Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como utilizar balões para fazer uma máscara?

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
Vânia Maria Broering
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula, os alunos, na faixa etária de três a seis anos de idade, poderão aprender a fazer uma máscara utilizando um balão como base; poderão aprender a técnica da papietagem (vide informações sobre a técnica nos recursos complementares). Também poderão aprender que o homem utiliza máscaras há muito tempo; que existem muitas formas de fazê-la; que algumas culturas utilizam a máscara pintada no próprio rosto. Além disso, poderão ainda discutir e aprender variados motivos para se utilizar máscaras (para atuar como determinado personagem, em festas populares, em festas folclóricas, como heróis de desenhos infantis e filmes, entre outros). No decorrer desta atividade, outros aprendizados poderão ser proporcionados, como o entrosamento entre os alunos durante o trabalho em grupo, a plasticidade, a criatividade, a memorização, a imaginação, o jogo e a fantasia.  

Duração das atividades
Esta aula será composta por 05 momentos, cada um com duração de 15 a 20 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno tenha tido a oportunidade de desenhar, pintar, modelar, que tenha vivenciado brincadeiras de faz de conta, assistido a filmes e desenhos, enfim, experimentado muitos fazeres artísticos e que seus trabalhos tenham sido valorizados. 

Estratégias e recursos da aula

 

1º momento - O professor apresenta imagens de diferentes máscaras.

            Nesta aula, o professor reúne os alunos em uma roda para mostrar imagens de diversas máscaras e os instiga a pensarem e falarem sobre elas (Para isto, o professor poderá utilizar os sites apresentados nos recursos complementares). Algumas perguntas ajudarão na conversa: “já viram alguém usar máscara?”; “O que acontece quando usamos máscaras?”; “Podemos usar máscaras invisíveis/imaginárias?”; “Com uma máscara imaginária, conseguimos nos transformar/fazer de conta que somos diferentes animais?”; “Por que será que nos desenhos da televisão os heróis usam máscaras?”; “Será que conseguimos fazer uma máscara?”; “De quais materiais precisamos?” etc.

            Para enriquecer ainda mais os conhecimentos dos alunos, o professor poderá discutir a existência das máscaras ao longo da história da humanidade. 

 mascara veneziana                 mascara africana

Máscara veneziana                                                                    Máscara africana

Fonte: google imagens

 

FAZENDO AS MÁSCARAS

2º momento – Preparando o material

            O professor explica que há várias formas de fazer uma máscara e que a proposta desta aula será fazer uma máscara com balão, utilizando a técnica da papietagem, sobrepondo camadas de papel com cola sobre o balão.O professor solicita aos alunos que rasguem jornais e papel kraft para fazer, cada um, a sua própria máscara. 

3º momento - Fazendo a máscara, usando como estrutura um balão.

            É importante que o professor faça uma seleção prévia dos balões que serão utilizados, de forma a oferecer aos alunos balões que fiquem em formato do que se pretende como resultado. 

            O professor deve explicar que o balão será a base da máscara, por isso os alunos deverão enchê-lo até que fiquem com o tamanho aproximado ao da cabeça de cada futuro dono da máscara. 

            Visto que com cada balão é possível fazer duas máscaras, o professor deverá organizar os alunos em duplas, explicando-lhes este porquê. É importante que o professor ajude os alunos a amarrarem os balões após enchê-los, para garantir que não esvaziem.

 enchendo balão

Criança de 6 anos enchendo o balão-NDI,UFSC,2011.

Foto-Fonte: arquivo pessoal da autora.

 

Com os balões cheios e amarrados, o professor distribui o papel rasgado anteriormente, orientando os alunos a colarem os pedaços destes papéis sobre toda a superfície do balão. Para esta colagem, utilizarão grude cozido, que o professor poderá ter feito com antecedência, ou solicitar que outro adulto o faça, enquanto organiza os alunos em duplas e os ajuda a encher e amarrar os balões.

