19/12/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Não há necessidade de nenhum conteúdo trabalhado previamente.
Estratégias
Atividade 1 - Apresentação das letras das músicas
O professor deverá apresentar no Data Show letras de algumas músicas e perguntar aos alunos a qual estilo musical elas pertencem.
Com o intuito de tornar a atividade mais dinâmica e promover maior engajamento dos alunos na realização da mesma, o professor pode solicitar a eles que se dividam em grupos. Cada grupo deverá anotar as suas respostas ou então, o professor deverá providenciar fichas com os números 1, 2, 3 e os alunos deverão mostrá-las assim que ele mostrar a letra da música.
Cada grupo deverá justificar suas respostas levando em consideração os seguintes aspectos:
Letra 1
Te dizer que eu decorei o seu jeito de andar
Você não vai acreditar.
Parece até que eu nunca vi nada igual mas você
É especial pra mim.
Vou gritar pro mundo ouvir o quanto eu sou fiel
E desenhar o que eu senti com as estrelas do céu
E mesmo se não conseguir peço a ajuda de Deus
Pra te provar que eu vou te amar você vai ver que eu..
Tenho que declarar
Eu já virei teu fã mais você não tem nada ver
Tive que confessar antes que o amanhã
Não chegue pra mim te dizer que eu
Faço tudo pra ti ver
Eu fico até sem chão, sou bobo si vejo você
Dispara o coração.
Daria tudo pra saber que existo uma vez
Mais eu tenho que confessar também
Sou fã de vocês.
Quero mostrar pra ti o quanto sou realizado
Por saber que sempre estiveram ao nosso lado
Em minhas orações sempre peço a deus
Que abençoe e ilumine todos os passos seus
Que ele mostre a vocês o quanto nós
Vos amamos, pois é a vocês que devemos
Tudo o que conquistamos.
Marcada em dois corações vocês são especiais
Obrigado por tornar os nossos sonhos reais.
1. A qual ritmo vocês acham que essa música pertence?
a. Funk
b. Sertanejo
c. Pagode
2. Quais elementos de funk ou sertanejo ou pagode essa música contém que faz vocês considerá-la desse estilo musical?
Nome da música é " Teu fã"
Cantores: MC Pikeno e Menor
Disponível em: http://www.vagalume.com.br/mc-pikeno-e-menor/teu-fa.html#ixzz1gVcOcWbi
Letra 2
Eu com 10 anos vendo tudo ao meu redor
E lá em casa ainda tem 2 menores
E o pior são os convites
Papo furado mano, tretas e crimes
Homem da casa, chora quando vê a mãe chorar
E na dispensa mano eu vou te falar
tá vazio, o que vou fazer?
Se correr o bicho pega eu não vou correr
Me convidaram pra uma fita lá que eu não entendi
Sem opção eu aceitei o convite
Só pensava nos irmãos e na família
Dureza é forte, com a panela vazia
Descreva a cena tava fácil era só bota o terror
Que eu vi as notas e so pensava no bolso
Mas o moço dono da lotérica
Lembrou de mim acabou nossa estratégia
Me convidou pro aniversário da sua filha e falou
Ouvi sua música e dou maior valor
Me chamou pra cantar na festa
O bom exemplo é que o crime não presta
Foi Deus usando mais um homem mano eu vou te falar
eu descobri que eu nasci pra cantar
Foi Deus, foi Deus, foi Deus que esse dom nos concedeu !
Mc Dodo
Foi Deus usando mais um homem mano eu vou te falar
eu descobri que eu nasci pra cantar
Foi Deus, foi Deus, foi Deus que esse dom nos concedeu !
