato e o Paladar?

 

15/12/2011

Autor e Coautor(es)
GILBERTO LOPES LERINA
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Experimentar o Olfato e o Paladar de outras formas;

- Familiarizar-se com os sabores e odores do nosso dia-a-dia de uma forma lúdica;

- Ampliar o conhecimento e percepções do corpo.

Duração das atividades
A atividade deverá ser dividida em duas etapas: a primeira, em torno de 60 minutos, em dois momentos; e a segunda etapa, de 30 minutos, aproximadamente. Poderão ser efetuadas em dias diferentes, desde que, ao término de uma e início da outra, sejam retomados, com as crianças, os assuntos e as impressões que ficaram dos últimos momentos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Considera-se importante que o professor propicie a discussão do tema em conversas com as crianças, antes de aplicar a aula.

Faixa etária das crianças para esta aula: entre 04 (quatro) e 05 (cinco) anos.

 

Estratégias e recursos da aula

“Vamos brincar com o nosso olfato?”.

Primeiro Momento

Duração:Em torno de 30 minutos

Material: Vendas para sobrepor aos olhos, um punhado de café, banana, maçã, abacaxi, manga, sabonete, creme dental, enfim, buscar elementos olfativos do cotidiano das crianças que exalam odores peculiares, de fácil percepção e familiaridade.

 

Local: Na sala ou pátio

 

Proposta:O Professor deve preparar, previamente, um recipiente para acondicionar alguns elementos olfativos do cotidiano das crianças, como solicitado anteriormente, propiciando a maior variedade possível.

            Na roda, o professor propõe uma conversa sobre o corpo humano e suas sensibilidades e, num dado instante, pede para as crianças fecharem os olhos e leva um sabonete bem cheiroso e que deve estar escondido fora da sala para perto do grupo.

Com as crianças ainda com os olhos fechados, o professor pede para elas tentarem descobrir que cheiro tem na sala naquele momento. Uma vez acertado o odor, ele inicia uma conversa sobre o olfato. Comenta como esta sensibilidade se dá no nosso corpo e como associamos os diferentes odores. Para este momento, o professor pode se basear nas sugestões dos Recursos Complementares.

            Na sequência, o professor propõe as crianças brincarem com o olfato e solicita um voluntário, de uma forma desafiadora e bem humorada. Este será vendado e deverá adivinhar pelo seu olfato o odor do que será colocado próximo ao seu nariz, sem ver. Antes de iniciar a rodada de experiência com o olfato, o professor deve combinar com as crianças uma regra que será fundamental para a continuidade desta brincadeira: é necessário o silêncio das crianças no momento da experiência individual.

            E assim, um a um vai sendo vendado para a experiência. Cada criança que consegue acertar, o professor pode incentivar com uma salva de palmas e torcidas!   

            Então a brincadeira consiste no seguinte:       

            -Os elementos olfativos do cotidiano das crianças devem ser colocados dentro de um recipiente e guardados fora da sala sem que as crianças os vejam;

            -As crianças serão convidadas a colocar a venda nos olhos, individualmente, uma a uma e cada qual ao seu tempo;

            -O professor deve trazer o elemento olfativo de fora da sala ou afastado da roda de forma que seja visto somente pelo grupo de crianças que está sem a venda;

            -Se o professor perceber que alguma criança não consegue identificar o elemento proposto, ele pode facilitar o processo, estimulando com perguntas ou, até mesmo, trocando de elemento olfativo, para que as crianças tenham possibilidade de acerto na experiência;

            -Uma vez que uma criança consegue adivinhar, outra será convidada a participar e, assim, sucessivamente, até que todos os presentes participem da atividade, inclusive os professores.

 

 

 paladar

Foto 1- criança experenciando o olfato com os olhos vendados.

Fonte: Arquivo Pessoal.

 

            Ao final, o professor faz perguntas às crianças relacionadas à experiência, convidando-as para a próxima brincadeira.   

 

Segundo Momento:

 

 Duração:Em torno de 30 minutos.

 

Material:Incenso e fósforo ou isqueiro para acender o incenso. (Cuidar com a utilização destes objetos perto das crianças).

 

Local: Pode iniciar a atividade na sala e utilizar a área interna da Instituição de Ensino.

 

Proposta: Na roda, o professor propõe uma brincadeira de esconde-esconde na Instituição. O professor explica que acenderá um incenso e irá se esconder. As crianças irão procurá-lo utilizando-se do olfato. A Sugestão é que o professor, ao se esconder, deixe um rastro do cheiro do incenso de forma que as crianças o achem, perseguindo o odor do incenso. Depois de achado somente outro adulto poderá se colocar para ser procurado. O professor deverá estar atento ao interesse e participação do grupo. Para esta atividade, é importante que haja a presença de, no mínimo, 02 adultos (um para se esconder e outro para acompanhar o grupo de crianças).

                                                          

Segunda Etapa

“Vamos brincar com o nosso Paladar?”.

Duração: Em torno de 30 minutos.

 

Material:Diversos elementos que as crianças se alimentam no dia-a-dia (Frutas: banana, laranja, algo doce, manga, maçã, algo amargo, melancia, algo salgado, enfim.... Proporcionar uma variedade de sabores.

 

Local: Na sala, pátio ou parque.

 

Proposta: O professor propõe uma nova roda e conversa, desta vez, sobre o Paladar. Da mesma forma que na experiência anterior, comenta como esta sensibilidade se dá no nosso corpo, podendo se basear nas sugestões dos Recursos Complementares. O professor deve preparar previamente um recipiente para acondicionar alguns elementos gustativos do cotidiano das crianças.

            O professor solicita um voluntário, de uma forma desafiadora e bem humorada. Este será vendado e deverá adivinhar que elemento degustou. Antes de iniciar a rodada de experiência com o olfato, o professor deve combinar com as crianças a regra do silêncio no momento da experiência individual.

            E assim, um a um vai sendo vendado para experienciar, neste momento, o Paladar. E a cada acerto, o professor pode estimular o grupo com palmas e torcidas. 

            Ao final, o professor pode propor um desenho com o intuito de registro gráfico da experiência com o Olfato e o Paladar.

Recursos Complementares
Avaliação

 

 No final, o professor convida as crianças para uma última roda e faz um espreguiçar com as crianças. Em seguida, instiga uma conversa sobre as experiências que tiveram e questiona como foi para cada um.

O professor em seus apontamentos avalia como as crianças reagiram às propostas, como foi a interação e a compreensão das crianças diante de cada brincadeira.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.