26/08/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Perceber que o uso racional e a reciclagem do papel, do vidro e do plástico podem diminuir a quantidade de lixo produzido pela nossa sociedade.
Conceituar os diferentes tipos de lixo e os possíveis destinos de descarte e/ou reciclagem dos mesmos.
1ª Aula – 50 minutos
Atividade 1: Encaminhar os alunos para sala de vídeo. Começar a aula perguntando a eles o que sabem sobre produtos feitos de papel, plástico e vidro. De que são feitos? De onde vem? Quantos e quais tipos de papel, plástico e vidro os alunos conhecem? Para que podem ser usados? Solicitar aos alunos que anotem as informações obtidas nos vídeos para as questões anteriores. Essas perguntas são importantes para chamar a atenção para o tema além de ser uma forma de fazer os alunos pensarem sobre o assunto.
Atividade 2: Juntos, assistir aos vídeos
Esses vídeos mesclam filmagem com desenho animado, tem duração de aproximadamente 4 minutos, expõe de forma objetiva e atraente as respostas para as questões iniciais da aula.
2ª Aula – 50 minutos
Atividade 3: Os vídeos trazem indicações sobre a origem do papel, do plástico e do vidro, mesmo assim pode ser necessário que o professor reforce a relação entre desperdício, extração de matéria-prima da natureza, lixo e reciclagem. Após assistir aos vídeos e ouvir as explicações do professor (a), os alunos devem ser capazes de relacionar o processo de produção do papel, do vidro e do plástico às suas matérias-primas. Levar os alunos para sala de tecnologias educacionais e pedir para que façam uma pesquisa sobre o ciclo desses materiais além do metal. Nessa pesquisa, devem encontrar informações de como esses materiais são obtidos na natureza, como são industrializados, em que podem ser transformados, como e quais podem ser reciclados. Os alunos devem encontrar as informações e criar no editor de texto um arquivo com o resultado de sua pesquisa. Uma sugestão para pesquisa pode ser o site:
http://www.furg.br/portaldeembalagens/tres/reciclag.html.
3ª Aula – 50 minutos
Atividade 4: Para finalizar, pedir para os alunos que façam um desenho de situações do seu cotidiano, que relacione o uso racional de produtos fabricados com estes materiais e sua reciclagem, evitando que se acumulem e causem poluição. O texto produzido na pesquisa, desenho serão os objetos da avaliação.
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o plástico? | Vídeo |
De onde vem o papel? | Vídeo |
De onde vem o vidro? | Vídeo |
A avaliação terá como objeto o texto produzido na pesquisa e o desenho feito pelos alunos. Na pesquisa, deve-se observar se o texto contém as respostas para as questões propostas. No desenho, devem ser observados aspectos como organização das etapas de produção, utilização e descarte/reciclagem dos materiais estudados. Por meio destes objetos é possível perceber se o aluno realmente entendeu, de forma geral, a relação entre as etapas de extração, industrialização, utilização e reciclagem do papel, metal, vidro e plástico, e como isso pode interferir negativamente na natureza, seja pelo impacto ambiental causado na extração da matéria-prima ou na poluição casada pelo lixo descartado de forma incorreta.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/07/2014
Cinco estrelasA aula é muito boa, interativa e ainda incentiva a reflexão dos alunos.
17/04/2011
Quatro estrelasGostei da proposta em trabalhar o ciclo dos materiais recicláveis e não apenas o destinos dos resíduos descartados, assim pode-se orientar melhor par o consumo consciente.