15/12/2011
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
-Ampliar as possibilidades com o corpo e o movimento;
- Conhecer um pouco da cultura afro-brasileira;
- Experenciar a música, a dança e os movimentos básicos da capoeira.
Considera-se importante que o professor propicie a discussão do tema em conversas com as crianças, antes de aplicar a aula. Faixa etária das crianças: entre 04 e 05 anos.
Primeira etapa: “Vamos brincar de imitar bichos?”
Duração:Em torno de 45 minutos.
Material:Um rolo de papel higiênico
Local: No pátio, parque ou uma área em que as crianças possam correr em segurança.
Proposta:
O professor faz uma roda e inicia uma conversa com as crianças, perguntando que bichos elas conhecem. Em seguida, comenta sobre o gato e o seu jeito de se movimentar, e convida as crianças para se esticarem, imitando o espreguiçar deste animal. Logo após, sugere que elas imitem um gato andando e saltando para os lados. Depois disto, o professor reúne o grupo e instiga-o a imitar um macaco, explorando o movimento de andar deste mamífero, o jeito dele se apoiar com os pés e as mãos no chão, entre outros movimentos.
Em seguida, faz uma nova roda e, se apropriando de um rolo de papel higiênico, remove um pedaço considerável, entre dois e três metros de comprimento, e comenta que, neste momento, o professor se transformará em um cavalo de rabo grande e que as crianças devem tentar pegar o rabo do cavalo. Depois de colocado o rabo no seu devido lugar (perto do bumbum), inicia uma corrida, possibilitando que as crianças corram com o intuito de pegar o referido rabo.
O professor deve estar atento para não exagerar e levá-los à fadiga, em nenhuma das propostas. Quando o rabo do cavalo for pego, o professor sugere às crianças que imitem o cavalo quando dá coices para trás, se sustentando em quatro apoios (com as mãos e os pés no solo, e o olhar por entre os braços e pernas) e instiga-as a experimentar dar “coices” para frente e para os lados.
Na sequência, o professor imita um caranguejo (andando em 04 apoios, de barriga para cima), e pergunta às crianças qual bicho se locomove desta forma. Uma vez acertado o questionamento, o professor propõe uma brincadeira de “pega”, locomovendo-se da forma como um caranguejo, sendo o professor o pegador “caranguejão” e as crianças, as “caranguejinhas”, fugindo do pegador.
Por fim, o professor convida o grupo para imitar um bicho bola, que fica bem agrupado (com o corpo abaixado no chão, como se fosse uma pedra redonda); que, “[...] quando é assustado, ele se estica tanto que parece uma estrela [...]”; e que quando se locomove, parece uma estrela rodando no chão (ver Recursos Complementares).
Depois das experiências, o docente sugere que as crianças tomem um pouco de água e faz uma roda de conversas sobre as diferentes formas dos bichos se movimentarem e se defenderem. Comenta que muitos dos movimentos dos bichos, o homem se apropriou para também se locomover, se defender e dançar. A partir disso, fala então da capoeira, da história dela (ver nos Recursos Complementares), e que muito da dança e da luta da capoeira baseiam-se nas movimentações destes bichos que eles acabaram de imitar brincando.
É importante o professor perceber o interesse das crianças a cada sugestão. Caso perceba um grande interesse em alguma das propostas por parte das crianças, o professor pode se aprofundar na sugestão de outros movimentos daquele bicho. É indispensável uma participação ativa por parte do professor, para não tornar a brincadeira extenuante e também, porque, quando o professor participa das brincadeiras mais de perto, ele consegue perceber as diferentes respostas que as crianças dão às suas propostas.
Foto 1: Crianças e professores imitando bichos
Acervo pessoal
Segunda Etapa
“Vamos jogar a capoeira dos bichos?”
Duração: Em torno de 30 minutos.
Material: Aparelho de CD, equipamento multimídia para reprodução de videoclipe.
Local: Pátio ou parque.
Proposta: O professor faz uma roda, coloca um CD que contenha um som da capoeira, e sugere:
- Crianças, escutem e imaginem os bichos que vocês imitaram, dançando de um lado para o outro... percebam o ritmo da música...”.
Feito isso, o professor propõe às crianças imitarem, ao comando dele, um gato, um macaco, um cavalo, um caranguejo e um bicho bolinha, ao som de capoeira de Angola (Recursos complementares). Em seguida, sugere que as crianças imitem deliberadamente um dos bichos, possibilitando que, cada um, escolha livremente o bicho que quiser imitar.
Feito isso, o professor reúne o grupo e apresenta um videoclipe de uma roda de capoeira (Recursos Complementares), para que as crianças percebam, na exibição, os movimentos que se assemelham aos dos bichos imitados, anteriormente. Neste momento, ele convida as crianças para fazerem uma roda de capoeira dos bichos. A roda deve ter, mais ou menos, de 04 a 05 metros de diâmetro, com as crianças sentadas à sua borda, deixando no centro um espaço suficiente para que elas se movimentem com conforto.
Dois a dois são convidados a brincar de bichos, ao som da capoeira, no centro da roda. Com a instrução do professor, esta brincadeira terá como desafio as crianças não se tocarem no momento da dança. Assim, o professor vai convidando as crianças duas a duas a participar da brincadeira, podendo, na medida do possível, mudar os integrantes das duplas para interagirem entre si e perceberem que esta conversa corporal de perguntas e respostas (golpes e esquivas) pode ser bem divertida de se brincar entre amigos.
Foto2: Crianças na roda de capoeira.
Acervo pessoal.
http://pt-br.justin.tv/tvalternat1va/b/272848989
No final, o professor convida as crianças para uma última roda e faz um espreguiçar com elas, deitados no solo. Em seguida, instiga uma conversa sobre as experiências que tiveram acerca dos diferentes bichos e o que eles perceberam nesta experiência com a capoeira. É imprescindível que cada um tenha um momento para se expressar. Por fim, o docente fala sobre a importância de cuidarmos dos animais e da natureza.
Em seus apontamentos, o professor avalia como as crianças reagiram às propostas, como foi a interação e a movimentação do grupo.
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