19/12/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ter noções básicas sobre a utilização do Mozilla Firefox e Kword do UCA
AULA 1
1- Introduzir os objetivos da aula e solicitar aos alunos que escrevam, utilizando o kword do laptop, uma definição para “gíria”.
2- Solicitar que alguns alunos leiam as suas definições.
3- Orientar aos alunos que leiam o texto “O que é gíria?”, por meio do acesso ao seguinte sítio:
(acesso em 03/12/11)
4- A partir do texto, os alunos deverão elaborar um conceito para a palavra “gíria”.
5- Solicitar que alguns alunos leiam as novas definições e promover um debate sobre o uso da gíria em nosso cotidiano.
AULAS 2 e 3
1- Primeiramente, perguntar aos alunos qual é o significado das palavras: carango, broto e calhambeque. Permitir que os alunos dêem suas opiniões, mas não explicar o significado das palavras, por enquanto. Os alunos deverão assistir ao vídeo da música “O calhambeque”. Explicar que a música é oriunda do movimento cultural e musical dos anos 1960, conhecido como Jovem Guarda, que influenciou o comportamento e a linguagem dos jovens da época. Solicitar aos alunos que prestem atenção na letra da música.
http://www.youtube.com/watch?v=fHUWzzYqTk8
(acesso em 05/11/12)
2- Apresentar a letra da música para os alunos. Solicitar que identifiquem as gírias e busquem palavras da linguagem formal para substituir as gírias no texto (exemplo de gírias: carango, broto, calhambeque). A seguir, sítio onde consta a letra de “o calhambeque”.
3- Perguntar novamente o significado das palavras carango, broto e calhambeque. Agora, no contexto da música, os alunos terão mais possibilidades de compreender o sentido das palavras. Caso não compreendam ou tenham dúvidas, orientá-los a buscar o significado das gírias no seguinte sítio:
(acesso em 10/12/11)
4-Formar grupos de até 5 pessoas. Apresentar o seguinte quadro aos alunos (sugestão: imprimir cópias para os grupos).
Fonte: http://www.solorota.com/frases-e-sacadas/as-girias-mais-usadas-pelos-jovens/
(acesso em 07/12/11)
5- Solicitar que os alunos leiam o quadro e façam o próprio quadro de gírias com os seus respectivos significados na linguagem formal.
6- Compartilhar os quadros entre os grupos.
7- Como tarefa de casa, os grupos deverão escrever uma mesma história em duas versões: uma utilizando-se de muitas gírias em sua produção e outra sem gírias. Cada aluno deverá compartilhar a história com gírias com os pais e/ou pessoas mais velhas e verificar o seu grau de compreensão. Além disso, o aluno deverá ler a versão sem gírias para eles. Num segundo momento, os alunos deverão pesquisar, junto aos pais e/ou pessoas mais velhas, gírias antigas e seus respectivos significados. As gírias deverão ser unidas pelo grupo que deverá preparar um quadro para a próxima aula. Explicar que na próxima aula será realizada uma atividade e, para tal, será necessário que os grupos guardem sigilo sobre as palavras pesquisadas.
AULA 4
1- Iniciar a aula perguntando aos alunos como foi a experiência de ler a história que eles criaram para pessoas mais velhas. Eles entenderam tudo? Qual foi a sua reação? Explicar aos alunos que as gírias caracterizam determinados grupos em tempos distintos, marcam momentos de vida e diferenciam grupos e tribos.
2- Organizar a sala em grupos (os mesmos da aula anterior). Os grupos deverão escolher algumas gírias para os demais tentarem adivinhar o seu significado. Cada grupo terá uma chance de adivinhar a palavra. Para ficar divertido, sugere-se a utilização de um sistema de pontuação para esta atividade.
2- Finalizar a aula falando sobre a importância da linguagem formal e sobre a influência da pluralidade cultural na formação da linguagem coloquial, como nas gírias. Destacar a função das gírias na formação da identidade do adolescente, em sua relação com o grupo.
http://www.filologia.org.br/ixcnlf/12/04.htm
(acesso em 09/12/11)
A Língua Do Adolescente: Linguagem Especial ou Gíria?
(acesso em 09/12/11)
Variáveis Sociais: Um Breve Percurso Da Gíria a partir dos Anos 70
http://www.intercom.org.br/sis/regional/resumos/R19-0848-1.pdf
(acesso em 10/12/11)
A representação dos adolescentes pelo jornalismo através da linguagem gíria observada na Todateen.
O professor fará a avaliação processual, a partir do envolvimento dos alunos nas discussões, nas atividades individuais, em grupo e nas atividades escritas. Como critérios de avaliação, o professor poderá pontuar o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos em relação ao uso das gírias e a compreensão da sua formação no contexto da pluralidade cultural.
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