Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gírias de adolescentes: quem entende?- UCA

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
Cláudia Silva de Souza
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  1. Conceituar gíria.
  2. Compreender a utilização das gírias no cotidiano atual do adolescente, relacionando-a com a utilização das gírias em épocas passadas.
  3. Compreender a formação da gíria no contexto da pluralidade cultural.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter noções básicas sobre a utilização do Mozilla Firefox  e Kword do UCA

Estratégias e recursos da aula

 

AULA 1

 

1- Introduzir os objetivos da aula e solicitar aos alunos que escrevam, utilizando o kword do laptop, uma definição para “gíria”.

 

2- Solicitar que alguns alunos leiam as suas definições.

 

3- Orientar aos alunos que leiam o texto “O que é gíria?”, por meio do acesso ao seguinte sítio:

 

http://webcache.googleusercontent.com/search?hl=pt-BR&gbv=2&rlz=1W1SKPB_pt-BR&gs_sm=e&gs_upl=15453l18937l0l19156l21l18l0l9l9l1l578l2657l2-1.1.2.2l6l0&q=cache:kD15-O4v0BkJ:http://www.suapesquisa.com/o_que_e/giria.htm+girias+adolescentes&ct=clnk

(acesso em 03/12/11)

 g

4- A partir do texto, os alunos deverão elaborar um conceito para a palavra “gíria”.

 

5- Solicitar que alguns alunos leiam as novas definições e promover um debate sobre o uso da gíria em nosso cotidiano.

 

AULAS 2 e 3

 

1- Primeiramente, perguntar aos alunos qual é o significado das palavras: carango, broto e calhambeque. Permitir que os alunos dêem suas opiniões, mas não explicar o significado das palavras, por enquanto. Os alunos deverão assistir ao vídeo da música “O calhambeque”. Explicar que a música é oriunda do movimento cultural e musical dos anos 1960, conhecido como Jovem Guarda, que influenciou o comportamento e a linguagem dos jovens da época. Solicitar aos alunos que prestem atenção na letra da música.

 

http://www.youtube.com/watch?v=fHUWzzYqTk8

(acesso em 05/11/12)

h 2- Apresentar a letra da música para os alunos. Solicitar que identifiquem as gírias e busquem palavras da linguagem formal para substituir as gírias no texto (exemplo de gírias: carango, broto, calhambeque). A seguir, sítio onde consta a letra de “o calhambeque”.

 

http://webcache.googleusercontent.com/search?hl=pt-BR&gbv=2&rlz=1W1SKPB_pt-BR&gs_sm=e&gs_upl=11281l17093l0l17297l19l15l0l5l5l0l375l1015l2-1.2l3l0&q=cache:BpFHQ3Vv2-YJ:http://letras.terra.com.br/roberto-carlos/48644/+o+calhambeque+letra&ct=clnk (acesso em 10/11/12)

 

 

3- Perguntar novamente o significado das palavras carango, broto e calhambeque. Agora, no contexto da música, os alunos terão mais possibilidades de compreender o sentido das palavras. Caso não compreendam ou tenham dúvidas, orientá-los a buscar o significado das gírias no seguinte sítio:

 

http://webcache.googleusercontent.com/search?hl=pt-BR&gbv=2&rlz=1W1SKPB_pt-BR&gs_sm=e&gs_upl=11281l17093l0l17297l19l15l0l5l5l0l375l1015l2-1.2l3l0&q=cache:u8tjuEFjUCMJ:http://www.overmundo.com.br/banco/a-giria-dos-anos-60-70-transcrito-por-leiteiro+o+calhambeque+girias&ct=clnk

(acesso em 10/12/11)

 

4-Formar grupos de até 5 pessoas. Apresentar o seguinte quadro aos alunos (sugestão: imprimir cópias para os grupos).

 

Fonte: http://www.solorota.com/frases-e-sacadas/as-girias-mais-usadas-pelos-jovens/

(acesso em 07/12/11)

 

5- Solicitar que os alunos leiam o quadro e façam o próprio quadro de gírias com os seus respectivos significados na linguagem formal.

 

6- Compartilhar os quadros entre os grupos.

 

7- Como tarefa de casa, os grupos deverão escrever uma mesma história em duas versões: uma utilizando-se de muitas gírias em sua produção e outra sem gírias. Cada aluno deverá compartilhar a história com gírias com os pais e/ou pessoas mais velhas e verificar o seu grau de compreensão. Além disso, o aluno deverá ler a versão sem gírias para eles. Num segundo momento, os alunos deverão pesquisar, junto aos pais e/ou pessoas mais velhas, gírias antigas e seus respectivos significados. As gírias deverão ser unidas pelo grupo que deverá preparar um quadro para a próxima aula. Explicar que na próxima aula será realizada uma atividade e, para tal, será necessário que os grupos guardem sigilo sobre as palavras pesquisadas.

 f

AULA 4

 

1- Iniciar a aula perguntando aos alunos como foi a experiência de ler a história que eles criaram para pessoas mais velhas. Eles entenderam tudo? Qual foi a sua reação? Explicar aos alunos que as gírias caracterizam determinados grupos em tempos distintos, marcam momentos de vida e diferenciam grupos e tribos.

 

2- Organizar a sala em grupos (os mesmos da aula anterior). Os grupos deverão escolher algumas gírias para os demais tentarem adivinhar o seu significado. Cada grupo terá uma chance de adivinhar a palavra. Para ficar divertido, sugere-se a utilização de um sistema de pontuação para esta atividade.

 

2- Finalizar a aula falando sobre a importância da linguagem formal e sobre a influência da pluralidade cultural na formação da linguagem coloquial, como nas gírias. Destacar a função das gírias na formação da identidade do adolescente, em sua relação com o grupo.

Recursos Complementares

  

http://www.filologia.org.br/ixcnlf/12/04.htm

(acesso em 09/12/11)

A Língua Do Adolescente: Linguagem Especial ou Gíria?

 

http://www.webartigos.com/artigos/variaveis-sociais-um-breve-percurso-da-giria-apartir-dos-anos-70/20911/

(acesso em 09/12/11)

Variáveis Sociais: Um Breve Percurso Da Gíria a partir dos Anos 70

 

http://www.intercom.org.br/sis/regional/resumos/R19-0848-1.pdf

(acesso em 10/12/11)

A representação dos adolescentes pelo jornalismo através da linguagem gíria observada na Todateen.

Avaliação

 

O professor fará a avaliação processual, a partir do envolvimento dos alunos nas discussões, nas atividades individuais, em grupo e nas atividades escritas. Como critérios de avaliação, o professor poderá pontuar o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos em relação ao uso das gírias e a compreensão da sua formação no contexto da pluralidade cultural.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.