22/12/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino Médio | Literatura | Literatura de outras nacionalidades |
Utilizar questionários on line sobre Literatura para que os alunos identifiquem seus graus de conhecimentos sobre o assunto;
Estimular aos alunos a lerem as obras da Literatura nacional e estrangeira necessárias para o vestibular;
Atividade 1 no qual cada aluno irá identificar a sua relação com a literatura e o professor terá um panorama geral da classe.
A literatura é parte da vida de todo jovem que deseja prestar vestibular, muitas vezes o gosto pela leitura é deixado de lado, e mecanicamente o aluno estabelece uma relação distante com essa importante matéria que não está somente no vestibular, ela faz parte de nossas vidas.
Esta aula é uma proposta dinâmica e divertida para os alunos que através dos netbooks, testarem seus conhecimentos sobre a literatura.
Atividade 1-
Faça um levantamento do comportamento dos alunos em relação à Literatura.
Perguntas:
2. Liste pelo menos 3 livros de literatura que você tenha lido
3. O que o levou a ler os livros indicados?
Atividade 2-
Depois de tabular as respostas apresente os gráficos aos alunos e realize um debate sobre a importância da literatura, use os dados levantados junto à turma, sem julgamentos, oferecendo outras possibilidades de verem a literatura.
Abaixo segue um texto com dicas que podem ajudá-los no vestibular
1- Analise as questões que já caíram em provas anteriores e o que ainda não foi abordado. “O importante é saber de que forma o assunto caiu, porque ele pode voltar a ser explorado de maneira diferente’’, diz Heric José Palos, professor do Etapa.
2 - Pesquise o contexto sócio histórico do livro. “A arte não é causa, é produto de uma época”, diz Heric Palos.
3- Faça anotações sobre os elementos mais importantes do livro, como enredo e personagens. Crie um esquema que mostre o desenvolvimento do conflito principal. “Isso evita confusões, pois o aluno precisa ler um número grande de obras”, diz William Cereja, autor de livros didáticos. Resumos e análises, como os preparados por cursinhos, podem ser úteis na revisão do conteúdo. “Mas se apoiar só nesse tipo de material é limitador. Ele não substitui a leitura das obras”.
4- Busque semelhanças e diferenças entre as obras. Os vestibulares têm preferido fazer uma abordagem comparativa dos livros, em lugar de criar questões sobre enredos isolados. “Repare, por exemplo, em questões como a urbanidade em Memórias de um Sargento de Milícias e em O Cortiço, ou na própria linguagem que diferencia Vidas Secas e Capitães da Areia”, afirma William Cereja.
5- Leia análises críticas sobre o livro. Procure material escrito por especialistas, mas nada muito profundo, sugere William Cereja. “Esses estudos devem ser enxutos, para ajudar o aluno a penetrar em questões de destaque da obra”.
6- Assista a filmes e peças adaptados dos livros. Da atual lista da Fuvest, é possível encontrar Dom Casmurro, Vidas Secas e Iracema, por exemplo. “Eles servem para discussão e comparação com a obra original. Mas deve-se tomar cuidado, porque não substituem a leitura dos livros”, diz William Cereja.
Fonte do texto: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,estudar-literatura-para-o-vestibular-exige-estrategia-,556163,0.htm
Atividade 3-
Convide aos alunos a participarem de um Campeonato digital sobre Literatura. O que será uma excelente oportunidade de avaliar o conhecimento da classe e assim ajuda-lo a planejar as próximas aulas depois de ter identificado os pontos fortes e fracos dos alunos em relação à literatura.
Divida a classe em 8 grupos. Depois de formadas as equipes, cada grupo deverá eleger 1 representante que será o juiz de prova. Outro representante deve anotar quais foram os erros do grupo. Cada equipe deverá escolher um nome para o grupo.
O Campeonato Digital de Literatura consiste na participação de alguns questionários sobre Literatura disponíveis na internet.
O campeonato terá 3 níveis , cada um com uma pontuação diferente. Ganhará a equipe que tiver o maior número de pontos. O juiz de prova será responsável por acompanhar as equipes que estão no campeonato para garantir que a equipe competidora informe o resultado correto.
Nível 1-
Consiste em 1 questionário sobre Literatura Geral, cada pergunta correta corresponde a 5 pontos. Cada equipe deverá acessar o link e responder as perguntas e o juiz de prova informará o resultado que deverá ser registrado pelo professor.
Link para o quizz http://rachacuca.com.br/quiz/25705/literatura-geral-grandes-livros-e-autores/
Fonte da imagem: http://rachacuca.com.br/quiz/25705/literatura-geral-grandes-livros-e-autores/
Nível 2- Consiste em 1 questionário sobre os personagens dos livros da Literatura Brasileira , cada pergunta correta corresponde a 5 pontos. Cada equipe deverá acessar o link e responder as perguntas e o juiz de prova informará o resultado que deverá ser registrado pelo professor.
Link para o quizz http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI4742268-EI8266,00-quiz+literatura+brasileira.html
Fonte da imagem: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI4742268-EI8266,00-quiz+literatura+brasileira.html
Nível 3- Consiste em 1 questionário sobre os autores e obras da Literatura Brasileira , cada pergunta correta corresponde a 5 pontos. Cada equipe deverá acessar o link e responder as perguntas e o juiz de prova informará o resultado que deverá ser registrado pelo professor.
Link para o quizz http://rachacuca.com.br/quiz/3114/literatura-brasileira-autores-e-obras/
Fonte da imagem: http://rachacuca.com.br/quiz/3114/literatura-brasileira-autores-e-obras/
Nível 4- Consiste em 1 questionário com trechos de obras da Literatura , cada pergunta correta corresponde a 10 pontos. Cada equipe deverá acessar o link e responder as perguntas e o juiz de prova informará o resultado que deverá ser registrado pelo professor.
Link para o quizz http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/jogoLiteratura/
Fonte da imagem: http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/jogoLiteratura/
Atividade 4-
Após a soma dos resultados, abra um debate sobre as dificuldades e facilidades dos questionários on line. Faça um registro de suas observações para planejamentos futuros.
A partir das anotações do escriba dos grupos e das observações registradas no debate, planeje intervenções para que os alunos possam avançar em suas dificuldades.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/05/2012
Cinco estrelasImportante e inovadora esta proposta de trabalho.