16/12/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ter noções básicas sobre a utilização do Mozilla Firefox e Kword do UCA.
AULA 1
1- Propor que os alunos façam um desenho de sua família.
2- Dividir a sala em grupos pequenos e orientar para que cada grupo pesquise, junto aos seus colegas de sala, um aspecto específico da configuração de cada família:
a- Quantas pessoas vivem na mesma casa?
b- Os pais são casados ou separados?
c- Qual é o grau de parentesco das pessoas que vivem na mesma casa?
d- Quem provê a família com recursos financeiros?
3- Elaborar uma tabela, junto aos alunos, para visualizarem a configuração familiar da turma. Sugerimos que a tabela seja montada no quadro, a partir das contribuições de cada grupo.
5- Fazer um debate sobre os resultados encontrados, buscando ressaltar os dados mais relevantes e estabelecendo relações entre as diferentes informações.
6- Como tarefa de casa, cada aluno deverá apresentar os resultados da pesquisa para os seus pais/mães ou outros responsáveis e solicitar que eles façam uma comparação sobre os resultados encontrados na turma – que indicam um tipo de configuração familiar atual - e a configuração familiar mais comum em tempos passados, como na época em que eles tinham a idade dos alunos.
AULA 2
1- Organizar a sala em pequenos grupos. Os alunos deverão compartilhar aquilo que os seus familiares disseram sobre as configurações familiares atuais e antigas.
2- Solicitar aos grupos que criem uma tabela com as principais diferenças entre as configurações familiares antigas e as atuais, conforme o exemplo abaixo:
Configurações familiares antigas |
Configurações familiares atuais |
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3- orientar para que os alunos assistam ao vídeo da reportagem “As Mudanças que Aconteceram nas Famílias Brasileiras”, por meio do acesso ao sítio:
http://www.youtube.com/watch?v=y5_63JQZcV4
(acesso em 11/12/11)
4- Os alunos deverão responder (utilizando o kword do laptop)
a-Qual trecho da reportagem você mais gostou?
b-Você se identificou com alguma fala da reportagem? Qual?
c-De acordo com o vídeo, quais as principais mudanças nas famílias brasileiras ao longo das décadas?
5- Cada grupo deverá compartilhar suas respostas com a turma, mediadas pelo professor que coordenará a apresentação das respostas e as possíveis discussões.
AULA 3
1- Organizar os alunos em duplas e orientá-los para que assistam ao vídeo “A família brasileira está encolhendo”, por meio do acesso ao sítio:
http://www.youtube.com/watch?v=G5oq4TU9_Zk&feature=related
(acesso em 11/12/11)
2-A partir do vídeo, divida a sala em três grupos. Cada grupo terá como tarefa construir argumentos para:
a-Defender, com argumentação, que os casais devem ter filhos.
b-Defender, com argumentação, que os casais não precisam ter filhos, se não quiserem.
c- Elaborar perguntas para cada grupo.
Observação: explicar aos alunos que a finalidade da atividade não é provar que suas ideias são melhores que as dos colegas. A finalidade desta proposta é exercitar o debate e conhecer a pluralidade cultural de nossa sociedade, aprendendo a respeitar os mais variados posicionamentos perante os diversos temas que surgem no nosso cotidiano.
3-Promover um debate, no qual cada grupo apresentará a sua argumentação, ou seja, defenderá a sua ideia e será arguido pelo grupo que elaborou perguntas.
4- Fazer um fechamento das atividades, ressaltando os objetivos das aulas e avaliando a participação de todos no decorrer do processo.
http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/novas_configuracoes_familiares.html
(acesso em 10/12/11)
Texto sobre as novas configurações familiares.
(acesso em 10/12/11)
Artigo: Novos modelos de configuração familiar mantêm a mesma função social.
http://jusvi.com/artigos/28775
(acesso em 11/12/11)
Artigo: Novas configurações familiares.
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/viewFile/2848/4138
(acesso em 10/12/11)
Novas configurações familiares e suas implicações subjetivas: reprodução assistida e família monoparental feminina.
O professor fará a avaliação processual, a partir do envolvimento dos alunos nas discussões, nas atividades individuais, em grupo e nas atividades escritas. Como critérios de avaliação, o professor poderá pontuar o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos com relação às novas configurações familiares e o seu reflexo na vida dos adolescentes.
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