Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As novas configurações familiares de hoje- UCA

 

16/12/2011

Autor e Coautor(es)
Cláudia Silva de Souza
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  1. Compreender as novas configurações familiares e o seu reflexo na vida dos adolescentes.
  2. Identificar as principais mudanças sociais que refletiram na formação das famílias.
  3. Desenvolver um posicionamento crítico perante o tema da família na sociedade contemporânea.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Ter noções básicas sobre a utilização do Mozilla Firefox  e Kword do UCA.

Estratégias e recursos da aula

 

AULA 1

 

1- Propor que os alunos façam um desenho de sua família.

 

2- Dividir a sala em grupos pequenos e orientar para que cada grupo pesquise, junto aos seus colegas de sala, um aspecto específico da configuração de cada família:

 

a- Quantas pessoas vivem na mesma casa?

b- Os pais são casados ou separados?

c- Qual é o grau de parentesco das pessoas que vivem na mesma casa?

d- Quem provê a família com recursos financeiros?

 

3- Elaborar uma tabela, junto aos alunos, para visualizarem a configuração familiar da turma. Sugerimos que a tabela seja montada no quadro, a partir das contribuições de cada grupo.

 

5- Fazer um debate sobre os resultados encontrados, buscando ressaltar os dados mais relevantes e estabelecendo relações entre as diferentes informações.

 

6- Como tarefa de casa, cada aluno deverá apresentar os resultados da pesquisa para os seus pais/mães ou outros responsáveis e solicitar que eles façam uma comparação sobre os resultados encontrados na turma – que indicam um tipo de configuração familiar atual - e a configuração familiar mais comum em tempos passados, como na época em que eles tinham a idade dos alunos.

 

AULA 2

 

1- Organizar a sala em pequenos grupos. Os alunos deverão compartilhar aquilo que os seus familiares disseram sobre as configurações familiares atuais e antigas.

 

2- Solicitar aos grupos que criem uma tabela com as principais diferenças entre as configurações familiares antigas e as atuais, conforme o exemplo abaixo:

 

Configurações familiares antigas

Configurações familiares atuais

 

 

 

 

 

3- orientar para que os alunos assistam ao vídeo da reportagem “As Mudanças que Aconteceram nas Famílias Brasileiras”, por meio do acesso ao sítio:

 

http://www.youtube.com/watch?v=y5_63JQZcV4

(acesso em 11/12/11)

F

 

4- Os alunos deverão responder (utilizando o kword do laptop)

 

a-Qual trecho da reportagem você mais gostou?

b-Você se identificou com alguma fala da reportagem? Qual?

c-De acordo com o vídeo, quais as principais mudanças nas famílias brasileiras ao longo das décadas?

 

5- Cada grupo deverá compartilhar suas respostas com a turma, mediadas pelo professor que coordenará a apresentação das respostas e as possíveis discussões.

 

AULA 3

 

1- Organizar os alunos em duplas e orientá-los para que assistam ao vídeo “A família brasileira está encolhendo”, por meio do acesso ao sítio:

 

http://www.youtube.com/watch?v=G5oq4TU9_Zk&feature=related

(acesso em 11/12/11)

b

 

2-A partir do vídeo, divida a sala em três grupos. Cada grupo terá como tarefa construir argumentos para:

 

a-Defender, com argumentação, que os casais devem ter filhos.

b-Defender, com argumentação, que os casais não precisam ter filhos, se não quiserem.

c- Elaborar perguntas para cada grupo.

 

Observação: explicar aos alunos que a finalidade da atividade não é provar que suas ideias são melhores que as dos colegas. A finalidade desta proposta é exercitar o debate e conhecer a pluralidade cultural de nossa sociedade, aprendendo a respeitar os mais variados posicionamentos perante os diversos temas que surgem no nosso cotidiano.

 

3-Promover um debate, no qual cada grupo apresentará a sua argumentação, ou seja, defenderá a sua ideia e será arguido pelo grupo que elaborou perguntas.

 

4- Fazer um fechamento das atividades, ressaltando os objetivos das aulas e avaliando a participação de todos no decorrer do processo.

 

Recursos Complementares

 

http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/novas_configuracoes_familiares.html

(acesso em 10/12/11)

Texto sobre as novas configurações familiares.

 

http://www.redeandibrasil.org.br/eca/em-pauta/novos-modelos-de-configuracao-familiar-mantem-a-mesma-funcao-social/

(acesso em 10/12/11)

Artigo: Novos modelos de configuração familiar mantêm a mesma função social.

 

http://jusvi.com/artigos/28775

(acesso em 11/12/11)

Artigo: Novas configurações familiares.

 

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/viewFile/2848/4138

(acesso em 10/12/11)

Novas configurações familiares e suas implicações subjetivas: reprodução assistida e família monoparental feminina.

Avaliação

 

O professor fará a avaliação processual, a partir do envolvimento dos alunos nas discussões, nas atividades individuais, em grupo e nas atividades escritas. Como critérios de avaliação, o professor poderá pontuar o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos com relação às novas configurações familiares e o seu reflexo na vida dos adolescentes.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.