Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ciclo do Papel, do Plástico e do Vidro.

 

26/08/2009

Autor e Coautor(es)
MARCIA REGINA FAITA
imagem do usuário

DOURADOS - MS EE MENODORA FIALHO DE FIGUEIREDO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Perceber que o uso racional e a reciclagem do papel, do vidro e do plástico podem diminuir a quantidade de lixo produzido pela nossa sociedade.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceituar os diferentes tipos de lixo e os possíveis destinos de descarte e/ou reciclagem dos mesmos.

Estratégias e recursos da aula

1ª Aula – 50 minutos

Atividade 1: Encaminhar os alunos para sala de vídeo. Começar a aula perguntando a eles o que sabem sobre produtos feitos de papel, plástico e vidro. De que são feitos? De onde vem? Quantos e quais tipos de papel, plástico e vidro os alunos conhecem? Para que podem ser usados?  Solicitar aos alunos que anotem as informações obtidas nos vídeos para as questões anteriores. Essas perguntas são importantes para chamar a atenção para o tema além de ser uma forma de fazer os alunos pensarem sobre o assunto.

Atividade 2: Juntos, assistir aos vídeos

De onde vem o vidro?

De onde vem o plástico?

De onde vem o papel?

Esses vídeos mesclam filmagem com desenho animado, tem duração de aproximadamente 4 minutos, expõe de forma objetiva e atraente as respostas para as questões iniciais da aula. 

2ª Aula – 50 minutos

Atividade 3: Os vídeos trazem indicações sobre a origem do papel, do plástico e do vidro, mesmo assim pode ser necessário que o professor reforce a relação entre desperdício, extração de matéria-prima da natureza, lixo e reciclagem. Após assistir aos vídeos e ouvir as explicações do professor (a), os alunos devem ser capazes de relacionar o processo de produção do papel, do vidro e do plástico às suas matérias-primas. Levar os alunos para sala de tecnologias educacionais e pedir para que façam uma pesquisa sobre o ciclo desses materiais além do metal. Nessa pesquisa, devem encontrar informações de como esses materiais são obtidos na natureza, como são industrializados, em que podem ser transformados, como e quais podem ser reciclados. Os alunos devem encontrar as informações e criar no editor de texto um arquivo com o resultado de sua pesquisa. Uma sugestão para pesquisa pode ser o site:
http://www.furg.br/portaldeembalagens/tres/reciclag.html.

3ª Aula – 50 minutos

Atividade 4: Para finalizar, pedir para os alunos que façam um desenho de situações do seu cotidiano, que relacione o uso racional de produtos fabricados com estes materiais e sua reciclagem, evitando que se acumulem e causem poluição. O texto produzido na pesquisa, desenho serão os objetos da avaliação.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o plástico? Vídeo
De onde vem o papel? Vídeo
De onde vem o vidro? Vídeo
Avaliação

A avaliação terá como objeto o texto produzido na pesquisa e o desenho feito pelos alunos. Na pesquisa, deve-se observar se o texto contém as respostas para as questões propostas. No desenho, devem ser observados aspectos como organização das etapas de produção, utilização e descarte/reciclagem dos materiais estudados. Por meio destes objetos é possível perceber se o aluno realmente entendeu, de forma geral, a relação entre as etapas de extração, industrialização, utilização e reciclagem do papel, metal, vidro e plástico, e como isso pode interferir negativamente na natureza, seja pelo impacto ambiental causado na extração da matéria-prima ou na poluição casada pelo lixo descartado de forma incorreta.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Carla de Souza Santana, Escola Estadual Maria Antonia Múglia , Minas Gerais - disse:
    karllasantana16@hotmail.com

    22/07/2014

    Cinco estrelas

    A aula é muito boa, interativa e ainda incentiva a reflexão dos alunos.


  • Marcos, EM Valter Jobim , Rio Grande do Sul - disse:
    mff2208@hotmail.com

    17/04/2011

    Quatro estrelas

    Gostei da proposta em trabalhar o ciclo dos materiais recicláveis e não apenas o destinos dos resíduos descartados, assim pode-se orientar melhor par o consumo consciente.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.