            A receita do grude cozido pode ser encontrada na aula “Vamos fazer uma caixa registradora e moedas para brincar de supermercado?”, disponível no seguinte endereço eletrônico: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37736.

            No entanto, se preferir, em vez de grude, o professor poderá optar por cola branca para colagem e, neste caso, deverá diluí-la em água (duas medidas de cola para uma de água).

            Além disso, é interessante alternar as camadas de papietagem entre uso de jornal e papel kraft, para que os alunos consigam perceber o início e o fim de cada camada.  Após ter sido todo papietado (três camadas em cada balão), o balão deverá ser posto para secar, amarrado por um cordão em um varal, na sombra. É importante que os balões sejam identificados pelos alunos.

 4º momento- Usando uma máscara invisível,vamos brincar de bicho?

Enquanto as máscaras secam (demora cerca de 2 a  5 dias), o professor propõe uma brincadeira de máscaras imaginárias/invisíveis. Ele solicita que cada aluno pense em um animal e imagine que está usando uma máscara deste animal. Em seguida, propõe a brincadeira de imitar os movimentos do animal imaginado. Assim, numa roda, solicita que um aluno de cada vez imite o animal do qual está usando a máscara, questionando, por exemplo: “Como ele se movimenta?”, “Ele caminha?”, “Engatinha?”, “Pula?”, “Se arrasta?”, “Voa?”, “O que mais ele faz?”, “Do que ele gosta?”, “Qual som ele emite?” etc. Em seguida, o professor convida todos a imaginarem que estão nos locais típicos dos animais escolhidos e brincarem de faz de conta.

 mascaras mascaras

Criança de 6 anos fazendo a máscara.Foto-Fonte:arquivo pessoal da autora

5º momento - Detalhes e características das máscaras.

            Para esta etapa do trabalho, é necessário que as máscaras estejam bem secas. Junto com o aluno, explique o processo seguinte, que será riscar com lápis, ao longo do balão papietado, e cortar, formando duas metades - uma para cada aluno da dupla. Feito isso, o professor deve orientar e ajudar o aluno a desenhar os olhos no balão e cortá-los. Neste momento, a mediação do docente é fundamental para que os alunos não cortem os olhos na máscara muito próximos ou muito distantes um do outro, dificultando o uso da máscara.

                                                      

mascaras 

 Criança de 6 anos cortando o balão.NDI-UFSC,2011.Foto-fonte:arquivo da autora.

 

mascaras 

Criança de 6 anos de idade com a sua mãe, usando máscara construída.  

Turma da professora Jodete Bayer Gomes Fullgraf, UFSC-NDI-2011

Foto: fonte do arquivo da autora 

 Recursos - lápis, tesoura, cordão, cola branca ou grude, fita adesiva, balão, papel crepom, papel cartão, papel kraft, jornal, tinta guache de várias cores, pincel, caneta hidrocor, elástico,  máscaras ou imagens de máscaras. 

Recursos Complementares
Avaliação

             O professor deve estar atento à importância do entrosamento entre os alunos durante esta atividade, pois eles irão construir coletivamente uma capa de papel sobre um balão, que posteriormente se transformará em duas máscaras.

            Também é imprescindível estimular a autoestima e a socialização entre as crianças, além da interação professor/aluno. O professor deve se atentar às dificuldades de cada um no decorrer dos trabalhos, conversando sobre a importância de se fazer mais camadas de papel sobrepostas para a futura máscara permanecer firme e forte quando o balão for esvaziado e, em seguida, cortado em duas partes.

            Em outros momentos das atividades com as máscaras, o professor deve permitir que as crianças recortem e escolham as cores e/ou adereços que irão compor a caracterização final de suas máscaras.

            Além disso, é interessante que o professor estimule o aluno a falar sobre o significado que a máscara construída tem para ele, em que personagem ele se transforma quando faz uso dela etc.  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.