1. A que ritmo você acham que essa música pertence?
a. Pagode
b. Rap
c. Funk
2. Quais elementos do pagode/ rap ou funk essa música tem que faz vocês considerá-la desse estilo musical?
Nome da música: O crime não presta
Cantor: MC Yuri
Disponível em: http://www.vagalume.com.br/mc-yuri/o-crime-nao-presta.html#ixzz1gVi3azI4
Letra 3
E vai descendo, descendo
Perdendo a linha devagar
E vai subindo, subindo
Ela não pára de dançar (bis)
Eu e minha namorada a gente tava agarradinho
Até que meu amor bebeu um copo de vinho
Ela perde o controle e fica logo animadinha
Tá todo olhando a minha patricinha
Tá chapada, tá doidona
Tá descendo até o chão
Eu to pagando mico
Olha que situação
E vai descendo, descendo
Perdendo a linha devagar
E vai subindo, subindo
Ela não pára de dançar
Amor assim não dá
Eu gosto de você
Eu gosto de te amar
Mas se ficar bebendo
A gente vai terminar
Eu gosto de você
Eu gosto de te amar
Mas se ficar bebendo
Nosso amor vai acabar
1. A que ritmo você acham que essa música pertence?
a. Rap
b. Funk
c. Axé
2. Quais elementos do rap ou funk ou axé essa música tem para você considerá-la desse estilo musical?
Nome da música: Copo de vinho
Cantor: MC Robinho da Prata
Disponível em: http://www.vagalume.com.br/mc-robinho-de-prata/copo-de-vinho.html
Atividade 2 - Apresentação das músicas em áudio ou vídeo
Uma vez que todos os grupos apresentaram todas as suas respostas e justificativas, o professor deverá, então, informá-los de que todas as músicas apresentadas são na verdade funk carioca. O qual tem uma difícil definição, pois apesar de receber o nome de funk, o estilo criado no Rio de Janeiro é diferente do americano.
Para saciar a provável curiosidade dos alunos em saber quais músicas foram apresentadas, o professor poderá executá-las em sala, apenas áudio ou vídeo.
O vídeo da música 1 Teu fã de MC Pequeno e Menor está disponível em http://www.youtube.com/watch?v=7Vu4I_kkWNM
O vídeo da música 2 O crime não presta de MC Yuri está disponível em http://www.youtube.com/watch?v=sCz05Ww_skU&feature=related
O vídeo da música 3 Copo de vinho de MC Robinho da Prata está disponível em http://www.youtube.com/watch?v=qjnZM91zaVg&feature=related
Atividade 3 - Discussão das letras das músicas
O professor deverá voltar a atenção dos alunos para as letras de músicas apresentadas.
Para conduzir a discussão, apresentamos algumas perguntas:
Atividade 4 - Escolha de músicas a serem analisadas
Em grupos, os alunos deverão escolher uma música funk e analisá-la levando em consideração o tema, o vocabulário.
Os alunos deverão também apresentar uma proposta de como aquela música poderia ser reescrita, caso ela apresente muitos palavrões ou linguagem ofensiva.
Sugestão de atividade - Breve história do Funk
Com o intuito de fornecer informações aos alunos sobre o estilo musical funk, sugerimos que o professor apresente esse quadro em sala.
O professor deverá solicitar aos alunos que pesquisem sobre a história do funk e completem o quadro abaixo:
Local de origem do funk | Estados Unidos |
Década | 1960 |
Influências | Soul music, R&B, rock e música psicodélica. |
Características | Ritmo sincopado, a densa linha de baixo, uma seção de metais forte e rítmica, além de uma percussão (batida) marcante e dançante. |
Década de 60 |
Era considerado indecente pois o nome funk tem uma conotação sexual que acabou sendo incorporada ao estilo. |
Década de 70 | Ritmo mais pesado, influenciado pela psicodelia, dando origem ao subgênero chamado P-Funk |
Década de 80 | Transformação do funk em vários outros subgêneros, de acordo com o gosto do ouvinte, já que a música nesse período era extremamente comercial. |
Funk Carioca | Surgiu nos anos 80 e foi influenciada por um novo ritmo originário da Flórida, o Miami Bass, que dispunha de músicas erotizadas e batidas mais rápidas. Inicialmente as letras falavam sobre drogas, armas e a vida nas favelas, posteriormente a temática principal do funk veio a ser a erótica, com letras de conotação sexual e de duplo sentido. |
Fonte: http://www.brasilescola.com/artes/funk.htm
Atividade 5 - Apresentação das letras
Os alunos deverão apresentar as análises das letras escolhidas além de apresentar a música.
Para melhor conhecimento do estilo musical funk carioca, acessar:
O professor deverá levar em consideração todo o processo envolvido na realização da atividade, desde a escolha das letras das músicas, da análise e a forma de apresentação.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!